Transit81 (Ford Transit de 1981 )

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Mensagempor fluis » sexta mai 16, 2008 10:58 am

Boa tarde,

Todos os sintomas que refere, têm provavelmente a mesma origem, que é o desgaste e consequente folga que já tem ao nível dos cilindros. O sopro entra no circuito de óleo, daí a razão do que vê em baixo ao retirar a vareta, e também do que vê ao nível da cabeça. Ao nível da cabeça não deverá ter problemas, pelo menos não é costume nesses motores “york”. Os seus problemas maiores são nos cilindros, e no sistema de Distribuição que não perdoa, os prazos de substituição das correias devem ser até preferencialmente antecipados, para que não aconteça más surpresas.

Primeiro conselho para tirar todas as dúvidas, é ir a uma oficina especializada em bombas injectoras e diesel (por exemplo um Bosch Car Service com serviço Diesel), e verificar o sistema de injecção e pedindo para fazer o teste de compressão. Este teste não engana e dá para ficar com uma ideia do estado dos cilindros. Em princípio irá obter valores com diferenças acentuadas entre cilindros e todos eles devem estar abaixo dos valores normais. Se por acaso o responsável (não acredito), for só um cilindro então vai obter valores substancialmente diferentes para o mesmo.

Para repor os valores de compressão no nível correcto, de modo a obter o funcionamento normal do motor acabando com fumos a frio e dificuldade de arranque, não lhe basta colocar segmentos novos, as camisas estarão tão “ovalizadas” com o desgaste que poderia até agravar-se estes sintomas. O ideal será colocar um novo jogo camisa-pistão ou, no mínimo se os pistões ainda tiverem num estado aceitável, colocar novas camisa e segmentos novos nos pistões antigos. Controle o estado do resto, faça uma revisão ao sistema de injecção e depois o resto da lista de peças é mais ou menos expectável em face da abertura do motor:
  • Kit de embraiagem
  • Conjunto de junta completas
  • Jogo de Bronzes para a cambota
  • Capas de Biela.
  • Rectificar o volante do motor seria certamente uma boa ideia.
  • Bomba de óleo
  • Kit de distribuição novo
  • Rectificar a cabeça

Para além de eventuais problemas inesperados que possam aparecer, e só depois de abrir o motor o mecanico poderá descobrir.

Boa sorte.
Fernando Luís
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