Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Mensagempor alexandrechora » sexta Oct 15, 2010 12:49 am

Caros companheiros, durante este primeiro ano de autocaravanismo, equipei a minha autocaravana que agora estou a vender, entre os equipamentos instalados, pesquisei paineis solares. Acreditem ou não pediram-me entre 650 a 800eur para instalar um painel solar de 80w monocristalino, recusei-me literalmente.
Pus mãos á obra e agora consigo paineis solares mono cristalinos vindos da Alemanha, de 85w (terceira geração de p. solares) com regulador de carga de 12amp, tudo por 325eur, já montei para mim e ajudei a montar a amigos.
Peço desculpa se estou a estragar o negócio a alguém, mas por favor tenham dó.
Se quiserem podemos testar o correcto funcionamento dos equipamentos em minha casa. Alguém complicou um sistema deliberadamente para justificar os preços exorbitantes que se praticam nesta pequena nação...
Editado pela última vez por alexandrechora em quinta jan 20, 2011 9:18 pm, num total de 1 vez.
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Mensagempor João Morgado » sexta Oct 15, 2010 10:04 am

Companheiro Alexandre,

Pelos vistos a sua contribuição para este forum já está a dar frutos, pois é de informações como esta que todos esperamos e agradecemos. Quanto ao pedido de desculpa aos que nos tentam sugar, esqueça, eles não merecem.
Um abraço
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Mensagempor joaquim » sexta Oct 15, 2010 2:48 pm

Concordo plenamente, os negócios são para ganhar dinheiro mas, tudo tem um limite...Aqui, onde moro, encontrei um vendedor de painéis que me pediu á volta dos 400euros, nas casas de ACs pedem 700 e 800 euros...Ainda bem que o ppl vai abrindo o olho e com ajudas do tipo desta a informar das alternativas...Venham mais destas...
cumptos!
Avatar do Utilizador
joaquim
 
Mensagens: 459
Registado: quarta ago 12, 2009 3:24 pm
Localização: Abrantes/Moita

painel solar

Mensagempor carlos oliveira » sexta Oct 15, 2010 11:55 pm

Boas companheiros.
Na minha autovivenda ja tenho um desses paineis solares.
Acho que fui o primeiro cliente do amigo Alexandre.
Nao sei como mas que aquilo funciona mesmo bem funciona.

Um abraço companheiros.
OS KMS NÃO SE CONTAM,VIVEM-SE.
carlos oliveira
 
Mensagens: 13
Registado: quarta fev 17, 2010 9:34 am
Localização: Torres Vedras

Mensagempor RMartins » sábado Oct 16, 2010 7:16 pm

Companheiro alexandrechora, estragar negócio?
Não penso assim!! Nada disso!
Nós queremos é isso mesmo, competitividade, quem tiver mais caro que faça um preço também competitivo!

Um abraço e bons negócios!
Avatar do Utilizador
RMartins
 
Mensagens: 336
Registado: domingo ago 08, 2010 2:02 am
Localização: Ramada - Odivelas

Mensagempor ZecaSantos » segunda Oct 18, 2010 11:49 am

Companheiros Bom dia,

Joaquim podes fazer o favor de saber o preço de um painel monocristalino de 100W com suporte e respectivo regulador, aí no vendedor próximo de ti? Agradecia-te.

Saudações Autocaravanistas

Zeca Santos
ZecaSantos
 
Mensagens: 313
Registado: quarta nov 09, 2005 10:01 am
Localização: Salvaterra de Magos

Mensagempor maprista » segunda Oct 18, 2010 3:50 pm

como posso encomendar um painel?
Avatar do Utilizador
maprista
 
Mensagens: 165
Registado: segunda nov 09, 2009 2:38 pm
Localização: Faro,Estoi

Mensagempor joaquim » segunda Oct 18, 2010 5:40 pm

Ok, amanhã ou depois já passo por lá. Já agora qual a diderença entre um monocristalino e um não monocristalino...?
cumptos!
Avatar do Utilizador
joaquim
 
Mensagens: 459
Registado: quarta ago 12, 2009 3:24 pm
Localização: Abrantes/Moita

Mensagempor C.GUERREIRO » quinta Oct 21, 2010 2:24 am

Descrição da tecnologia

A função de uma célula solar consiste em converter directamente a energia solar em electricidade. A forma mais comum das células solares o fazerem é através do efeito fotovoltaico.

Existem três tipos principais de células solares :

- As células mono-cristalinas representam a primeira geração. O seu rendimento eléctrico é relativamente elevado (aproximadamente 16%, podendo subir até cerca de 23% em laboratório), mas as técnicas utilizadas na sua produção são complexas e caras. Por outro lado, é necessária uma grande quantidade de energia no seu fabrico, devido à exigência de utilizar materiais em estado muito puro e com uma estrutura de cristal perfeita.

- As células poli-cristalinas têm um custo de produção inferior por necessitarem de menos energia no seu fabrico, mas apresentam um rendimento eléctrico inferior (entre 11% e 13%, obtendo-se até 18% em laboratório). Esta redução de rendimento é causada pela imperfeição do cristal, devido ao sistema de fabrico.

- As células de silício amorfo são as que apresentam o custo mais reduzido, mas em contrapartida o seu rendimento eléctrico é também o mais reduzido (aproximadamente 8% a 10%, ou 13% em laboratório). As células de silício amorfo são películas muito finas, o que permite serem utilizadas como material de construção, tirando ainda o proveito energético.
C.Guerreiro
challenger eden 202
SETUBAL

"Uma longa viagem começa com um único passo" ( Lao-Tsé )
Avatar do Utilizador
C.GUERREIRO
 
Mensagens: 17
Registado: quinta dez 22, 2005 2:14 pm
Localização: SETUBAL

Mensagempor joaquim » quinta Oct 21, 2010 4:37 pm

Companheiro Guerreiro, obrigado pela explicação, agora sim, sei do que se trata quando fôr adquirir um painel solar...embora eu ache que actualmente a maioria serão monocristalinos...será?
cumptos!
Avatar do Utilizador
joaquim
 
Mensagens: 459
Registado: quarta ago 12, 2009 3:24 pm
Localização: Abrantes/Moita

Mensagempor RuckFules » quinta Oct 21, 2010 7:33 pm

Para quem se entender com o inglês, ficam aqui alguns links de um site de um casal australiano que vive há 7 anos em full time a bordo da sua motorhome.
Um site bastante útil visto ser baseado na própria experiência do casal.
Alguma dúvida que tenham poderão enviar um mail para o Gavin que terá certamente muito gosto em responder. Já troquei alguns mails com eles, embora por vezes a resposta seja demorada (tanto pela quantidade de e-mails como a disponibilidade de internet para eles).

Dicas sobre instalação de painéis solares
Tipos de paineis

Boas viagens
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
Avatar do Utilizador
RuckFules
 
Mensagens: 289
Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm
Localização: Odivelas

Montagem de paineis solares

Mensagempor alexandrechora » quinta Oct 21, 2010 8:37 pm

Boas companheiros,

Quem acompanha os meus posts, já vai percebendo que este é só inicio do meu contributo para os companheiros, estou a preparar um pequeno manual de montagem de paineis solares, para postar aqui em exclusivo neste forum. Este manual tem fotos das diversas fases que adoptei quando estive a montar dois paineis de 85W monocristalinos em paralelo na minha nova AC, já está a funcionar á uma série de dias, tudo a funcionar na perfeição.
Pergunta nº1: Porque montei 2 paineis solares e não um?
Resposta de Inverno mesmo com tempo nublado e a chover os paineis carregam na mesma mas só cerca de 20% da sua capacidade, depende da luminosidade do dia ou do candieiro de rua.... sim porque debaixo de um candieiro de rua os paineis também funcionam, já testei e provo.

Mas na realidade a carga é minima, então coloquei dois paineis para compensar a condição de inverno de pouca luminosidade e menos horas de luz...

Um companheiro falou nos paineis amorfos 1º geração de energia fotovoltaica, companheiros é o mesmo de compararem um mini com um mercedes, quem conhece os carros, sabe que não tem nada em comun e quem compra mini é um cliente muito especifico ou porque não pode comprar um Mercedes. Passo a publicidade até porque tenho BMW....

Cumps e disponham companheiros, perguntem...
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Mensagempor adelsilva » sábado Oct 23, 2010 5:13 pm

Obrigado
Companheiro
Alexandre Chora

Um abraço caravanista
Adelino Silva
Fiat Fendt 290
Avatar do Utilizador
adelsilva
 
Mensagens: 86
Registado: segunda abr 28, 2008 10:35 pm
Localização: Lisboa - Freguesia Estrela

paineis solares

Mensagempor danibeja » quarta Oct 27, 2010 4:35 pm

Boa tarde,

Companheiro Alexandrechora, quando comprei o meu segundo painel (a AC já trazia um de silicio Amorfo de Siemens), perguntei a vários amigos meus (inclusive alguns engenheiros electrotécnicos) qual era a melhor qualidade de painéis para uma AC, e foi-me explicado que os Monocristalinos com a mesma intensidade de luz eram mais potentes, mas dependem muito da orientação solar; já em relação aos policristalinos apesar de menos potentes, absorvem melhor qualquer luminosidade que lhes "acerte", debaixo de um candeeiro de rua por vezes chega aos 14v, que já serve perfeitamente para carregar uma bateria(isto no caso do meu marca kiocera), assim como com chuva, desde que seja de dia, carrega sempre acima dos 12,5v .

Visto que após os seus posts fiquei cheio de duvidas, tendo procurado na net, e apenas encontrei em Espanhol (mas não entendo bem o Espanhol) :
http://www.solarweb.net/forosolar/aspec ... linos.html

http://www.solarweb.net/forosolar/aspec ... alino.html

Do que percebi (se é que percebi bem?), os monocristalinos são muito melhores, mas devem estar equipados com seguidores (que na grande maioria das ACs não é possível), já em relação aos policristalinos basta receberem a luz solar, venha ela de onde vier, seja bem-vinda.

Se alguém do fórum conseguir fundamentar bem as diferenças Monocristalinos Vs Policristalinos , julgo que todo o fórum agradece...

Grande abraço,

Danibeja
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor joaquim » quarta Oct 27, 2010 6:33 pm

Ora aqui está uma questão bem pertinente levantada pelo amigo danibeja...
cumptos!
Avatar do Utilizador
joaquim
 
Mensagens: 459
Registado: quarta ago 12, 2009 3:24 pm
Localização: Abrantes/Moita

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 31 visitantes

cron