Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Mensagempor alexandrechora » quarta Oct 27, 2010 8:18 pm

Boas companheiros, em especial ao companheiro Danibeja pela questão;

Efectivamente existem diferenças de rendimento entre os Policristalinos e os monocristalinos, dos paineis silicio amorfo não vale apena falar porque é coisa do passado.

Vamos então analisar os policristalinos, são efectivamente paineis que com menos intensidade de luz, na sombra, com tempo nublado carregado debaixo de um candieeiro têm um desempenho ligeiramente superior aos monocristalinos, talvez mais 10% e estou a ser algo optimista. Agora muito importante é a nossa latitude que temos muito mais horas de sol que por exemplo os paises do norte da europa, esses têm menos horas de luz e menor grau de incidencia dos raios solares, comparativamente a nós, também as condições de céu limpo representa 2 a 3 vezes menos que em Portugal contimental.
Perante este quadro de condições, se em vez de vivermos em Portugal, se vivessemos na Dinamarca, Noruega, Suécia na minha opinião estaria aqui a defender a instalação de paineis policristalinos nas nossas AC.

Mas como vivemos em Portugal, temos tudo mais indicado para tirarmos melhor rendimento dos paineis monocristalinos, temos mais horas de luz, menos nuvens, o sol está mais a pique devido a curvatura do nosso planeta e estamos mais perto da linha do Equador, por tudo isto a nossa escolha deve recaír sobre os monocristalinos.

Na minha opinião o que conta é o somatório de amperes produzidos e carregados nas baterias no final do ano. E neste caso a vantagem vai para o monocristalino com mais ou menos 20% superior de produção.

Vamos analisar uma situação de verão entre as 8 da manhã e as 10h, o policristalino tem alguma vantagem, colocandos os dois paineis poli e mono na horizontal, entre as 10h as 16horas quando o sol está com maior incidência sobre a terra o desempenho do monocristalino é efectivamente superior comparativamente ao poli, entre as 16h e as 20horas novamente o policristalino tem alguma vantagem de desempenho, mas convém frizar apenas alguma vantagem.

O sumo disto, estabelecendo aqui uma metafora com um velho ditado português que diz "é no fim da vindima que se contam os cestos", e efectivamente o somatório de amperes produzidos na nossa latitude, a vantagem vai para os monocristalinos. São factos e evidencias por mim constatadas, não se baseiam em folhetos publicitários. portanto concordo em parte pelo que o companheiro relatou.

Vejamos objectivamente, alguém tem dúvidas que quando procurei no mercado por paineis monocristalinos, também da mesma forma procuraria o melhor preço (com a mesma relação preço/qualidade por paineis policristalinos) porque , se efectivamente concluisse que seria vantajoso os policristalinos, certamente que não instalaria na minha AC monocristalinos, o que é que acham companheiros?

Também por estas questões é que publiquei e afirmei que o desempenho e não só dos mono, mas também dos poli, que a orientção ideal dos paineis deve ser a sul e com uma inclinação de 30 a 34graus. Porque evidentemente o desempenho dos paineis melhora significativamente +- 30%.

Mas existe uma questão fundamental, porque razão na micro geração são instalados mais paineis policristalinos do que monocristalinos? é a pergunta que deixo no ar a quem quiser contribuir, e depois atempadamente digo-vos sem reticências o que verdadeiramente penso e constato.

Por favor respondam a esta questão que vos deixo...

Um abraço a todos, e percebam que estou aqui para ajudar, analisar e a raciocinar, sobre assuntos comuns a todos nós, sem ser demasiado egocentrico, refiro que o meu interesse será seguramente o vosso.

Obrigado a todos por os emails, telefonemas, e sempre que acharem que a minha contribuição tem alguma utilidade cá estarei para dar o meu contributo.

cumps Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Mensagempor joaquim » sexta Oct 29, 2010 2:08 pm

Companheiro Alexandre:
Só mais uma questão sobre os painéis, visualmente como se identifica um mono e um poli...?
obg!
Avatar do Utilizador
joaquim
 
Mensagens: 459
Registado: quarta ago 12, 2009 3:24 pm
Localização: Abrantes/Moita

Mensagempor alexandrechora » sexta Oct 29, 2010 2:59 pm

Companheiro Joaquim

Abre a barra de pesquisa do motor de busca google e escreve, na barra de pesquisa "imagem de painel monocristalino" carrega em enter ou pesquisar, aguarda um pouco e aparece-lhe diversas imagens de monocristalinos.

Volta a realizar a operação de pesquisa mas desta vez, escreve:
imagem de painel policristalino, enter e aparece-lhe diversas imagens de policristalinos.

Vai notar as diferenças facilmente....

Cumps Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Mensagempor joaquim » sexta Oct 29, 2010 3:56 pm

Obrigado, está esclarecido...!
Avatar do Utilizador
joaquim
 
Mensagens: 459
Registado: quarta ago 12, 2009 3:24 pm
Localização: Abrantes/Moita

Informação relevante após testes e pesquisa Painel / AGM

Mensagempor alexandrechora » sexta nov 26, 2010 12:25 pm

Caros companheiros

Após alguns testes e pesquisa com painel solar, bateria AGM e alternador do motor da Autocaravana, cheguei ás seguintes conclusões, que considero de grande relevância para o uso e durabilidade das baterias AGM.

Conclusões:

1- A bateria testada é uma AGM de 100Ah/20h, ou seja esta bateria tem a capacidade de fornecer 100 amperes ao longo de 20 horas até estar totalmente descarregada. Para esta performance se verificar, a bateria tem obrigatóriamente uma voltagem de carga inicial total de 14,5volt, mais uma vez para disponibilizar os 100Ah.

2- Limitação pragmática da questão, se a AGM ou as AGM instaladas numa AC estiverem apenas dependentes de carga do alternador da AC, as baterias nunca irão atingir a sua capacidade de carga total aconselhada os tais 14,5volts, ou seja, jamais irão disponibilizar 100Ah numa descarga continua. Tentei efectuar alguns cálculos para concluir quantos amperes a referida bateria (AGM de 100ah) poderia disponibilizar, como o processo de descarga não é porprocional e linear, apenas adianto um valor estimado, até porque o dispositivo que regula a carga vinda do alternador varia de marca para marca e até de modelo para modelo de AC. Mas na maioria a carga vinda dos alternadores é interrompida quando a bateria atinge a voltagem de 13,7volts.
Poís é companheiros, estão a pensar bem, mas nós deveriamos ter lá 14,5volts na bateria AGM para termos os 100Ah, assim o valor estimado que me atrevo a comunicar é que a vossa bateria que pagaram como sendo de 100Ah só vos vai disponibilizar 90AH para as cargas vindas do alternador.

3- Repercursões pragmáticas, não comentando porventura a relação preço desempenho ou seja o sub-aproveitamento da capacidade de desempenho da AGM (bateria com 100ah que na prática só disponibiliza 90Ah), dirigimo-me e dou relevância ao facto da durabilidade da bateria que com toda a certeza irá em parte ficar comprometida.

4- O problema ou limitação verificada, não é da excelente bateria que é a AGM ou tem mostrado ser, o problema reside na voltagem de carga da mesma e na regularidade das cargas. Mesmo que fizessem 2000km de viagem continua a AGM não iria indicar mais de 13,7 a 13,8volts porque o regulador do alternador corta, então e o resto da carga de necessária para atingir os 14,5volts? Como devem calcular, já tenho duas soluções e meia para o problema da carga, digo meia porque uma das possiveis soluções, considero pouco viavel, mas futuramente lá chegaremos...

Agora uma coisa é obvia quem planear carregar as baterias AGM, apenas com o motor da AC está a ser pouco eficiente e a subaproveitar recursos, pelo que deve ponderar, se deve comprar uma AGM, ou uma bateria de automovel normal...isto naturalmente para a célula, porque para o motor não existe qualquer dúvida ou existe!!!!


Por agora gostaria que contribuissem com a vossa opinião, e postassem, antes de adiantar as minhas proprias soluções.

Podem achar que este post está fora do assunto, mas na realidade não está como futuramente vão constatar, após a minha próxima intervenção.

Cumps a todos
Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Mensagempor Fernando Dias Silva » sexta nov 26, 2010 12:52 pm

Boas

Bem, presumo que a diferença dos 13,7 volts para os 14,5 volts só será conseguida quando a AC está ligada à corrente electrica? Ou dependerá do tipo de carregador instalado?

O painel solar também carrega a bateria em pleno, ou há limitações devido ao tipo de regulador?

Acho que para um bom sistema (? €€€€€ ?) e dependendo das necessidades de cada um, deve-se começar por calcular o que se pretende ter em função dos gastos de energia, e começar pela bateria ou baterias da célula, quanto ao tipo e capacidade. Depois tudo vem por arrasto (painel, reguladores, alternador, carregador, etc), que vão sofrer por excesso ou por falta de capacidade.

Lembro da questão que se calhar acontece com muitos companheiros, em que compram uma segunda bateria para juntar à existente na célula, mas que se for de maior capacidade em Amp. nunca vai carregar e funcionar na sua plenitude.

Cumprimentos
Fernando Dias Silva
Ovar - Portugal
Pão de Ló de Ovar......único no mundo.
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Fernando Dias Silva
 
Mensagens: 579
Registado: quinta mar 06, 2008 8:25 pm
Localização: Ovar - Portugal

Mensagempor alexandrechora » sexta nov 26, 2010 4:44 pm

Boas

Pois é companheiro Fernando, está muito proximo do que é possivel fazer para resolver a questão da carga total da bateria AGM.
Pelo que tenho visto e pesquisado, aposto que nenhum instalador de paineis solares em autocaravanas teve em consideração esta questão dos 13,7volts, só descubri por mero acaso, bom também não tinha feito qualquer teste com AGM, mas uma coisa é certa e agora lá vem o meu mau feitio, se a bateria AGM em questão anuncia 100Ah, não refere inequivocamente que a carga deveria terminar aos 14,5v e não aos 13,7 que é a limitação do regulador interno de carga de um alternador da AC.

Quanto mais pesquiso, "mais triste" fico quando verifico que nem as novas AC têm em consideração esta questão das baterias AGM, que pelas suas caracteristicas desempenho e segurança são inequivocamente o futuro. E amador sou eu....

Vou aguardar que mais companheiros participem, antes de adiantar as soluções, naturalmente segundo a minha perspectiva.

Cumps
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Soluções de carga completa da Bateria AGM

Mensagempor alexandrechora » sábado nov 27, 2010 3:38 pm

Caros companheiros

Vou então passar a apresentar as possiveis soluções, para resolver a carga completa 14,5volts das baterias AGM.

1- Possivel Solução para obter 14,5volts na carga completa AGM, ligar a autocaravana á corrente de rede de 220v e deixar carregar as baterias durante pelo menos 6 horas continuas, depois com um multimetro medir a voltagem da AGM instalada, têm de ter 14,4 a 14,6volts, se não tiver, quer dizer que o carregador de baterias instalado na AC, não atinge a voltagem necessária, pelo que não considero esta medida uma solução, já não considerava pelo nómada que sou em AC, pela dependência energética verificada da rede de 220v. Por outro lado, não sei até onde é possivel aumentar o limite de carga do carregador da AC, e o que implica esta operação.

2- Esta é a verdadeira solução para atingir os 14,5volts de carga, para quem já tem painel solar, deve verificar com o multimetro se as suas baterias atingem os 14,5volts, após um dia soalheiro de carga por painel solar. Na altura de medição não deve existir dúvidas se as baterias estão completamente carregadas, medir e verificar qual a voltagem.
Muitos controladores ou reguladores de carga, vêm configurados de fábrica para cortarem a carga entre os 13,7 e os 14volts, esta era a realidade necessária para as outras baterias, agora com a utilização do ultimo grito em baterias as AGM, estes relugadores não satisfazem as necessidades, lamento.
Existem reguladores ou controladores solares programáveis no mercado, em que podemos introduzir manualmente o limite máximo de carga os tais 14,5volts, o problema é que custam para cima dos 80euros. Pois é os reguladores que consigo a 20euros aos companheiros deste forum, não são os indicados para quem quer ter baterias AGM... A todos os companheiros que me compraram reguladores de 20 euros e quiserem colocar AGM nas suas AC, eu responsávelmente recebo e troca-se por o regulador indicado, quem não quiser trocar, eu devolvo o dinheiro.
Peço desculpa a todos... Mas certo é que, quem monta paineis solares em AC e vende AGM, não têm conhecimento deste relevante facto da carga das AGM, atÊnção que esta situação só se verifica para quem tem baterias AGM ou virá a ter.


3- Solução ou melhor é uma meia solução, devido aos custos envolvidos e a adaptação necessária a efectuar na AC. Colocar um segundo alternador na AC configurado para cortar a carga aos 14,7volts e exclusivo para carregar apenas as baterias da célula. Na minha opinião, muito pouco viável.


Conclusão final.

Para quem já tem energia solar, com 85euros resolve o problema.

Para quem não tem painel solar, agora sabe que o painel custa 280eur e o regulador custa 85euros em vez de 20eur, grande diferença, lamento companheiros...

Apenas para quem têm baterias AGM ou quer vir a ter, todos os outros sistemas de baterias deep cycle, a carga é de 13,7 a 14volts incluindo as de Gel.

Cumps a todos

Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Apresentação de Calculos de fundamentação de tese

Mensagempor alexandrechora » domingo nov 28, 2010 12:02 pm

Caros Companheiros

Devido ás solicitações de alguns companheiros, aqui fica os cálculos simplificados que fundamentam as minhas conclusões sobre a carga das baterias AGM. Vamos utilizar como referência uma AGM de 100Ah(20h).

Carga de bateria Normal a 13,7volts x 100Ah = 1370watts

Carga de Bateria AGM a 14,5Volts x 100Ah = 1450watts

Diferencial de potencia ou trabalho realizado 1450 - 1370 = 80watts

A diferença de cargas directas de 13,7 e 14,5volts na mesma bateria AGM representa uma performance de 80watts de trabalho realizado, ou seja pode representar na prática ver mais 1hora de TV por exemplo.

80w / 12volts (voltagem de trabalho dos equipamentos) = 6,6Ah amperes

Como o processo de carga e descarga não é linear, ou seja a carga é mais lenta no final do processo e mais rápida no inicio da descarga, estes 6,6Ah são na realidade cerca de 10Ah ou seja 10% de capacidade de desempenho de diferencial na AGM de 100Ah (carga a 14,5v) que com carga de 13,7volts, só tem 90Ah.
Os efeitos a longo prazo com este diferencial de carga nas baterias AGM, não os conheço, não testei por isso não afirmo, mas posso deduzir pela experiencia da dinamica dos materiais instalada noutras fontes de acumulação de energia (baterias), e a dedução é simples em qualquer bateria que não tenha uma carga máxima regular, perde desempenho progressivamente e num ritmo acelerado comparativamente ao indicado pelo fabricante. Por isto, companheiros andar a investir em baterias AGM ou outras, não tendo em consideração ao processo de carga das mesmas,
estão a desperdiçar recursos fisicos e financeiros, já para não falar que estão a ser pouco ecologicos. Desculpem as palavras, mas eu proprio assumo o meu anterior desconhecimento sobre o assunto, mas agora que adquiri o conhecimento é da minha responsabilidade aplica-lo e dar a conhecer a todos, aplicando o efeito multiplicador da informação e do conhecimento.

Cumps

Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Mais novidades

Mensagempor alexandrechora » sexta dez 10, 2010 12:49 am

Caros companheiros

Estou a aguardar a entrega de uma pelicula resistente aos UV, que irá funcionar como uma lente, aumentando a eficiência do painel solar, seja ele monocristalino, policristalino ou amorfo.
O aumento de performance anunciado é de 10 a 20% para os monocristalinos, não sei qual o incremento para os outros tipos de paineis.

O uso desta aplicação tem algumas limitações, por exemplo:
1- Só deve ser usado em dias com pouco sol ou nublados.
2- A temperatura ambiente não deve exceder em muito os 20graus.
3- Usar somente quando as baterias estão em carga significativa.

existem mais condições de utilização, como sempre vou testar e depois posto aqui as minhas conclusões.

Cumps
Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Esclarecimento geral

Mensagempor alexandrechora » quinta dez 16, 2010 9:38 pm

Caros Companheiros

Em virtude de ter recebido nos últimos dias, diversos telefonemas de companheiros mas também alguns visitantes deste forum, a colocarem diversas questões maioritáriamente relacionadas com paineis solares e baterias, assim por forma a agilizar a informação disponivel, vou tentar esclarecer sempre que possivel com o português extremamente acessivel e simplificado.

Questões colocadas:

1 - Posso colocar paineis solares na minha AC, tendo eu baterias normais de carro na célula?

R: Sim, sem qualquer problema. Apenas com baterias de ciclos profundos e ainda mais com baterias AGM tenho mais amperes disponiveis para utilizar como quiser.

2 - Quantos paineis de 85w tenho de montar na AC para ficar bem servido?

R: Simplificando ao máximo, depende do seu consumo de energia, das baterias instaladas (número e tipo), das horas de condução diárias, etccccc. Se cada companheiro instalar um painel, independentemente das variantes enunciadas anteriormente, vai beneficiar das seguintes vantagens:
As baterias normais ou outras, duram mais tempo em média mais 2 a 3 anos com um limite máximo de 6 a 8 anos depende do bom senso na utilização das baterias, ou seja troca menos vezes de baterias.

Tem sempre as baterias carregadas no máximo de capacidade, isto para quem nesta altura apenas usa a AC no fim de semana ou pouco mais.

Não tem de investir no combustivel, ou seja, não tem de dar mais uma voltinha para as baterias carregarem mais um pouquinho....

Não tem de colocar o motor a trabalhar, incomodando os vizinhos para carregar baterias para finalizar de ver aquele filme que estava a gostar...

Deixa de ficar dependente de carregar baterias com 220volts, por exemplo quem é adepto da pernoita fora de camping.

etc...

Portanto é com o uso de painel solar que você concluí se necessita de mais um ou dois paineis solares, e ou de mais uma ou duas baterias, depende do estilo de vida numa AC, estilo simplista 1 painel chega, estilo conforto 2 paineis, e estilo elitista 3 ou mais paineis (por exemplo utilização de Ar condicionado na célula).

Por isto tudo e por tudo aquilo que se já se conhece, comece por um painel e monte um sistema que lhe permita se assim o entender de montar o segundo painel.

3 - Qual é a duração de vida util de um painel solar?

R: Você troca primeiro de AC, ou melhor, acaba primeiro a AC e ainda ficam os paineis a funcionar durante muitos anos.
O fabricante Alemão que me vende os paineis garante 25 anos de fucionamento sendo os primeiros 20anos a 100% da potência anunciada e os restantes 5 anos 80% da potência inicial. Por outras palavras, um painel com 23 anos por exemplo leva actualmente 80 minutos a produzir 6 amperes e quando era novo levava apenas 60 minutos, sinceramente acham isto relevante, pois é eu também não...
Tenho aqui em casa um painel de silica amorfo que têm pelo menos 16 anos era de um veleiro de um amigo que lhe vendi um monocristalino, que ainda funciona na perfeição apesar de levar estes anos todos com água salgada e fezes de gaivota.

Em proximo post esclareço mais questões ...

Cumps

Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Mensagempor siacaras » domingo jan 16, 2011 2:04 pm

Boa tarde a todos,

passei por aqui para felicitar o companheiro Alexandre pelas dicas que partilha no forúm e pelo excelente trabalho que fez.

Instalei um painel solar de 85W, com regulador, e ainda meti um inversor (1000w) tudo com muito boa qualidade e a funcionar 100%

Foi uma tarde bem passada amigo Alexandre :)
Saudações!

Time Machine WV LT - 1981
siacaras
 
Mensagens: 35
Registado: quinta dez 09, 2010 4:15 pm
Localização: Coimbra

Reunião ao vivo com Alexandre Chora

Mensagempor decarvalho » terça jan 25, 2011 9:43 am

Ora vivam...

A tertulia virtual um café e uma autocaravana criada este ano no facebook vai reunir fisicamente e uma vez por mês. A proxima. e primeira tertúlia de autocaravanistas é dia 29, sabado as 17h no Alenquer Camping que cede a sla de convivio para o efeito e pratica preços reduzidos para a pernoita de autocaravana.

Neste momento confirma-se a presença de Alexandre Chora (membro dessa Tertúlia) que autorizou a que se divulgasse o teor desta mensagem:

Podem contar comigo por volta das 17horas, se quiser anunciar no forum dando realce ao tema da autonomia energética (painel solar, reguladores de carga, baterias, inversores de corrente, etc), pode adiantar no forum que posso tentar tirar dúvidas presencialmente. "

Bem haja pois ao Alexandre
Como ja divulgado na Newsletter Autocaravanismo, cada casal presente recebera um exemplar do numero 3 da Revista Viajar em Autocaravana e cada participante recebera 2 bilhetes gratuitos também, para a Nauticampo

NOTAS:
1) Não ha custos de inscrição ou de participaçao nesta iniciativa
2) A iniciativa é aberta aos membros deste forum e da tertulia
3) apenas se solicita a confirmaçãode presença (e se com, ou sem AC)
4) para não sobrecarregar o forum sugere-se o uso de mail ou MP
5) proximas tertulias estão agendadas para 19 de Fevereiro e 19 de Março (as 17h)
6) Actuliazaçao de informaçao através do facebook em tertulia um cafe e uma autocaravana

e boas voltas e reviravoltas....[/i]
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
Avatar do Utilizador
decarvalho
 
Mensagens: 1010
Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Colocação de PAINEL SOLAR

Mensagempor Anabela » terça jan 25, 2011 2:37 pm

Editado pela moderação em 25/01/2011- Supressão do texto aqui colocado devido a que o seu autor insiste em não cumprir as regras de registo, nas quais a apresentação é obrigatória (como se pode verificar aqui http://www.campingcarportugal.com/forum ... php?t=2699)
Anabela
Membro Suspenso
 
Mensagens: 15
Registado: segunda jan 03, 2011 3:20 pm

Painel solar

Mensagempor Anabela » terça jan 25, 2011 9:14 pm

Editado pela moderação em 25/01/2011- Supressão do texto aqui colocado devido a que o seu autor insiste em não cumprir as regras de registo, nas quais a apresentação é obrigatória (como se pode verificar aqui http://www.campingcarportugal.com/forum ... php?t=2699), devido à insistência neste comportamento o utilizador encontra-se suspenso.
Anabela
Membro Suspenso
 
Mensagens: 15
Registado: segunda jan 03, 2011 3:20 pm

AnteriorPróximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 42 visitantes