Conforto e estabilidade - Ajuda

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Mensagempor LPP » domingo nov 08, 2009 2:05 pm

Tenho lido e aparecem com frequência citações de consumos que pela minha experiência de caminhos andados me deixam um tanto ou quanto estupefacto.
Tenho uma capucine Fiat Ducato com o motor 2.8iTD. Normalmente nas minhas viagens ela anda praticamente sempre com o seu peso bruto completo = 3200 kgs. Parti sempre do princípio que se quiser andar muito depressa levo o automóvel. Na autocaravana vou a passear ainda que haja sempre aquela necessidade de uma vez por outra de se ter que adiantar caminho. Na autocaravana a minha velocidade entre locais a visitar pode chegar aos 120 klm ou mais, mas de resto é sempre uma velocidade muito mais baixa que nem sempre corresponde aos melhores consumos. Naturalmente que anda a 130 ou 140 tem que naturalmente ter um consumo muito superior.
Na minha última viagem de 5.060 klms alternando planicies do sul de Espanha com altitudes elevadas incluindo Pirinéus, o consumo cifrou-se em 7,9 litros aos 100. Para esta média há que contar e conta muito o bom aproveitamento da caixa de velocidades.
Saudações caravanistas
Luis Patriarca
LPP
 
Mensagens: 994
Registado: quinta Oct 29, 2009 3:31 pm
Localização: Salgueiro- Carvalhal/Bombarral

Mensagempor caminheiro » domingo nov 08, 2009 2:33 pm

Boa tarde,
O chassis Al-Ko é uma maravilha no que respeita à comodidade na condução, estabilidade e segurança. Como sempre não há bela sem senão:
O chassis é demasiado baixo e por isso nas duas últimas autocaravanas fui progressivamente perdendo o revestimento térmico do depósito de águas cinzentas, a válvula e tubo de descarga do mesmo depósito e por fim a 2º panela do escape. Os elementos colocados abaixo do chassis são facilmente arrancados pelas deformações do pavimento principalmente em estradas de paralelepipedos, estradas de terra com sulcos de rodados, lombas de limitação de velocidade, etc.
No início e no fim de rampas, mesmo de pouca inclinação, a parte traseira do chassis está sempre a roçar no pavimento. Entrar e sair em ferrys é por vezes muito difícil mesmo em diagonal. A minha opinião é de que, mesmo assim, vale bem a pena ter a casinha com rodas assente sobre um chassi Al-Ko. Quem como eu também já teve uma com chassis normal conhece bem a diferença. É bastante grande.
Caminheiro
Avatar do Utilizador
caminheiro
 
Mensagens: 142
Registado: sábado dez 15, 2007 7:22 pm
Localização: Trafaria

Mensagempor RUYMORAIS » segunda nov 09, 2009 3:28 pm

caro companheiro Duarte
como voce diz usa o cruise control , so por ai ja lhe aumenta o consumo

o cruise e bom mas com caixa automatica porque na caixa manual tem tendencia a aumentar o consumo

eu ja tive as duas caixas em carros praticamente iguais e via bem as diferenças quando usava o cruise
Avatar do Utilizador
RUYMORAIS
 
Mensagens: 347
Registado: segunda mar 10, 2008 10:12 pm
Localização: amadora/moinhos da funcheira

Re: Conforto e estabilidade - Ajuda

Mensagempor O Françiou » segunda nov 09, 2009 8:34 pm

Amendoeira Escreveu:Em termos de conforto e estabilidade em andamento, o que é melhor: a Transit de rodado duplo ou Fiat (trata-se de AC novas)?



Boa tarde

Estamos d' acordo para dizer que o chassis ALKO produz um conforto de condução mas mas o problema e nao exista sobre com rodado duplo em propulsão, é um grande problema.
Sabemos todos que o AC tem o seu peso sobre os pneus de trás.
A pergunta do nosso amigo é muito boa

Qual e o melhor uma AC com chassis ALko em tracção ou uma AC com um chassis normal em propulsão

Teve uma AC com chassis ALKO, hoje tenho um AC sobre Mercedes rodado duplo, mas chassis normal.

Goste mais do secundo, :D
sobre os terranos um pouco complicados (neve, terreno ervoso molhado) com a propulsão e mais facile
Cordialmente

O Françiou, era o meu tio chamava-me assim
_________________
Bye
Avatar do Utilizador
O Françiou
 
Mensagens: 173
Registado: segunda jul 16, 2007 7:18 pm
Localização: França

Anterior

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 78 visitantes