por Mario » quinta Oct 29, 2009 8:48 pm
OLá
Efectivamente o que os fabricantes dizem não é treta.
Um pneu é desenvolvido especificamente para as cargas e índices de velocidade a que se destina, é precisamente por esse facto que se verificarem o livrete ou o doc único da vossa viatura está lá o tipo de pneu que devem usar,o desrespeito pelas características assinaladas é motivo suficiente para "vermelho" na inspecção técnica .
Entre outros o pneu deve ser encarado como elemento de segurança .
A esmagadora maioria de nós viaja de Verão,muitos farão muitas horas de condução até aos destinos mais longínquos sob temperaturas elevadas,na meseta ibérica é fácil encontrar temperaturas acima dos 40 graus, o pavimento facilmente ultrapassará os 50 graus,portanto se assim o entenderem, não descurem as borrachas que usam nas acs,esse será um erro que poderá trazer consequências nefastas .
Já que se fala de pneus não esqueçam as válvulas,são pequenas e facilmente as ignoramos,as de borracha têm a particularidade como passar dos anos,partirem na ligação com a jante,consequência,esvaziamento do pneu quase instantâneo (perigoso) .
Devem ser metálicas,normalmente só vêm instaladas quando as pressões de uso são superiores a 4,5 bar, é recomendável a sua montagem mesmo quando as pressões recomendadas são menores.
Aquele Abraço
Mário