por caminheiro » quarta Oct 07, 2009 6:00 pm
Boas Luis,
Um consumo de 140A é já algo incomum para ser alimentado a partir de baterias numa autocaravana.
Um conversor de grande potência é sempre ligado directamente ás baterias.
Os alternadores das autocaravanas são geralmente de 80 ou 120A embora também haja de 160A, segundo creio.
Se o seu alternador fôr de 80A e tiver 2 baterias em paralelo, o que o alternador não fornece tem que ser suprido pelas baterias, debitando cada uma 30A. Isto no caso de pôr o motor a trabalhar antes de ligar a máquina. No caso de não querer pôr o motor a trabalhar deverá têr 3 baterias e um conversor de 2.000W. Acho que é preferível mudar de máquina.
O ideal, na minha opinião, é que o alternador por si só seja capaz de debitar a corrente necessária para alimentar a máquina de café para que nada seja sugado ás baterias, ou seja, um alternador de 120A, que a máquina de café seja da menor potência possível (1.200W), que o conversor seja de 1.500W e de onda sinusoidal e por fim, que tenha 2 baterias na célula. Com esta configuração já pode fazer alguns cafés sem pôr o motor a trabalhar, embora isso constitua um rombo para as baterias, não só pelo consumo mas principalmente pela violência da descarga (50A cada uma durante 4 a 6 minutos). Isto significa que se vai embora 17% da energia disponível em 2 baterias de 80Ah.
Isto de têr café espresso a bordo sai caro.
Boa sorte e bons cafés
Caminheiro