por alexandrechora » terça jan 11, 2011 12:48 am
Boas a todos
Em resposta ao companheiro Amendoeira, antes de mais, não considero de forma alguma as suas palavras como depreciativas do meu trabalho relativamente a este post, bem pelo contrário, são enriquecedoras e vêm trazer a publico uma série de questões novas, sem ser eu a escreve-las.
A primeira questão é o preço praticado pelas empresas de tuninig que vendem chips de potência e reprogramações, em média o preço é superior, mais de 50% do valor que consigo para nós (o nosso preço é entre 135 e 160eur). Tendo como referência a empresa que lhe fez a reprogramação, o valor médio é de 260eur. Por outro lado, eu não vi anunciados chips e ou reprogramações para, por exemplo, no meu caso Fiat Ducato de 110cv. Aparece muitos modelos fiat, mas todos ligeiros, no entanto acredito que o façam mas muito provavelmente o preço ainda superior.
A segunda questão está relacionada com a blindagem do chip, o programador Alemão aconselhou-me a utilizar esta caixa, por ser mais resistente a humidade e ao calor, evitando ao máximo possiveis maus funcionamentos, a caixa usada na maioria dos chips á venda em Portugal tém dois parafusos que garantem o contacto entre o fios e a box, na minha opinião tendo reservas neste tipo de box....
Terceira questão, tenho um carro reprogramado (fiat Bravo 105JtD) desde 2001 com 242000km, é um espetáculo de carro parece um karting, foi reprogramado por a Speedfactor dos primeiros em Portugal a realizar este tipo de intervenção, custou 700eur. Ainda não, vendi o carro apenas porque não consigo desfazer-me dele..... Está parado na garagem.
Agora porque será que coloquei o chip na minha AC e não reprogramei a centralina, consegui este trabalho por 300eur aqui na Lourinhã. Tendo eu conhecimento que a reprogramação ainda dá mais binário e cavalos ao motor e muito provavelmente ainda mais economia e esta é nova possivelmente maior exactidão do consumo indicado por o computador de bordo e o consumo real...
A resposta é simples: Prefiro o chip porque:
1 - Não altera qualquer valor original da centralina da AC. Apenas optimiza a gestão, mais nada.
2- Em qualquer momento retira o chip e segue viagem, não precisa de ir á oficina com a Pendrive ou o CD, para colocar o ficheiro original.
3-Não é detectado quando a AC está na garantia do stand, porque você mesmo o retira.
4- A reprogramação é detectada, mesmo que volte a colocar o ficheiro original, a centralina acusa a violação, depende do teste que o concessionário fizer, se tiver dúvidas detecta.
5-O chip não altera a pressão do turbo, a reprogramação altera...
6- Este chip é programado especificamente para a condução de uma AC, ou seja, totalmente diferente de um chip para um ligeiro. Na minha opinião e de alguns companheiros padrinhos da programação deste chip, é a melhoria de binário e cavalos em baixa e média rotação, assim como a economia foi a nossa prioridade. Até porque dificilmente alguém quer circular com uma AC acima dos 120km/h, ou quer?
7-Este chip respeita com grande margem de segurança os limites mecânicos do motor, a reprogramação por mais suave que seja é sempre mais invasiva. Por isso é que a embraigem dos motores reprogramados, dura muito menos tempo, os discos e as pastinhas de travão duram menos, a temperatura média do motor sobe por vezes algumas empresas que fazem reprogramação aconselham a trocar o radiador por um maior... Não falo de cor tenho a experiência e se achasse que seria melhor a reprogramação para a minha AC em vez do chip, o que é que me impedia nada a não ser todos os factos que apresentei anteriormente...
8- Por último, geralmente as reprogramações aumenta o débito de combustivel em demasia o que origina um fumo preto intenso na saida do escape nas acelerações fortes, ou seja menos ecologico... este chip não altera a emissão de gases de escape a não ser para menos uma vez que a gestão do combustivel é mais eficiente.
Acredito que todos os companheiros aqui do forúm e não só, tenham lido este tópico e que posteriormente tenham investigado na net o que existe no mercado nacional e internacional... e depois chegam a uma conclusão o chip serve melhor os seus interesses, porque as expectativas serão mais uns cavalitos, mais binário, mais economia, mas acima de tudo sem comprometer a longevidade e durabilidade do seu motor a um custo bemmmmmm razoavel.
Agora quem quiser grandes aumentos de potência para a sua AC deve fazer a reprogramação e esquecer o chip, mas depois....poderá assumir custos inesperados...
Por exemplo um motor Fiat ducato 2.3 130cv JTD de origem com uma reprogramação apimentada pode chegar aos 200cv. Pois é mas a que preço da mecânica? depende do utilizador e do tempo....
A única limitação deste chip que encontrámos até á data, e que me chateia e muito provavelmente não vou conseguir resolver, sem mexer na centralina das ACs, o que vivamente me recuso, é o erro entre a média de consumo real e a média indicada pelo computador de bordo. Mas com isto vivo bem, faz-se as médias de consumo manualmente, o importante é efectivamente economizar.
Por favor venham mais intervenções, companheiros com experiências análogas.
Nota importante: o meu negocio não está nada relacionado com Autocaravanas, apenas recuso-me a pagar os preços praticados neste País, seja eles chips, inversores, leds, paineis solares reguladores de tensão e por ultimo por enquanto Baterias AGM.
O meu conhecimento deriva da minha formação académica, da minha investigação, dos meus testes aos equipamentos que realizo, e em especial deriva de vocês todos companheiros aqui e fora do forúm, que partilham a custo zero a vossa sabedoria, informação e vivências... e isto só tem um nome no meu dicionário, chama-se cooperação.
Um bem haja para todos.
Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...