Primeiro dia

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Primeiro dia

Mensagempor Haddock » quarta mar 11, 2009 7:51 am

Como diria o Capitão Haddock:

Com mil milhões de mil biliões de mil macacos!...

Como previsto ontem foi o ?grande? dia....

Duas horas e meia de explicações, funcionamento de todos os equipamentos explicados e testados e...ao caminho, nervoso como um rapazinho de 20 anos. Sete metros por dois metros e trinta por dois metros e setenta e cinco e lá vamos nós.
IC 19, A5, Ponte 25 de Abril, paragem para comprar o identificador da Via Verde, Costa da Caparica, breve paragem no parque de estacionamento da Inatel para mirar a AC com calma, e em rota para a base, já contratada para arrumação.

Tudo sobre carris (à primeira vista não parece assim tão dificil conduzir este "monstro").

Entrada na garagem, manobra com facilidade e, ao virar o volante todo para a direita para colocar o veículo no seu lugar um grande pchhh e TODO O LIQUIDO DA DIRECCÃO ASSISTIDA NO CHÃO DA GARAGEM.

Com mil milhões de mil biliões de mil macacos!...

Telefonema para o concessionário que se prontificou a fazer as diligências necessárias para que amanhã (hoje) a Fiat dissesse o que fazer. Telefonema para o número de assistência internacional da Fiat Camper e aí, atendimento eficaz com o senão de não haver falante de português; conversa em francês explicação da situação e...daí a vinte minutos chamada de Fiat Assistance Portugal que se prontificou a ir buscar a AC imediatamente (1900 horas) para a levar para a garagem Fiat mais próxima.

Por conveniência minha ficou finalmente agendado para hoje de manhã.

Veremos!!!???

O programa segue dentro de momentos....
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Mensagempor josegon_calves » quarta mar 11, 2009 8:01 am

Bom dia Companheiro,

Pelo que conta, parece que não começou lá muito bem...

Mas não desanime, há-de correr tudo bem.

Às vezes, o que custa é arrancar, depois...

Boa sorte e boas voltas.

Até sempre,

José Gonçalves
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Mensagempor Luis Agostinho » quarta mar 11, 2009 12:19 pm

Bom dia Haddock,

Vendo o lado bom do azar. Ainda bem que foi dentro da garagem, ainda bem que foi em Portugal...e por último ainda bem que foi depois de já a ter conduzido e ter feito o gosto ao pé.

Hà alguns anos atrás, quando apareceu o serviço FIAT Camper, que entre outras coisas nos encaminha para oficinas capazes de receber AC´s, pelo tamanho e por supostamente agilizarem o atendimento e resolução de problemas...liguei para a FIAT Portuguesa em Alfragide e perguntei se esse serviço estava disponivel em Portugal?!

Pela resposta que obtive, fiquei com a sensação que lhes estava a dar uma grande novidade...além de um total desconhecimento, sequer, de um serviço especifico desses para Autocaravanas...pouco faltou para me perguntarem o que era uma Autocaravana!!! :roll: :roll:

Com isto que lhe aconteceu, chegamos à conclusão que as chamadas que pôssamos fazer para a Fiat Camper, são encaminhadas para França (daí terem respondido em francês) e finalmente de França terem contactado o representante em Portugal para fazerem a assistência.

Agora a questão é esta, será que as coisas se passariam da mesma forma se em vez de ligar para linha da FIAT Camper, ligasse directamente para a FIAT Portuguesa? Será que nesta altura do campeonato, a FIAT Portuguesa terá noção do que é "obrigada" perante a publicidade que é feita em termos de beneficios, FIAT Camper?

Aliás, outro dos problemas que em tempos existiram, era o desfazamento das datas em que a Fiat tinha vendido o chassis ao fabricante e este a tinha vendido já como AC...e com isto ter ultrapassado o periodo da garantia da Fiat e esta se recusar a assumir responsabilidades.

Pela parte que me toca, a única vez que recorri aos serviços da Fiat Portuguesa (Alfragide), para uma afinação do travão de mão/estacionamento...foi uma perfeita desilusão...nem sequer dispôem de um frenómetro para afinação de travões. Ou seja... saiu como entrou!!! desafinados!!
Além de ter sido necessário entrar pelas traseiras (mal menor!) porque não cabia pelo portão principal.

Um abraço,

http://www.fiatprofessional.fr/cgi-bin/ ... E/home.jsp

http://www.fiatprofessional.com.pt/cgi- ... VCookie=no

(Porque será que não consigo descobrir o logotipo de FIAT Camper, em Portugal?)
Luis Agostinho
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Mensagempor Pluma Vermelhinho » quinta mar 12, 2009 12:02 am

Mas que grande azar! Mas não desanime, força e fé nessas viagens 8)
Boas viagens e fiquem bem.
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Mensagempor Santo Surfista » quinta mar 12, 2009 9:14 pm

Boa Noite Haddock!

Desde já desejo-lhe felicidades na sua nova aventura, sinto que todos nós já tivemos alguns problemas e que os conseguimos sempre ultrapassar.

Caro Luis Agostinho,

Se bem lembro, a Fiat em Alfragide não fazia parte dos Concessionários do Importador e chamava-se Mocar, onde tambêm assistia a marca "Ferrari".

Desde já te informo que nenhum concessionário, por mais rigida seja politica da marca não é obrigado a ter um frenómetro e dentro do plano das certificações ISO só são obrigados a ter a ferramenta especial da marca. Eu trabalhei na Audi, Volkswagen e também não tinhamos esse aparelho o que não impediu que nos passassem a certificação de qualidade ISO.

Em relação ás ACS na altura e ainda hoje em Portugal não existe a Fiat Camper, mas desde já o informo que ainda este ano vai ter novidades boas em relação a essa situação.

Mais o informo que na altura em que foi á Fiat Mocar era natural que eles não tivessem ferramenta especial para uma Fiat Ducato transformada em Autocaravana para o poderem satisfazer essa necessidade mas existiam casas de pneus e casas especializadas que o faziam a custo mais barato
que o próprio concessionário.

Relembro que as instalações em Alfragide são novas têm e o concessionário chama-se Itallian Motor Village e estão prontos para nos ajudarem.
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Mensagempor Luis Agostinho » sexta mar 13, 2009 1:16 am

Boa noite Rui, :wink:

Antes de mais devo esclarecer que realmente o meu telefonema para indagar a Fiat Portuguesa, acerca da Fiat Camper foi hà alguns anos (2 no máximo) e óbviamente foi para a Fiat Portuguesa. Presumi que se situasse em Alfragide porque foi isso que me foi indicado já que as instalações das Amoreiras tinham fechado há alguns anos.

Mas pelos vistos enganei-me ou fui enganado e por isso peço desculpa à Fiat Portuguesa, á Mocar (Grupo Santogal), à Ferrari, à vila de Alfragide, à Italian Motor Village e... por último ao Rui que se melindrou com esta minha inexactidão.

Apresentadas as desculpas, vamos ao que interessa.

...era natural que eles não tivessem ferramenta especial...[/i]

Rui, numa divisão de comerciais ligeiros e nalguns casos, pesados (como é o caso da Iveco que faz parte do Grupo Fiat) não ter ferramenta especial como um frenómetro é no minimo estranho!?


[i]mas existiam casas de pneus e casas especializadas que o faziam a custo mais barato
que o próprio concessionário
.


Realmente tem razão Rui, por exemplo a Auto Jamôr (?) junto ao Jumbo de Alfragide tem frenómetro...não é oficina de marca e muito menos, penso eu, é certificada com o ISO. Por isso e como o Rui bem sabe nem sempre a certificação ISO é sinónimo de qualidade absoluta.

Mas neste caso está enganado, e sabe porquê?, porque quando fui à Fiat de Alfragide o trabalho foi tão reles, que até o própio empregado se sentiu indeciso e envergonhado porque não sabia qual o valôr de mão de obra a atribuir, depois de(simplesmente!) se ter deitado debaixo da AC e ter-se limitado a afinar os tensôres dos cabos do travão de mão.E por esse trabalho todo, paguei a módica quantia de 12 ou 14€!!!(se não me falha a memória)

Permita-me este aparte...eu não discuto preço, discuto qualidade!!!
E por isso admito que na "Auto Jamôr", ao contrário daquilo que o Rui diz, ficasse mais caro pela utilização do dito frenómetro.

Quanto ao facto de ter trabalhado na Audi e VW, sabe tão bem como eu, que eu sei que lá trabalhou, e por isso ainda é mais estranho que diga aquilo que disse... que não eram obrigados a ter frenómetro.

Óbviamente que não Rui...porque estamos a falar de classes diferentes de veiculos, e que, se num Audi ou num VW os travões de estacionamento (de mão!) têm afinação automática por ressaltos.. na classe em que se inserem as AC (comercias com travões de tâmbor) podem não ter... mas neste caso, chassis ALKO com travões de disco sendo necessário desmontar mandibulas, pastilhas e disco para afinar numa roda dentada colocada no interior do próprio disco as maxilas do travão de mão. No caso de tâmbor apertar um parafuso (penso eu?!)

Por último, ...ferramenta especial para uma Ducato transformada em Autocaravana... !!!

Rui, uma Fiat Ducato será sempre uma Fiat Ducato sêja ela, Autocaravana, Ambulância, Isótérmica, Transporte de Gado...estamos a falar de chassis não estamos a falar da transformação que ela possa ter para o fim a que se destina.

Para terminar deixe-me só dizer o seguinte...tem um ano, quando necessitei de recorrer à Italian Motor Village (mais satisfeito?) para a afinação dos travões, porque chumbei na inspecção exactamente por essa razão...pelo Belo serviço prestado pela Fiat em afinar travões de mão..."de ouvido"!!!

Um abraço,


NB: Apesar da minha resposta um pouco "agreste", só tenho de enaltecer as qualidades do Rui enquanto profissional do ramo automóvel e eu como cliente das oficinas onde o Rui trabalhou.
Luis Agostinho
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Mensagempor Santo Surfista » sexta mar 13, 2009 3:09 am

Boa noite Luis,

Sabes perfeitamente que na VW, existem viaturas ligeiros de passageiros e Comerciais Ligeiros que funcionam como acabas de relatar(técnicamente), mais ressalvo que não estamos a falar de pesados...Certo?

Bem a IVECO não é do grupo FIAT, mas sim existe uma parceria devido á comercialização de certos orgão mecânicos entre as duas marcas.

No entanto devo dizer que...

Rui, uma Fiat Ducato será sempre uma Fiat Ducato sêja ela, Autocaravana, Ambulância, Isótérmica, Transporte de Gado...estamos a falar de chassis não estamos a falar da transformação que ela possa ter para o fim a que se destina.

Em cada função existe um plano de manutenção...no do teu veículo com rodado de três eixos considerado pesado e não comercializado em Portugal e só construido especialmente na Itália para AUTOCARAVANAS, deves refletir e agradecer a quem te tentou solucionar o problema do teu veículo.

No entanto posso te garantir que se fosse nos locais onde trabalhei, não assumiria essa responsabilidade e nem tentava fazer algo a teu pedido(cliente), diria que não tinha capacidade técnica para esse fim...


Abraço,

Rui Santo[/b]
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Mensagempor António » sábado mar 14, 2009 7:18 pm

Grandes confunções.
E então quando não havia femometros e outras tretas dessas?
Os veiculos não travavam?
Que interessa as maquinas, se o "mecanico" apenas lhe tirou curso ao cabo? (ás vezes chega, outras não)
Ele não experimentou? é facil e não precisa de fenometros : puxa trvão de mão mete 1ª e arranca depois com a marcha a trás.

Talvez hoje nos consecionarios ( e muitos outros) sejam mais montadores e desmontadores de peças que mecânicos.

Um Abraço
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Mensagempor Luis Agostinho » sábado mar 14, 2009 9:15 pm

Boa noite Antonio,

Realmente a culpa foi minha, e só era necessário o frenómetro porque eu tinha um dos eixos a travar menos que outro. Por culpa minha, porque nas minhas "operações" em vez de afinar o tênsor do cabo principal, e que automáticamente afinava os dois eixos, afinei individualmente cada um dos eixos o que acabou por provocar o desiquilibrio da travagem, mas não só isso.
A diferença da travagem era não só nos eixos como nos lados. Ou sêja tinha as rodas a travar mais do lado esquerdo do que do lado direito.

Como veiculo pesado (AC) sou obrigado a fazer inspecções todos os anos, e já nos anos anteriores me tinha sido chamado para essa desafinação. Além de que a afinação já não podia ser só feita nos tênsores/cabos porque já não era eficaz.

Além de que, naquele dia eles devem ter achado que eu ficava bem naquela percentagem de chumbos que um centro precisa de apresentar, só para não se dizer ou suspeitar que aquilo é uma farsa.

Por último, para confirmar que realmente o mecânico na Fiat não testou coisa nenhuma, e eu acabei por ir à Fix'n'Go que também tem frenómetro mas que não permite a entrada devido à altura da AC. E aí sim, foi tudo desmontado, limpo e afinado no próprio cubo da roda.

Também fico às vezes com essa sensação, de haver mais montadores e desmontadores nas oficinas, do que própriamente mecânicos.

Um abraço,
Luis Agostinho
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Mensagempor Haddock » domingo mar 15, 2009 8:46 am

Bom dia companheiros

e só peço que não se zanguem! As vossas opiniões e experiências são tão uteis aos novatos como eu que é uma pena que se "aqueçam" por pequenas diferenças de opinião. E desde já as minhas desculpas se acharem esta entrada pretensamente moralizadora; não é essa a intenção.

Agora, deixem-me terminar o relato das minhas "desventuras" porque pode vir a ser útil a alguém.

Depois do acontecido, liguei para FIAT CAMPER SERVICES em Itália (00800-34281111 ou +390244412160). O primeiro número é grátis da Europa toda. Fui atendido, por máquina, em italiano e ofereceram-me várias opções de lingua, entre as quais o português; escolhi, mas não devia haver porque me deram castelhano que eu falo (é mais portunhol) mas não gosto; pedi então francês que é a minha segunda lingua. Fui portanto atendido em francês e contei a história toda, indicando também o local em que se encontrava o veículo (não é fácil explicar Fernão Ferro a um estrangeiro!). Deixei o contacto telemóvel.

Cerca de 20 minutos depois, chamada de Fiat Camper Assistance Portugal; com grande gentileza prontificaram-se a ir buscar o veículo imediatamente para o levar para a garagem Fiat mais próxima com condições para receber AC. Como já eram 19 horas, e a AC estava em garagem optei por pedir o serviço para o dia seguinte.

Às 9 horas lá estava o reboque tendo levado a AC para a Rodosul em Almada; o raio do tubo do óleo da direcção assistida veio mal apertado de fábrica e, ao primeiro esforço da direcção, soltou-se. Enfim a AC já está na garagem novamente a ser preparada para a saída inaugural.

A ajuda que recebi da Fiat Camper Assistance Portugal foi impecável tendo mesmo actuado como interlocutores entre mim e o oficina. Único problema, este serviço só está disponível para veículos em garantia. Existe a possibilidade de pagar prolongamentos de garantia

http://www.fiatcamper.com/homepage.php

mas por enquanto ainda não em Portugal.

Continua em próximos capitulos
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Mensagempor fluis » domingo mar 15, 2009 8:21 pm

Boa noite,

Obrigado pela partiha da sua experiência.
Em relação à sua AC, anime-se porque isto são problemas de juventude que por vezes acontecem, certamente depois de alguns problemas espera-lhe uns bons anos de autocaravanismo sem problemas.
Já agora se ainda não fez convido-o a dar uma vista de olhos demorada no nosso portal “http://www.campingcarportugal.com” onde encontrará informação e documentos que certamente lhe serão muito úteis.
Fernando Luís
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