Mais cavalos nos motores JTD, TDI, HDI Chip de potência

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Mensagempor vitor » sexta nov 19, 2010 2:02 pm

E num Nissan Almera, de 2000, 1500cm3, 90 cv, gasolina, a coisa funcionaria?
Dizem-me que só uns escassos 4 ou 5 cv se conseguem na reprogramação.
Será assim?
vitor
 
Mensagens: 499
Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am
Localização: viseu

Mensagempor joaquim » sábado nov 20, 2010 3:37 pm

Uma achega para este tema:
Alteração da minha centralina de 127CV para 150CV, nas baixas e médias, ainda poderia ser mais mas, este é o limite considerado de segurança sem causar problemas á máquina...Bom, é um autêntico carro a gasolina, dos potentes... nas subidas então...O consumo melhorou bastante por aquelas razões que já aqui foram apontadas noutro tópico...Eu ando sempre nas calmas mas, sabendo que tenho toda aquela potência disponivel sempre que precisar é uma boa sensação...Aconselho vivamente a quem puder utilizar esta técnica...Nos motores, mais modernos, essa alteração é feita directamente na centralina, é só ligar o pc á ficha e tá a andar, nos outros, é necessário retirar a centralina e então proceder á alteração. E não tenham receio com possiveis danos no motor, é seguro dentro dos limites aconselhados, aliáis estes programas que esse meu amigo tem "vieram" da fábrica portanto são utilizados por eles...Se houver dúvidas é só colocá-las...
cumtos!
Avatar do Utilizador
joaquim
 
Mensagens: 459
Registado: quarta ago 12, 2009 3:24 pm
Localização: Abrantes/Moita

Conclusões Finais

Mensagempor alexandrechora » segunda nov 22, 2010 9:37 pm

Caros companheiros,

Com todo o gosto que vos comunico as concluões finais deste Upgrade electronico através de chip de montagem rápida sem alterar os valores originais da centralina do motor, também já vos tentei explicar através dos meus anteriores posts, porquê o chip e não a reprogramação da centralina, em que o companheiro Joaquim, designa por, "basta ligar o PC á centralina", sem dúvida que sim que a ligação é simples, sem dúvida que é, os inconvenientes já foram anteriormente descritos, consultem e decidam por vós, cada cabeça sua sentença, o importante é ter várias perspectivas antes de para formar a sua própria opinião.

Mas vamos agora ao que realmente me levou a postar sobre este assunto, neste fim de semana fiz cerca de 150 Km, mais concretamente 148km desde que atestei e voltei a atestar para fazer a média de consumo. O percurso envolveu cerca de 63km em autoestrada, restante percurso em estrada nacional com poucas rectas e maioritariamente o percurso teve , bastantes subidas e descidas com muitas curvas. Para quem conhece fiz o percurso na zona saloia entre o Guincho, Ericeira, Santa Cruz e finalmente quando voltei a atestar na Lourinhã. A condução envolveu algumas ultrapassagens, imaginem só parte delas a subir, o objectivo era manter uma média de 80Km/hora, o que efectivamente não consegui, fiquei pelos 71km/h. Efectivamente pelo percurso que fiz foi muito ambicioso da minha parte a média pré-estabelecida, muito transito, e nas descidas uma condução defensiva exigia-se. O bom senso acabou por imperar, mas admito que os cavalos e o binário extra convida a uma maior ousadia na condução. Mas relembro que o objectivo inicial era também a economia. No entanto a condução que fiz não priveligiou a economia, ainda assim média 9,3 Litros aos 100Kms como média final, refiz as contas duas vezes, inacreditavel... Posso agora afirmar que, com o mesmo estilo de condução antes de fazer este teste e antes de ter chip, a média desceria bastante, mas nesta fase esta afirmação é mera consideração e vale o que vale ou seja muito pouco ou nada. Também é relevante referir que se fosse numa situação de verão não tinha praticado este tipo de condução, por favor revejam as regras da boa utilização do motor com chip. Acreditem que olhei mais vezes para o manometro da temperatura do que para o velocimetro durante o teste.

Conclusão final, economizei cerca de 1litro por cada 100km percorridos.

Consideração final, acredito que num percurso com menos declive e que permita rolar, a economia andará perto dos 2litros por 100km, ou seja o consumo será 7,5 a 8 litros não ultrapassando os 90km/hora. Atenção que agora esta ultima afirmação é mera consideração, mas o tempo o dirá...

O combustivel que habitualmente utilizo é o gasóleo B10 do Pingo Doce mas desta vez, porque tinha de atestar e na Lourinhã não há combustiveis do Pingo Doce atestei com Repsol normal. (nota: cerca de 20litros de repsol, para completar o deposito antes de iniciar o teste).


O teste teve uma temperatura ambiente entre 13 e os 16graus centigrados. (maior concentração de moleculas de ar por metro cubico) e uma Humidade relativa do ar entre os 60 e 90%, valor estimado sem medição exacta.

Companheiros aceitam-se duvidas e questões...

Cumps Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Teste de Ducato de 130cv

Mensagempor alexandrechora » sexta dez 03, 2010 11:56 pm

Boas Companheiros

Esta semana, montei o já famoso chip, numa Fiat Ducato 2.3 JTD de 130cv dum companheiro nosso, foi o primeiro chip num motor multijet, passou de 130cv para supostamente 163cv, garantido pelo programador Alemão.

Resultados iniciais observados com chip:

Após a montagem, não se verificou qualquer tipo de erro em termos de centralina, todos os sistemas operacionais dentro da normalidade inicial sem chip. No breve teste de condução realizado, o novo feliz proprietário comentou; " preciso de menos acelerador para arrancar e com a mesma pressão no acelerador chego mais rapidamente ás curvas, agora preciso de ter mais cuidado..."
Quanto á economia, o mesmo afirma que tem a sensação de estar a economizar, tanto embora ainda não tenha dados suficientes para adiantar um valor concreto de consumo. Assim o fará em oportunidade proxima, e depois ou ele próprio ou eu postarei resultados aqui.

Conclusão:
Tudo aponta para a Fiat Ducato 2.3 multijet de 130cv (95,5kw), seja mais um caso de sucesso de compatibilidade com este chip.

Próxima montagem teste em Ford Transit TDCI de 110cv...

Cumps a todos e até novos desenvolvimentos
Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Mensagempor las2855 » sábado dez 04, 2010 12:11 am

Para um carro com computador de bordo deve ser rápido conferir as diferenças no consumo.

Aguardo com espectativa novidades a respeito de consumos.
Cordialmente,
las2855
Avatar do Utilizador
las2855
 
Mensagens: 226
Registado: quinta jan 18, 2007 10:59 pm

Mensagempor alexandrechora » sábado dez 04, 2010 12:43 am

Boas
Existem diferenças efectivas de consumo entre o que o computador de bordo indica e a média real, variando a diferença efectiva de marca para marca.
Por este motivo, pretende-se fazer a média de consumo com a aritmética e deposito cheio...
De qualquer forma no computador de bordo da AC, atenção que é perfilada, a média foi de 7,5litros indicada (palavras do dono da AC com chip), sim não me enganei, mas vamos aguardar pela média real em viagem, e não num pequeno percurso como foi o caso por agora testado.
Brevemente vai-se verificar testemunhos na primeira pessoa, de companheiros nossos deste forum com ACs com chip.

Cumps
Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Mensagempor carlos silva » quinta dez 09, 2010 7:23 pm

Caro Alexandrechora,

Eu tenho uma Fiat Ducato 2.3 multijet de 130cv, modelo integral.
Um dos maiores problemas que a minha AC tem é de facto a ausencia de resposta nas subidas e depois de ler a sua experiencia, fiquei com vontade de colocar o chip. Quanto a mim é uma soluçao bem mais segura que reprogramar a centralina.
Sera possivel saber o preço do tal chip e já agora onde se pode fazer a montagem.

Desde jà o meu obrigado.

Carlos Silva
BURSTNER AVIANO I720
carlos silva
 
Mensagens: 11
Registado: segunda mar 06, 2006 8:08 pm
Localização: Arruda dos Vinhos

Mensagempor alexandrechora » sexta dez 10, 2010 12:33 am

Caro Carlos Silva
`
Já lhe respondi por MP

Cumps
Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Mensagempor majv » sábado dez 11, 2010 12:02 am

Companheiros,
no passado dia 2, aproveitando uma deslocação ao Bombarral, por motivos de saúde, e porque um chip por mim encomendado através do nosso Companheiro Alexandrechora, já estava em sua casa, desloquei-me na AC, de modo a aproveitar a viagem, e no regresso, proceder á colocação do "dito".
Sim, que isto está muito mau...não se iludam, a segurança social anda aí em cima de quem está de "baixa", como é o caso de nós os 2 cá em casa, tendo, no caso dela, já tido o "prazer" de receber a visita domiciliária de uma "fiscal" da SS, afim de comprovar se realmente se encontrava em casa (óbvio que estávamos os 2, e ainda aproveitei para dizer á dita funcionária, para aproveitar e anotar também a minha presença....)
Portanto, e retomando o fio á meada, no regresso, lá passei pela casa do nosso Companheiro, tendo ele efectuado a montagem do chip.
Lá ultrapassou as dificuldades surgidas devido á localização da ficha de encaixe, testes efectuados, mais uns minutos bem escassos de conversa, e regresso a casa.
No regresso, paragem no Jumbo de Torres Vedras, para atestar a AC, como sempre até não caber mais uma gota.
Computador de bordo passado a zeros e rumar a casa, hora de muito trânsito (18,30-19,30), estrada por Dois Portos, Sobral de Monte Agraço, Póvoa da Galega, Vale S.Gião, Montachique, Loures até chegar a casa, isto é, para além do muito trânsito, estrada sinuosa e de constante sobe e desce...
Isto para dizer o quê?
Ao chegar a casa, marcava media de 7,4L/100, que por experiência própria e com base nos meus registos, significará 8,1 ou 8,2...
Óbvio que a distância é demasiado curta para grandes conclusões, mas, já tenho algumas:
1 - Sem sombra de duvida que há ali mais cavalos.....pensava serem 256 (130+20%), mas acredito que sejam os 163 que o Alexandre indicou. Qualquer aceleradela que se dê, nota-se muito mais "reacção".
Logo á saída de casa do Alexandre, para um pequeno teste, e porque ela estava estacionada numa rampa, notei logo que ela "regiu" de modo bem diferente do habitual.
Em qualquer subida, a necessidade de mecher na caixa de velocidades, é muito mais tardia, quando não mesmo desnecessária, e dou como exemplo, e ainda antes de atestar, uma subida que há a seguir ao cruzamento para A-dos-Cunhados, e que termina num outro onde se vira á direita para Torres....Sempre tive necessidade de, a cerca de 500 ou 600m dessa viragem, reduzir de 6ª para 5ª...nesse dia, sem qualquer esforço, cheguei cá ao alto sempre em 6ªe a 75-80 Km/H...
O objectivo do chip não era mais cavalos, mas sim menos consumo, para o meu tipo de condução, o qual nada tem a ver com grandes velocidades...mas com o chip, vêm inevitavelmente mais cavalos....Pois que sejam bem vindos, que eu cá estou para tomar conta deles...
2 - Em circunstâncias idênticas, eu chegaria a casa sempre com uma média no computador de bordo, de 8,4 a 8,6.....e, repito, cheguei com 7,4, apesar de mais trânsito e mais variações de velocidade, isto é, mais mudanças de caixa. Portanto, certamente que o meu objectivo do chip, está alcançado.
Portanto, com a mesma "intensidade" no acelerador....mais velocidade e menos consumo...isso posso já garanti-lo.
Óbviamente que o meu objectivo é fazer uma saída de 150 ou 200kms, e no final atestar, e então sim....vamos lá ás contas e ver qual a redução exacta no consumo.
Tal não deverá acontecer antes do final do ano, pois, devido á nossa situação a nivel de saúde...estamos em "prisão domiciliária"...como lhe chamou, e bem, o Fisiatra onde voltei a estar hoje.
Atenção: não me tomem como "exemplo " nos consumos, pois eu já consegui fazer depósitos com 7,5 e 7,7 L/100 em Marrocos....
Por cá o meu melhor fica-se por 8,1 (salvo erro)
Tal como o Alexandre já escreveu, é uma perfilada, peso bruto bem abaixo dos 3.000kgs (já confirmado em mais que uma pesagem, inclusivé numa IPO), e, digo eu, de algum modo com muito boa aerodinâmica...
Estejam descansados....NÃO ESTÁ Á VENDA....ok? :wink:
Uma recomendação que deixo desde já...atenção ao acréscimo de velocidade que a AC passa a atingir...nos poucos kilometros que fiz até casa, notei de imediato, e por exemplo, a necessidade de começar a levantar o pé, a uma distância das curvas, superior á que estava habituado, afim de evitar travagens mais bruscas e consequentes sobrecargas de desgaste nos travões.
Da tal poupança no consumo, prometo que darei conhecimento aqui, mas, repito, não será, com quase 100% de certeza, ainda em 2010.
Até lá, boas voltas, bom Natal, boas saídas e ainda melhores entradas, são os meus votos sinceros.
Divirtam-se, já que eu não posso....mas depois espero vingar-me
:D :D :wink: :wink:
Avatar do Utilizador
majv
 
Mensagens: 449
Registado: quarta abr 09, 2008 7:34 pm
Localização: Camarate- Loures

Mensagempor jpaulo » terça dez 14, 2010 10:48 pm

Boas Noites.
Eu tenho uma AC com motor 2,3 de 110cv,as melhores medias que condegui é de 13l/100km, Com ar condicionado vai para os 14l fazendo medias de velocidade 100km/h.
Gostaria de saber qual o preço do chip e quanto poderei econemizar em combustivel com a instalação do mesmo.Obrigado
jpaulo
 
Mensagens: 81
Registado: domingo ago 05, 2007 10:37 pm
Localização: pedome

Mensagempor alexandrechora » terça dez 14, 2010 11:22 pm

Caro companheiro

O motor da sua AC é exactamente igual ao meu, ou seja, 2.3JTD de 110cv, ´para a sua o preço do chip é 135euros, o seu motor fica com cerca de 137cv.

Este fim de semana fui para a Serra da Estrela, fiz cerca de 800km no total, consumo em estrada de montanha cerca de 11,2litros e o consumo em estrada normal mais precisamente entre Gouveia e Lourinhã, o consumo foi 9,8litros, tanto embora convém referir que parte do percurso foi feito em AEstrada e cheguei muitas vezes a levantar o pé para não passar dos 120km/h.
Ainda assim, ainda não fiz uma condução com o chip, vocacionada para a economia. Mas existem já companheiros a quem instalei o chip que têm uma condução mais suave e serão eles melhor que ninguém a explorarem todo o potêncial de economia do chip.

Quanto á minha condução em montanha mais propriamente no maciço central foi um prazer subir para a torre apartir da Covilhã, em maioritariamente em 3ª e 4ª velocidade, raramente ia à segunda. Impressionante o poder de resposta do motor em baixa e média rotação.
Convém salientar que na minha AC viajavam 4 adultos, uma criança e um cão, totalmente carregada e atestada.

A todos os interessados contactem-me por telefone 916590586.

Cumps
Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Mensagempor majv » segunda dez 27, 2010 3:47 pm

Na continuação do meu post de 11/12/2010...
Ontem, aproveitei o facto de ter de ir levar um familiar á sua casa, distante 100kms da minha, para continuar o teste da AC...
Alerto desde já, que todos os valores quue vou indicar, são do computador de bordo (CB), e que por experiência já devidamente estudada, significa 0,7 a 0,8 L/100 a menos que o real...
Resultado: á saída de casa, e após as manobras habituais de a colocar na rua, o comCB, marcava 7,6 L/100.
Á chegada ao destino, marcava 8,0, tendo rolado a uma velocidade mais ou menos constante de 80-90 e até 95 Km/h, isto é, superior ao meu habitual. Aliás, numa recta, cheguei mesmo a testá-la em velocidade, e rápidamente chegou aos 130 km/h, velocidade que, óbviamente, não pratico com esta viatura.
No regresso, voltei ao meu ritmo habitual, entre os 70-75, e cheguei a casa com média geral acumulada neste deposito, de 7,2....!!!!!!!!!!!!!!!!!
Isto é, nos 100 kms do regresso (Couço-Coruche-Fajarda-Benavente-Porto Alto-V.F.Xira-Lisboa, sempre pelas estradas nacionais), a média que estava em 8,0 baixou aos 7,2...o que significará que teria feito nesse trajecto, algo muito parecido com 6,3 ou 6,4...
Portanto, neste depósito, e ao fim de 253 km percorridos, estarei com uma media REAL de 7,9 ou 8,0.....!!!!!!!!!!!!!!!
Até hoje, as melhores medias que fiz foram:
7,745, em 1078 km (Maio-2010, em Marrocos)
7,940, em 1078 km (Maio-2010, em Marrocos)
8,148, em 891 km (Maio-2009, em Marrocos)
Por cá, os consumos mais baixos que obtive, e todos eles já após Maio-2010, foram de:
8,611 em 1005 kms
8,695 em 1613 kms
8,721 em 754 kms.
Estes numeros para dizer o quê?
Que no final deste teste, vou com 99,9% de certeza fazer uma média abaixo dos 8,0, isto é, obter uma redução, no minimo de 8% em relação ao melhor consumo feito até agora em solo europeu.
Quando faço a separação entre os 2 continentes, pois em Marrocos, consehui sempre fazer uma condução muito mais calma que por cá, devido ao menor fluxo de trânsito e "á falta de relógio...." :D
Se bem que, atravessar o Alto Atlas e outros que tais, ajudam a "estragar" as médias...mas enfim.
Ninguém me paga para falar bem ou mal chip, ou do que quer que seja, mas prometi, e vou cumprindo, dizer aqui os resultados que fôr obtendo.
Até agora...que posso dizer?
Apenas que: ESTOU MUITO CONTENTE COM A AQUISIÇÃO.
Avatar do Utilizador
majv
 
Mensagens: 449
Registado: quarta abr 09, 2008 7:34 pm
Localização: Camarate- Loures

Mensagempor joaquim » segunda dez 27, 2010 8:40 pm

Olá!
Esta é exactamente a opinião que eu tenho sobre o aumento de cv nos motores nas fábricas, até porque conheço técnicos ligados a estes assuntos e sei como funcionam daí a ter alterado a minha centralina para 150 cv sabendo de antemão quais os limites de segurança e até onde podia ir...Em relação á opção de se alterar a centralina ou meter um chip a minha opinião é a seguinte, "actuando" na centralina é investimento perdido pois tem que ficar lá mesmo que vendamos a AC, com o chip, pode-se retirá-lo, vender de novo, trocar, enfim, como de um acessório se tratasse...
cumptos!
Avatar do Utilizador
joaquim
 
Mensagens: 459
Registado: quarta ago 12, 2009 3:24 pm
Localização: Abrantes/Moita

Mensagempor alexandrechora » quarta dez 29, 2010 7:41 pm

Caros companheiros

Com bastante humildade, recebo o feedback de diversas formas sobre este assunto, as potêncialidades demonstradas por este chip, superaram as minhas expectativas, devo relembra-lhes que este chip foi especificamente programado para autocaravanas de acordo com as minhas expectativas e também de alguma forma com as sugestões de outros companheiros aqui do forum.

Assim sendo não me sinto o pai, apenas um dos padrinhos deste chip, ainda assim sinto me orgulhoso, pelas sua performances agora devidamente comprovadas, agora muito importante, e em especial para os companheiros com o pé mais pesado, por favor utilizem o chip, não abusem dele:

LER AS CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO DO CHIP DE POTêNCIA, que escrevi no inicio deste post, especialmente em utilização com tempo excessivamente quente (verão).

Aproveito para desejar um Feliz Ano Novo a todos....


Alexandre Chora e colaboradores
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

chip

Mensagempor maprista » quinta dez 30, 2010 9:14 am

Caro companheiro
Para uma Mercedes 313 cdi de 2003?
"RODA VIVA"
"A Liberdade de viajar e viver"
AHORN CANADA TC
http://catita-on-road-maprista.blogspot.com/[/b][/b]
Socio do CAI,CAS e CPA,ACP
Avatar do Utilizador
maprista
 
Mensagens: 165
Registado: segunda nov 09, 2009 2:38 pm
Localização: Faro,Estoi

AnteriorPróximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes

cron