Arrefecimento dos frigoríficos

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Arrefecimento dos frigoríficos

Mensagempor AFigas » sexta ago 13, 2010 7:07 am

Vivam companheiros:

Todos os frigoríficos são compostos por
Compressor ou sistema de aquecimento de gás interno de frio
No caso do gás que circula em circuito fechado nalguns frigorificos com resistencias a 12 V, 220 V ou a gás propano ou butano, este é aquecido por resistências calculadas para funcionar a 12 V, a 220 V e tem uma câmara de aquecimento agás butano ou propano.
Esse tal gás interno, por aquecimento, comprime-se e como qualquer gás ao ser comprimido , aquece. É a física no seu melhor! Temos assim, um gás frigo ( chamemos-lhe isso ) muito comprimido ( várias libras ) e muito quente. Agora é preciso arrefecer e o circuito de frio contém um artificio que se chama condensador ( vulgarmente pretos, colocado na parte traseira do frigorifico ) que faz de radiador ( irradiador de calor ) a fim de arrefecer o gás frigo. Este ficará frio, liquefeito e sob grande pressão ( muitissimas libras ).
O tal gás frio liquefeito irá ser canalizado por um tubo com um diametro interno finissimo, capilar ( 1mm ou menos ) e expandido por um sistema expansor ( nos sistemas muito caros, valvula expansora regulavel automaticamente ) que nos nossos frigorificos, de casa ou das AC é de diametro fixo e não regulável.
O tal gás liquefeito ao expandir-se, tem uma reacção endotérmica, ou seja, provoca um abaixamento de temperatura muito acentuado. Mais uma vez a física no seu melhor ! Essa expansão do liquido e consequente evaporação, com passagem a gás, novamente, acontece no congelador do nosso frigorifico ( é o evaporador em termos de mecânica de frio ). completando o circuito de frio, esse tal gás irá aquecer porque o congelador e espaços adjacentes dos nossos frigorificos contêm objectos que estão mais quentes que a temperatura do interior do frigorifico e lá segue o gás para o sistema de aquecimento ou de compressão e interminavelmente o ciclo de frio fica a funcionar, até que um termostato previamente regulado mande parar o aquecimento ou a compressão do tal gás, sinal de que está cumprida a temperatura estabelecida pelo utilizador. Os aparelhos de ar condicionados, funcionam exactamentre do mesmo modo.
E aqui voltamos ás grelhas de arrefecimento, pois quanto mais rapidamente se arrefecer o tal gás frigo no condensador, melhor é o rendimento energético do sistema de frio, no nosso caso, os frigorificos. Assim, uma extracção forçada de ar para o exterior da AC com subconsequente entrada de ar mais frio ( temperatura ambiente das nossas AC ) torna os nossos frigorificos mais eficientes, a fazerem gelo e a arrefecerem as coisas mais rapidamente!
Portanto, 2 ventoinhas a 12 Vdc, uma a extrair o ar para o exterior e outra montada de tal modo que force a passagem de ar pelo condensador dos frigorificos, é uma solução excelente. Mas as ventoinhas consomem energia, os tais miliamperes que todos somados fazem muitos amperes e que entram na conta débito da capacidade das nossas baterias que se medem em amperes-hora, para além da tensão de trabalho, que é em volts. Com a colocação intercalada no circuito de alimentação das tais ventoinhas, de um termostato regulável, bonitinhos, branquinhos, que não consomem nem pilhas nem energia de espécie alguma, pois é um simples interruptor comtrolado por temperatura e que nas lojas de venda de material de aspiradores, ar condicionado, etc, poderá atingir valores de 5 a 10 euros, ficamos com tudo a funcionar, intermitentemente face á temperatura requerida. Este termostato deverá ser colocado de modo a poder sentir a temperatura da traseira dos nossos frigorificos.
E mais não digo por agora, até porque uns já desistiram de ler a meio e outros adormeceram. Irra que o gajo é chato!

Peço antecipadamente desculpa por tão longa exposição, mas assim fica mais compreensível tudo aquilo que fazemos, digo eu!

Desejos de boas viagens e coisas fresquinhas pela guela abaixo!

Cumprimentos

Arnaldo Figueiras

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Mensagempor joaquim » sexta ago 13, 2010 8:08 am

Boa, amigo Arnaldo...!
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Mensagempor João Morgado » sexta ago 13, 2010 10:18 am

Olá companheiro Arnaldo!

Apesar de não ter esse problema, fui dos que não desistiu a meio nem adormeceu e só lhe posso dar os parabéns por tão excelente exposição. E de chato não tem nada, ás vezes para nos fazermos entender tem de ser mesmo assim.
Sempre que fôr necessário "chateie". Obrigado.

Saudações
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Mensagempor ZecaSantos » sexta ago 13, 2010 10:23 am

Oi Arnaldo,

Vai um copo de água fresca? glu, glu. Tudo bem explicadinho, por isso esclarecedor.

Em relação às ventoinhas não será preferivel comprar vaqueles kits de duas ventoinhas já com termostato e interruptor de 3 posições?

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Mensagempor RMartins » sexta ago 13, 2010 10:32 am

Amigo Arnaldo, muito obrigado pela excelente explicação!
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Mensagempor txinho » sexta ago 13, 2010 10:38 am

Bom dia companheiros,

Muito obrigado amigo AFigas pela explicação e já agora só gostaria se me podias confirmar se sempre é verdade os frigorificos funcionarem melhor a gás do que a 220 v, por experiencia parece-me ser verdade, mas nada como uma resposta de alguem que parece-me perceber bem mais que eu :wink:.
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Frio a 220 Vac ou a gás!

Mensagempor AFigas » sexta ago 13, 2010 4:43 pm

txinho Escreveu:Bom dia companheiros,

Muito obrigado amigo AFigas pela explicação e já agora só gostaria se me podias confirmar se sempre é verdade os frigorificos funcionarem melhor a gás do que a 220 v, por experiencia parece-me ser verdade, mas nada como uma resposta de alguem que parece-me perceber bem mais que eu :wink:.


Antes demais, obrigado pela sua compreensão em relação a este assumto. O próximo será sobre baterias estacionárias, arranque, gel, etc. Os cursos de electrotecnia e o facto de ter trabalhado numa fábrica de fazer baterias, dão uma grande ajuda ao assunto. :oops:

Toda, mas toda a minha família, inclusivé a minha mulher que é de Aguiar, é de Barcelos, Barrozelas, Durrães, Aguiar, Tamel, Carvoeiro, Ponte de Lima. Eu nasci em Lxa, bem como os filhos ! Tomei a liberdade desta nota, pois que associado ao seu nome tem a indicação de Barcelos. :roll:

Respondendo á sua questão, é assim:
1 - as fontes de energia que põem a mistura de água e amoníaco ( amónia ) a circular são compostas essencialmente por 2 resistências, uma a funcionar a 220 Vac, uma OUTRA a funcionar a 12 Vdc.
2 - existe no caso das AC uma 3ª fonte de calor, que é o gás. Mas digamos que o sistema utiliza uma fonte em detrimento das outras duas, para aquecer o mesmo compartimento.
Aqui vamos cair em conceito de poder calorífico.
Suponhamos que se pretende ter um aquecimento mínimo de 50 Watt no tal compartimento. Se se utilizar a tensão de baterias, teremos 50 Watt / 12 Volt = 4,1 Ampere. Ao fim de 1 hora, retiramos á capacidade da nossa bateria da AC, 4,1 Ampere-hora. Ao fim de 10 horas, despejamos 41 Ah! Isto no pressuposto que a bateria não está a receber carga de compensação.
Se a resistência existente no frigorífico para funcionamento sob tensão da rede pública nacional, for de potência de 50 W, então teremos:
50 W / 220 V = 0,227 A. O contador quase que não se move!
Se utilizarmos o gás, penso que o queimador existente nos frigorificos da AC não consegue debitar mesmo em mínimo de funcionamento uma potência calorífica equivalente aos tais 50 W, debitando sempre mais, o que faz que o processo físico já descrito se desenvolva mais rapidamente e com melhor resultado e rendimento. A explicação é essa. Ressalvo que o valor de 50 W é um valor para exemplo, pois não sei o valor das respectivas resistências, nem tão pouco, o débito do gás.
Talvez se possa diminuir o valor óhmico das resistências, aumentando assim o valor da corrente em Ampéres, e consequentemente um acrescimo de potência. Mas iremos fragilizar o condutor resistivo das resistências, o que poderá originar a interrupção da resistência e consequentemente deixamos de contar com uma fonte de calor para os nossos frigoríficos. Para além dos custos de reparação e substituição, teremos um aumento de corrente eléctrica ( + amperes ), o que em 220 Vac não se torna muito significativo, mas se a resistência for a que trabalha com uma tensão nominal de 12 Vdc, estaremos a diminuir exponencialmente a quantidade de energia das baterias. Comparado com fluidos, temos um tanque com 50 litros e 2 torneiras. Uma debita 10 litros por hora e outra debita 20 litros por hora. Nem vale a pena questionar qual a que esgota mais rapidamente o referido tanque.

Fico a aguardar que me diga se chega ou quer mais uma valente seca sobre o assunto. :lol:

Um abraço
Cumprimentos

Arnaldo Figueiras

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Mensagempor txinho » sexta ago 13, 2010 5:01 pm

Barcelos um dos maiores simbolos de Portugal heheh (o Galo é claro)

Mais uma vez obrigado pela explicação exaustiva, já consegui a resposta que queria, mais pormenorizado seria para eu começar a não perceber nada :lol:. Isso das baterias parece-me interessante tanto para mim como para os outros companheiros como eu que de electrónica nada percebem :oops:.

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Mensagempor Rula » sexta ago 13, 2010 9:00 pm

......normalmemte os frigos das AC's só funcionam com 12vdc, quando o motor do respectivo carro está em funcionamento. Mesmo para evitar esse tal consumo repentino de Amp/h.
Deduzo eu.!!!!
Boas Ruladas. :wink:
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