Aumento de autonomia.

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Aumento de autonomia.

Mensagempor Nuno Pires » segunda abr 14, 2008 1:15 pm

Boa tarde.

Venho pedir alguns conselhos sobre umas pequenas alterações com vista ao aumento de autonomia neste caso concreto de água.
As dúvidas são, água limpa será necessário a compra de outra bomba ou através de um pequeno “bie passe” fico com o problema resolvido?

Água sujas, como devo fazer, casa de banho para um depósito e cozinha para outro? Ou a ligação na parte superior dos depósitos e quando um está cheio passa para o outro.

Qual será a forma mais “fácil” de poder resolver o “problema”.


http://nunopire.hi5.com

http://www.vivercamaroes.com/

Boa viajem e vão devagar para chegar mais cedo.•
Nuno Pires
Camarões/Sintra
Imagem
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos e reconhecer que vale a pena viver.Pedras no caminho????Guardo todas, um dia vou construir um castelo...
Avatar do Utilizador
Nuno Pires
 
Mensagens: 1553
Registado: segunda set 10, 2007 11:36 am
Localização: Camarões/Sintra

Mensagempor las2855 » terça abr 15, 2008 8:00 pm

Nuno, penso fazer o mesmo mas apenas para as águas limpas.
Basta a união de ambos os depósitos por um tubo de boa secção e instalação de respirador no novo.
Digo de boa secção para evitar enchimentos demorados.
Assim funcionam como um só e nada mais é necessário mudar.
Não esquecer de tomar em consideração que as leituras do medidor de nível podem ficar alterados, em especial de o 2º depósito ficar num nível inferior ao original (típicamente debaixo do carro).
A captação de água para a bomba deve se feita no ponto mais baixo disponível.
Diversas são as soluções para medir o nível no segundo depósito, mas isso já é outra história. :wink:
Técnicamente é mais simples a instalação do 2º depósito ao mesmo nível do original, se possível.
Cordialmente,
las2855
Avatar do Utilizador
las2855
 
Mensagens: 226
Registado: quinta jan 18, 2007 10:59 pm

Mensagempor Dematos » terça abr 15, 2008 8:06 pm

Companheiro Nuno!
A minha AC tem o que o companheiro pretende:
As águas limpas são aspiradas por uma só bomba que por intermédio de um bypass(2 torneiras)aspira a água correspondente ao tanque pretendido,bastando para tal abrir a torneira e fechar a outra.
Quanto às águas sujas, é possível por os dois tanques em contacto, atravé de um tubo (ligado com duas abraçadeiras) flexível por causa das vibrações.
Acho esta ideia interessante e tambem eu vou pensar no assunto.

Saudações Autocaravanistas
Dematos
Dematos
 
Mensagens: 91
Registado: segunda Oct 02, 2006 10:34 am

Mensagempor Nuno Pires » terça abr 15, 2008 8:14 pm

Boa noite las2855 Pastel e demais.
O aumentar “só” a água limpa pode ser uma dor de “cabeça”, porque tem água mas não a tem onde colocar, a suja é claro.
O meu “problema” é mesmo com a água limpa visto que a suja fica por debaixo da AC é tenho lá espaço, agora para a água limpa, perto do deposito não tenho espaço, vou ter que arranjar um espaço para ela, tendo em conta é claro o equilíbrio da AC.
Temos que ter em conta também é o peso que ainda podemos “carregar” a AC, para evitar surpresas.


http://nunopire.hi5.com

http://www.vivercamaroes.com/

Boa viajem e vão devagar para chegar mais cedo.

Nuno Pires
Camarões/Sintra
Imagem
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos e reconhecer que vale a pena viver.Pedras no caminho????Guardo todas, um dia vou construir um castelo...
Avatar do Utilizador
Nuno Pires
 
Mensagens: 1553
Registado: segunda set 10, 2007 11:36 am
Localização: Camarões/Sintra

Mensagempor Fernando Dias Silva » quarta abr 16, 2008 11:13 pm

Boa noite.

É sempre bom aumentar a capacidade de armazenamento das águas, sobretudo a limpa, mas não se esqueçam de comprar um depósito próprio para a água limpa para evitar cheiros e contaminação da mesma. O mais fácil é a colocação do 2º depósito ao mesmo nível do 1º com a ligação entre eles no nível mais baixo de cada um e os dois ligados também ao respiro. Aqui a pesca da bomba não tem de ser mexida, porque os dois apresentam sempre o mesmo nível quer seja a encher ou a bazar.
A colocação de um 2º depósito a um nível inferior (por exemplo debaixo da autocaravana) já requer alguns cuidados. Este depósito tem de ser colocado o mais central possível em relação á largura da AC para maior equilíbrio. Tem de ser ligado ao 1º depósito no seu nível superior com um passador no meio (caso não se pretenda usar o 2º depósito fecha-se), e igualmente ao respiro. Quanto à pesca da bomba, tem de ser no 2º depósito bem no fundo deste quando se utilizam os dois depósitos e uma variante com passador para o 1º quando só se utiliza este. Para escoar água e para limpeza o 2º depósito deve ter uma torneira de evaquação.
Mãos à obra.
Fernando Dias Silva
Ovar - Portugal
Pão de Ló de Ovar......único no mundo.
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Fernando Dias Silva
 
Mensagens: 579
Registado: quinta mar 06, 2008 8:25 pm
Localização: Ovar - Portugal

Mensagempor Nuno Pires » quarta abr 16, 2008 11:28 pm

Boa noite. 8)
A falar é que a malta se entende, tinha uma grande duvida em relação a colocação do deposito de água limpa visto não ter espaço no interior da AC para o colocar, bom pelo menos perto, como indicas e se percebi será chegar ao deposito existente “abrir” uma ligação na parte inferior e ai liga-lo ao 2 deposito, por essa ligação fica “garantida” quer o enchimento quer a passagem da sonda da bomba certo?
Desta forma nem teria de fazer segundo buraco para abastecer o 2 depósito.
Bom fim-de-semana vou aproveitar a “inspecção” que vou fazer para estudar melhor a colocação do mesmo. :wink:


http://nunopire.hi5.com

http://www.vivercamaroes.com/

Boa viajem e vão devagar para chegar mais cedo.

Nuno Pires
Camarões/Sintra
Imagem
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos e reconhecer que vale a pena viver.Pedras no caminho????Guardo todas, um dia vou construir um castelo...
Avatar do Utilizador
Nuno Pires
 
Mensagens: 1553
Registado: segunda set 10, 2007 11:36 am
Localização: Camarões/Sintra

Mensagempor Fernando Dias Silva » quarta abr 16, 2008 11:44 pm

Boas

Sim, só para passagem da água, mas não colocar nesta passagem a sonda da bomba, esta tem de ser directamente ligada ao 2º depósito bem no seu fundo, porque é o último local a ficar sem água. Mas para encher a água tem de sair o ar daí que é necessário ligar também independente um tubo no cimo deste depósito ao mesmo respiro que já existe para o primeiro. Assim quando se coloca água pelo acesso que já existe, o depósito debaixo enche-se primeiro, o ar sai pelo respiro; logo depois deste cheio enche-se o de cima o ar continua a sair pelo respiro deste (estão os respiros dos dois ligados ao mesmo sítio, não é?).
A vantagem desta ligação é que só se monta mais um depósito com as respectivas ligações como expliquei, e utiliza-se o mesmo acesso para encher água que já vem na autocaravana, bem como a mesma bomba claro.
Fernando Dias Silva
Ovar - Portugal
Pão de Ló de Ovar......único no mundo.
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Fernando Dias Silva
 
Mensagens: 579
Registado: quinta mar 06, 2008 8:25 pm
Localização: Ovar - Portugal

Mensagempor Nuno Pires » quarta abr 16, 2008 11:53 pm

A primeira vista parece difícil mas é simples como a água. :D
Muito bem pensado e obrigado pela ajuda. :wink:
Fico a deve-te um pão de ló, conheço (e tu também é claro) uma casa que faz um divinal, a caminho de Salgueiral pela estada que vai do intermarche para o cemitério logo ao inicio da rua do lado esquerdo, que é qualquer coisa do outro mundo, :twisted: :shock: simplesmente divinal. :P

http://nunopire.hi5.com

http://www.vivercamaroes.com/

Boa viajem e vão devagar para chegar mais cedo.

Nuno Pires
Camarões/Sintra
Imagem
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos e reconhecer que vale a pena viver.Pedras no caminho????Guardo todas, um dia vou construir um castelo...
Avatar do Utilizador
Nuno Pires
 
Mensagens: 1553
Registado: segunda set 10, 2007 11:36 am
Localização: Camarões/Sintra

Mensagempor Fernando Dias Silva » quarta abr 16, 2008 11:56 pm

Ora bem, só se o buraco de passagem de água for suficiente grande para passar um bom caudal de agua e o tubo da bomba não estorvar. Mas aqui se realmente for solução, passava a ser obrigatório usar sempre o 2º depósito, pois não dá para aplicar um passador.
O respiro é que tem de ser sempre independente, e porquê? Mesmo que o buraco de passagem de água seja grande, iria haver muitas dificuldades em encher o 2º depósito com a rapidez que se quer. Por vezes até demoraria o dobro ou o triplo do tempo. Já experimentou encher uma garrafa a toda a pressa com grande caudal? è mais a que se perde do que a que entra. O ar tem de sair.
Fernando Dias Silva
Ovar - Portugal
Pão de Ló de Ovar......único no mundo.
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Fernando Dias Silva
 
Mensagens: 579
Registado: quinta mar 06, 2008 8:25 pm
Localização: Ovar - Portugal

Autonomia

Mensagempor barbosamoreira » domingo abr 20, 2008 9:45 am

Olá companheiros:

Se me permitem, vou aqui expressar a minha modesta opinião, em relação à autonomia de água.

Desde que o depósito tenha uma capacidade de 100lt (ou mais), não há necessidade de o aumentar! Eu na minha anterior autocaravana, tinha uma capacidade de 240lt!!! No entanto, nesta que agora tenho, já prescindi dessa autonomia fixa!! Mas vou explicar melhor, porque autonomia continuo a ter, só que de outra maneira.
O aumento de capacidade através de aplicação de depósito suplementar, tem a vantagem de: Maior autonomia de água
Mas em contrapartida tem as seguintes desvantagens:
1- Maior custo na aplicação do depósito suplementar
2- Tendência para andar sempre com o depósito cheio sem necessidade e:
2a- Se saímos só por um fim de semana, quando chegamos ou deitamos a água sobrante fora, que nos dias de hoje é um atentado a quem precisa desse bem precioso, ou ( o que é mais certo) nos esquecemos e fica a água dentro do depósito a "chocar"!
2b- A autonomia do motor baixa, pois mais peso igual a menos autonomia!
2c- Maior desgaste de pneus e suspensão por se andar mais carregado sem necessidade.
2d- Maior probalidade de ser-mos chateados pelas autoridades, por peso a mais (raro, mas provavel!).

Como a maioria das nossas saídas, são de pequena duração, uma grande capacidade dos depósitos não será a melhor ideia.
A solução mais económica e viável para quando na realidade prevemos que vamos necessitar, será de adquirir-mos uns bidões plásticos, e assim só andaremos "pesados", quando precisamos mesmo!
A desculpa de que: " eu só encho o depósito quando vir que preciso!", não resulta (digo por experiência própria), pois quando estamos enchendo o depósito, nem nos lembramos que vamos sair apenas por dois dias, e se ele levar 500lt, só fechamos a torneira quando a água está saindo pelo topo!!

A minha liberdade acaba onde começa a dos outros :D

Barbosa Moreira
barbosamoreira
 
Mensagens: 19
Registado: quarta mar 05, 2008 8:44 pm

Mensagempor las2855 » domingo abr 20, 2008 10:26 am

Caro Barbosa Moreira,

O hábitos de uns nem sempre são os de outros.
Tenho depósito de 130l mas somos 5 na AC e um depósito dá na melhor das hipóteses para 2 dias (assim como a K7).
Se todos tomarmos um pequeno duche nem para isso dá. :?
Isto não significa que vamos andar sempre de depósito cheio mas apenas quando necessário, em especial nos grandes trajectos.
O peso é de facto uma preocupação mas provavelmente já está em excesso pois infelizmente a carga útil nas AC não é fantástica. Assumo esse risco. O depósito monto-o eu pois sai bem mais barato (já pedi orçamento de montagem e decidi logo! :shock: ).
As deslocações que faço são típicamente de 4 ou mais dias, sempre que posso e infelizmente não são muitas. :( :(
De regresso a pouca água que costuma sobrar verto-as no meu jardim regando os canteiros... não é um desperdício. :wink:

Espero não estar a beliscar a liberdade de ninguém. :wink:

Boas voltas
Cordialmente,
las2855
Avatar do Utilizador
las2855
 
Mensagens: 226
Registado: quinta jan 18, 2007 10:59 pm

Mensagempor Nuno Pires » domingo abr 20, 2008 1:11 pm

Boa tarde Barbosa Moreira e demais. 8)

O las2855 e um exemplo cada vez maior no seio, mais que duas pessoas, quantos dias sem assistência?
Quem não se lembra das palavra do Ministro Mário Lino que a Margem sul era um deserto? Ora aqui tem de Lisboa até ao Algarve quantas áreas de serviço temos? Não se esqueçam de retirar Porto Covo da lista. E no interior do Alentejo após Fronteira Zero. :(

http://nunopire.hi5.com

http://www.vivercamaroes.com/

Boa viajem e vão devagar para chegar mais cedo.

Nuno Pires
Camarões/Sintra
Imagem
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos e reconhecer que vale a pena viver.Pedras no caminho????Guardo todas, um dia vou construir um castelo...
Avatar do Utilizador
Nuno Pires
 
Mensagens: 1553
Registado: segunda set 10, 2007 11:36 am
Localização: Camarões/Sintra

Autonomia

Mensagempor barbosamoreira » domingo abr 20, 2008 1:24 pm

Caro las2855:

De maneira nenhuma beliscou a liberdade de ninguém!
Mas se reparar bem, quando me refiro ao assunto, não afirmo que TODOS fazemos isso, mas a realidade é que aquilo que disse é muito usual.
Ora tambem todos sabemos que há sempre excepções, e o caso que nos conta de serem 5, pois claro que se justifica uma maior capacidade; no entanto o que eu dizia era no geral, e todos sabemos embora não o queiramos reconhecer, que por comodidade procedemos como eu dizia! E aí penso eu (aliás eu referia como minha opinião), que não se justifica a instalação de mais depositos havendo outras alternativas mais práticas e económicas.
Mas já agora, e claro que continua a ser uma opinião minha, não será tambem necessário aumentar a capacidade do deposito de aguas negras? :?

A minha liberdade acaba onde começa a dos outros

Barbosa Moreira
barbosamoreira
 
Mensagens: 19
Registado: quarta mar 05, 2008 8:44 pm

Re: Aumento de autonomia.

Mensagempor Nuno Pires » domingo abr 20, 2008 1:54 pm

Nuno Pires Escreveu:Água sujas, como devo fazer, casa de banho para um depósito e cozinha para outro? Ou a ligação na parte superior dos depósitos e quando um está cheio passa para o outro.



Boas, o deposito de águas negras também já parte do “meu” projecto, mas como deve calcular é bem mais fácil, basta “retirar” um dos tubos de descarga e ligar ao novo deposito, ai é deixar a gravidade funcionar.


http://nunopire.hi5.com

http://www.vivercamaroes.com/

Boa viajem e vão devagar para chegar mais cedo.

Nuno Pires
Camarões/Sintra
Imagem
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos e reconhecer que vale a pena viver.Pedras no caminho????Guardo todas, um dia vou construir um castelo...
Avatar do Utilizador
Nuno Pires
 
Mensagens: 1553
Registado: segunda set 10, 2007 11:36 am
Localização: Camarões/Sintra


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes