por majv » segunda mar 21, 2011 12:51 pm
Desde o dia 9 de Janeiro que nada mais tinha colocado aqui no fórum, em relação aos consumos pós-chip, pois queria fazê-lo, sómente após mais algumas verificações das médias obtidas.
Sendo assim, e agora que já tenho 5 consumos calculados, eis os valores obtidos:
1ª – 692 kms, com 59,59 lts, média 8,611 lts/100, com 6,9 no computador de bordo, dando uma diferença de 1,711.
2ª – 251 kms, com 21,00 lts, média 8,367 lts/100, com 6,8 no computador de bordo, dando uma diferença de 1,567.
3ª – 328 kms, com 31,15 lts, média 9,497 lts/100, com 7,6 no computador de bordo, dando uma diferença de 1,897.
4ª – 454 kms, com 38,31 lts, média 8,438 lts/100, com 6,5 no computador de bordo, dando uma diferença de 1,938.
5ª – 1.011 kms, com 85,49 lts, média 8,456 lts/100, com 6,7 no computador de bordo, dando uma diferença de 1,756.
Explicações:
1 - A 3ª média de consumo, foi calculada num “depósito”, em que tive um problema mecânico, e que obrigou a algumas horas com a AC a trabalhar sem rodar (minimo de 3 horas, pois só na Fiat, foi mais de uma hora seguida em testes)...isto é, a fazer subir a média de consumo. Estive tentado a nem colocar aqui esse resultado, e só o fiz para se verificar como o consumo dispara em tais circunstâncias. Na altura da anomalia, a média indicada no computador de bordo, andava nos 6,6...e mal saí da concessionária, fui atestar rumo á 4ª verificação.
2 – Nas 2 ultimas verificações, as velocidades que tentei manter, foram entre 80 e 90 (várias vezes a tocar os 100...) Km/h, isto é, bem acima das que fazia antes do chip, altura em que, a melhor media obtida em solo europeu, havia sido de 8,611, por mera coincidência, idêntica á 1ª agora obtida.
Conclusôes:
1 – Inegável...o chip reduz-me o consumo, para condução idêntica, em cerca de 0,6 a 0,7 lts/100, e agora ainda com mais certeza, pois no presente depósito, que será o 6º, e após 238 kms rodados em condução, essa sim, idêntica á “pré-chip”, o computador de bordo marca 6,1...(e com a AC bem carregada...suspeito mesmo que acima do limite...) logo, deverá vir a dar cerca de 7,9 de real.
2 – Também inegável...o chip, permite-me fazer consumo idêntico ao de antigamente, rodando com cerca de 15% mais de velocidade.
3 – As diferenças entre computador de bordo e real, que antes eram de 0,72 a 0,86, agora dispararam para 1,567 a 1,938...isto é, de um leque de 0,14, para um de 0,371, acima de, aproximadamente 1 lt a mais que a anterior diferença.
4 – Em situações de ultrapassagem, muito mais segurança, pois reage muito melhor a qualquer variação de pressão no acelerador, ou até mesmo, em caso de necessidade, de troca de mudanças.
5 – Quantas e quantas subidas, em que antes tinha de ir á 5ª e por vezes á 4ª, e agora...sempre em 6ª.
6 – Prevejo o retorno do “investimento”, admitindo que fizesse sempre o tipo de condução “antiga” em cerca de 16.000 kms, sendo que 3.000 já lá vão. Em alternativa, conduzindo para obter consumo idêntico ao anterior, tomando como base esses 16.000, daria para fazer mais 2.400, logo..... muitaaaaaaaaaaaaaaaaaas horas a menos, e tempo é dinheiro, embora neste caso nem eu o saiba calcular bem.
7 – E esta, mais que uma conclusão, diria que é uma curiosidade...quando a AC foi á Fiat, não retirei o chip, e, ligada mais de uma hora á “máquina” em testes (tentativa de descobrir o que teria levado a um “subito” calar do motor, com recusa a pôr-se de novo a trabalhar durante alguns minutos.....) o mesmo nem foi detectado, tendo aparecido apenas a mensagem “injecção combustivel” (creio que era isso...sei que significava que teria havido uma falha momentânea na alimentação).
8 – Por ultimo, e como sempre falando apenas e só por mim, estou satisfeito com a opção tomada, e aqui deixo um MUITO OBRIGADO ao nosso Companheiro Alexandre Chora, pelas dicas que deu, e que sem elas, certamente, eu não teria colocado o chip.