Continuação de Instalação de Ar Cond.

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Continuação de Instalação de Ar Cond.

Mensagempor rbento » terça mar 03, 2009 10:46 pm

Boa Noite a todos A minha AC tem dois paineis solares e uma DATAGEL 80 da Hymer. Tenho inclusivé as especificações da factura de compra dos paineis só que está em alemão. Já percebi que para viajar pela Europa pricipal/e atravessar Espanha com 40 graus não é nada agradavel por isso a unica solução é a instalação de ar Cond ou de 220 ou de 12 com a ajuda dos paineis. Não percebo muito disto talvez me possam ajudar a saber qual o melhor compromisso. Em todo o caso tambem sei que os preços de instalação e do produto na Hymer em portugal não tem nada a haver com a alemanhã e como este ano vou para a Baviera, já selecionei alguns centros para a instalação.
rbento
 
Mensagens: 14
Registado: quarta fev 25, 2009 8:49 pm

Mensagempor las2855 » quarta mar 04, 2009 12:01 am

Boa noite,

Não sou expert no assunto mas também já pensei instalar um AC na AC! :wink:
Em movimento recomendaria instalação de AC na cabine (motor).
Em estacionário um modelo de tecto mas só ligados a 220v externos.
Em movimento penso ser possivel usar um AC de tecto (célula) em 220v com o uso de inversor (12v-220v) potente (caro) e possívelmente colocação de alternador mais potente.

Atenção para não confundir ar-condicionado com vaporizadores de humidade muito populares no norte da europa.
Esses vaporizadores funconam a 12v, são mais económicos e consomem bem menos electricidade do que o AC mas são ineficazes no sul da europa por terem fraca capacidade de arrefecimento.
Para obter bons resultados deve escolher um modelo com capacidade/potência adequada ao volume interno da sua AC.

Qualquer das soluções são caras o que me fez desistir. :?

Paineis solares em nada ajudam um AC pois a energia que geram é marginal.

Qualquer coisa que saiba mais a este respeito terei todo o interesse em descobrir.

Boas voltas
Cordialmente,
las2855
Avatar do Utilizador
las2855
 
Mensagens: 226
Registado: quinta jan 18, 2007 10:59 pm

Mensagempor Luis Agostinho » quarta mar 04, 2009 11:40 am

Bom dia las2855,

Em tempos a Dometic lançou um AC (B2200?) que podia funcionar 230/12V que permitia em andamento fazer o arrefecimento da célula. Segundo o catálogo(2008) da www.narbonneaccessoires.fr esse modelo deixou de estar disponivel.

Neste momento, e ainda segundo o mesmo catálogo, só a TELAIR com os modelos Silent 7012H e Iceberg 5012, fazem o arrefecimento em andamento e SÓ funcionam a 12V, mas só com uma capacidade de frio de apenas 6500 e 4500 BTU's, respectivamente, o que será eventualmente escasso dependendo do tamanho da AC.

A Truma com a linha SAPHIR (Compact,Confort,Vario) ligados a um Conversor TG 1000 sinus Truma, permite funcionar a 12V enquanto estiver a rolar, e automáticamente selecionar a energia mais favorável no caso de estar ligado com a AC a 220V, passando a partir daí a funcionar a 220V (mais favorável!)

O pior vem agora....que são os preços!!! :cry:

Em França, sem montagem e segundo o catálogo de 2008, no caso dos Trumas AC os preços começam em 1290€ até aos 1790€....quando chegar à altura do conversor...só por uns modestos 860€!!! Tentador...!!!

Só para terminar, chamar a atenção que em parques de campismo onde se possa dispôr de electricidade, esta nem sempre ter potência para aguentar o pico mais alto de consumo, que é na altura do arranque do compressor, por isso será necessário ter isso em conta na altura da escôlha do parque e do AC!!!!

Quanto ao carregar baterias com painéis solares para poderem aguentar o AC...realmente concordo consigo, tinhamos de ter a Autocaravana forrada com painés...e já agora mesmo juntinho ao Sol! :wink:
Se tiver dúvidas, diga.

Um abraço,

NB: Um último conselho, e para quem escôlha a Alemanha como destino de férias. Das várias lojas que visitei, cheguei à conclusão que em termos de preços, por vezes compensa pela diferença para menos.

www.reimo.com
www.pieper-gladbeck.de
www.immlerplane.de

Agora não fiquem à espera que o Inglês deles sêja muito desenvolvido...mas como em tudo na vida, a mimica ajuda muito... e para vender até isso eles entendem!!! :wink:
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Mensagempor las2855 » quarta mar 04, 2009 6:18 pm

Boa tarde Luis

Acima de tudo a instalação deve ser feita por quem saiba muito bem o que faz pois o resultado final pode ser decepcionante e aí exigir garantias.
E se dividirmos o preço da instalação do AC pelo número de horas de uso, pelo menos para mim, é ar fresco pago a peso de ouro.
Costumo ir para França e mais acima e nunca tive necessidade real de AC. Só para o sul e mesmo assim só achei realmente útil 2 ou três vezes (a sério).
Se juntarmos a isto o facto de raramente ir para parques de campismo ou usar tomadas de áreas de serviço o uso de AC ainda é mais limitado.

Curiosamente, para mim, o AC de cabina é mais útil para desembaciar vidros no inverno do que refrescar ar no verão. :?

Hoje o AC está no fim da minha wish-list, prefiro gastar os €€ que ainda não tenho numa parabólica. :lol:
Cordialmente,
las2855
Avatar do Utilizador
las2855
 
Mensagens: 226
Registado: quinta jan 18, 2007 10:59 pm

continuação de instalaçao de ar cond

Mensagempor rbento » quarta mar 04, 2009 11:02 pm

meus caros, obrigado pelas vossas palavras dá paraentender queprovavalmente não vou utilizar muito um ar cond., no entanto enviei para a Hymer documentos em pdf dos paineis solares que tenho na ac e a cubicagem da AC mais todas as caracteristicas técnicas da mesma até lá me despeço.
rbento
 
Mensagens: 14
Registado: quarta fev 25, 2009 8:49 pm


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 19 visitantes

cron