carregamento das baterias

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

carregamento das baterias

Mensagempor Chip » segunda Oct 13, 2008 4:01 pm

boas tardes pessoal

tenho uma bateria de 70A para o motor e electricidade da viatura, e tenho uma segunda bateria para o habitaculo de autocaravana de 100A, descarga lenta, fiz sistema por rele em que quando o carro está desligado as baterias estão separadas, quando ponho o carro a trabalhar o alternador carrega as duas ao mesmo tempo.
questão, existe algum inconveniente nisto em termos de carga?, julgo que o alternador é de 60A (citroen berlingo 2000HDI) será que é? se sim aguenta o carregamento? se não qual a melhor solução?
gostaria a opinião de profissional
UM ABRAÇO
Avatar do Utilizador
Chip
 
Mensagens: 63
Registado: domingo Oct 12, 2008 9:09 pm

Mensagempor O Françiou » segunda Oct 13, 2008 5:42 pm

Boa noite

Nao sou um profissional, mas posso dar a minha opinião
1)a bateria do carro è de 70 A, par a AC deves ter uma bateria de 90 A maximo isto e ume regua
2) deves istallar um coupleur separateur, para fazer a gestao da carga do alternador
Esta tudo escrito aqui
http://pagesperso-orange.fr/jean-pierre ... l#coupleur
Cordialmente

O Françiou, era o meu tio chamava-me assim
_________________
Bye
Avatar do Utilizador
O Françiou
 
Mensagens: 173
Registado: segunda jul 16, 2007 7:18 pm
Localização: França

Mensagempor Chip » sábado Oct 18, 2008 7:40 pm

olá amigo O Franciu

obrigado pela dica e ajuda, fico grato, acontece que o esquema é pouco explicito, ex. o + do alternador liga aonde?
no esquema da pagina que me facultou o + do alternador não está a ligar em nada ficando a duvida.
percebo pouco ou nada de françês
UM ABRAÇO
Avatar do Utilizador
Chip
 
Mensagens: 63
Registado: domingo Oct 12, 2008 9:09 pm

Mensagempor O Françiou » domingo Oct 19, 2008 7:37 am

Bom dia

Podesser aqui tao bem
http://www.campingcar-bricoloisirs.net/ ... separateur

Eu nao conhesso bem electrcidade dos carros mas posso traduisir em portugues
Cordialmente

O Françiou, era o meu tio chamava-me assim
_________________
Bye
Avatar do Utilizador
O Françiou
 
Mensagens: 173
Registado: segunda jul 16, 2007 7:18 pm
Localização: França

Mensagempor Chip » domingo Oct 19, 2008 5:49 pm

mais uma vez muito obrigado pela ajuda

devo dizer que a minha pequenina autocaravana vai ter de sofrer uma grande transformação a nivel electrico, está com um sistema muito "arcaico"

vou analizar e depois informo
UM ABRAÇO
Avatar do Utilizador
Chip
 
Mensagens: 63
Registado: domingo Oct 12, 2008 9:09 pm

Mensagempor zejorge » segunda Oct 20, 2008 2:48 pm

Boa tarde a todos

Já que estamos a falar de baterias, gostaria de saber de algum companheiro que tenha instalado, um repartidor de carga CSB 2, se está satisfeito com a sua funcionalidade.

Segundo o que sei, este repartidor permite carregar a bateria do veículo, logo que a da célula está carregada.

O seu custo é pequeno, cerca de 35 €, mas desconheço se a sua instalação é cara.

Cumprimentos
zejorge
 
Mensagens: 276
Registado: segunda jun 11, 2007 9:06 pm
Localização: Montalvo-Constância

baterias

Mensagempor paulo pepper » terça Oct 21, 2008 10:09 am

Bom dia a todos os companheiros, gostaria de colocar a seguinte questão:tenho um painel solar instalado na minha AC.Como se aproxima o Inverno e vai estar parada durante algum tempo como devo fazer para evitar que a bateria esteja sempre em carga; isto porque segundo me informar não é benéfico para a vida útil da bateria estar sempre a receber carga.Gostaria de saber as vossas opiniões.Um abraço a todos.
Avatar do Utilizador
paulo pepper
 
Mensagens: 57
Registado: quarta Oct 17, 2007 10:02 am
Localização: condeixa

Re: baterias

Mensagempor Chip » terça Oct 21, 2008 7:59 pm

paulo pepper Escreveu:Bom dia a todos os companheiros, gostaria de colocar a seguinte questão:tenho um painel solar instalado na minha AC.Como se aproxima o Inverno e vai estar parada durante algum tempo como devo fazer para evitar que a bateria esteja sempre em carga; isto porque segundo me informar não é benéfico para a vida útil da bateria estar sempre a receber carga.Gostaria de saber as vossas opiniões.Um abraço a todos.


pelo que se consta não tem qualquer inconveniente esta "estar a receber sempre carga", isto porque o controlador de carga"vê" a tensão da bateria e só debita quando é necessário, na minha opinião até fica bem sempre ligado porque evita a sulfatização da bateria.

se quiser desligar instale um interruptor na entrada do controlador.
UM ABRAÇO
Avatar do Utilizador
Chip
 
Mensagens: 63
Registado: domingo Oct 12, 2008 9:09 pm

Mensagempor Chip » terça Oct 21, 2008 8:13 pm

boas noites

tenho estado a fazer um estudo sobre o sistema de baterias, preciso da opinião de alguém entendido no assunto sobre esta questão de sistema de duas baterias na viatura.
estive a estudar os circuitos dos sites que o amigo Françiu facultou que mais uma vez agradeço, e fico com a opinião de que o separador, não passa do circuito de relé por mim inventado, fiquei com essa impressão precisando em todo caso do circuito interno do mesmo para me pronunciar mais sobre o assunto.

a questão é a seguinte: além do sistema do relé focado inicialmente, o que acham se intercalasse um diodo de 150A do cabo que vem do alternador á bateria do motor 70A, e um diodo de 150A do cabo do alternador á bateria auxiliar 100A, falo em diodos com esta amperagem porque fui informado que a minha AC. tem um alternador de 150A.
assim evitava as flutuações de diferenças de potencial existentes entre estas.
será que após a colocação dos diodos o regulador vai "lêr" a carga das baterias e vêr quando debitar tensão de carga? essa "leitura" é feita por que cabo do alternador?.

aquele abraço
UM ABRAÇO
Avatar do Utilizador
Chip
 
Mensagens: 63
Registado: domingo Oct 12, 2008 9:09 pm


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 28 visitantes