O Gas nas Autocaravanas - Vêr em "Técnicas & Bricol

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Mensagempor jorge santos » domingo jun 04, 2006 10:50 am

Parabéns Fluis,

pelo bom artigo com que nos brindou, e trabalho com que foi

elaborado.

Tecnicista, mas acessível, cauteloso sem ser alarmista.

Corresponde para quem já está ou se inícia em auto ou caravana, o que

precisa saber, sôbre gases.

Estou certo que o nosso companheiro, vai dentro em breve, focar

outro aspecto importante para todos nós, que é o "alarme anti-gases".

Bem haja, pelos ensinamentos.

Jorge Santos
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Mensagempor fluis » quarta jun 07, 2006 11:13 am

Bom dia,

Jorge obrigado pelo incentivo. :) :)

Em relação à sugestão, vou tomar nota para uma futura oportunidade. :wink:
Fernando Luís
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Mensagempor Laucorreia » domingo jun 11, 2006 3:54 pm

Boa tarde a todos. Registei-me, recentemente, neste fórum, e quero, nesta primeira mensagem, dar os parabéns pelo detalhado e precioso trabalho sobre o gás nas AC's, elaborado pelo fluis.
Muito obrigado pela disponibilidade para produzir uma informação tão útil e detalhada para todo o auditório deste fórum.
Sei que intencionalmente não referiu marcas, contudo, não sei se seria possível indicar-nos o seguinte:
1. Das botijas "leves", fala que uma pesará, em vazio, 5,3 Kg e outra 7,5Kg. Poderia identificá-las com a respectiva marca comercial?
2. Uma delas é algo transparente. Será que o material que usa é tão resistente quanto a da outra, nomeadamente em caso de acidente (embate)?
Antecipadamente grato.
Cordialmente,
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Mensagempor fluis » segunda jun 12, 2006 9:42 am

Bom dia,

A titulo informativo a Galp Pluma pesa cerca de 7,5 Kg, e a BP Light é mais leve cerca de 2 Kg.
A BP Light é mais alta que a garrafa de aço convencional, razão pela qual a BP dispõem de um redutor mais baixo, especial para ac’s, uma vez que o conjunto se tornava demasiado alto para os compartimentos de gás de algumas autocaravanas.
A Pluma é exactamente da mesma altura, da garrafa de aço convencional, mas atenção que isto é conseguido à custa de uma pega mais baixa, uma vez que o bocal onde se coloca o redutor está colocado uns cms mais acima.

Em relação à resistência, a BP é 100 % construída em matérias compósitos, razão pela qual consegue ter zonas translúcidas para verificação de nível. Já a Pluma tem um exterior em material compósito, e tem um depósito interior construído em aço e reforçado com 2 tipos diferente de material compósito, o que pode dar-lhe alguma vantagem teórica em termos de robustez, na prática será mais difícil de concluir.
Em termos de capacidade, ambas são de 12 Kg de butano.
Fernando Luís
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Mensagempor Laucorreia » segunda jun 12, 2006 10:44 pm

Caro fluis
Obrigado pelas respostas.
Cordialmente,
Laucorreia
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Novas Repsol K11 e K6

Mensagempor fluis » segunda dez 15, 2008 5:10 pm

Boa tarde ,

Depois da BP e Galp, desta vez é a Repsol que passou a dispor de botijas leve, as K11 e K6.

Infelizmente tal como as outras 2, só se encontra disponível em Butano.

Os números a seguir ao K, referem-se à capacidade líquida em quilos. Assim a K11 tem 11 kg de Butano quanto à K6 logicamente é de 6 kg.

Em relação à tara, para a K11 são cerca de 7 kg, um valor portanto aproximado ao da Pluma, apesar de ligeiramente inferior.

De lembrar que os adaptadores e redutores da linha original (as laranjas) da Repsol (e não as da linha azul que foi herdada das antigas Shell) servem directamente para as novas garrafas leves, podendo sem problemas usar as propano de Inverno, e no verão trocar para as novas leves.
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