dois paineis solares ligadas a uma ou duas baterias?

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

dois paineis solares ligadas a uma ou duas baterias?

Mensagempor Ana Paula Coutinho » quinta jan 22, 2009 11:25 pm

Olá. Sou recente inscrita neste espaço e nem sei se é assim que consigo comunicar... mas aqui vai a questão: tenho AC há um ano, embora ela já tenha 9 anos. Já veio com 2 painéis solares. Quando a vi pela 1ª vez tinha 2 baterias , 1 ligada e outra ao lado! Mas quando a entregaram já só vinha com uma. Será que está desaproveitado um dos painéis solares? Deveria ter outra bateria ligada, uma a cada painel?
Obrigada, a alguém que me possa esclarecer...
Ana Paula Coutinho
 
Mensagens: 3
Registado: quarta jan 21, 2009 2:02 pm
Localização: PORTO- PORTUGAL

Mensagempor zejorge » quinta jan 22, 2009 11:32 pm

Olá companheira

Antes de mais será necessário saber a capacidade dos paineis, que em principio serão de 80 W ou 100 W, para depois ver que tipo de bateria tem na célula 100 Ah ; 120 Ah ou mais.
No entanto penso que um dos paineis estará desaproveitado, pois para uma só bateria bastar-lhe-á um só painel.
Espero tenha ajudado

Cumprimentos

Zejorge
zejorge
 
Mensagens: 276
Registado: segunda jun 11, 2007 9:06 pm
Localização: Montalvo-Constância

Mensagempor Ana Paula Coutinho » sexta jan 23, 2009 2:14 pm

Muito obrigada pela resposta.
Não sei, ainda, nem a potência dos painéis nem a capacidade da bateria. Mas será que podem estar ambos ligados à bateria? E não será melhor, pois carregará mais rapidamente!?
Vou ver como todo o sistema está ligado...
Até breve.
Ana Paula Coutinho
 
Mensagens: 3
Registado: quarta jan 21, 2009 2:02 pm
Localização: PORTO- PORTUGAL

Mensagempor vitorandrade » sexta jan 23, 2009 6:07 pm

Boa Tarde companheira.

Pode ter quantos paineis quiser e com a potência que quiser e quantas baterias quiser, desde que as ligações estejam correctas e o regulador a funcionar como deve ser não há qualquer problema.

Também não tem que haver uma relação da potência do painel com a amperagem da bateria.

Agora quanto maior a potência do painel e menor a amperagem da bateria mais depressa carrega. Se o painel for de pouca potência e a bateria de grande capacidade é evidente que demora mais tempo a carregar.

Quando se faz uma opcção por uma potência de ou dos paineis tem a ver com uma relação custo benefício. Também não terá muita lógica ter um painel muito potente e uma bateria com pouca capacidade.

O sistema deve ser escolhido conforme as expectativas de consumo que se tem.

Boas viagens e um abraço
Vítor
Avatar do Utilizador
vitorandrade
 
Mensagens: 222
Registado: segunda nov 14, 2005 12:08 am
Localização: Coimbra


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 11 visitantes