LIGAR DOIS DEPÓSITO DE ÁGUA

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

LIGAR DOIS DEPÓSITO DE ÁGUA

Mensagempor grijoti » terça fev 17, 2009 10:26 am

Boas

Tenho uma Caravana com depósito de água limpa de 50 Lts .. o que rapidamente se acaba quando ficamos uma semana pela praia ... comprei outro depósito de 50 Lts e gostaria de conectar os dois, mas tenho algumas duvidas de como o fazer.

1º - posso conectar um T no tubo que liga à bomba de água e meter a bomba a puxar dos dois depósitos?

2º - conecto um depósito ao outro e a bomba apenas puxa água de um deles

Qual a opção melhor, alguem já fez isto, existe algum esquema na net?

Agradeço a vossa ajuda
Ricardo Martins

WEST COAST CAMPERS - low budget campervans
http://www.westcoastcampers.com.pt

KATAVENTO.net - escolas de kitesurf
http://www.katavento.net/

O BLOG DA MINHA IVECO
http://ivecovan.wordpress.com/
Avatar do Utilizador
grijoti
 
Mensagens: 36
Registado: terça set 16, 2008 11:24 pm
Localização: Lisboa

Mensagempor Nuno Pires » terça fev 17, 2009 12:44 pm

Bom dia a todos.
Companheiro grijoti salvo melhor opinião pode fazer como indica nos 2 pontos com algumas ressalvas é claro.
Em 1 deve usar umas torneiras e retirar alternadamente dos depósitos, mantem a torneira do deposito A fechada e retira do B quando tiver vasio, fecha a torneira do A e abre a do B, estas torneiras devem estar a seguir a bomba. Mas neste sistema como em outros tem aqui um "problema" a indicação de nível, mais um buraco para colocar a entrada da água.

Já em 2 se tiver espaço de colocar os depósitos lado a lado facilita muito o "trabalho". Até ao "chupador" não tem que fazer qualquer alteração, o nível de água irá manter-se a marcar visto que os depósitos estão ligados está a gastar dos 2 ao mesmo tempo contudo tem (quanto a mim) que fazer o seguinte, ligar os depósitos na parte inferior e na parte superior, na inferior para aproveitar ao máximo a á gua do 2 deposito e na parte superior para facilitar o enchimento, desta forma o ar no seu interior sai e assim não tem que fazer mais um buraco para o devido enchimento.
Se não conseguir lado a lado tente o segundo deposito numa localização na parte inferior (intenda-se por fora da célula) do deposito, mas atenção com temperaturas mais frias a água pode congelar.


Espero ter ajudado, mais alguma coisa apite.



Boa viajem e vão devagar para chegar mais cedo.

Nuno Pires
Imagem
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos e reconhecer que vale a pena viver.Pedras no caminho????Guardo todas, um dia vou construir um castelo...
Avatar do Utilizador
Nuno Pires
 
Mensagens: 1553
Registado: segunda set 10, 2007 11:36 am
Localização: Camarões/Sintra

Mensagempor jcpcarval » terça fev 17, 2009 3:31 pm

Olá!
Aproveito a deixa para esclarecer um dúvida. Eu queria comprar um depósito para a água limpa com maior capacidade pois o meu é muito pequeno ( 15L ). O que aconselham? marcas, locais de compra, etc...
O meu está situado na porta da frente e de facto há espaço para colocar um de maior capacidade.
Obrigado!
Knaus Sport 500 QDK + VW Sharan
Avatar do Utilizador
jcpcarval
 
Mensagens: 19
Registado: segunda set 29, 2008 9:53 pm
Localização: Oeiras

Mensagempor Papa Léguas » terça fev 17, 2009 6:00 pm

Sem pretender dar lições de técnico que não sou, ouso, contudo, dar a conhecer a forma como foi resolvida a questão na minha autocaravana.

Já estava instalado um depósito de 120 litros de água na parte dianteira do veículo com a respectiva bomba, uma “bóia” que mede (0, 1/3, 2/3, 3/3) a água que existe no depósito, um tubo de respiração, necessário para que o ar saia quando a água entra e um tubo para esvaziar o depósito se necessário.

Mandei colocar na parte traseira do veículo um outro depósito, de 80 litros, nivelado pelo fundo, sensivelmente, com o fundo do depósito já existente e com um tubo de comunicação para passagem de água entre os dois depósitos e colocado na parte mais baixa de ambos.

No segundo depósito foi também colocado um tubo de respiração, partindo da parte mais elevada e cuja extremidade foi colocada na parte superior da autocaravana com uma válvula de não retorno para impedir a entrada de impurezas sólidas. A saída do tubo de respiração teve que ser colocada na parte mais elevada da autocaravana para impedir que a água do depósito saísse, pois que alterações do nivelamento da Autocaravana (subidas e descidas) provocavam desperdícios de água (sistema de vasos comunicantes).

Material: 1 depósito, 2 tubos (1 para passagem de água, 1 para passagem de ar), uma bomba de não retorno, braçadeiras, silicone.

Não esquecer o mais importante: Mão-de-obra.
Parar. Parar não paro.
Se a coerência custa caro,
Eu pago o preço.

(Citação livre de Sidónio Muralha)
********************
http://papa-leguas-portugal.blogspot.pt/
papaleguaspt@gmail.com
********************
Avatar do Utilizador
Papa Léguas
 
Mensagens: 214
Registado: sexta abr 25, 2008 7:00 pm

Mensagempor Pluma Vermelhinho » quarta fev 18, 2009 12:14 am

Julgo que uma solução simples passará por apenas comprar um depósito maior para colocar no lugar do que tem montado agora. No entanto, como se trata de uma caravana, não convem abusar muito do peso no cofre (deu-me a entender que é aí que o companheiro tem o depósito, como em quase todas as caravanas aliás...) pois isso irá comportar maior peso sobre a bola de reboque do monovolume e o peso máximo deverá ser de 75KG.

Outra solução mais dispendiosa (e depende da configuração interior da caravana) passa por colocar o depósito por debaixo de um dos assentos da sala, á semelhança do que acontece com algumas autocaravanas.

Em qualquer stand de caravanas/autocaravanas encontra os ditos depósitos.
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho
 
Mensagens: 972
Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm
Localização: Loures


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 19 visitantes