Pressão dos pneus

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Pressão dos pneus

Mensagempor jotex » segunda jun 28, 2010 12:51 pm

Companheiros

Ontem em terras de espanha, na zona de cáceres senti um impacto na traseira seguido dum "estrondo" monumental e de um pequeno despiste que felizmente controlei.
Depois de parar a autocaravana e ainda não refeito do susto fui ver o que se passava e qual o meu espanto tinha o pneu traseiro esquerdo totalmente desfeito ficando só as telas com arame, deixando para trás todo o piso de borracha por mais de cem metros.
Depois de mais de uma hora a substituir o pneu e analisar os danos lá me fiz a estrada e já em Portugal numa area de serviço comentei este meu incidente com dois companheiros de autocaravanas que me aconselharam com este tempo quente devemos enxer os pneus com azoto pois o ar dentro do pneu não aquece.

A minha pergunta é esta: Qual a pressão que me aconcelham para os pneus traseiros e se realmente devem ser cheios com azoto ?, é que não gostaria de passar por este tipo de experiencia novamente.

Nota: o pneu que rebentou era um michelin xt camping e tinha quatro anos com +- 25mKM

Obrigado
Avatar do Utilizador
jotex
 
Mensagens: 171
Registado: terça abr 20, 2010 11:06 pm
Localização: S. João da Madeira

Mensagempor Luis Almeida » segunda jun 28, 2010 1:43 pm

Companheiro Jotex,

A pressão ideal para os pneus deve ser dada pela própria marca. Já efectuou alguma pesquisa nesse sentido?

Em relação ao assunto dos pneus e do azoto, tem aqui um tópico onde se abordou essa questão: http://www.campingcarportugal.com/forum ... 7c0de1acdb

Saudações a todos. :wink:
Luis Almeida

Charneca de Caparica
[ Rimor Europeo 87P ]
Avatar do Utilizador
Luis Almeida
 
Mensagens: 563
Registado: quarta Oct 19, 2005 3:46 pm
Localização: Charneca de Caparica

Mensagempor lino » segunda jun 28, 2010 1:44 pm

Eu uso azoto nos 4 pneus da ac e pela informação que tenho a grande vantagem é não existir variações de temperatura o que faz com que altere a pressão do pneu!
Um dos cuidados que tenho é também quando a AC não está a ser usada ou seja está parada por algum tempo aplico sempre os estabilizadores traseiros para assim não danificar os pneus!
Avatar do Utilizador
lino
 
Mensagens: 145
Registado: quinta jun 25, 2009 8:25 pm
Localização: Albufeira

Mensagempor jotex » terça jun 29, 2010 9:46 pm

Hoje lá fui eu a casa dos pneus montar dois michelin camping à troca de 300 aereos e que o técnico os encheu com 5.5 bar.
Segundo ele e as tabelas que me mostrou seria o máximo aconselhado para as rodas traseiras da fiat ducato, mas continuo intrigado pois no interior da porta do lado do condutor existe um autocolante original da propria fiat e não é essa a pressão que indica.

Algum companheiro já viu esse autocolante?
Avatar do Utilizador
jotex
 
Mensagens: 171
Registado: terça abr 20, 2010 11:06 pm
Localização: S. João da Madeira

Mensagempor Fernando Dias Silva » terça jun 29, 2010 10:08 pm

Boas

Atenção que o autocolante normalmente refere-se aos pneus de origem que equipam o veículo antes de ser transformado em AC.
O ideal é mesmo verificar a pressão máxima e ideal que está indicada nos próprios pneus.

Cumprimentos
Fernando Dias Silva
Ovar - Portugal
Pão de Ló de Ovar......único no mundo.
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Fernando Dias Silva
 
Mensagens: 579
Registado: quinta mar 06, 2008 8:25 pm
Localização: Ovar - Portugal

Mensagempor Amendoeira » terça jun 29, 2010 11:04 pm

Boa noite.

A pressão correcta a ser colocada nos pneus deverá ser sempre a recomenda pelo fabricante do carro, neste caso da FIAT.

Temos que nos lembrar sempre que os carros que dão origem as nossas autocaravanas são carros concebidos para trabalho e para andar com carga. Por isso são testados nessas mesmas condições. No manual vai encontrar sempre a pressão recomenda para os pneus com o carro com carga normal e com carga máxima (3,5 ton), que geralmente é o que se aplica ao nosso caso.

A pressão indicada deverá ser sempre aferida a frio, ou seja, sem ter rolado com o carro, uma vez que a pressão indicada já tem em linha de conta as possíveis variações térmicas que possam ocorrer.

Espero ter sido claro e ter ajudado.

Boas viagens a todos.
Amendoeira
 
Mensagens: 74
Registado: sexta set 12, 2008 8:54 pm
Localização: Azambuja

Mensagempor RicSimoes » terça jun 29, 2010 11:39 pm

Companheiro Jotex,

E já agora qual é a a pressão que vem indicada na sua AC,a diferençaéassim tão grande em relação aos 5,5bar que o montador de pneus aplicou?

um forte abraço

RicSimoes
Leça da Palmeira
RicSimoes
RicSimoes
 
Mensagens: 208
Registado: sexta set 18, 2009 11:34 pm
Localização: Leça da Palmeira

Mensagempor jotex » quarta jun 30, 2010 8:29 am

Companheiro


Foi esse o motivo por eu ter inserido este tópico, pois por aquilo que percebi no dito autocolante é 8 bar o que eu acho um exagero e no dia em que me rebentou o pneu tive oportunidade de conversar com outros companheiros cujos carros também eram fiat ducato 2.5 TD, tinham todos o mesmo autocolante com a indicação da pressão dos pneus, mas não me conseguiram ajudar ficaram tão ou mais baralhados do que eu, dai dizerem que usavam o azoto como ar, etc.

Nota: previsão meteorologica para este fim de semana é VAGA DE CALOR
Avatar do Utilizador
jotex
 
Mensagens: 171
Registado: terça abr 20, 2010 11:06 pm
Localização: S. João da Madeira

Mensagempor jgomes » quarta jun 30, 2010 9:02 am

Bom dia companheiros
Companheiro Jotex, tenho uma Fiat Ducato 2.8. No livrete tem 3 possíveis medidas de pneus, cada qual tem a sua própria pressão.
Utilizo os 215 - 65/15 e ponho sempre 5.0, que foi quem os montou utilizou. Já pedi informações e a marca aconselha a mesma pressão.
Quanto ao azoto, segundo informação depois de os encher com azoto, não mais os pode encher com outra coisa, só esvaziando por completo o pneu e reenchê-lo depois com ar normal.
Um abraço e boas viagens e férias.
Jgomes
jgomes
 
Mensagens: 263
Registado: terça mai 22, 2007 10:37 am
Localização: Jou - Murça

Mensagempor Fernando Dias Silva » quarta jun 30, 2010 11:58 am

Amendoeira Escreveu:Boa noite.

A pressão correcta a ser colocada nos pneus deverá ser sempre a recomenda pelo fabricante do carro, neste caso da FIAT.

Temos que nos lembrar sempre que os carros que dão origem as nossas autocaravanas são carros concebidos para trabalho e para andar com carga. Por isso são testados nessas mesmas condições. No manual vai encontrar sempre a pressão recomenda para os pneus com o carro com carga normal e com carga máxima (3,5 ton), que geralmente é o que se aplica ao nosso caso.

A pressão indicada deverá ser sempre aferida a frio, ou seja, sem ter rolado com o carro, uma vez que a pressão indicada já tem em linha de conta as possíveis variações térmicas que possam ocorrer.

Espero ter sido claro e ter ajudado.

Boas viagens a todos.


Boas

Desculpe companheiro Amendoeira mas não estou de acordo com a relação veículo/pressão, mas sim veículo/tipo pneu adequado/pressão.
Vou explicar. As nossas autocaravanas antes do o serem, são veículos preparados para outras funções, essencialmente de carga. Ora o tipo de pneus que equipam estes veículos na sua origem, nada têem a ver com os pneus posteriormente aplicados e adequados para autocaravana. Assim maior parte das vezes a pressão não é igual para os diferentes pneus e não nos podemos regular com as etiquetas que vêm coladas nos veículos, pois os pneus de origem estavam preparados para outras tarefas.
Assim o mais correcto quando temos que optar na compra de pneus é o tipo de pneu (telas, carga suportada, velocidade suportada, borracha) mais correcto para autocaravana, claro está dentro das medidas de livrete, Só depois disso e mediante o pneu comprado (serve para o pneu que já equipa a AC) é que lhe vamos aplicar a pressão adequada. Como sabemos uma AC anda sempre carregada, isto é, anda sempre com bastante peso, daí, ser aconselhável colocar a pressão mais alta admitida pelo pneu. Esta pressão é verificada no próprio pneu, que em alguns está em bars, outros em psi, ou ambas as coisas, também as marcas poderão ajudar.
Também uso Michelin Camping, e lá está a pressão indicada - 80 psi (5,5 bars), mas companheiros que usem outro tipo e marca de pneu, pelo que já reparei, a pressão é diferente, cerca de 65 psi (+/-). Ora estes pneus nunca poderão aguentar os 80 psi, mesmo que haja algum autocolante a dizer.
Acho que se deve ter cuidado na compra dos pneus, e só depois colocar a pressão correcta própria desses pneus. Nunca é o tipo de carro que recomenda a pressão, mas é o carro que recomenda o tipo de pneu e o pneu em função dos seus valores recomenda a pressão de acordo com o carro onde é aplicado.

Recomendo verificar no pneu os valores máximos de pressão.

Cumprimentos
Fernando Dias Silva
Ovar - Portugal
Pão de Ló de Ovar......único no mundo.
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Fernando Dias Silva
 
Mensagens: 579
Registado: quinta mar 06, 2008 8:25 pm
Localização: Ovar - Portugal

Mensagempor jotex » quarta jun 30, 2010 4:17 pm

Fernando Dias Silva Escreveu:
Amendoeira Escreveu:Boa noite.

A pressão correcta a ser colocada nos pneus deverá ser sempre a recomenda pelo fabricante do carro, neste caso da FIAT.

Temos que nos lembrar sempre que os carros que dão origem as nossas autocaravanas são carros concebidos para trabalho e para andar com carga. Por isso são testados nessas mesmas condições. No manual vai encontrar sempre a pressão recomenda para os pneus com o carro com carga normal e com carga máxima (3,5 ton), que geralmente é o que se aplica ao nosso caso.

A pressão indicada deverá ser sempre aferida a frio, ou seja, sem ter rolado com o carro, uma vez que a pressão indicada já tem em linha de conta as possíveis variações térmicas que possam ocorrer.

Espero ter sido claro e ter ajudado.

Boas viagens a todos.


Boas

Desculpe companheiro Amendoeira mas não estou de acordo com a relação veículo/pressão, mas sim veículo/tipo pneu adequado/pressão.
Vou explicar. As nossas autocaravanas antes do o serem, são veículos preparados para outras funções, essencialmente de carga. Ora o tipo de pneus que equipam estes veículos na sua origem, nada têem a ver com os pneus posteriormente aplicados e adequados para autocaravana. Assim maior parte das vezes a pressão não é igual para os diferentes pneus e não nos podemos regular com as etiquetas que vêm coladas nos veículos, pois os pneus de origem estavam preparados para outras tarefas.
Assim o mais correcto quando temos que optar na compra de pneus é o tipo de pneu (telas, carga suportada, velocidade suportada, borracha) mais correcto para autocaravana, claro está dentro das medidas de livrete, Só depois disso e mediante o pneu comprado (serve para o pneu que já equipa a AC) é que lhe vamos aplicar a pressão adequada. Como sabemos uma AC anda sempre carregada, isto é, anda sempre com bastante peso, daí, ser aconselhável colocar a pressão mais alta admitida pelo pneu. Esta pressão é verificada no próprio pneu, que em alguns está em bars, outros em psi, ou ambas as coisas, também as marcas poderão ajudar.
Também uso Michelin Camping, e lá está a pressão indicada - 80 psi (5,5 bars), mas companheiros que usem outro tipo e marca de pneu, pelo que já reparei, a pressão é diferente, cerca de 65 psi (+/-). Ora estes pneus nunca poderão aguentar os 80 psi, mesmo que haja algum autocolante a dizer.
Acho que se deve ter cuidado na compra dos pneus, e só depois colocar a pressão correcta própria desses pneus. Nunca é o tipo de carro que recomenda a pressão, mas é o carro que recomenda o tipo de pneu e o pneu em função dos seus valores recomenda a pressão de acordo com o carro onde é aplicado.

Recomendo verificar no pneu os valores máximos de pressão.

Cumprimentos



Companheiro Fernando Dias Silva não podia ser mais esclarecedor, obrigado

Cumprimentos
Avatar do Utilizador
jotex
 
Mensagens: 171
Registado: terça abr 20, 2010 11:06 pm
Localização: S. João da Madeira

Mensagempor Luis Almeida » quarta jun 30, 2010 9:17 pm

No caso da minha AC, uma Fiat Ducato de 2007, os pneumáticos que vieram de origem da Rimor são os Continental Vanco Camper, medida 215/70 R15 CP, com uma indicação de 69 psi (cerca de 4,75 bar) de pressão máxima.

Para ajudar à confusão, os mesmos pneus têm gravado uma indicação de que, "atendendo às especiais condições de serviço de uma autocaravana", a pressão máxima pode ir até aos 5.5 bar (cerca de 80 psi). :?

Finalmente, na porta do lado do condutor, um autocolante indica que a pressão aconselhada é de 5,0 bar (cerca de 72,5 psi) nos pneus da frente e 5,5 bar (cerca de 80 psi) nos pneus de trás. :shock:

Um alerta para o cuidado que devemos ter com esta situação e um bom exemplo para ilustrar o que escreveu o companheiro Fernando Dias Silva.

Saudações a todos. :wink:
Luis Almeida

Charneca de Caparica
[ Rimor Europeo 87P ]
Avatar do Utilizador
Luis Almeida
 
Mensagens: 563
Registado: quarta Oct 19, 2005 3:46 pm
Localização: Charneca de Caparica

Mensagempor Amendoeira » quarta jun 30, 2010 10:02 pm

Boa noite a todos.

Venho novamente reforçar aquilo que disse.

Antes de mais queria lembrar que existem autocaravanas sobre carros FIAT, FORD, Mercedes, Renault, Iveco, entre outros, e apenas as FIAT trazem de origem os ditos pneus camping. Todas as outras trazem os pneus normais com quem saem para os mais diversos fins. Relembro também, que termos de veículos comerciais a Ford têm carros homologados até 4.6 ton, a Mercedes se não estou em erro até as 6 ton e a Iveco até as 7.5 ton; e nenhuma trás os pneus camping de origem.

A grande vantagem dos pneus camping é o seu maior reforço lateral, que permite por exemplo:
Períodos longos de imobilização da autocaravana sem deformação dos mesmos;
Menor rolamento em curva.

Contudo esse reforço é dado pela estrutura do pneus em si, e não pela pressão que lhe é colocada. A pressão essa, terá que ser a suficiente para contraria a pressão exercida pelo peso da auto-caravana.

Para dar um exemplo, comprei uma autocaravana em chassis Ford de rodado duplo, que vinha de origem com pneus Bridgestone. Uma vez que sei que infelizmente a mesma vai passar bastante tempo parada, troquei os pneus por uns Michelin Agilis Camping. Na casa de pneus, a pressão colocada foi a recomenda pela Ford, pois são essas as recomendações da Michelin.

Abaixo podem consultar os links de várias marcas de pneus, que fazem todas essa referência:

http://www.pirelli.com.br/web/technology/about-tyres/tyres-advice/car-tyre-infl/default.page

http://www.michelin.co.uk/connected/tyres/learn-share/care-guide/tyre-checking-timeline

http://eu.goodyear.com/po_pt/advice/faqcategories/faqs/inflation.jsp

http://www.bridgestone.eu/bfe/v/index.jsp?vgnextoid=0000000000000000000001_2_1220articleRCRD&vgnextchannel=000000000000000000000000000000000891RCRD

Como podem também ver nos site, a pressão indicada no pneu é a pressão máxima que o mesmo suporta, não querendo dizer com isso que seja a que se deva usar.

Para terminar, gostava de acrescentar que após andar um mês com os pneus na pressão recomendada pela Ford, e após ter lido algo em algum lado(talvez aqui, não sei), mudei para a pressão máxima dos pneus (80 psi). Apenas posso dizer que não andei mais de uma hora com os mesmos assim. A AC ficou incrivelmente desconfortável, não havia uma única marca no solo que eu não sentisse no corpo, ficou extremamente saltitante e mais difícil de controlar em curva.

Mas depois de tudo o que escrevi, gostava também de acrescentar que estou cá para aprender, e se realmente estiver errado as minhas desculpas.

Saudações a todos. e claro boas viagens.
Amendoeira
 
Mensagens: 74
Registado: sexta set 12, 2008 8:54 pm
Localização: Azambuja

Mensagempor majv » quarta jun 30, 2010 11:33 pm

Pela parte que me toca, ando com 5,0 bar á frente e 5,5 bar atraz.
São pneus Camping, e são essas as pressões que vêm recomendadas no livro da Fiat.
Não me queixo do conforto da condução, pois acho-o excelente, e, apesar das 2 viagens já feitas a Marrocos, e consequentes "estradas" e "caminhos" por onde andei... :D :D ...até hoje ainda não tive o azar de furar.
Boas voltas
Avatar do Utilizador
majv
 
Mensagens: 449
Registado: quarta abr 09, 2008 7:34 pm
Localização: Camarate- Loures

Mensagempor ZecaSantos » terça jul 13, 2010 5:32 pm

Boas tardes,

De facto a pressão dos pneus não é das situações menos "conflituosas".

Quando tinha jante 15 e pneus /70, que julgo que é a medida que equipa todas as FIAT, usava 5,0 bar à frente e 5,5 bar atrás como o majav diz, mas entretanto mudei para jante 16 e pneus /75, mantendo sempre os 215, e partir daí a pressão passou a ser de 4,5bar à frente e 5,0 bar atrás, gosto da condução, o desgaste está certo tanto longitudinalmente como transversalmente. Ando sempre com os 3.500kg (às vezes leva mais uns pózinhos).

Saudações Autocaravanistas

Zeca Santos
ZecaSantos
 
Mensagens: 313
Registado: quarta nov 09, 2005 10:01 am
Localização: Salvaterra de Magos

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 62 visitantes