Reservatório de água

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Mensagempor seco » segunda nov 19, 2007 11:58 am

Boas

O cheiro resulta efectivamente da existencia de bactérias que se acumularam nas paredes e restantes zonas do depósito, ajudadas a crescer pelas gorduras existentes nas águas cinzentas.
A solução passa pela desinfecção com hipoclorito de sódio ou na sua falta por uma lixívia. Como é apenas para lavar, esta lixívia pode ter detergente.
Já na desinfecção dos tanques de água limpa, que é útil desinfectar pois a sua origem pode não ser de confiança, a lixívia deve estar isenta de detergente (é mesmo a mais baratinha).
Nesta desinfecção o recurso a pastilhas desinfectantes (normalmente de hipoclorito de cálcio) ou a outros agentes oxidantes, como por exemplo a água oxigenada, é tambem por vezes seguida, mas o seu controlo mais difícil.
Uma outra possibilidade para o tanque das águas cinzentas é fazer a sua lavagem regular com uma solução de permanganato de potássio que tambem oxida (destrói) toda a matéria orgânica que possa estar acumulada.
Quanto à agressividade em relação aos metais é reduzida pois as concentrações a usar são pequenas 2 a 5% e o tempo de actuação limitado.
Nas águas limpas a adição de cloro é ainda menor e portanto a corrosão inexistente.

Um abraço

seco
Editado pela última vez por seco em segunda nov 19, 2007 7:02 pm, num total de 2 vezes.
seco
 
Mensagens: 589
Registado: segunda nov 28, 2005 7:15 pm

Mensagempor Teresa » segunda nov 19, 2007 2:22 pm

Já algum tempo que acompanho este tema,e de facto acho estranho o facto de mencionarem os maus cheiros :? Parece-me que a opinião no feminino talvez ajuda alguma coisa.

Na nossa AC os depósitos de aguas nunca necessitaram desse tipo de intervenção ,porque jamais despejamos na banca qualquer tipo de gorduras ,restos de leites,aguas de cozeduras ou de enlatados.
O deposito de aguas sujas resume-se exclusivamente para as aguas de lavar louças e banhos,e desta forma temos conseguido manter em bom estado o deposito :wink:
Fiquem bem
Teresa

Imagem

Clube Autocaravanista da Abeceira
Directora Ciclismo
Avatar do Utilizador
Teresa
 
Mensagens: 923
Registado: segunda fev 05, 2007 3:13 pm
Localização: Albergaria-a-Velha

Mensagempor António » segunda nov 19, 2007 2:59 pm

Amigo A748-2

Que tal colocar um sifão ou simples curva ( desde que fique sempre cheia de agua ) ou na saida do cano do esgoto ou á entrada do deposito de águas sujas? Ai acabam os maus cheiros dentro da AC.
Um Abraço
António
Avatar do Utilizador
António
 
Mensagens: 78
Registado: segunda jul 09, 2007 4:19 pm
Localização: Alverca

Mensagempor Luis Agostinho » terça nov 20, 2007 12:11 am

Boa noite,

Teresa, normalmente temos esse cuidado, naquilo que despejamos no depósito, mas nem sempre é viável por várias razões, entre elas por não estarmos num local que possâmos despejar no exterior em local indicado para isso. Além de que, por ser um depósito de 100Lt permite-nos estar mais tempo sem despejar na AS.
Para já penso que vou seguir as indicações do Seco por me parecer, que exigem menos intervenção, caso o problema subsista, então nesse caso terei mesmo de me investir em canalizador para seguir o conselho do António.
Obrigado pela vossa ajuda
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Mensagempor mfortunato » terça nov 20, 2007 11:16 pm

Boa noite

Bem eu e a química… já lá vai tempo, :lol: .
Mas afinal o que conta é que quando um companheiro tem um problema aparecem vários a tentar ajudar, pela minha parte muito obrigado.
Reconheço que os produtos indicados ainda devem ser mais eficazes que o vinagre, e também equacionei optar por essa solução, e depois de conversar com os “químicos” da família (logo 3) mas dada da minha inexperiência achei que com o vinagre correria menos riscos de corrosão (tanto nos materiais da AC como no manuseamento).
Mas o que conta é o resultado, que no meu caso foi satisfatório, mesmo apesar do inconveniente de andar uma tarde a respirar vinagre, não ficou qualquer cheiro na AC.
Além do mais eu tenho uma certa relutância em deitar esse precioso néctar para o esgoto, assim sempre dou alguma utilidade aos restos, :wink: .
Mas como não estou a contar de fazer esta manutenção se não apenas daqui a 12 meses, por favor não apaguem os posts que eu não consigo decorar tais nomes, 8)


De qualquer forma cá me desenrasquei e obrigado pelo esclarecimentos.

Boas viagens
Miguel Fortunato
Góis

Chausson Flash 09
Avatar do Utilizador
mfortunato
 
Mensagens: 75
Registado: segunda nov 14, 2005 4:52 pm

Anterior

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 87 visitantes