Dicas

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Dicas

Mensagempor oguh » sexta dez 04, 2009 4:44 pm

Iniciei este topico para, se possivel, criar um local onde se pode consultar aquela dica que nos facilita a vida nas ac.
Assim vou deixar uma dica dada por um companheiro que peço desculpa não me lembar do nome. :oops:
A dica é;
Para evitar levar tanto lixo no calçado para dentro da AC, é fazer a volta do tapete de entrada um tapete de caruma.
oguh
 
Mensagens: 64
Registado: terça jun 16, 2009 11:14 am
Localização: Valongo

Mensagempor las2855 » sexta dez 04, 2009 10:56 pm

Caro Oguh,

Muito embora nem tudo seja para facilitar a vida a bordo juntei numas páginas aquilo que fiz e, já agora, é uma AC idêntica à sua.

http://www.speedmedia.pt/cc

Está em francês porque, na altura, participava num forum francês. :roll:
Cordialmente,
las2855
Avatar do Utilizador
las2855
 
Mensagens: 226
Registado: quinta jan 18, 2007 10:59 pm

Mensagempor joaquim » domingo dez 06, 2009 7:51 pm

Boa informação!
Abraço!
Avatar do Utilizador
joaquim
 
Mensagens: 459
Registado: quarta ago 12, 2009 3:24 pm
Localização: Abrantes/Moita

Iluminação de baixo consumo

Mensagempor Dias UMM4x4 » terça jun 22, 2010 1:57 pm

Boas
para evitar estar a abrir um novo tópico irei aqui dar uma dica embora possa não ser novidade para a maioria dos Autocaravanistas.


Na minha AC a iluminação da célula era na totalidade com lâmpadas de filamento de 12V de 15...25...Wats, assim que começou a surgir a iluminação por leds esperei pela melhor oportunidade para iniciar a compra e os testes/alteração.

Neste fim de semana encontrei o que desejava relação/preço/qualidade a um preço aceitavél de 12.95€. É uma lâmpada de 72 leds 12V 6W. Após a sua montagem fiquei satisfeito com a luz que esta radiava, era muito superior em relação á de filamento de 25W.
Brevemente irei substituir as restantes.

O kit é constituido por :
-uma lâmpada de 72 led 12V 6W
-suportes de fixação e parafusos
-fio eléctrico com interruptor e um jack

Resumindo:
Mesmo que aplique 4 lampadas de 72 leds cada e as ligue todas ao mesmo tempo tenho um consumo inferior a 25 W.


[/img]
Dias UMM4x4
 
Mensagens: 52
Registado: segunda jun 14, 2010 4:56 pm
Localização: Sátão - Viseu

Mensagempor ZecaSantos » terça jun 22, 2010 6:05 pm

Companheiros,

Em relação aos leds começa a confusão em virtude da variedade.
Temos em fita autocolante com 4W/m ou 8W/m (cerca de 16.00€/m, para spots com um led=1W ou com 3leds=0,5W (aprox 8.00€/unid), depois temos luz fria ou quente, temos outras cores para efeitos decorativos, temos em fita com leds laterais indicados para degraus, com ou sem protecção, em barra transparente (c/40 ou 100cm), etc.

Daí o cuidado acrescido na compra para saber ao certo qual o tipo de suporte que a AC tem, ou onde se pretente aplicar as fitas.

Saudações Autocaravanistas

Zeca Santos
ZecaSantos
 
Mensagens: 313
Registado: quarta nov 09, 2005 10:01 am
Localização: Salvaterra de Magos

Mensagempor joaquim » terça jun 22, 2010 8:36 pm

Vá lá, ponham ai os nomes dos sitios ou casas onde compraram o material assim bem como as marcas...Digo isto porque anda por ai muito "menino" a viver á custa das lâmpadas de leds...
:oops:
Avatar do Utilizador
joaquim
 
Mensagens: 459
Registado: quarta ago 12, 2009 3:24 pm
Localização: Abrantes/Moita

Mensagempor joaquim » terça jun 22, 2010 8:43 pm

Já que este é um tópico de dicas escuso abrir outro para para me dizerem que "truques" utiliuzam para remover as "toneladas" de mosquitos que se depositam na frente das nossas ACs...? Este fds vim de Vila Real pela A24, 25 e 23 e não vos digo nada, estive 2 horas a tirar cadáveres de mosquitos e afins, por isso se houver por ai num produto milagroso para aplicar antes ou para remover depois façam o favor de dizer... Aceitam-se marcas e nomes de casa, tambem mézinhas e truques caseiros...obg!
cumptos!
Avatar do Utilizador
joaquim
 
Mensagens: 459
Registado: quarta ago 12, 2009 3:24 pm
Localização: Abrantes/Moita

Mensagempor Aleluia » terça jun 22, 2010 10:15 pm

Boa noite, companheiros.
Joaquim, repelente para mosquitos, penso ainda não haver para as AC. :( :(
Posso é arranjar-te uma alternativa para ser máis facil removelos. Passar a frente do carro com polis auto (liquido), que é muito máis facil de aplicar do que se for em cera.
Verás, que os bicharocos ficam lá estateládos na mesma, mas que saem máis facilmente, com agua e uma vassoura.

Boas voltas.
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Avatar do Utilizador
Aleluia
 
Mensagens: 1132
Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm
Localização: Faro - ALGARVE

Mensagempor Dias UMM4x4 » quarta jun 23, 2010 8:25 am

Boas companheiros

Joaquim, eu comprei a minha lâmpada de leds na IZI, certamente o AKI também deve ter, quanto ao nome da marca não tem, na factura apenas vem a ref. nº 162271 Lampada 72 led 12v-6W.
Se me for possivél, ainda hoje tentarei aqui colocar umas fotos.
Dias UMM4x4
 
Mensagens: 52
Registado: segunda jun 14, 2010 4:56 pm
Localização: Sátão - Viseu

Mensagempor joaquim » quarta jun 23, 2010 1:00 pm

Obrigado companheiros Aleluia e Dias...A ideia de encerar a frente da AC parece-me boa, já me tinha lembrado disso...e tenho lá para a garagem um produto bom para isso...Isto parece "minhoquice" mas olhem que os insectos que eu tirei daqueles paineis davam para fazer um arroz bem temperado... :D
cumptos!
Avatar do Utilizador
joaquim
 
Mensagens: 459
Registado: quarta ago 12, 2009 3:24 pm
Localização: Abrantes/Moita

Iluminação de baixo consumo

Mensagempor Dias UMM4x4 » quinta jun 24, 2010 7:54 am

Boas companheiros

Como prometido venho aqui mostrar umas fotos da lampada de leds que montei na minha AC.

Neste caso montei o sistema de leds em paralelo com o original por forma a utilizar o interruptor de ligação, no sistema original retirei a lampada de filamento, passando assim a funcionar só a de leds.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Dias UMM4x4
 
Mensagens: 52
Registado: segunda jun 14, 2010 4:56 pm
Localização: Sátão - Viseu


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 49 visitantes