Um bom café espresso

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Um bom café espresso

Mensagempor caminheiro » sexta Oct 02, 2009 9:14 pm

Aos companheiros apreciadores de bom café
Boa Noite
Não dispenso um bom café espresso várias vezes ao dia e exceptuando em Itália e Portugal, temo-lo mau ou muito mau. Para não me privar, equipei a autocaravana com uma máquina Nespresso e com um conversor suficientemente potente para a alimentar. Para que as baterias não sofram muito, ponho o motor a trabalhar antes de ligar a máquina de café. Não o posso fazer á noite para não incomodar, com o barulho do motor, os companheiros que estejam próximos.
O consumo eléctrico de uma máquina espresso é muito grande para aquecer a água mas relativamente pequeno para o funcionamento do compressor. Assim, a máquina ideal para a autocaravana seria uma máquina Nespresso em que se pudesse introduzir água previamente aquecida no fogão, não sendo assim necessário um conversor potente, nem as consequentes descargas torrenciais das baterias, nem a necessidade de pôr o motor a trabalhar.
Há por aí algum companheiro que já tenha modificado, considere modificar ou saiba como alterar uma máquina Nespresso para a compatibilizar com as autocaravanas ?
Caminheiro
Avatar do Utilizador
caminheiro
 
Mensagens: 142
Registado: sábado dez 15, 2007 7:22 pm
Localização: Trafaria

Mensagempor ventura » sexta Oct 02, 2009 10:04 pm

Olá boa noite, não sabendo responder á sua perguntar venho pôr duas questões, qual a potência do seu conversor para poder aguentar com a maquina do café e desconhecia o facto de se poder ligar qualquer aparelho de 220v ao conversor estando o motor da AC a trabalhar, isso é possivél.
Bons passeios com muita côr.
ventura
 
Mensagens: 115
Registado: terça abr 21, 2009 9:35 pm
Localização: Lisboa

Mensagempor caminheiro » sexta Oct 02, 2009 10:49 pm

Boa noite companheiro Ventura,
A máquina de café consome 1200W e é alimentada pelo conversor que entrega 220V. Isto significa que o conversor a 12V consome aprox. 100A.
Estando o motor a trabalhar teremos o alternador, as baterias (2 na célula) e a carga (o conversor), tudo em paralelo. O alternador tem capacidade de debitar mais que 100A e as baterias tem muita dificuldade por serem baterias de descarga lenta. Assim, a corrente de alimentação sai de onde é mais fácil sair, ou seja do alternador por este ter menor resistência interna, ficando as baterias pouco ou nada intervenientes. Se o companheiro acender as luzes do seu carro com o motor parado elas terão menos brilho do que quando põe o motor a trabalhar donde, é o alternador que mais facilmente aguenta a carga e não importa que sejam luzes ou um conversor.
O meu conversor é de 1000W puramente sinusoidal. Sendo a potência do conversor inferior ao consumo este consegue aguentar a sobrecarga desde que não se tirem mais que 3 cafés seguidos.
Caminheiro
Avatar do Utilizador
caminheiro
 
Mensagens: 142
Registado: sábado dez 15, 2007 7:22 pm
Localização: Trafaria

Mensagempor Luis Nascimento » quarta Oct 07, 2009 2:54 pm

Esta da máquina do café interessa-me muito, eu também tenho uma na minha AC e só posso tirar cafés quando estou ligado aos 220V. Digamos que é uma máquina muito viajada mas com pouca utilização.
Onde é que se liga o conversor?
Penso que a minha Nespresso tem uma potência de 1700W. Se ligar um conversor de 1700W, penso que temos um consumo de 140 amp. Será que o sistema aguenta?

Cumps,
Luis
Imagem

HYMER 544
Avatar do Utilizador
Luis Nascimento
 
Mensagens: 165
Registado: sábado nov 15, 2008 12:38 am
Localização: Leiria

Mensagempor caminheiro » quarta Oct 07, 2009 6:00 pm

Boas Luis,
Um consumo de 140A é já algo incomum para ser alimentado a partir de baterias numa autocaravana.
Um conversor de grande potência é sempre ligado directamente ás baterias.
Os alternadores das autocaravanas são geralmente de 80 ou 120A embora também haja de 160A, segundo creio.
Se o seu alternador fôr de 80A e tiver 2 baterias em paralelo, o que o alternador não fornece tem que ser suprido pelas baterias, debitando cada uma 30A. Isto no caso de pôr o motor a trabalhar antes de ligar a máquina. No caso de não querer pôr o motor a trabalhar deverá têr 3 baterias e um conversor de 2.000W. Acho que é preferível mudar de máquina.

O ideal, na minha opinião, é que o alternador por si só seja capaz de debitar a corrente necessária para alimentar a máquina de café para que nada seja sugado ás baterias, ou seja, um alternador de 120A, que a máquina de café seja da menor potência possível (1.200W), que o conversor seja de 1.500W e de onda sinusoidal e por fim, que tenha 2 baterias na célula. Com esta configuração já pode fazer alguns cafés sem pôr o motor a trabalhar, embora isso constitua um rombo para as baterias, não só pelo consumo mas principalmente pela violência da descarga (50A cada uma durante 4 a 6 minutos). Isto significa que se vai embora 17% da energia disponível em 2 baterias de 80Ah.

Isto de têr café espresso a bordo sai caro.

Boa sorte e bons cafés
Caminheiro
Avatar do Utilizador
caminheiro
 
Mensagens: 142
Registado: sábado dez 15, 2007 7:22 pm
Localização: Trafaria

Mensagempor siroco » quarta Oct 28, 2009 9:46 am

Esta consome pouco... :wink:

http://shop.handpresso.com/en/index.php?act=detail&id=1&no_page=0

Imagem

Quem tiver curiosidade pode ver aqui fotografias da sua utilização num forum espanhol:

http://www.furgovw.org/index.php?topic=156516.0
Avatar do Utilizador
siroco
 
Mensagens: 307
Registado: terça abr 15, 2008 9:25 am
Localização: Sintra

Mensagempor lino » quarta Oct 28, 2009 8:47 pm

Muito porreiro mesmo!
Pra quem não passa sem o seu cafè!
Avatar do Utilizador
lino
 
Mensagens: 145
Registado: quinta jun 25, 2009 8:25 pm
Localização: Albufeira

Mensagempor caminheiro » quarta Oct 28, 2009 9:56 pm

Boa noite

Já alguém comprou?
Que tal?
Onde se compram as pastilhas?

Caminheiro
Avatar do Utilizador
caminheiro
 
Mensagens: 142
Registado: sábado dez 15, 2007 7:22 pm
Localização: Trafaria

Mensagempor siroco » quinta Oct 29, 2009 11:54 am

caminheiro Escreveu:Onde se compram as pastilhas?

Caminheiro


Em qualquer super/hiper, são as banais ESE, não tem nada a ver com nespresso ou deltaq. Há muitas máquinas expresso "universais" que as aceitam.
Avatar do Utilizador
siroco
 
Mensagens: 307
Registado: terça abr 15, 2008 9:25 am
Localização: Sintra

café expresso

Mensagempor fnunes » sexta Oct 30, 2009 10:53 pm

Boas a todos

Mas parece-me que a resposta ficou incompleta,
Afinal onde se compra em Lisboa (endereço s.f.f.) essa máquina de café aqui anunciada?
Os meus agradecimentos
FNunes
ADRIA-680 SPL
Avatar do Utilizador
fnunes
 
Mensagens: 105
Registado: quarta nov 23, 2005 2:40 pm
Localização: Quinta da várzea-Camarate

Re: café expresso

Mensagempor siroco » sábado Oct 31, 2009 11:53 am

fnunes Escreveu:Boas a todos

Mas parece-me que a resposta ficou incompleta,
Afinal onde se compra em Lisboa (endereço s.f.f.) essa máquina de café aqui anunciada?
Os meus agradecimentos
FNunes


Que eu saiba não se vende em Lisboa, só na loja já aqui postada e eventualmente no ebay.

Também já há versão para café moido para quem não gosta de pastilhas:

http://shop.handpresso.com/en/index.php?act=detail&id=13&no_page=0
Avatar do Utilizador
siroco
 
Mensagens: 307
Registado: terça abr 15, 2008 9:25 am
Localização: Sintra

maq. café não expresso!!!

Mensagempor fnunes » domingo nov 01, 2009 12:11 am

Boas!! companheiros.

Pelo que escreve o companheiro Siroco, a cuja "bomba de café" não se encontra nas prateleiras dos super(s).
Espero, que a demora não, não me faça mudar de ideias, para a poder adquirir pela via normal.
Os meus agradecimentos
Fnunes
ADRIA-680 SPL
Avatar do Utilizador
fnunes
 
Mensagens: 105
Registado: quarta nov 23, 2005 2:40 pm
Localização: Quinta da várzea-Camarate

Mensagempor Maximino Santos » quinta nov 05, 2009 10:20 pm

Companheiros: como diz o Siroco entrei no endereço que ele diz,
fiz a encomenda, paguei por multibanco e passado sete dias já tenho
a maquina em meu poder, podem encomendar sem receio.
A maquina é optima.
Cumprimentos
Maximino Santos
Maximino Santos
 
Mensagens: 22
Registado: terça fev 28, 2006 11:25 pm
Localização: Pêso da Régua

Mensagempor caminheiro » sábado nov 14, 2009 5:51 pm

Olá companheiros,
Continuo indeciso sobre a compra da maquineta de bombar (handpresso) porque ainda não consegui encontrar nas grandes superfícies pastilhas ESE. Encontro sim muitas pastilhas de variadas marcas, para máquinas espresso caseiras, sem qualquer referência ESE. Alguém sabe se as pastilhas comuns, que se vendem em qualquer super, funcionam bem na handpresso ?
O companheiro Maximino Santos usa pastilhas ou café a granel moído?
Qualquer esclarecimento será bemvindo.
Caminheiro
Avatar do Utilizador
caminheiro
 
Mensagens: 142
Registado: sábado dez 15, 2007 7:22 pm
Localização: Trafaria

Mensagempor Maximino Santos » domingo nov 15, 2009 6:14 pm

Boa Noite Caminheiro:

As pastilhas que uso são do super mercado, compro da sical,
porque gosto mais, mas qualquer umas dá, desde que seja em pastilhas.

Recomendo
Cumprimentos
Maximino Santos
Maximino Santos
 
Mensagens: 22
Registado: terça fev 28, 2006 11:25 pm
Localização: Pêso da Régua

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 31 visitantes

cron