Frigorifico - deixou de funcionar a gaz

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Mensagempor Chip » terça Oct 13, 2009 7:06 pm

Boa noite

É, depois de saber é fácil, sempre assim foi.

O amigo Françiu deu as dicas todas com informação online. É só seguir os passos.

Agora o mais dificel é a borracha da porta. Eu ainda estou á procura é de uma borracha para a porta, tenho andado a por cola onde esta rompe. Os tipos só vendem a porta completa.

Cumprimentos
UM ABRAÇO
Avatar do Utilizador
Chip
 
Mensagens: 63
Registado: domingo Oct 12, 2008 9:09 pm

Mensagempor fnunes » terça Oct 13, 2009 10:13 pm

boas a todos

Pois eu tive um problema quase idêntico ao do companheiro Vitorino.
Mas a deficiência continua após a limpeza de toda a tubagem, da chaminé e substituição do gigler.
Os gases de quema, incomodam ,não só a mim(famíla) mas também aos companheiros, que estejam por perto.
Note-se que neste momento estou nanutilizar o butano.
Trata-se de um frigorifico Dometic com congelador separado.
Estouna a pensar muito seriamente, em mudar para o propano, mas não sei se resovo o problema.
A ulltima bilha de butano durou apenas 2 semanas e quando tinha aprox. 1/4 de gás tive de a substituir por uma cheia/(nova) e foi assim que o frigorifico funcino/a.
Mas estou com dúvidas na mudança, apesar do redutor/pressostato ser de 300mbars.
Espero as vossas sugestões /conselhos.
Os meus agradecimentos.
Fernando Nunes
ADRIA-680 SPL
Avatar do Utilizador
fnunes
 
Mensagens: 105
Registado: quarta nov 23, 2005 2:40 pm
Localização: Quinta da várzea-Camarate

Mensagempor Aleluia » terça Oct 13, 2009 10:48 pm

Companheiro, Fernando Nunes.

Penso que a mudança do butano para o propano, trás francas melhoras, principalmente em relação ao cheiro.

Não sei que marca de gás usas, mas se for da Repsol, o reductor é o mesmo.

Saudações;
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Avatar do Utilizador
Aleluia
 
Mensagens: 1132
Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm
Localização: Faro - ALGARVE

gás butano/propano

Mensagempor fnunes » quarta Oct 14, 2009 10:33 pm

Boa noite a todos

Companheiro Aleluia, o gás que ainda utilizo é o butano da Galp, mas assim sendo espero que seja por pouco tempo. Atualmente tenho montado 2 adaotadores/torneiras, um para a garrafa da Galp e um outro que felizmente, em Espanha serve para todas as marcas de garrafas como sabe; nós Portugueses, ás vezes gostamos de complicar e passamos a vida a inventar, com a mania de sermos diferentes, ás vezes para pior, caso da válvulas que se comercializam para as diversas garrafas de gás.
saudações autocaravanistas!
Fernando Nunes
ADRIA-680 SPL
Avatar do Utilizador
fnunes
 
Mensagens: 105
Registado: quarta nov 23, 2005 2:40 pm
Localização: Quinta da várzea-Camarate

Mensagempor majv » quinta Oct 15, 2009 9:46 pm

Companheiro (e VIZINHO...) fnunes,
Retirou mesmo o bico do injector?
Foi bem "soprado"?
Sugeria que tentasse de novo fazer essa operação, óbviamente com o gaz do frigorifico fechado, e depois ja sem o bico, abrisse por breves segundos o dito gaz...
Veja se sai murraça la de dentro.
Quanto ao bico, cuidado, não se ponha com alfinetes ou coisas do genero, que podem dafinicar o micro formato da saída...
Tem de ser a compressor.
Foi assim que vi fazer a quem sabe...(e tentei aprender)
Um abraço
Avatar do Utilizador
majv
 
Mensagens: 449
Registado: quarta abr 09, 2008 7:34 pm
Localização: Camarate- Loures

gas-frigorifico

Mensagempor fnunes » domingo Oct 18, 2009 10:17 pm

Boa noite !
Para o companheiro Vitorino, as suas recomendações técnicas , são bem vindas, mas essas ficaram por conta do técnico que tentou fazer o melhor possível,e que sabia, eu assisti. Quanto á limpeza e subst. do bico de gas (gigler), ambas operações foram feitas, mas não estou convencido por isso, a minha intenção, de mudar de tipo de gás, neste caso para propano.
Creio que é censo comum, em todas as opiniões, quando o problema foi abordado com outros companheiros. E assim sendo tomo o conselho da maioria, o que acham?
Os meus agradecimos.
FNunes
ADRIA-680 SPL
Avatar do Utilizador
fnunes
 
Mensagens: 105
Registado: quarta nov 23, 2005 2:40 pm
Localização: Quinta da várzea-Camarate

Mensagempor Zito » segunda Oct 19, 2009 2:09 pm

Boas tardes Companheiros

Esta questão de o frigorífico deixar de fazer frio a gás também aconteceu comigo, quando até à coisa de 1 mês, as três modalidades de funcionamento (Gás, 12V e 220V) trabalhavam na perfeição.

Perante tal contratempo, dirigi-me a uma empresa de reparação de Autocaravanas que após alguns exames ao frigorífico e, em virtude de o acesso ao “bico” ter de se fazer pelo interior da AC, deslocando o frigorífico um pouco do seu habitáculo, visto pelo lado de fora a grelha inferior estar muito acima (30 cm) do tal “bico”, ficou estão combinado que para o final da Primavera do próximo ano se procederia à limpeza do “Bico” e Chaminé, pois agora iríamos entrar no Inverno.

Acontece que estas coisas avariarem de um momento para o outro, sempre me causaram enorme confusão e pus-me a pensar:

“Então se o frigorífico sempre trabalhou correctamente em qualquer situação, porque razão não arrefece nada agora quando está a Gás?”

Foi quando me lembrei que até à tal “avaria” nunca tinha usado o botão numerado no máximo (6 ou 7, como agora teimosamente estava a usar), mas sim no nº. 2 ou 3.

Rodado o botão para o n.º 3……… Remédio Santo, trabalha na perfeição chegando a atingir a temperatura (tenho um termómetro com sonda no interior) de 7º C.

Agora pergunto eu a quem me possa elucidar: “Porque é que com o botão no n.º 2 ou 3 o frigorífico a Gás arrefece correctamente e no máximo (6 ou 7) não?”. Será que esta anomalia do botão é prejudicial ao frigorífico daqui a algum tempo?.

Aguardo expectante por alguma explicação de um entendido na matéria.

Um Abraço para todos
Zito
José António
knaus Traveller C 595
Aveiro
Avatar do Utilizador
Zito
 
Mensagens: 93
Registado: segunda jan 07, 2008 3:30 pm
Localização: Aveiro

Re: gás butano/propano

Mensagempor cookie » quarta jul 21, 2010 9:08 pm

fnunes Escreveu:(...) Atualmente tenho montado 2 adaotadores/torneiras, um para a garrafa da Galp e um outro que felizmente, em Espanha serve para todas as marcas de garrafas como sabe; (...)


eu não sei... e por isso pergunto...

a saída livre que usamos é para as botijas repsol. as botijas cepsa, p.ex., usam a mesma saída livre que a repsol?
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Mensagempor albi » quarta jul 21, 2010 10:02 pm

A torneira livre que serve para as botijas laranja da Repsol em Portugal é a mesma que serve também para as butano da BP em portugal, e serve para todas as marcas em Espanha, pois ao contrario daquilo que acontece por cá de cada marca ter uma torneira diferente em Espanha todas as marcas usam o mesmo tipo de torneira, pode é ter problemas de umas marcas não aceitarem garrafas de outras marcas mesmo sendo espanholas, isso já me aconteceu por la.


Saudações
Avatar do Utilizador
albi
 
Mensagens: 390
Registado: quinta jul 06, 2006 10:40 pm
Localização: castelo branco

Mensagempor adelsilva » quinta jul 22, 2010 3:16 pm

Boa tarde
Companheiros
As bilhas da Alemanha podem ser usadas na torneiras livre que a Repsol vende
Adelino Silva
Fiat Fendt 290
Avatar do Utilizador
adelsilva
 
Mensagens: 86
Registado: segunda abr 28, 2008 10:35 pm
Localização: Lisboa - Freguesia Estrela

Anterior

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 33 visitantes