Reservatório de água

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Reservatório de água

Mensagempor time_out » terça mar 21, 2006 4:10 pm

Boa tarde

Que utilização se dá à água do reservatório?
Penso que a maioria enche o reservatório com água oriunda da companhia e como tal água tratada. Mas haverá quem recorra a fontes e neste caso não se conhece a qualidade da água.
Que fazer nestes casos? Deve-se também despejar os depósitos com frequência? Como purificar a água do reservatório para que a sua utilização não ofereça riscos (na preparação de alimentos cozinhados não há risco mas no duche? na lavagem dos dentes?)
São perguntas que penso que haverá várias respostas.
Vamos saber então o que é corrente entre os utilizadores do forum.
Venham lá essas respostas e duvidas.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Mensagempor Luis Almeida » terça mar 21, 2006 4:27 pm

Boa tarde companheiros,

No que me diz respeito, utilizo «água da companhia», no caso fornecida pelo SMAS de Almada :lol: , para utização na casa de banho e cozinha.

Para a alimentação e lavagens de dentes usamos habitualmente água em garrafão.

Mensalmente, lavo o reservatório de água limpa da AC.

Saudações a todos. :wink:
Luis Almeida

Charneca de Caparica
[ Rimor Europeo 87P ]
Avatar do Utilizador
Luis Almeida
 
Mensagens: 563
Registado: quarta Oct 19, 2005 3:46 pm
Localização: Charneca de Caparica

Mensagempor vitor » quarta mar 22, 2006 12:11 am

Na dúvida sobre a salubridade da água algumas gotas de lixívia resolvem o problema... Não é lá muito ecológico, mas ...
vitor
 
Mensagens: 499
Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am
Localização: viseu

Mensagempor Paulo » quarta mar 22, 2006 10:18 am

Viva,

Eu faço uma limpeza anual ao reservatório de água, pois acumulam-se algumas areias no fundo, que convém remover.

A água deste reservatório é utilizada apenas para as lavagens (incluindo a dos dentes :D ). Caso se pretenda utilizar a mesma para todos os fins é aconselhável a adição de Micropur ou equivalente.

Um abraço,
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Mensagempor fluis » quarta mar 22, 2006 2:25 pm

Bom tarde,



Eu, por norma, efectuo uma limpeza anual do reservatório. Abro a torneira de escoamento do depósito, e como esta não consegue retirar por completo toda a água, utilizo o meu aspirador (que é daqueles que funciona por sistema de filtragem por água) para retirar o resto. Tal como refere o Paulo, confirmo que no fundo do depósito existem sempre areias.

Quando não uso a AC por um tempo, ou quando não tenho confiança na água com que encho, costumo usar o Micropur ou equivalente (Arvipur) da Narbonne Acessoires. Este produto , para além de purificar, evita o aparecimento de limos e algas.

Esta água é usada para as lavagens, a dos dentes também, com alguma vigilância em relação às duas pestes mais pequenas. :lol: :lol: É usada ainda na cozinha, para tudo o que vá ao lume.

Também já vi em qualquer lado que é conveniente, pelo menos uma vez por mês, ligar o aquecimento da água à temperatura máxima, porque é daqui que podem surgir os maiores focos de doença.

Uma vez por ano, procedo à descalcificação do Combinado, com 1 litro de vinagre
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Mensagempor Paulo » quarta mar 22, 2006 7:53 pm

Fluis,

Penso que seria muito interessante falares mais um pouco da operação de descalcificação do Combinado TRUMA (aquecimento de ambiente + água).

Obrigado.
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Mensagempor Passeante » quarta mar 22, 2006 10:00 pm

:roll: Ora viva.

Eu costumo usar uma colher de sobremesa de lixívia (cálculos feitos há algum tempo) para cerca de 140 litros de água.

Uso sempre que encho. A quantidade de lixívia é baseada nos conselhos do delegado de saúde de uma das nossas regiões afectadas pela seca do ano passado. Encontrei a informação na net.

Uso a água para lavagens e para higiene também, bem como para cozinhar. Para beber é que só uso água engarrafada.

Desde que começei a usar a lixívia resolvi o problema do cheiro da água, que mesmo a lavar fruta e legumes deixava um cheiro desagradável.

Lavo o depósito sempre antes de uma viagem, mas confesso que não sou muito rigoroso. Cheguei a comprar um produto próprio para desinfectar o mesmo. Tinha que manter o produto durante 12 horas no depósito e nas tubagens e depois enxaguar tudo. Desisti pois não me resolveu o tal problema do cheiro da água, que é assim um pouco como a água que fica em depósitos de plástico durante muito tempo.

Os tais produtos que referem aqui, não conhecia. A água tratada fica consumível? Ou só utilizável?

Um abraço. 8)
Avatar do Utilizador
Passeante
 
Mensagens: 81
Registado: quarta nov 16, 2005 11:05 pm
Localização: Azeitão

Mensagempor time_out » quarta mar 22, 2006 10:18 pm

Boa noite

Será que em Portugal se consegue encontrar o Micropur ou equivalente (Arvipur)?
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Mensagempor fluis » quinta mar 23, 2006 11:15 am

Bom dia,

Tentando responder às vossas questões:

“Time_Out”, o Micropur comprei no Marcampo, o Arvipur (fabricado pelo mesmo fabricante da Micropur, a Katadyne , para a Narbonne), comprei-o o ano passado na Expolazer, onde estava um pequeno expositor de um representante da Narbonne Accessoires.

Passeante: Segundo o fabricante, se usado na dosagem correcta , após 30 minutos ,salvo erro, de repouso a água fica apta até para ser consumida, nunca o fiz, sirvo-me deste esquema para ajudar a manter o depósito mais limpo.

Paulo: Eu retiro o calcário à Truma uma vez por ano, do seguinte modo:

- Lendo o manual, percebi que aconselham que se esvazie de água, se faça entrar vinagre pela entrada de água e deixe estar ligada na posição máxima durante uma hora . Depois procede-se à saída do vinagre e lavagem da Truma.

- A 1ª vez que tentei fazer este procedimento, abri a porta onde está o combinado e tentei perceber qual seria o tubo de entrada de água a retirar para conseguir colocar o vinagre, e como me pareceu que seria difícil por este meio que o vinagre entrasse (o vinagre teria que subir para o Truma), optei por ser práctico e efectuar esta operação em conjunto com a lavagem do deposito das águas limpas .
Como?
  • Abro a válvula da truma para a água sair (com a bomba de água desligada, claro)
  • Abro a torneira de escoamento do deposito das águas limpas e deixo a água ir saindo.
  • Quando o nível da água chega perto do tubo de pesca da bomba fecho a torneira, ligo a bomba, com a válvula da truma aberta. Quando deixa de sair água pela válvula da truma, desligo a bomba.
  • Fecho a válvula da truma e ligo o aquecimento na sua posição máxima até que a luz apague
  • Ligo a bomba e introduzo a garrafa do vinagre pela abertura superior do deposito, até ficar praticamente encostado no tubo de pesca da bomba e despejo o vinagre, que está quase directamente a ser puxado pela bomba para a truma. Desligo a bomba e fica uma hora assim.
  • Ao fim de uma hora, ligo a bomba, coloco água devagarinho até a bomba se calar, acabando assim de encher a truma, que se vai ligar novamente a aquecer e fica assim pelo menos mais uma hora.
  • Entretanto procedo à drenagem e limpeza do depósito como já explicado.
  • No fim abro a válvula da truma - o cheiro a vinagre é bem intenso e repito o procedimento de enchimento e abertura de válvula da truma, até que o cheiro a vinagre desapareça
  • Abro as torneiras para tirar o ar do sistema e verificar se a água vem sem cheiro. Se houver cheiro, terei que esvaziar novamente o deposito e/ou a truma.
  • Se tudo ok, meto o Micropur/ Arvipur, e acabo de encher o deposito.

Espero ter esclarecido a todos
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Mensagempor fluis » sexta mar 24, 2006 11:43 am

Bom dia,

Ainda em relação a este a assunto fica aqui o site da katadyn http://www.katadyn.ch/site/ch_en/home/outdoor_products/micropur/micropur_classic/, para que possam consultar as características do produto.

O mais adequado para o nosso uso, é o frasco que na foto aparece em baixo, mais à esquerda, e que vem com tampa doseadora (50/100/140lt…).

Este frasco dá para tratar mais de 1000 lt de água. Em relação ao tempo de espera, por lapso disse 30 minutos, mas na realidade são 2 horas para que a água fique potável.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Mensagempor mfortunato » domingo nov 18, 2007 4:15 pm

Boas

Depois de ler estes comentários procedi á manutenção dos depósitos este sábado.
Acho que efectivamente o vinagre é o mais indicado para a limpeza do sistema de água, mas também cheguei á conclusão de que o vinagre que habitualmente se compra nas lojas não tem a acidez suficiente para o que pretendemos. Mas como em minha casa os restos das garrafas não vão para o cano, todos os restos vão para o garrafão do vinagre, tenho um vinagre muito mais ácido que o comercial (a acidez do vinagre está directamente relacionada com a quantidade de açúcar e álcool do liquido inicial), assim foi fácil juntar cerca de 25l de vinagre bem forte (atenção, esta quantidade demorou cerca de 1 ano a conseguir). Para uma utilização sem problemas este vinagre foi depois filtrado através de um pano fino.
Posto isso procedi assim:
 Coloquei água limpa no reservatório e liguei o truma no máximo.
 Vazei o tanque de água limpa e coloquei os 25 litros de vinagre no tanque de água limpa.
 Abri todas as torneiras de novo até sair vinagre puro nas torneiras, incluindo as de água quente até ter a certeza que o truma ficou cheio com vinagre.
 Retirei todos os filtros nas pontas das torneiras e chuveiro.
 Como o truma estava ligado esperei que este atingisse a temperatura máxima de novo.
 De vez em quando abria uma torneira de água quente para fazer sair o ar que se vai formando.
 Com este processo gasta-se com facilidade uns 20 litros de vinagre.
 Depois de atingida a temperatura máxima no truma fiz circular novamente o vinagre pelo truma (ia enchendo 1 garrafão que depois vazava de novo para o tanque de água limpa)
 Esperei que o truma atingisse de novo a temperatura máxima.
 Até aqui passou cerca de 1h.
 Depois através da tampa do tanque coloquei mangueira com água da rede a lavei bem o tanque de águas limpas sem retirar a agua que ainda tinha algum vinagre.
 Abri todas as torneiras até gastas toda a mistura no tanque, aproveito esta mistura para lavar também o tanque de águas residuais.
 Depois escoei o tanque de águas limpas e lavei de novo só com água, fazendo circular água limpa por todo o circuito.
 Repeti o passo anterior e a água nas torneiras já não cheirava a vinagre.

Pude constatar que nas primeiras saídas de vinagre das torneiras saiu bastante sujidade (um lodo preto), e uma vez que os filtros das torneiras foram limpos o caudal também melhorou um pouco.
Esta acidez do vinagre também foi benéfica para o tanque de águas residuais, pelo menos a válvula ficou mais leve de manusear.

Não tenho problemas de cheiros nos tanques nem qualquer alteração ao sabor da água nas torneiras, mesmo a água quente.

Quanto á utilização da água para todos os fins, nós só não a utilizamos para beber, mas em conversa com o médico delegado de saúde do meu concelho, ele aconselhou-me a colocar no tanque 1 ou 2 colheres de um liquido que se vende nas mercearias e supermercados para lavar os legumes.

Boas viagens
Miguel Fortunato
Góis

Chausson Flash 09
Avatar do Utilizador
mfortunato
 
Mensagens: 75
Registado: segunda nov 14, 2005 4:52 pm

Mensagempor António » domingo nov 18, 2007 7:49 pm

Pois eu não uso vinagre.
Para retirar calcario se for muito Acido Aminosulfónico (desnecessario em AC)
Limpeza normal com Ácido Fosforico (retira calcario e sugidades e limpa todas as sujidades de águas ferreas) é só ferrar o sistema com agua e acido misturado 1% chega ( para muita sujidade e entupimento) ou 0,5% deixar de um dia para outro e depois deixar circular a agua.

Quanto ao liquido que se vende nas merceerias para os legumes, não passa de lixivia ( hipoclorito de sódio ) mas em dose mais pequenas.
(Hipoclorito de sódio 63% de cloro activo puro) ( lixivia corrente de 3 a 5 % de cloro activo) ( esse produto dos legumes 0,5% de cloro activo).
Para bom entendedor Hipoclorito + Água = Lixivia ou outro qualquer desinfectante á base de Hipoclorito.

Eu no meu deposito de água junto sempre que atesto 10 Cl de lixivia e 2cl de quartenario de amonio (para as algas, nunca deixa ganhar algas verdes ou castanhas) como não bebo dessa agua tudo bem, e á pele não faz mal ou ninguém ia a piscinas.
Um Abraço
António
Avatar do Utilizador
António
 
Mensagens: 78
Registado: segunda jul 09, 2007 4:19 pm
Localização: Alverca

Mensagempor seco » domingo nov 18, 2007 8:15 pm

Boas

Esta intervenção destina-se apenas a colocar uma pequena correcção.
O hipoclorito de sódio tem, à saída da fábrica, 15% de cloro "activo" (e soda caustica para estabilizar), embora, por ser retrodegradável, no mercado tem usualmente cerca de 13%
O hipoclorito de cálcio é que tem 65 a 63% de cloro!
Quanto ao resto concordo com a metodologia devendo contudo procurar usar um ácido fosfórico de grau alimentar!
Complemento dizendo que o método "natural" usado pelo mfortunato tambem está correcto e o ácido acético fez bem o seu trabalho!

Uma abraço

seco
seco
 
Mensagens: 589
Registado: segunda nov 28, 2005 7:15 pm

Mensagempor Luis Agostinho » segunda nov 19, 2007 11:14 am

Bom dia, :lol:

Decidam-se...estamos aqui todos á espera, para sabermos o que fazer aos reservatórios de água!!! :wink:
Nas vossas mensagens...só falta dizer "Não tentem fazer isto em casa!" :lol:
Já agora se pudessem usar uma linguagem mais comercial, talvez fosse mais fácil...isto só para não morrermos todos envenenados, ou corrermos o risco de irmos pelos ares!! :lol:

Já agora se o "departamento de quimica" :lol: me pudesse ajudar:
Apesar de lavar regularmente o depósito de águas sujas, nas minhas deslocações, e depois de despejado, liberta um cheiro a esgoto que invade o interior da AC quando em andamento.
Claro que esse cheiro se cria por ter estado parado...mas será que não poderei juntar um pouco daqueles "nomes esquisitos" para deixar de libertar esse cheiro? Bem e já agora, sendo nalguns casos produtos corrosivos presumo?, não corremos o risco de danificar as sondas de nivel de água, que na maioria das vezes são de metal?

Grato pela vossa ajuda. :wink:
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Mensagempor Foklin » segunda nov 19, 2007 11:22 am

bom ja tenho trabalho para o proximo FDS! 8)
RESPECT!!!
Avatar do Utilizador
Foklin
 
Mensagens: 98
Registado: quarta set 19, 2007 11:55 am
Localização: Alverca

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 45 visitantes