Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Re: Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Mensagempor Oliventino » terça mar 18, 2014 11:13 am

Oo
Editado pela última vez por Oliventino em segunda jun 02, 2014 9:53 pm, num total de 2 vezes.
defenderei sempre o direito de discordarem das minhas opiniões - (Montesquieu )
Oliventino
 
Mensagens: 622
Registado: segunda jul 23, 2012 8:36 pm

Re: Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Mensagempor jsmaraujo » segunda jun 02, 2014 9:16 pm

Se a sua bateria se mantém nos 14, 6 v. De.se por ser um autocaravanista feliz , pois 90 % das autocaravanas que ai andam não dizem o mesmo...
Não existe problema algum...
Faz anos que aqui não venho e apeteceu..me responder..lhe..
Fique tranquilo, pois tanto se fala e pouco se acerta..
jsmaraujo
 
Mensagens: 36
Registado: domingo set 03, 2006 1:52 pm

Re: Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Mensagempor Manel » quinta set 04, 2014 10:46 am

Bom dia

Estou a tentar contactar o companheiro Alexandre Chora

Aqui pelo forúm ... seguindo os passos enviar e-mail privado e por MP.

A resposta até chega a ser que "o utilizador não existe".... Será?

Alguém me pode dar ajuda no sentido de saber se o companheiro ainda está contactável e.. como?

Obrigado
Eugenio Reis
Manel
 
Mensagens: 251
Registado: quarta Oct 25, 2006 4:31 pm
Localização: Torres Novas

Re: Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Mensagempor João Morgado » quinta set 04, 2014 6:41 pm

Companheiro Eugénio

Não sei se é esse o motivo, mas o Alexandre Chora está inscrito como "alexandrechora".

Cumprimentos
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Re: Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Mensagempor LPP » quinta set 04, 2014 6:50 pm

João Morgado Escreveu:Companheiro Eugénio

Não sei se é esse o motivo, mas o Alexandre Chora está inscrito como "alexandrechora".

Cumprimentos

Veja a MP da sua caixa de correio.
Imagem
Director Geral da Secção de Peças e Acessórios do CAA
Clube Autocaravanista da Abeceira
----------------------
Luís Patriarca
LPP
 
Mensagens: 994
Registado: quinta Oct 29, 2009 3:31 pm
Localização: Salgueiro- Carvalhal/Bombarral

Re: Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Mensagempor Manel » quinta set 04, 2014 7:49 pm

Obrigado companheiros!

Vou tentar!
Eugenio Reis
Manel
 
Mensagens: 251
Registado: quarta Oct 25, 2006 4:31 pm
Localização: Torres Novas

Re: Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Mensagempor Rui Loureiro » sexta jan 23, 2015 3:26 pm

Boa tarde,

Quero montar um painel solar na minha auto, e pelo que já li e vi, não me parece nada difícil, agora só tenho uma questão que gostaria que alguém esclarecesse, que é a seguinte, Ligado o painel e a bateria ao regulador, e tendo o painel a desempenhar o seu papel, posso ligar a minha AC a 200V na mesma?
Pergunto isto porque como a AC tem um carregador para a bateria da célula, não existe problema em a bateria receber carga do painel e do carregador?
Espero espero ter-me feito entender.

Atenciosamente

Rui Loureiro
Cumprimentos

Rui Loureiro & Margarida
Rui Loureiro
 
Mensagens: 67
Registado: sábado mar 16, 2013 3:27 pm
Localização: Almeirim

Re: Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Mensagempor Jose Tanganho » sexta jan 23, 2015 5:33 pm

Coloquei na minha um monocristalino de 100w que novo custou 120 euros e um controlador que custou 15 euros, e carrega duas baterias que normalmente estão nos 13/14 ou seja na carga maxima e que em uso da AC ao fim do dia baixa para os 11.5, mas facilmente recupera quando nasce o dia.
Claro que falta aqui o preço do cabo, que não é nada por ai alem e a mão de obra foi minha.
Avatar do Utilizador
Jose Tanganho
 
Mensagens: 7
Registado: segunda jan 19, 2015 7:07 pm
Localização: setubal

Re: Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Mensagempor danibeja » sexta jan 23, 2015 6:42 pm

Rui Loureiro Escreveu:Boa tarde,

Quero montar um painel solar na minha auto, e pelo que já li e vi, não me parece nada difícil, agora só tenho uma questão que gostaria que alguém esclarecesse, que é a seguinte, Ligado o painel e a bateria ao regulador, e tendo o painel a desempenhar o seu papel, posso ligar a minha AC a 200V na mesma?
Pergunto isto porque como a AC tem um carregador para a bateria da célula, não existe problema em a bateria receber carga do painel e do carregador?
Espero espero ter-me feito entender.

Atenciosamente

Rui Loureiro


Boa noite,

Não existe problema nenhum, ambos tem reguladores de corrente que quando as baterias estão totalmente carregadas param de carregar sozinhos, e não existe conflitos, quanto mais não seja, o mais potente obriga o mais fraco a parar de carregar mais cedo, ficando esse a fazer o carregamento das baterias e o floating...

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Mensagempor rmsnegrao » sexta jan 23, 2015 7:27 pm

Rui Loureiro Escreveu:Boa tarde,

Quero montar um painel solar na minha auto, e pelo que já li e vi, não me parece nada difícil, agora só tenho uma questão que gostaria que alguém esclarecesse, que é a seguinte, Ligado o painel e a bateria ao regulador, e tendo o painel a desempenhar o seu papel, posso ligar a minha AC a 200V na mesma?
Pergunto isto porque como a AC tem um carregador para a bateria da célula, não existe problema em a bateria receber carga do painel e do carregador?
Espero espero ter-me feito entender.

Atenciosamente

Rui Loureiro



Boa noite,

A função do regulador é precisamente dosear a carga que o painel solar vai dar à bateria. Logo que a bateria estiver carregada ele vai deixar de a carregar, mas como está sempre a monitorizar o seu nível de carga, começará a carregá-la logo que este nível baixe. Quando a bateria estiver a carregar pelo carregador de 220V, o regulador "entende" que a bateria está carregada e desliga o painel solar.

Conclusão: nunca acontece essa situação de a bateria estar a aceitar carga de duas fontes diferentes, nem de carregar a bateria em demasia.

Abraço,

RN

Editado: só me apercebi que o Danibeja já havia respondido à pergunta depois de colocar a minha resposta. Mas fica esta também em complemento e a reforçar a ideia... :wink:
Mais vale uma autocaravana na mão do que duas no stand!
Se eu podia ir para um hotel? Podia, mas não era a mesma coisa...
Avatar do Utilizador
rmsnegrao
 
Mensagens: 148
Registado: terça abr 06, 2010 11:02 am
Localização: Caldas da Rainha - Portugal

Re: Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Mensagempor Rui Loureiro » sexta jan 30, 2015 9:04 pm

Boa noite, companheiros...

Obrigado pelo esclarecimento, vou então colocar as mãos à obra.

Em breve ponho aqui algumas fotos...

Cumprimentos

Rui Loureiro
Cumprimentos

Rui Loureiro & Margarida
Rui Loureiro
 
Mensagens: 67
Registado: sábado mar 16, 2013 3:27 pm
Localização: Almeirim

Re: Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Mensagempor Lealbino » sexta fev 06, 2015 12:35 pm

Boa tarde a todos :wink:

Tenho a AC estacionada perto de casa e vou dando as voltas de "manutenção" para ela andar nesta altura do ano e a bateria (Tudor Standard 900, 90Ah, 720A) da Ducato não descarregar (tenho alarme ligado), acontece que por falta de disponibilidade não andei nas ultimas semanas com ela e ontem pela segunda vez começou a não dar arranque... liguei cabos só algum tempo mas tenho de repetir com mais algum tempo com o meu carro de apoio a trabalhar, da ultima vez dessa forma resolveu e andei novamente nas voltas de "manutenção" sem problemas de arranque.

Pensando num carregador de baterias deparei-me com a possibilidade de comprar um monocristalino de 100W e com um regulador de carga (segundo informação será de 5.87A), já com estrutura/varetas para fixação, abaixo dos 200E. Por um lado fiacava com energia extra naqueles dias que não apetece andar muito para carregar bateria da célula, e por outro quando a AC estivesse parada por períodos de tempo mais longos não corria risco de descarga da bateria da Ducato.

A instalação serei eu a fazê-la dado que pelo que pesquisei aqui será uma instalação relativamente simples, a questão da cablagem a adquirir tenho de ver pelo que já percebi da secção ter de ser adequada, quanto ao suporte ainda estou a ver se fico com as varetas/suporte incluído ou se procuro uma outra solução que evite a tal situação das pancadas poderem danificar o painel (algo que amortecesse, por exemplo).

Relativamente a possibilidade de distribuir a energia do painel pelas duas baterias aguardo ainda resposta do vendedor de se o regulador permite ligação das duas ou se haverá algum item adicional a incluir, mas mesmo que não permita julgo que vou mesmo avançar nem que seja para ter energia extra naqueles dias em que sabe meeeesmo bem estar num sitio e não apetece sair logo. 8)

Não sei se me escapou alguma coisa, se houver algum contributo que possa haver desde já agradeço. Estas coisas são sempre simples, principalmente depois de ler a excelente informação que aqui encontrei...mas normalmente a constatação da facilidade é depois de estar tudo concluído. :lol:


Ps: Espero avançar em breve com a pintura da AC, depois partilho aqui o resultado final, se possível logo com painel instalado.
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Mensagempor curto » sexta fev 06, 2015 9:53 pm

Companheiro.
Claro que as baterias mesmo cuidando delas chegam a uma altura que dão o berro.
Colocar a bateria do habitáculo no motor, embora pareça que sim, verifique primeiro se é uma bateria de arranque.
O painel com regulador parece estar a bom preço mas é uma questão de fazer mais consultas e verificar.
O Painel solar, em principio, carrega as baterias da celula e do motor através da Centralina do habitáculo que faz a repartição da carga.
Isto são considerações gerais, e cada um é que sabe.
A C
Avatar do Utilizador
curto
 
Mensagens: 175
Registado: terça mar 08, 2011 11:35 pm
Localização: Marinha Grande

Re: Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Mensagempor Lealbino » domingo fev 08, 2015 11:13 pm

De facto já julgava que esta tinha ido para melhor, mas vá lá que não foi o caso. ;)

Em relação ao kit solar do que procurei parece-me ser uma boa aposta para os consumos que tenho, falta só pesquisar mais para saber qual o melhor tipo de suporte para assentar o painel, numa segunda fase verei da possibilidade de também alimentar a bateria da carrinha.

Enquanto isso ainda tenho de ver se o painel cabe na zona baixa da cobertura, na zona alta do cappucine fico com ideia de afetar a aerodinamica e poder ter problemas com a deslocação de ar...mas se calhar não vai haver espaço em nenhum outro local.

Vou ver melhor, medir, e depois decidir :)
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Mensagempor Lealbino » quinta fev 12, 2015 1:11 pm

Bom dia

Cada vez mais se aproxima a concretização da instalação do painel/regulador, realmente pesquisando no mercado ibérico encontro preços de kits com valores muito próximos deste, sendo que pesquisando aqui no Forum encontrei informação preciosa já fornecida pelo companheiro alexandrechora (a questão das garantias se for comprado em zona mais remota, detalhes da assistência em caso de avaria, detalhes de material e metodologia para montagem, etc).

Em relação a este kit e a minha dúvida relativamente à possibilidade do regulador (10A BPE) poder carregar a bateria da célula e também a do motor, segundo o vendedor "este regulador é suficiente para carregar as duas baterias, pois a instalação das duas baterias é feita em paralelo, logo ao carregar uma ele alimenta automaticamente a segunda", como tal estou agora a pesquisar pelas vantagens dos reguladores mais completos/potentes (de outros kits) e preços conjuntos em relação a este.

A fixação do painel estou a pensar fazê-la com 3 ou 4 pequenos perfis laterais de forma a que em caso de impacto na estrada a distribuição de cargas seja mais bem conseguida, dado que os habituais 4 apoios de canto me parecem deixar o painel mais à mercê de flexão em caso de buracos na estrada (em ACs mais modernas ou com outro tipo de suspensão isto provavelmente não se colocaria, mas a minha é de suspensão normal), mas ponderarei se as varas de apoio que podem ser fornecidas fazem o mesmo efeito.

A ver vamos, o que sei é que com maior autonomia e basicamente só para frigorifico a 12V (pontualmente), iluminação, bomba de água imersa e tv lcd esta seria uma ajuda muito bem vinda que daria muito mais autonomia à nossa pequena AC (já de si boa, 3 dias com gestão energética sem necessidade de recurso a zona com 220V), aliada ao fato de poder “ajudar” na questão da descarga de bateria do motor quando está parada. :wink:


Abraços
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

AnteriorPróximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 32 visitantes