Amendoeira Escreveu:Boa noite.
A pressão correcta a ser colocada nos pneus deverá ser sempre a recomenda pelo fabricante do carro, neste caso da FIAT.
Temos que nos lembrar sempre que os carros que dão origem as nossas autocaravanas são carros concebidos para trabalho e para andar com carga. Por isso são testados nessas mesmas condições. No manual vai encontrar sempre a pressão recomenda para os pneus com o carro com carga normal e com carga máxima (3,5 ton), que geralmente é o que se aplica ao nosso caso.
A pressão indicada deverá ser sempre aferida a frio, ou seja, sem ter rolado com o carro, uma vez que a pressão indicada já tem em linha de conta as possíveis variações térmicas que possam ocorrer.
Espero ter sido claro e ter ajudado.
Boas viagens a todos.
Fernando Dias Silva Escreveu:Amendoeira Escreveu:Boa noite.
A pressão correcta a ser colocada nos pneus deverá ser sempre a recomenda pelo fabricante do carro, neste caso da FIAT.
Temos que nos lembrar sempre que os carros que dão origem as nossas autocaravanas são carros concebidos para trabalho e para andar com carga. Por isso são testados nessas mesmas condições. No manual vai encontrar sempre a pressão recomenda para os pneus com o carro com carga normal e com carga máxima (3,5 ton), que geralmente é o que se aplica ao nosso caso.
A pressão indicada deverá ser sempre aferida a frio, ou seja, sem ter rolado com o carro, uma vez que a pressão indicada já tem em linha de conta as possíveis variações térmicas que possam ocorrer.
Espero ter sido claro e ter ajudado.
Boas viagens a todos.
Boas
Desculpe companheiro Amendoeira mas não estou de acordo com a relação veículo/pressão, mas sim veículo/tipo pneu adequado/pressão.
Vou explicar. As nossas autocaravanas antes do o serem, são veículos preparados para outras funções, essencialmente de carga. Ora o tipo de pneus que equipam estes veículos na sua origem, nada têem a ver com os pneus posteriormente aplicados e adequados para autocaravana. Assim maior parte das vezes a pressão não é igual para os diferentes pneus e não nos podemos regular com as etiquetas que vêm coladas nos veículos, pois os pneus de origem estavam preparados para outras tarefas.
Assim o mais correcto quando temos que optar na compra de pneus é o tipo de pneu (telas, carga suportada, velocidade suportada, borracha) mais correcto para autocaravana, claro está dentro das medidas de livrete, Só depois disso e mediante o pneu comprado (serve para o pneu que já equipa a AC) é que lhe vamos aplicar a pressão adequada. Como sabemos uma AC anda sempre carregada, isto é, anda sempre com bastante peso, daí, ser aconselhável colocar a pressão mais alta admitida pelo pneu. Esta pressão é verificada no próprio pneu, que em alguns está em bars, outros em psi, ou ambas as coisas, também as marcas poderão ajudar.
Também uso Michelin Camping, e lá está a pressão indicada - 80 psi (5,5 bars), mas companheiros que usem outro tipo e marca de pneu, pelo que já reparei, a pressão é diferente, cerca de 65 psi (+/-). Ora estes pneus nunca poderão aguentar os 80 psi, mesmo que haja algum autocolante a dizer.
Acho que se deve ter cuidado na compra dos pneus, e só depois colocar a pressão correcta própria desses pneus. Nunca é o tipo de carro que recomenda a pressão, mas é o carro que recomenda o tipo de pneu e o pneu em função dos seus valores recomenda a pressão de acordo com o carro onde é aplicado.
Recomendo verificar no pneu os valores máximos de pressão.
Cumprimentos
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