cruise control

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

cruise control

Mensagempor vitor » segunda mar 02, 2009 9:36 pm

Algum companheiro já procedeu à instalação, ou tem instalado, o cruise control na Ducato 2.3 Multijet 120cv?
As minhas saídas são sobretudo de longas distâncias e um gajo fica com a perna direita cansada de tanto carregar no acelerador...
Gostaria de saber preços, (des)vantagens, se é fiável fazer fora da Fiat, etc.
Obrigado.
vitor
 
Mensagens: 499
Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am
Localização: viseu

Mensagempor Carlos Martins » segunda mar 02, 2009 9:54 pm

Boas

Só posso dizer que o sistema é do melhor, mais não consigo dizer.

Boa sorte para a restante ajuda.


Cumpr.
Carlos Martins
Avatar do Utilizador
Carlos Martins
 
Mensagens: 29
Registado: terça fev 17, 2009 3:34 pm
Localização: Abrantes

Mensagempor Luis Agostinho » segunda mar 02, 2009 11:49 pm

Boa noite Vitor,

http://www.waeco.com/en/298.php

Pensei instalar este modelo, mas sempre fui desencorajado.

1º Porque mexe-se na gestão electrónica do motor, e não é propriamente para ser feito por um "curioso".

2º Perde-se a garantia da FIAT sendo de outra marca, caso esta, estêja ainda em vigor. Mesmo a original da Fiat(Tempomat), penso que eles se recusam a montar à posteriori

3º Comporta riscos de segurança caso fique mal montado.

Pelo lado das vantagens, num estudo da Campincar Magazine, contribui para um ligeiro poupar de combustivel.
Além claro, do desgaste fisico que nos poupa de irmos ali com pé sem poder mexer.

No catálogo de 2007 da Waeco o "Magic Speed MS300" sem outros acessórios,(como manete em vez de botão, na consola)...ficava pela módica quantia de 259€....em Espanha e sem montagem.

Só para acrescentar, que só funciona com aceleradores eléctrónicos (fly by wire?) e NUNCA com aceleradores mecânicos (por cabos), como é óbvio.

Um abraço,


NB: na minha opinião muito pessoal, há extras que por questões de segurança e fiabilidade, ou vem de origem...ou então contento-me com o que tenho :cry:
Editado pela última vez por Luis Agostinho em terça mar 03, 2009 12:03 am, num total de 1 vez.
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Mensagempor majv » segunda mar 02, 2009 11:56 pm

A minha opinião é suspeita....
Tenho cruise control no meu carro, Peugeot 406 Break, e não o utilizo.
Fiz testes e faz "beber" mais, vai daí, nunca mais o utilizei.
Na AC não tenho, ás vezes a perna direita cansa-se um pouco, mas aguenta-se, talvez pelo excelente conforto que encontrei na condução da minha.
Ainda por cima, não tenho "ajudante" para a condução, logo, tenho de estar sempre em forma.... :)
Atenção á regulação horizontal e vertical do assento, pois pode provocar incómodo que se transforma em cansaço mais facilmente.
Avatar do Utilizador
majv
 
Mensagens: 449
Registado: quarta abr 09, 2008 7:34 pm
Localização: Camarate- Loures

Mensagempor Luis Agostinho » terça mar 03, 2009 9:39 am

Bom dia,

Devo dizer que a minha opinião é suspeita, porque sou um incondicional do "cruise control".
Mas desde do principio terá de ficar claro. O cruise control, não é por inerência um economizador de combustivel. Quanto muito, será um anti-stress na condução em auto estrada, e é aí que eu acho que se consegue fazer médias interessantes de consumo.
Passo a explicar.

O nosso pé não consegue ser tão preciso/rigoroso ao ponto de manter sempre a mesma pressão no acelerador e com isso dosear de uma forma exacta a potência exacta para vencermos um declive. Ou cometemos o erro bastante comum, que é irmos com o acelererador a fundo, e isso de forma nenhuma significa mais velocidade,mas antes, mais consumo, ou não conseguimos manter a mesma rotação e sômos obrigados a "meter" uma abaixo exactamente porque não começámos com a rotação certa no inicio do dito declive.

Agora temos de ter em conta que o "cruise control" como economizador è mais propicio num ligeiro (carros do dia-dia) do que numa AC. Antes de mais, porque a relação peso/potência é mais favorável no 1º caso do que no segundo.

Numa AC "carregada" para férias...nunca se pode esperar médias campeãs de consumo com ou sem o "cruise control", agora que provoca menos cansaço naquelas tiradas de 500Km, aí concordo com o Vitor, porque não deixa de ser uma "estucha" ir numa AE a 90/100Km/h, porque a isso sômos "obrigados"...porque aquilo também não anda mais!!! :cry:

Resumindo e concluindo...adorava ter "cruise control" na minha AC, já que no meu carro do dia a dia tenho, e é "sagradinho", assim que entro em AE toca a ligar o "piloto automático"...às vezes até para me defender dos meus entusiasmos que da última vez fôram, 205Km/h e 240€ de multa e quase 90 dias sem carta...bendita desorganização da antiga DGV!!! :oops: :oops:

Mas enfim, como se costuma dizer...há gostos para tudo.

Um abraço,

NB: Talvez melhor do que ninguém, a opinião de alguém que tem "cruise control" instalado na AC. Por ex. o Mário tem...quer dizer... :roll: a AC do Mário!!! :oops: :oops: (acho que, ele com a idade que tem, já não precisa de cruise control.... consegue manter sempre a mesma "rotação"!!!) :lol: :lol: :lol:
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Mensagempor Mario » terça mar 03, 2009 11:20 am

Olá bom dia.

“Apenas” vou responder a este tópico porque fui “provocado” :lol:

Experiência com cruise control montado á posteriori essa é nula .

Sobre o equipamento que uso actualmente (de série) a opinião é muito favorável ,ou seja o conforto de utilização é um dado adquirido ,quanto ao consumo se existir algum incremento é perfeitamente desprezível .

Para os pretendentes á montagem á posteriori terão que ter em conta um factor importante que é o binário do motor, se a ac que usam é daquelas que á primeira inclinação necessita de mudança de relação, então esqueçam o cruise control ,no caso da ac que uso o binário anda próximo dos 380Nm ,tendo em conta o peso transportado ,motores com menos de 300Nm devem ser excluídos logo á partida( é aqui que entra a “rotação” mas essa não está directamente relacionada com a idade do motor mas sim com a qualidade) :oops: :oops:
Aquele Abraço

Mário
Mario
 
Mensagens: 842
Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm
Localização: Albergaria- a -Velha

Mensagempor siroco » terça mar 03, 2009 11:42 am

Eu tenho, e uso, o cruise control na minha Califórnia, é cómodo, dá descanso à perna, impede que se cometam excessos de velocidade, e poupa combustível ao manter uma velocidade constante coisa que um ser humano não consegue com tanto rigor, como desvantagem tem aquela sensação "hipnótica" que numa emergência um gajo fica à espera que ele trave sózinho :oops: e leva mais tempo a encontrar o travão do que que quando o pézito está no acelerador.
Avatar do Utilizador
siroco
 
Mensagens: 307
Registado: terça abr 15, 2008 9:25 am
Localização: Sintra

Mensagempor Luis Agostinho » terça mar 03, 2009 11:49 am

Bom dia Mário,

Realmente essa informação que dás, em relação ao binário, é extremamente importante, porque não estava a perceber(depois de consultar a tabela da Waeco, em relação aos modelos compativeis) porquê é que no caso do modelo 244 da Fiat Ducato, anteriores ao ano de 2006 não é contemplada a montagem deste "cruise control"... exactamente porque o binário não vai além de uns miseros 31 ou 32 Nm

http://www.waeco.com/en/MagicSpeed_MS800_2008_EN.pdf

Só em modelos a partir de 2006, o que não é o caso da minha.
Não faz mal...fica para próxima!! :cry:
Obrigado pela tua resposta.

Siroco, mas não há nada que se compare àquela sensação que "estamos" a ser conduzidos... :wink:

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Mensagempor las2855 » terça mar 03, 2009 9:11 pm

Boa noite a todos,

Confirmo o mesmo aqui dito. Pela minha experiência o cruise-control consome mais mas é cómodo principalmente em longas tiradas de autoestrada.
E sem dúvida que é necessário binário pois nas subidas mais ingremes desliga ocasionalmente.
Cordialmente,
las2855
Avatar do Utilizador
las2855
 
Mensagens: 226
Registado: quinta jan 18, 2007 10:59 pm

Mensagempor majv » terça mar 03, 2009 9:27 pm

Lá está...
Como eu evito as AE's com a AC..não me faz (tanta) falta.
Para Auto-Estradas, já bem basta o tempo que lá passo a fazer obras para as concessionárias.... :lol: :lol:
Mas falando a sério, com a minha Peugeot 406, e logo que a comprei, fiz uns testes com o cruise-control, e verifiquei que o consumo aumentava mesmo, inclusivé em AE's.
Daí que nunca mais o usei, apesar de ter levados anos e anos a fazer largas centenas de kilómetros aos fins de semana.
Não em passeio, mas por motivos desportivos, em constantes deslocações para Espanha.
E olhem que a média era de 1.500kms por fim de semana, sendo que, num ano, cheguei ao total de 77.000kms só por causa disso....
E mais uma vez com a agravante, que já nessa altura não tinha qualquer ajuda.
Ciclismo a quanto me obrigaste...... :? :?
Mas quando a causa, era uma Filha....quem corre por gosto, não cansa.
Boas voltas....com ou sem cruise-control.
MV
Avatar do Utilizador
majv
 
Mensagens: 449
Registado: quarta abr 09, 2008 7:34 pm
Localização: Camarate- Loures

Mensagempor vitor » quarta mar 04, 2009 12:22 am

Obrigado a todos pelas dicas aqui deixadas.
Vejo que o assunto não é pacífico e só mesmo pretender uma condução descansada em auto-estrada, poderá justificar o investimento (cerca de 900E na Fiat local).
Por vezes uso um cruise control básico, económico e perigoso, se formos desatentos, que é uma vareta de alumínio que entalo entre o pedal do acelerador e o bordo da frente do banco do condutor. :idea: :o
vitor
 
Mensagens: 499
Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am
Localização: viseu

Mensagempor Luis Agostinho » quarta mar 04, 2009 10:56 am

Bom dia Vitor, :lol:

Por acaso não foi "coisa" que eu não me tivesse lembrado...!!! :idea: :shock:

No meu caso nem sequer posso pedir à minha mulher que conduza, porque ela não tem carta de pesados, embora já uma vez tenha arriscado, tal era o cansaço.

Por isso como disse antes...fica para a próxima AC.

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Mensagempor vitor » quinta mar 05, 2009 1:09 pm

Não querendo ser chato, atrevo-me a pedir aos companheiros que, por necessidade das suas ACs, brevemente se desloquem à Fiat, lhes perguntem o preço da instalação do cruise control na Ducato 2.3 multijet de 2007. É que estou a achar uma enormidade a mão-de-obra indicada - 2 dias inteiros :roll: :!:
Tratando-se de apenas substituir a manete no volante e fazer a ligação à centralina, ou computador, ou lá o que isso é, parecem-me horas a mais...
Obrigado.
vitor
 
Mensagens: 499
Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am
Localização: viseu

Mensagempor Pluma Vermelhinho » sexta mar 06, 2009 12:11 am

Essa da vareta já me tinha lembrado, ainda por cima este ano vou levar cá uma "estopada" para ir de férias, ainda por cima sosinho... . Um daqueles apoios para caminhantes da Decathlon (passe a publicidade) que até são ajustáveis parece-me bem. Além de também servir de apoio ás caminhadas, como é ajustável dá para aumentar/diminuir a velocidade :lol: :lol: :lol: (coisas á português :lol: )
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho
 
Mensagens: 972
Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm
Localização: Loures

Mensagempor vitor » sábado abr 11, 2009 11:21 am

Estranho, perguntei em 2 outras FIATs oficiais na área do Porto e disseram-me que não aplicam cruise control nas Ducato embora esteja prevista a sua aplicação nelas... :?: :!:
vitor
 
Mensagens: 499
Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am
Localização: viseu


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 23 visitantes