Mais cavalos nos motores JTD, TDI, HDI Chip de potência

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Mensagempor alexandrechora » sexta Oct 29, 2010 1:05 pm

Companheiro Jgomes,

O seu sistema de gestão do motor, não é JTD, por isso enviei um email para o meu contacto na Alemanha, questionando sobre a viabildade do chip no seu caso e preço, vamos ter que aguardar, talvez só na próxima 3º Feira tenha uma resposta para si.

Quanto á questão que coloca, se der para levar chip na sua AC, digo-lhe já inequivocamente que sim, presumo que tenha vindo a acompanhar os meus posts, quando digo que na minha condução economizo 1,5l por 100km, na minha BMW, admito que se tivesse uma condução mais suave que por sinal deve ser o seu caso, ainda mais economizava, mas não sei quantificar o valor exacto.

A condução de um motor com chip fica diferente, para melhor claro, com menos pressão no acelerador o carro anda o mesmo, e quando precisamos e carregamos no pedal é sempre uma agradavél surpresa.
Para a minha pessoa e outros companheiros é importante e confortavel ter cavalos debaixo do pé, para outros companheiros não o é...
Cada um de nós, avalia as situações de perspectivas diferentes, formando a sua opinião. Agora formar uma opinião com base na utilização de um motor com chip, quando se conheceu o motor sem chip, ai sim, ficamos muito proximos do fulcro da questão, se vale apena, e eu digo que sim, mas utilizando com bom senso naturalmente.

Cumps e disponha sempre
Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Mensagempor Aleluia » sexta Oct 29, 2010 6:00 pm

Companheiro Alexandre, acho que todos temos que te agradecer pelas iniciativas e pelo desempenho que tens tido aqui no Forum, nas suas dúvidas e nos esclarecimentos que tens dado.
Apesar da tua inscrição no Forum ser relativamente recente (08/10/2010), tens sido um elemento extremamente activo.
Neste elogio, não podemos esquecer o nosso companheiro Danibeja, que tambem tem tido um desempenho exemplar, dentro da sua area profissional.
Gostaria é que houvessem outros companheiros, que tendo conhecimentos, os pusessem ao dispor da comunidade Autocaravanista.
Obrigado Alexandre e Danibeja.
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Avatar do Utilizador
Aleluia
 
Mensagens: 1132
Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm
Localização: Faro - ALGARVE

Mensagempor danibeja » sexta Oct 29, 2010 10:36 pm

Boa noite,

Agradeço o elogio do companheiro Aleluia, mas atrevo-me a dizer que também tenho recebido muita informação, que de outra forma não conseguiria, pois com isto quero dizer, que estou totalmente de acordo com o companheiro:
" Gostaria é que houvessem outros companheiros, que tendo conhecimentos, os pusessem ao dispor da comunidade Autocaravanista. "

Poderia citar muitos outros nomes de companheiros que muito tem contribuído neste e noutros fóruns, mas o que é realmente importante é ter consciência que com o conhecimento que aqui partilhamos, também nós próprios nos superamos, ou seja, no meu caso houve algumas situações que eu não conseguia responder de cor, mas procurei/estudei e encontrei.

Tem que se saber dar e receber, ou vice versa.

E para finalizar da maneira que comecei, obrigado companheiro, mas na minha opinião quem deve ficar com os louros, devem ser todos os que participam de forma activa neste fórum...

Grande abraço,

Danibeja
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor alexandrechora » sábado Oct 30, 2010 1:20 am

Companheiro Aleluia,

Não tenho nem a graciosidade das palavras, do companheiro Danibeja, nem talvez a humildade e nobreza do ser, honestamente gosto do reconhecimento, e em parte é este ultimo que me move, que me motiva em ajudar o próximo.
A obra feita na minha opinião, é que traça o perfil e o caracter de um ser racional, por isso pouco ou nada fiz, mas digo-lhe espero ainda fazer...

Não sou membro de outros forum, apenas deste, porque neste não me imposeram ser sócio, como outro forum o fez, apesar de ter aqui aprendido muito, muito também dei a aprender para quem quis ler e raciocinar. E desculpem acho que não tenho ainda de pagar para o fazer, conviver e aprender. Espero bastante mais contribuir, só não o faço mais, por questão de tempo, mas assim que tenho, não deixo de o fazer aqui para o fazer noutros foruns, identifico-me com este espaço, acredito que também a maioria dos companheiros se identificam comigo.

Por tanto, obrigado companheiro Aleluia pelo reconhecimento, aproveitando também a ocasião, para manifestar a todos aqueles que o têm feito por email, telefone e alguns mp, sem identificar nomes, o meu obrigado.

Agora pragmáticamente, o melhor agradecimento e reconhecimento que me podem dar, e aqui pelo que percebo também pelo companheiro Danibeja e outros, participem nos posts, questionem tirem dúvidas, divulguem informação, sejam unidos pelo hobbbie e em especial pelo bom senso...

Parabéns a este forúm, enquanto eu acreditar que posso contribuir e usufriu, podem contar comigo.

Bom depois dos galhardetes, tenho de ir ajudar o jovem companheiro, que me enviou a mp sobre o conversor...

Alexandre Chora um cidadão português que gostaria, de um mundo melhor....
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

2.8idTD

Mensagempor psalreta » sábado Oct 30, 2010 8:37 am

Companheiro JGomes, a minha autocaravana é identica à sua, o motor que temos nas nossas autocaravanas tem as seguintes caracteristicas: motor 2.8 TurboDiesel c/compressor e intercooler, gera 122,3 cv de potência. O torque máximo é de 29,1 kgm a 1.800 rpm.
O construtor do motor é a "Sofim", que também o aplica noutras marcas como por exemplo a Iveco. São motores que primam pela fiabilidade, e até agora verdade seja dita não tive qualquer problema. Os consumos médios rondam os 10l/100km, variando conforme a condução e velocidade claro. Quanto a aplicar Chips de potência acho não ser possivel, penso que a solução para estes motores debitarem mais CVs passa pelo aumento do débito da bomba injectora e pelo aumento da pressão do turbo, pois não são "commonrail". Eu estou satisfeito com as prestações oferecidas pelos 122CV, caso faça alguma alteração informe-me do resultado. Cumps.
Paulo J. Salreta
Amadora
Avatar do Utilizador
psalreta
 
Mensagens: 263
Registado: domingo jul 27, 2008 11:15 pm
Localização: Amadora

Mensagempor joaquim » sábado Oct 30, 2010 12:50 pm

Não esquecer que o mais importante do que cilindrada, potência, turbos etc, é o binário... se o motor não tiver um bom binário é escusado andar a "inventar", aliás, este tema já foi aqui debatido no fórum.
cumptos!
Avatar do Utilizador
joaquim
 
Mensagens: 459
Registado: quarta ago 12, 2009 3:24 pm
Localização: Abrantes/Moita

Mensagempor alexandrechora » sábado Oct 30, 2010 1:33 pm

Companheiro Joaquim

Tenho de lhe dar razão, o binário, por vulga definição"é uma força aplicada numa alavanca", não são palavras da minha autoria, mas concordo integralmente.

Por isso é que eu não me limitei, a comprar o chip qualquer no mercado, contactei com alguém que já conheço (vendeu-me o chip para a BMW) e mereceu a minha credibilidade enquanto cliente. Expliquei-lhe a situação, que se tratava de uma AC, e o que pertendia inequivocamente era mais binário a baixa rotação e a economia, não me interessa velocidade de ponta nem o aumento das rotações no motor. A resposta foi que percebia perfeitamente o que eu pertendia, até porque é logico.
Disse-me ainda que ia programar o chip e iria enviar, para eu testar e dar a minha opinião, uma coisa é certa , já paguei por Paypal, espero que corresponda ás minhas expectativas, senão tenho do reenviar para Alemanha para ser novamente ajustado.

Os dados tecnicos avançados e garantidos pelo fabricante são:
1- Pelo menos 30% de cavalos suplementares
2- Pelo menos mais de 25% de binário
3- Pelo menos menos 20% de economia

Quando testar dou noticias e respondo aos companheiros que manifestaram interesse em avançar.

Cumps a todos
Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Mensagempor alexandrechora » terça nov 02, 2010 11:00 pm

Companheiro JGomes e Psalreta, recebi hoje noticias da Alemanha, e não são agradáveis, gostaria de ter outra resposta que não esta, mas na verdade é que se os vossos motores são de injecção indirecta ou seja, são turbocomprimidos mas a bomba injectora não têm gestão electronica, o controlo é apenas mecanico. Assim não é viavel levar chip de potência ou reprogramação.

Espero sinceramente que algum companheiro, tenha factos concretos que contrariem o que estou a afirmar...

Por favor verifiquem se os vossos motores têm um acessorio no tubo de alimentação de ar do motor, a seguir ao filtro do ar. Este dispositivo chama-se debimetro, também vulgarmente conhecido por medidor de massa de ar.

Aos outros companheiros dos JTD, TDI, HDI etc, ainda não tenho novidades.
Assim que tiver, não está esquecido, posto aqui.

Cumps para todos
Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Novidades

Mensagempor alexandrechora » segunda nov 08, 2010 7:31 pm

Boas Companheiros

Com agradavel surpresa, hoje quando abri o correio, lá estava a caixinha que há tanto aguardava, O chip de potência, programado especificamente para a minha Fiat ducato 2.3 JTD de 110cv, segundo o programador alemão, refez os mapas de gestão do motor, dando-lhe mais 30 a 35% de mais binário até ás 2500rpm e mais 20% de binário acima das 2600rpm. Uma economia média de 20% e incremento global de mais 27 a 30cv.

Caros amigos, agora só falta confirmar, vou tentar montar e testar no fim de semana, se conseguir conter-me até lá...hihihihihiihi

Assim que tiver os primeiros resultados, divulgo aqui.

Cumps a todos
Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Mensagempor jgomes » terça nov 09, 2010 11:51 am

Bom dia

Um agradecimento muito especial para o companheiro Alexandrechora, pelo incómodo, pela paciência e trabalho que teve para dar a explicação tão profissionaal que deu. Obrigado mais uma vez.
Paciência, não dá para aplicar.
Um abraço
JGomes
jgomes
 
Mensagens: 263
Registado: terça mai 22, 2007 10:37 am
Localização: Jou - Murça

Mensagempor alexandrechora » terça nov 09, 2010 1:52 pm

Companheiro JGomes

Antes de mais é um prazer tentar ajudar o próximo, por isso disponha sempre.
No entanto, no caso do seu motor da AC, convém frizar, e segundo o meu contacto na Alemanha, o programador afirmou que não dá para colocar chip, mas não disse que o companheiro não poderia melhorar a performance. Agora a relação custo / beneficio, é desproporcional, inviabilizando em parte a sua aplicação.
Existem assim outras soluções no mercado, para o seu caso, mas será que justifica financeiramente?, eis a questão. Eu conheço algumas soluções para o seu caso, mas nenhuma vai no sentido da economia de combustivel apenas na performance do motor (binário e cavalos), e sempre á custa de bastantes euros.

Cumps
Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

potência

Mensagempor psalreta » quarta nov 10, 2010 5:19 pm

Para os motores idTD a solução para ter mais potência passa sempre por aumentar o consumo, mexendo na bomba injectora e na pressão do turbo ganha uns cavalos extra, mas na minha opinião não justifica, até porque não noto "falta de motor".
Paulo J. Salreta
Amadora
Avatar do Utilizador
psalreta
 
Mensagens: 263
Registado: domingo jul 27, 2008 11:15 pm
Localização: Amadora

Mensagempor alexandrechora » quarta nov 10, 2010 7:49 pm

Boas companheiros

Companheiro Psalreta, exactamente o que tinha afirmado anteriormente, é possivel aumentar a performance do seu motor, mas efectivamente não existe redução de consumo, ao contrário dos motores que podem receber chip ou serem reprogramados, apesar de como todos já leram, eu não sou apologista, apenas de do chip, para o nosso caso naturalmente.
O aumento de potência desse tipo de motor, passa essencialmente por questões mecânicas, o que sai bastante mais dispendioso, mas as alterações não se resumem apenas no avanço da bomba injectora e aumentar a pressão do turbo. Podemos acresentar bastante mais, filtro de ar de rendimento, proteger a tubagem de admissão de ar do calor, polir o colector de admissão de ar, etc... mas tudo isto custa $$$$$$$.

Em suma justifica... na minha opinião também como já afirmei, não, porque efectivamente um motor com 122cv e o outro com 128cv, têm binário suficiente, o importante era reduzir o consumo, e isso que eu conheça não é possivel, naturalmente mantendo as condições de condução.

No entanto no motor 1.9TD, em parte justifica, eu fi-lo.

Cumps

Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Primeiro teste efectuado ao chip

Mensagempor alexandrechora » terça nov 16, 2010 10:52 pm

Caros companheiros,

Este fim de semana, concretamente no domingo passado, montei e testei o chip programado especificamente de acordo com o que tinha encomendado e anteriormente descrito.

Apenas tive a oportunidade de percorrer cerca de 20kms em que metade dos quilometros são subidas com algum declive, tentei estabelecer pontos de referencia ou seja marquei locais e assinalei a velocidade de passagem sem chip e com chip.

Conclusão sem demonstrar demasiado entusiasmo, concluí que:
O arranque da AC é simplesmente fenomenal, vence a inercia do arranque com grande facilidade, mesmo sem explorar mudanças, motor mostrou-se bastante elástico e bem mais solto, apresentando um desenvolvimento em baixa rotação muito satisfatório,´que efectivamente era o que eu ambicionava.

Em recta, cheguei aos 100km/h rápidamente, a subir traduziu-se em menos passagens de caixa e a uma velocidade superior e geralmente com uma relação de caixa mais alta.

A montagem na minha AC não tive de desapertar qualquer para parafuso para montar o chip, apenas retirei a tampa plástica do motor que é de encaixe, e lá estava a ficha de ligação á regua dos injectores /commonrail, em apenas 2 minutos concluí a montagem. Coloquei a trabalhar o motor, a centralina não indicou qualquer erro, deixei aquecer o motor, e lá fui exprimentar, é outro motor...

Outra grande expectativa que tenho, é o consumo/economia resultante da utilização do chip, neste aspecto ainda não posso adiantar nada e como devem calcular é necessário fazer Kms, vou ter de esperar, e claro companheiros, vocês também...

Convém referir que a minha AC (Modelo Weinsberg 591g) é capucine com beliches e garagem, 3100kg a 3200Kg de peso, o motor é Ducato 2.3 JTD de 110cv.

Cumps
Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Mensagempor RMartins » quarta nov 17, 2010 1:24 pm

Excelentes noticias!! Ainda para mais de rápida e prática montagem! :)
Avatar do Utilizador
RMartins
 
Mensagens: 336
Registado: domingo ago 08, 2010 2:02 am
Localização: Ramada - Odivelas

AnteriorPróximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 12 visitantes