Dúvida .. instalar separador de baterial

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Dúvida .. instalar separador de baterial

Mensagempor grijoti » quinta jul 02, 2009 2:03 pm

Boas companheiros

Encontrei este separador por 44 euros numa loja de caravanas .. em comparação com os normais da Scheiber .. fica muito mais barato do que os habituais 70/80 euros.

A vantagem que li foi que se instalarmos um carregador de baterias/painel solar a carregar a bateria do habitáculo, ele por si só tambem irá carregar a bateria do carro .. .gostei deste pormenor!


Imagem
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Agora quero instalar o aparelhómetro mas estou com algumas dúvidas, nomeadamente nas ligações seguintes:

nº 3 - é aqui que vou ligar todos os cabos positivos, exemplo bomba de água, luzes, transformador, etc ??? e onde ligo o negativo?

nº 6 - conexão de entrada do negativo da bateria... mas que bateria? a do automóvel ou do habitáculo?

nº8 - julgo que esta é para ligar a um painel !!!

Tenho outra dúvida tambem relacionada com a bateria suplementar do habitáculo. O polo negativo deve ser ligado à terra ou não? Deve ser ligado ao separador, em que conexão?
Comprei um carregador de baterias inteligente que funciona a 220V, este carregador devo ligar directamente à bateria do habitáculo ou ao separador .. esta pergunta coloco visto que o separador tambem permite carregar a bateria do carro e assim aproveitava!

Algum amigo carvanista me pode dar uma ajudinha?? Sei que são muitas dúvidas mas podemos ir por partes!!

:roll:
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Mensagempor RUYMORAIS » quinta jul 02, 2009 11:09 pm

boas
as massas de ambas as baterias sao liagadas aos chassis do carro assim como a massa ai do aparelho

quanto ao carregador devera de o ligar neste caso a entrada nº8

o nº 9 e para ligar ao alternador do carro

ja agora quanto custou e onde comprou ?
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SEPARADOR

Mensagempor grijoti » sexta jul 03, 2009 11:48 am

Boas

Quanto ao preço, foi 44 euros e comprei no representante da Hymer, ali para os lados de Sintra .. se quiser posso arranjar-lhe a morada.

Então vamos lá ver se fiquei esclarecido ...

- A bateria suplementar, tenho que ligar um cabo ao polo negativo que conecta à carroceria do carro .. correcto?

- A massa do aparelho .. esta não percebi .. onde conecto?? no nº6? posso conectar a massa da bateria e do aparelho no mesmo local da carroceria?

- O carregador de baterias, ligo o cabo negativo à carroceria (massa) e o positivo ao nº 8 .. é que diz no manual do separador que esta entrada é para o painel ... fiquei na dúvida!!

- Os cabos das luzes, da bomba, do conversor 220V, da sanita, etc ... ligo o positivo ao nº 3, mas e o negativo, ligo ao chassis tambem??

- Continuo sem saber o que liga ao nº6 .. são os cabos negativos da bateria do habitáculo e da carrinha? Não é suposto estes cabos estarem ligados ao chassis (massa)

Peço desculpa por tantas perguntas .. mas queira ligar tudo como deve ser e estou com estas dúvidas todas!!!

desde já o meu obrigado
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Mensagempor KOBRA » sexta jul 03, 2009 1:10 pm

Boas :
Em primeiro lugar tera que ver se as 2 baterias estao em conformidade com a amperagem das entradas do aparelho separador porque o que lhe pode acontecer e o mesmo que os 7 aparelhos iguais que eu ja substitui a outras autocaravanas ou seja QUEIMAM E CHEGA A DERRETER e a entrar em curto circuito.
Portanto reveja todas as potencias que vai entrar e sair do separador em amperes e depois se for para ligar posso dizer-lhe onde ligar todos os condutores que terao que ter no minimo 6mm de grossura em todo o seu comprimento.
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Separador de baterias

Mensagempor grijoti » sexta jul 03, 2009 11:13 pm

o que lhe pode acontecer e o mesmo que os 7 aparelhos iguais que eu ja substitui a outras autocaravanas ou seja QUEIMAM E CHEGA A DERRETER e a entrar em curto circuito.


Amigo KOBRA ... já me está a assustar!!!

Quando não sei ou tenho dúvidas, prefiro perguntar e esclarecer as minhas dúvidas antes de fazer asneira. Não vou montar nada sem ter a certeza do que estou a fazer. É como tem na sua assinatura: “Quando se tem uma meta, o que era um obstáculo passa a ser uma das etapas do plano.”

Para começar, tenho a bateria da IVECO que é de 100 aH e a bateria do habitáculo (AUTOSIL leisure) que é de 100 aH tambem. Quero conectar as duas pois ainda não juntei "pasta" para o painel solar e a única maneira de efectuar o carregamento da bateria do habitáculo será através do separador e do carregador de baterias "inteligente".

O que pretendo ligar à bateria do habitáculo, ou ao separador, isso agora é que é a dúvida será:
- bomba fiamma
- luzes led do tecto
- transformador 600W
- LCD
- Leitor de DVD
Para mais tarde, e porque ainda estou à procura de um bom negócio, virá o frigorifico.

Em relação aos cabos de entrada e saída, diz-me para ignorar as instruções e utilizar em todas as saidas e entradas, cabos de 6mm, assim o farei!! Arranjei cabo de 6mm mas é daqueles rigidos, acho que não deve ser problema pois não?

Amigo KOBRA, desculpe lá as minhas dúvidas mas fico-lhe agradecido em tudo o que puder explicar. Ainda estou com muitas dúvidas sobre a ligação do separador, nomeadamente as questões que coloquei quando iniciei este post!

Obrigado por tudo

P.S. Veja lá que até temos alguma coisa em comum .. tenho um alarme na IVECO da mesma marca que o seu nickname aqui do forum!!! :D
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Mensagempor KOBRA » sábado jul 04, 2009 12:55 am

Boas :

Nao tenho problema nenhum em lhe fornecer algumas dicas e opinioes dos meus basicos conhecimentos de cerce de 20 anos de profissional na area mas como compreendera este e tambem um dos meus negocios e se vou divulgar os meus conhecimentos todos como e que vou depois trabalhar ???.
No entanto posso-lhe dizer quen o fio de 6mm nao deve de ser rigido mas sim multifilar ( ou flexivel ) por diverssos motivos.
Quanto as ligaçoes diverssas teria que construir um quadro electrico para ligar todos os aparelhos e luzes independentes com fusiveis adquados a todas as saidas.
O painel solar quando o adquirir tera que ser ligado a um regulador solar e podera ser ligado a bateria suplementar directamente ( se tiver um separador de baterias da scheiwer ( ja agora aconselho o de 300Ah )assim como poderia ligar o carregador de baterias directamente a bat. suplementar (ou de habitaculo) pois este separador faz a manutençao automatica da energia recebida.
Qualquer outra duvida e so perguntar se poder logo lhe responderei.
Boas montagens
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Separador de baterias

Mensagempor grijoti » sábado jul 04, 2009 11:53 am

Agora, além das dúvidas que tenho sobre as ligações diversas do separador, fiquei na dúvida se o que comprei não presta ... é melhor nem montar??
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Mensagempor KOBRA » sábado jul 04, 2009 8:20 pm

Boas :
O meu conselho pessoal (logico que ha quem goste de outras cores e nao so do preto) e que e preferivel um separador simples e faz o seu serviço do que um sofisticado que so causa embaraços se calhar o barato nao compensa (digo eu).
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SEPARADOR

Mensagempor grijoti » segunda jul 06, 2009 2:26 pm

Como o dinheiro escasseia e neste momento não tenho possibilidade de comprar outro separador, vou para já instalar este que adquiri, mas quero fazê-lo com toda a segurança.

Alguem me pode elucidar se estas conexões estão todas correctas??

Imagem

A legenda/instrucções do painel está no principio deste post para que possam confirmar se está tudo correcto.

Desde já o meus agradecimentos
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Mensagempor KOBRA » segunda jul 06, 2009 11:34 pm

Boas :

Esta tudo correto mas falta a massa ou negativo do bateria do motor que deve estar interligada as outras massas.
Quanto a ligaçao do alternador pode ser ligado a bateria do motor que e mais simples e da igual.
No que diz respeito aos fusiveis das baterias aconselho um fusivel de 30 amp.
No caso de pretender usar algum extra directo a bateris do motor tal como um degrau electrico ou algo parecido tera que ligar a saida nº 4
Espero ter ajudado mas mais qualquer duvida pergunte.
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SEPARADOR

Mensagempor grijoti » terça jul 07, 2009 10:57 am

Alterei os fusiveis da bateria para 30A .. coloquei as ligações da massa .. fiz a ligação do alternador directamente à bateria e adicionei o conversor de 220V.

Pode verificar se agora está tudo bem? Será que assim fica tudo bem ligado?

Na ligação do alternador, que liguei directamente à bateria não será melhor colocar tambem fusível? qual a amperagem?

Imagem
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Mensagempor KOBRA » terça jul 07, 2009 11:29 am

Boas:
Na questao do converssor nao o aconselho a ligar nesse aparelho e preferivel ligar directo a bateria da celula assim como o carregador de baterias pois quando estiver o carregador ligado e a bateria da celula estiver cheia o separador automaticamente envia a corrente em excesso para a bat do motor.
Na ligaçao do alternador pode colocar um fusivel de 20 amp que e suficiente.
Mais duvidas e so colocar.
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SEPARADOR

Mensagempor grijoti » quinta jul 09, 2009 10:33 am

VOltamos mais uma vez a este tópico .. mas se deus quiser já tou quase a terminar!!

Instalei tudo bonitinho conforme na ultima imagem, julgo que está tudo a funcionar como deve de ser ....

Tenho só duas dúvidas:

- Não instalei Relés em nenhum fio, devo instalar? Em que ligação?

- Tenho um voltimetro que adquiri para verificar a carga das baterias, correntes, etc ...

Imagem

Como posso fazer com o voltimetro para verificar se a instalação ficou bem feita e se a bateria do habitáculo está realmente a receber carga quando o carro está ligado e o alternador a funcionar?

Muito obrigado
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Mensagempor grijoti » sábado jul 11, 2009 10:49 am

Já vi que o amigo Kobra deve estar de férias ...

Mais nenhum colega aqui do forum sabe responder-me às minhas duas dúvidas ??

muito obrigado
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Mensagempor RUYMORAIS » domingo jul 12, 2009 10:02 am

o que deseja realmente saber em relaçao ao multimetro ? o mesmo tem duas pontas a vermelha ( positivo ) e a preta (negativo ) no selector tera de selecionar 20v AC depois e so encostar as pinças nos respetivos terminais de saida e ver os valores que dao , aquando com o motor a trabalhar a voltagem tera de ser a entrada do separador de perto de 13,5v assim como a entrada das baterias , se tiver esses valores entao o separador esta a funcionar , depois teste a entrada do carregador e veja qual o valor que lhe da e compare com os valores de saida , mas com o motor desligado

quanto aos reles , nao sao precisos , visto no fundo o separador fazer esse mesmo trabalho

ja agora , voce diz swer de lisboa , de que zona , poderei dar um salto ate si e dar uma ajuda
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