Conforto e estabilidade - Ajuda

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Conforto e estabilidade - Ajuda

Mensagempor Amendoeira » segunda nov 02, 2009 1:37 am

Bom dia Companheiros.

Estou a pensar em mudar para uma AC maior (possivelmente perfilada) e gostaria de saber a vossa opinião sobre o seguinte:

Em termos de conforto e estabilidade em andamento, o que é melhor: a Transit de rodado duplo ou Fiat (trata-se de AC novas)?

E já agora, em termos de consumos, alguma dica sobre o consumo das mesmas?

Cumprimentos.
Amendoeira
 
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Mensagempor Mario » segunda nov 02, 2009 8:26 am

Olá

Caro Amendoeira, a opinião que te vou dar é baseada no uso de uma Ac chassi Ford Transit ,rodado duplo, motor 2.4L.

A Ford utiliza uma suspensão (mole) ou seja em termos de conforto sais beneficiado, atendendo a especificidade do veículo parece-me que será a mais adequada, não esperes milagres do eixo traseiro, que utiliza o velhinho mas eficaz conjunto mola de lamina amortecedor com um pisar mais seco.

Se actualmente usas uma ac mais “dura” terás que te habituar a uma condução diferente, pois o adornar em curvas mais apertadas é algo que ao inicio dá a sensação de “entrei com velocidade a mais” mas com a aprendizagem vais conhecendo o comportamento da ac nessas circunstancias.

Quanto ao rodado duplo a minha opinião assenta no facto de poderes usar pressões mais baixas no eixo traseiro o que fará com que a absorção de irregularidades do piso comece logo no primeiro elemento de contacto ,além disso esta versão tem tracção posterior, na minha opinião uma clara vantagem relativamente aos modelos com tracção anterior, maior aderência em situações mais complicadas.

Claro que na altura de comprar pneus são 6!

Quanto aos consumos são fundamentalmente dependentes do tipo de condução efectuada e do tipo de ac, a minha experiência assenta numa “capucine” com
3 metros de altura ;a velocidades de cruzeiro de 95/100 podes contar com 11,5L.

Facto que não posso deixar de referir é a disponibilidade de binário do motor, a versão que equipa a minha ac disponibiliza 375 Nm .

Independentemente da minha opinião formulo desejo de boa compra.
Aquele Abraço

Mário
Mario
 
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Mensagempor Duarte » segunda nov 02, 2009 2:18 pm

Olá bom dia
Companheiro conforto e estabilidade têm um significado: Chassis AL-KO
Eu sou um adepto incondicional do chassis AL-KO pois para alem do chassis ser aligeirado Imagem é mais largo que todos os outros de serie
Imagem e têm um centro de gravidade mais baixo que qualquer outro chassis. A suspensão não se faz com "conjunto mola de lamina amortecedor" mas sim com barras de torsão
Imagem, as rodas também são independentes e com todas estas caracteristicas os golpes de vento são menos sentidos bem como não há adornamento nas viragens.
Para além disso permite-lhe ter o double plancher ou seja chassis duplo que é muito mais eficaz wem termos de isolamento termico bem como ter uma maior arrumação Imagem.

Quanto a marcas do "porteur" são a fiat, a renault e a mercedes usam este tipo de chassis.
A mais comum é a fiat pois fica por um preço mais acessivel, pois não esqueça que só este chassis vai encarecer a AC logo em 10000 €.
Eu para mim não quero Ac's sem serem com o chassis AL-KO, pois acredite que já tive uma sem e esta é a segunda que tenho com este chassis e a diferença em termos de conforto e estabilidade e do dia para a noite.
Note bem que as Ac's a partir de um certo nivel para cima todas usam este tipo de chassis.

Companheiro este tema tem sido largamente discutido e não é pacifico muitas pessoas dizem que não vale a pena pois o novo chassis da fiat também já é rebaixado e alargado, isso é uma verdade mas não são tão alargados como os Al-KO e têm uma coisa que os faz tornar a Ac mais instavel é o referido "conjunto mola de lamina amortecedor" em vez das barras de torsão.
Eu para mim só quero Al-KO.

PS:
Quanto a consumos na minha challenger eden 502 AL-KO altura 2,72m (perfilada com motor fiat 2800 127 cv) tinha um consumo de 11 litros/kms para uma velocidade entre os 115/120. Com a Rapido 9086 integral altura de 2.84m(motor fiat 2300 130 cv 330 nm ) tenho um consumo de 12,5 l/100kms a uma velocidade ao gps estabilizada de 109 kms(115 kms\h no conta quilometros)
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Mensagempor Amendoeira » segunda nov 02, 2009 10:05 pm

Boa noite.

Acredito que sem qualquer margem para dúvidas que o chassis ALKO é o melhor que existe no mercado. ou não estive-se ele reservado ao modelos de topo. E realmente tem um conjunto de características únicas, que traz claras vantagens consigo em diversos factores.

Contudo, o elevado preço do mesmo acaba por ser o seu maior problema (ou o meu...), pois as AC com esse tipo de chassis regra geral custam mais de 60000€ novas, e por enquanto não há disponibilidade financeira para tal.

Actualmente tenho uma perfilada com chassis Ford de rodado simples e tracção a frente, e estou bastante satisfeito com a estabilidade e conforto da mesma. Por isso com a mudança não queria regredir nesse aspecto.

Assim, se alguém já tiver algum experiência com uma mudança parecida, por favor de-me uma ajuda.

Cumprimentos a todos.
Amendoeira
 
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Mensagempor Aleluia » segunda nov 02, 2009 11:33 pm

Boa noite, companheiro Amendoeira.

Quanto á questão levantáda, posso dizer que de momento tenho uma Ford perfilada, sendo o meu carro anterior, uma capuccino Fiat.

- O consumo é inferior.

- No aspecto de condução, a Ford tem mais comodidade do que a Fiat.
Principalmente pelo aspecto focado pelo Mário, em relação aos amortecedores.

- Como motor, gosto muito mais do Ford do que do Fiat.

- Quanto á questão do rodado duplo, não tenho conhecimento prático.
Em conversa com companheiros, com carros de rodado duplo, não têm tido muita sorte. Parece que os pneus rebentam com frequência. Uma das vantagens é, no caso de um furo num pneu, o outro dá para aguentar o carro.

Saudações;
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Mensagempor pressler » quinta nov 05, 2009 1:51 pm

Boa tarde companheiros,
No meio da conversa de homens sobre Acs, vai meter uma mulher o "bedelho"... Ou dar a minha opinião sem o uso de termos técnicos, os quais lamento não saber, mas vou sempre aprendendo!
1º Quando fizemos a exposição de veiculos dentro do forte de Cascais para o MIDAP, eu tive a possibilidade de conduzir todos os veiculos, incluindo um chassi Fiat para AC que trazia duas novidades:
Caixa automatica
Suspensão pneumatica
Em conversa com o vendedor da Fiat confirmei que os chassis que estavam a ser entregues nos construtores de Ac na Europa já tinham obrigatoriamente estes 2 extras de fabrica. Se os fabricantes levam á volta de 1 ano a fazer uma AC, no ano de 2010 já deveremos ter todos os veiculos a chegar a Portugal nestas condições.
2º - Já tive uma AC Fiat Ducato de 2007 com 110cv 2.3 com 5,40m capucine
motor nas subidas sofria imenso tendo que chegar a reduzir para uma 3ª, quando fazia vento o capucine fazia a AC abanar, além de que tinha um chassi alto, mau para dias de vento, mas excelente para rampas, buracos de estrada e declives. Nunca fiz médias de consumo
3º - Tenho uma Roller Team Fiat 3.0cc 156cv 7,35m perfilada
do desempenho em estrada e de motor 5*****, condução mais confortavel que em muitos carros, acabaram-se as dores de ombros e de costas. Dá muito gozo conduzir um veiculo daqueles! Quando está vento e porque do rodado traseiro até ao pára-choques são 2m de garagem, levamos assim uns encontrões na traseira que nos obrigam a tirar o pé do acelarador ou andar aos SSs. O chassi é + baixo e qualquer declive ou degrau faz com que a traseira raspe no chão, pelo que é preciso muito cuidado. O mesmo se aplica ao que eu chamo "o kicking" : ao tirar a AC do estacionamento não posso virar a direcção logo e sair, pois a traseira vira para o lado contrário podendo levar atrás - muros, postes ou outros veiculos. Nas curvas apertadas a manobra faz-se mais ao tipo "camionista": á larga, rodando para 1 lado para se virar para o outro, inclusivé porque fico sem visibilidade para a janela do pendura e não vejo quem vem daquele lado. :shock:
Os consumos variam conforme a estrada e a minha pressa de chegar ao destino, mas vão dos 9L aos 80/90km/h para 10... em auto-estrada.
Fiz 3000kms em Agosto no norte de Espanha, picos europa, França
MEDIA 9,1L !!! :wink:
Creio que o que ia estragando as medias foram uma filas de "pára-arranca" em Biarritz... :roll:
Sou da opinião que a segurança na estrada é sempre relativa, mesmo que tenhamos o melhor carro do mundo! Muita, muita atenção à estrada, nunca confiar que os outros condutores vão fazer a manobra certa e parar nos sinais e semáforos (prevenir para não remediar) e perante um objecto na estrada reduzir de caixa subindo a embraiagem e carregando no travão!!! Deste modo a burra trava com as patas traseiras e nós não saimos a voar projectados por cima da cabeça da bicha!(desculpem a descrição e o exemplo dado). Não podemos esquecer que levamos nas mãos um veiculo sempre carregado na sua capacidade máxima...
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Mensagempor Luis Almeida » quinta nov 05, 2009 9:38 pm

Caro companheiro Amendoeira,

Apesar da minha anterior AC ter motorização Ford, não tenho experiência com a nova geração desse motor.
Da troca de impressões com outros companheiros, fico com a ideia de que se trata também de uma excelente opção.
Deixe-me aliás dizer-lhe que num dos primeiros testes realizados entre autocaravanas com motorização Ford e Fiat, os dois modelos sairam praticamente empatados.

Da minha antiga AC, apenas lhe posso dizer que o rodado duplo representa seguramente uma vantagem, sobretudo no caso de rebentamento de um dos pneus (apesar de não ser exacto que "os pneus rebentam com frequência").

Actualmente tenho uma AC com motorização Fiat, e só dessa posso deixar aqui algumas impressões.

É verdade que ao nível do chassis, a Al-Ko é efectivamente uma referência mas a verdade também é que o novo chassis especial Camper, da Fiat, veio alterar um pouco essa realidade.
Trata-se de um chassis especialmente concebido para as autocaravanas, mais largo e leve, com um baixo centro de gravidade, o que resulta num conjunto bastante estável e de muito agradável condução.

No caso da minha AC, o motor é o multijet, 16 válvulas, de 130cv.
Tem uma boa capacidade de resposta e um consumo que facilmente consigo manter abaixo dos 10l aos 100km.

Os bancos são bastante confortáveis, mesmo no final de tiradas mais prolongadas.

Para concluir, deixe-me referir o serviço Fiat Camper Assistence, que através de um número único para toda a Europa, disponível 24 horas por dia, nos garante uma assistência especializada em veículos Ducato.
Luis Almeida

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Mensagempor O Françiou » sexta nov 06, 2009 8:05 am

Luis Almeida Escreveu:É verdade que ao nível do chassis, a Al-Ko é efectivamente uma referência mas a verdade também é que o novo chassis especial Camper, da Fiat, veio alterar um pouco essa realidade.
Trata-se de um chassis especialmente concebido para as autocaravanas, mais largo e leve, com um baixo centro de gravidade, o que resulta num conjunto bastante estável e de muito agradável condução.


Bom dia

Aqui esta escrito tudo o que eu queria dizer, mas nao sei escrever corretamente :oops:
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Mensagempor Duarte » sexta nov 06, 2009 8:25 pm

O Françiou Escreveu:
Luis Almeida Escreveu:É verdade que ao nível do chassis, a Al-Ko é efectivamente uma referência mas a verdade também é que o novo chassis especial Camper, da Fiat, veio alterar um pouco essa realidade.
Trata-se de um chassis especialmente concebido para as autocaravanas, mais largo e leve, com um baixo centro de gravidade, o que resulta num conjunto bastante estável e de muito agradável condução.


Bom dia

Aqui esta escrito tudo o que eu queria dizer, mas nao sei escrever corretamente :oops:


Olá
O chassis fiat melhorou muito sem dúvida mas não foi directo ao grande problema que é o "conjunto mola de lamina amortecedor" em vez das barras de torsão, isso faz logo com que continue com instabilidade quando curva e quando sofre alguns golpes de vento. Foi ai que o chassis Fiat Camper pecou para além da sua resistencia não ser tão boa como o AL-KO.

Para ver realmente a diferença temos que conduzir um e outro e acreditem ( isto sem querer puxar a brasa á sardinha de qualquer marca) a diferença no ( como dizem os Franceses no "Tenue de Route") é enorme.

Como disse anteriormente o assunto não é pacifico mas não há fumo sem fogo e as "Carthago, Frankia, Concorde e companhia" não abdicam deles por alguma razão, agora para nós tugas a diferença dos 10000€ que custa a mais dói lá isso doi. :twisted:

São opiniões, respeito todas, mas nesta em particular sou teimoso não abdico do AL-KO :twisted:

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Mensagempor O Françiou » sábado nov 07, 2009 5:23 pm

Duarte Escreveu:como disse anteriormente o assunto não é pacifico mas não há fumo sem fogo e as "Carthago, Frankia, Concorde e companhia" não abdicam deles por alguma razão,


Boa tarde

Carthago et Concorde sao marquas de alta gamma, mas os modelos de luxo de essas marquas, nao usem o chassis ALKO porque nao existe sobre Iveco,Man o Mercedes

Mercedes sai este ano , a pouco meses um modelo montado com o chassis ALKO, par a primeira vez.
a uniqua marqua que comercialisa uma Ac com Mercedes e chassis Alko e le Voyageur, nao conheuco outra, mas se o senhor conheco outra marqua, pode me indicar, por que eu nam teno a pretencao de saber tudo

Obrigado et desculpe para o meu Portuges
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Mensagempor Paulo » sábado nov 07, 2009 8:29 pm

Caro Françiou, estás a ficar com um português excelente!!

Aguardemos a explicação do Duarte.

Abraço,
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Mensagempor Amendoeira » sábado nov 07, 2009 11:48 pm

Boa noite.

Agradeço a todos as respostas dadas até agora, e pelo que vejo a FIAT leva a vantagem na parte do chassi.

Penso que em termos de motor não deverá haver grande diferença entre elas, mas nos consumos se calhar rodado duplo aumenta os consumos da Ford.

As viagens que faço, regra geral são tiradas grandes, e como tal queria ter um carro confortável e económico (dentro do que numa auto-caravana diz respeito claro).

Actualmente a Ford 2.2 TdCi de 140 Cv que tenho é muito confortável, e a velocidade de cerca de 80 km/h faz cerca de 8.4 l/100 km, e na casa dos 90/100 km/h consome cerca de 9/9.5 l/km.

Assim, só queria perceber qual dos carros seria mais fácil manter o conforto e estes valores.

Quanto a Mercedes com chassis ALKO, já existe também a Brustner Aero.

Cumprimentos a todos!
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Mensagempor Duarte » domingo nov 08, 2009 12:08 am

Olá companheiro O Françiou
Duarte Escreveu:Quanto a marcas do "porteur" são a fiat, a renault e a mercedes usam este tipo de chassis.

Se reparou bem no meu post eu disse que só as fiat, as mercedes e as Renault é que têm chassis AL-KO as MAN e as Iveco não têm.
Se tomar atenção basta ir ao site http://www.carthago.com/ e constata que toda a gama Chic C, E, S tem Fiat e AL_KO se não acreditar abra este pdf e vai ver que tenho razão : http://www.carthago.com/uploads/tx_mrca ... ndd_04.pdf

Até a Mercedes Benz minha marca de eleição em termos de veiculos, percebeu a necessidade de ter um chassis AL-KO e como não conseguiu construir algo parecido pediu á AL-KO que construissem um para eles, não sei se sabe mas o problema dos chassis campingcar da mercedes é que partiam o conjunto lamina mola muitas vezes.

Eu proprio tenho duas Mercedes sprinter e para que não adornassem nas curvas tive que lhes adaptar barras estabilizadoras.

As novas concorde ligeiras também têm chassis Alko e porteur fiat.
As Frankias também têm constate aqui --> http://www.frankia.de/xist4c/web/downlo ... =754126107

Também as Hymer, Rapido, Burstner nas suas classes melhores têm o tal AL-KO por alguma razão é :twisted: :idea:

É só uma questão de navegar um pouco pela net e atualizar-se em termos de novidades e vai perceber do que escrevo.

Por ultimo fico muito contente que escreva em Português e peço-lhe que continue sempre a tentar pois vai ver que com a continuação vai melhorar de dia para dia pois eu se estivesse em França se calhar não fazia melhor do que você companheiro :D


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Mensagempor Duarte » domingo nov 08, 2009 1:04 am

Amendoeira Escreveu:

Actualmente a Ford 2.2 TdCi de 140 Cv que tenho é muito confortável, e a velocidade de cerca de 80 km/h faz cerca de 8.4 l/100 km, e na casa dos 90/100 km/h consome cerca de 9/9.5 l/km.


Companheiro desde que tenho AC nunca fiz nada desse consumos, pois nunca tive uma Ford, como lhe disse no outro post

Duarte Escreveu:Quanto a consumos na minha challenger eden 502 AL-KO altura 2,72m (perfilada com motor fiat 2800 127 cv) tinha um consumo de 11 litros/kms para uma velocidade entre os 115/120. Com a Rapido 9086 integral altura de 2.84m(motor fiat 2300 130 cv 330 nm ) tenho um consumo de 12,5 l/100kms a uma velocidade ao gps estabilizada de 109 kms(115 kms\h no conta quilometros)

se calhar mesmo o mais económico é mesmo essa Ford pois acredite que a mais economica que tive foi a fiat 2.8 jtd de 127 cv que me fazia uma média geral de 11 litros com uma perfilada. Ainda á poucos dias falei com um companheiro que tem uma rápido parecida á minha e perguntei-lhe qual era a média e ele disse-me que era de 9-10 litros e eu achei estranho pois eu mesmo a 100 e com o cruise control ligado na minha Rapido nunca consegui fazer menos de 12,5 litros e constatei que de alguma forma o pessoal tem tendência a dizer que as suas AC'S gastam menos do que realmente gastam, ou se calhar sou eu que tenho um pé mais pesado do que os outros companheiros.
Posso lhe dizer que quando fui ao encontro a Lamego saí do Algarve pelas 19:00 horas e cheguei a Lamego pelas 01:10 com duas paragens pelo caminho e quando cheguei a Lamego tinha 14,9 litros de média no computador de bordo, por isso fico espantado com esses valores que me fala, e se isso é verdade então o companheiro já têm um veiculo muito económico
Também tenho 2 Mercedes Sprinter uma 2.9 intercoooler de 129 cv e outra 2,7 CDI de 156 CV ( Carros para viagens ao Além) e nunca consegui fazer menos de 12 litros com elas :cry: por isso acho estranho todos esses valores que os companheiros apresentam não querendo dizer de alguma forma que os companheiros não consigam fazer essas médias ou então sou eu que não sei o segredo de fazer consumos baixos e tenho mesmo o meu pé pesado :evil: :twisted: :evil: .
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Mensagempor Amendoeira » domingo nov 08, 2009 11:27 am

Boas!

Esses consumos que eu digo são obtidos tendo cuidado na condução. Nunca puxar muito pelas mudanças, mudar na altura certa para ela continuar com força, ter cuidado nos arranques e todo esse tipo de coisas.

Acho que sinceramente a Ford tem um motor com muita força, pois em sexta dá praticamente para tudo. Consigo andar em sexta na casa dos 75 km/h.

Contudo quando piso o pé ela também gasta. Ainda no verão quando fui a França, de Santarém até Espanha, a uma media de 130/140 km/h (sem baixar dos 100 km/h nas subidas da A23) fiz uma média de 14.9 l/100.

Note-se que se trata de um carro pequeno e não muito pesado (tem 6.76 m e pesa em vazio cerca de 2850 kg).
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