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Mensagempor psalreta » terça Oct 27, 2009 11:22 pm

Boas. Estou a pensar trocar os pneus da minha AC. Ela tem ainda de origem os Michelin XC Camping, pesquisei vários locais e várias marcas e a opção mais em conta, não saíndo dos pneus especificos para autocaravana, foram os Pirelli Chrono Camper, por 520€ os 4. (montagem, equilibragem e valvulas incluidas) Serão estes uma boa opção? Algum companheiro os tem instalados na AC? Em relação aos Continental Vanco Camper, nos locais onde procurei ninguém os tinha disponiveis, pelo que não sei o seu preço. A medida que necessito é 215/70/15. Agradeço a quem puder ajudar.
Paulo J. Salreta
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Mensagempor JorgeUMM » quinta Oct 29, 2009 3:05 pm

Boa tarde Companheiro

Acredito que esta minha resposta ao tópico por si aberto o vá defraudar, uma vez que mais do que dar respostas eu coloco questões.
Quem é novo nestas andanças tem necessariamente um longo percurso de aprendizagem a percorrer. É, obviamente o meu caso.
O que me chamou a atenção no tópico, foi o facto de eventualmente existirem pneus "específicos" para a prática do autocaravanismo. A ser verdade, eu desconheço em absoluto tal facto. Assim, o que gostaria de saber era:
1- Se é verdade a minha anterior afirmação;
2- Sendo airmativa resposta, qual as principais vantagens na sua aquisição.
Um agradecimento antecipado, pelas elucidações que estou em crer vão aparecer.

Obrigado e
Boas Curvas ...
Jorge Figueiredo
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Mensagempor Luis Nascimento » quinta Oct 29, 2009 5:41 pm

Efectivamente existem pneus vocacionados para as Autocaravanas. São pneus com um maior número de telas e preparados para suportar as pesadas cargas das AC por longos períodos de imobilização sem se deformarem.
Isto é o que dizem os fabricantes, se é treta ou não, isso já não sei.

Cumps,
Luis
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Mensagempor Mario » quinta Oct 29, 2009 8:48 pm

OLá

Efectivamente o que os fabricantes dizem não é treta.

Um pneu é desenvolvido especificamente para as cargas e índices de velocidade a que se destina, é precisamente por esse facto que se verificarem o livrete ou o doc único da vossa viatura está lá o tipo de pneu que devem usar,o desrespeito pelas características assinaladas é motivo suficiente para "vermelho" na inspecção técnica .

Entre outros o pneu deve ser encarado como elemento de segurança .

A esmagadora maioria de nós viaja de Verão,muitos farão muitas horas de condução até aos destinos mais longínquos sob temperaturas elevadas,na meseta ibérica é fácil encontrar temperaturas acima dos 40 graus, o pavimento facilmente ultrapassará os 50 graus,portanto se assim o entenderem, não descurem as borrachas que usam nas acs,esse será um erro que poderá trazer consequências nefastas .

Já que se fala de pneus não esqueçam as válvulas,são pequenas e facilmente as ignoramos,as de borracha têm a particularidade como passar dos anos,partirem na ligação com a jante,consequência,esvaziamento do pneu quase instantâneo (perigoso) .

Devem ser metálicas,normalmente só vêm instaladas quando as pressões de uso são superiores a 4,5 bar, é recomendável a sua montagem mesmo quando as pressões recomendadas são menores.
Aquele Abraço

Mário
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Mensagempor JorgeUMM » sexta Oct 30, 2009 11:01 am

Boas Companheiros

Face ao que ficou dito, nomedamente

"Um pneu é desenvolvido especificamente para as cargas e índices de velocidade a que se destina, é precisamente por esse facto que se verificarem o livrete ou o doc único da vossa viatura está lá o tipo de pneu que devem usar,o desrespeito pelas características assinaladas é motivo suficiente para "vermelho" na inspecção técnica"

fui verificar o livrete da minha AC, e o que consta são paenas e só as medidas averbadas.
Assim, solicitava informação adicional, em particular quais as recomendações de pneus a comprar, uma vez que o tenho que que fazer em breve.
A minha AC é uma Fiat Ducato 1.9 TD modelo Sky.
Os meus sinceros agradecimentos.
Boas curvas
Jorge Figueiredo
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Mensagempor fluis » sexta Oct 30, 2009 3:02 pm

Boa tarde,

Nestas coisas de segurança não se deve nunca descurar.
Na minha opinião, sempre que haja disponível a versão camping para a medida usada pela AC, deve-se optar pelos mesmos sem hesitar.
Apesar de haver muita gente a utilizar os pneus comerciais para a sua AC (pode fazer-se já que o índice de carga do pneu o permite), a principal vantagem dos campings em relação a estes últimos como já aqui alguém referido, é terem a estrutura reforçada para melhor suportarem os maiores tempos de imobilização com a carga a manter-se constantemente próximo do valor máximo.
Já as condições de utilização, de um veículo comercial são diferentes, alternando percursos com a carga máxima, com outros de circulação em condições de vazio ou quase e tempos de imobilização curtos.

Para a medida usada pela minha Ac, não existe disponível a gama camping. Coincidência ou não, já tive alguns problemas com os mesmos.
Fernando Luís
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