Boas companheiros
Quanto ao problema do ruido na caixa, este pode ser originado por vários factores, alguns deles aqui comentados por companheiros.
Se já algum companheiro passou por esta situação e a reparou, saberá de fonte segura qual a sua origem (ruido), no seu caso já que está disposto a deitar mãos á obra, a melhor forma de descobrir é retirando a caixa de velocidades, a partir daí poderá ver qual a origem.
Estando a caixa retirada:
- começa por ver o estado do rolamento ou casquilho de bronze que se encontra no volante do motor, este rolamento ou casquilho mantem o veio primário da caixa de velocidades alinhado, se existir folga devem ser substituidos ( terá de retirar a embraiagem ).
- de seguida deita a mão só ao veio primário da caixa velocidades e pressione nos 4 sentidos (para cima, para baixo, esqurda e direita), se sentir aí folga podem ser o rolamentos do veio primário a fazer o ruido.
Estando o rolamento ou casquilho do volante do motor com folga origina um desgaste prematuro do rolamento do veio primário, este desalinhamento e folga exagerada do veio primário pode... (atenção digo pode porque até hoje nunca ouvi comentar que tenha acontecido).... originar a quebra do veio primário.
- deve fazer a mesma operação descrita anteriormente para o veio secundário, é o que faz a ligação ás transmissões.
Para proceder á substituição dos rolamentos do veio primário, veio intermediário e secundário terá que abrir o corpo da caixa de velocidades, se tem algum conhecimento de mecânica, sair-lhe-á mais barato reparar a caixa em casa (pelo companheiro ou por um mecânico amigo).
Como já foi referido aqui no tópico irá ser uma operação cara €€€ se o problema for proveniente da caixa (no interior).
Quanto a consumos desconheço, 10 a 13 L aos 100 faz a minha AC (ford) e o meu UMM4x4 por isso já estou habituado