por Papa Léguas » terça fev 17, 2009 6:00 pm
Sem pretender dar lições de técnico que não sou, ouso, contudo, dar a conhecer a forma como foi resolvida a questão na minha autocaravana.
Já estava instalado um depósito de 120 litros de água na parte dianteira do veículo com a respectiva bomba, uma “bóia” que mede (0, 1/3, 2/3, 3/3) a água que existe no depósito, um tubo de respiração, necessário para que o ar saia quando a água entra e um tubo para esvaziar o depósito se necessário.
Mandei colocar na parte traseira do veículo um outro depósito, de 80 litros, nivelado pelo fundo, sensivelmente, com o fundo do depósito já existente e com um tubo de comunicação para passagem de água entre os dois depósitos e colocado na parte mais baixa de ambos.
No segundo depósito foi também colocado um tubo de respiração, partindo da parte mais elevada e cuja extremidade foi colocada na parte superior da autocaravana com uma válvula de não retorno para impedir a entrada de impurezas sólidas. A saída do tubo de respiração teve que ser colocada na parte mais elevada da autocaravana para impedir que a água do depósito saísse, pois que alterações do nivelamento da Autocaravana (subidas e descidas) provocavam desperdícios de água (sistema de vasos comunicantes).
Material: 1 depósito, 2 tubos (1 para passagem de água, 1 para passagem de ar), uma bomba de não retorno, braçadeiras, silicone.
Não esquecer o mais importante: Mão-de-obra.