Sistemas de extinção

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Sistemas de extinção

Mensagempor time_out » quinta mar 09, 2006 11:32 am

Bom dia

Não é frequente ler-se sobre incendios a bordo das autocaravanas mas é uma realidade que pode acontecer.
Gostava de ouvir opiniões sobre o que possuem para o combate, extintores, mantas, etc.
No caso de utilizarem extintores qual o tipo, peso e onde está colocado.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Mensagempor JOSE SOUSA » quinta mar 09, 2006 3:08 pm

Muito boas tardes :

Como eu ja tive uma ma experiencia numa caravana que tive ha uns 15 anos a partir dai ando sempre com um extintos de co2 de 5Kg junto ao meu banco para mim ou para outros que dele necessitem em viagem.
Eu pessoalmente entendo que o melhor para as autocaravanas sera o co2 pois este tipo de extintor nao deixa marcas nos moveis e nos restantes utensilios como o po quimico e extingue todo o tipo de incendios.
______________________________________

Jose Sousa

EUROCAMPING
Vila Verde - Braga - Portugal
JOSE SOUSA
 
Mensagens: 17
Registado: terça jan 31, 2006 9:54 pm
Localização: MAIA/PORTO

Mensagempor ZecaSantos » sábado mar 11, 2006 11:12 pm

Companheiros Boa noite,

Em relação aos meios de extinção haveria muito que dizer, mas resumindo aqui vai:

- eu uso na minha AC 2 extintores, 1 de 4 kg de pó químico e um de 2 kgs de CO2.

- O de pó químico para ser usado na zona do motor e cabine, o de CO2 para ser usado na célula.

- o de pó quimico é melhor agente extintor nas partes mecânicas, onde há liquidos altamente combustíveis, por a extinção ser efectuada por abafamento.

- o de CO2 a ser utilizado na célula onde há mais madeiras, plásticos e quase todos os materiais estão na vertical, a extinção é feita por arrefecimento (cerca de -76º). Derivado à temperatura ser "muito negativa" se for utilizado num motor em que as temperaturas rondam os 90/110º este partiria como se "fosse de vidro".

Localização - O de CO2 está colocado junto à porta da célula, de forma que da rua se tem acesso, assim que se abra a porta, o de pó químico está junto ao banco do pendura este igualmente com acesso da rua, assim que se abra a porta.

Qualidade - Nunca se deve comprar extintores em que o pó químico não seja de boa qualidade, porque senão diminui em muito a sua eficácia. Por isso atenção às marcas e aos locais onde estes aparelhos são vendidos. Esta regra também serve para quando das revisões anuais. Não confiem nos curiosos e nas facilidades.

Saudações Autocaravanistas
ZecaSantos
 
Mensagens: 313
Registado: quarta nov 09, 2005 10:01 am
Localização: Salvaterra de Magos

Mensagempor ZecaSantos » sábado mar 11, 2006 11:20 pm

Companheiros,

Só mais uma achega.

Em relação à utilização do extintor de CO2 há que ter muita atenção, em virtude da sua má utilização poder causar queimaduras (de frio) muito graves.

Com isto não quero dizer que é perigosa a sua utilização, mas sim que requer um certo cuidado e uma boa informação, enfim .... como tudo.

Saudações Autocaravanistas
ZecaSantos
 
Mensagens: 313
Registado: quarta nov 09, 2005 10:01 am
Localização: Salvaterra de Magos

Mensagempor Nanda » quinta mai 10, 2007 2:59 pm

Sim senhor, ZecaSantos uma resposta de profissional.

Será que somos colegas ???? Já agora amigos se necessitarem algumas indicações sobre segurança contra incêndios, é só perguntar, pois penso estar á alturar de esclarecer qualquer duvida vossa.
Nanda
Nanda
 
Mensagens: 293
Registado: segunda mai 07, 2007 12:27 pm
Localização: Mafra / Sintra

Mensagempor time_out » quinta mai 10, 2007 3:19 pm

Boa tarde

Aproveitando a "oferta" fica o desafio para "postar" o que achar interessante sobre este tema, nomeadamente onde comprar, o que evitar comprar, etc.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Mensagempor Teresa » quarta ago 08, 2007 1:43 pm

Segurança contra incêndios aqui está um assunto que não devemos descorar ,eu lançava aqui um pedido especial à nossa companheira Nanda ,para nos dar umas ajudas,pois estará certamente à altura de nos esclarecer todas as duvidas(profissional de segurança contra incêndios) e inclusive informar-nos da forma correcta para o manuseamento dos extintores e quem sabe vir-nos dar uma demonstração no próximo encontro do campingcar em Sintra :wink:
Fiquem bem
Teresa

Imagem

Clube Autocaravanista da Abeceira
Directora Ciclismo
Avatar do Utilizador
Teresa
 
Mensagens: 923
Registado: segunda fev 05, 2007 3:13 pm
Localização: Albergaria-a-Velha

Mensagempor Nanda » quarta ago 08, 2007 1:57 pm

Companheira Teresa, penso que o que já foi dito neste tópico está correcto.
No entanto estarei á disposição para vos esclarecer de qualquer duvida que possam ter.
Quanto á utilização correcta dos extintores ( muito importante ) poderei enviar a quem estiver interessado um folheto da minha empresa, com essas explicações, (Claro que o podia digitalizar e colocar aqui, no entanto tal não é possivel uma vez que corria o risco de estar a fazer publicidade) :lol:
Quanto a uma possivel demonstração, porque não, mas só teórica, pois não estou a ver descarregar extintores na via publica. :D :D :D

Negócio, negócio, vou aproveitar :D :D :D :D :D ( tô a brincar, não levem a mal )
Nanda
Nanda
 
Mensagens: 293
Registado: segunda mai 07, 2007 12:27 pm
Localização: Mafra / Sintra

Mensagempor Zito » sexta mar 28, 2008 3:16 pm

Olá Companheiros

Ao passar por este tema fiquei mais que elucidado sobre os extintores a usar na AC. Agradeço aos entendidos as explicações dadas, só que fiquei com um ponto por esclarecer e que é:
Qual a posição correta de afixar o extintor à AC, na vertical ou horizontal? É que tenho visto das duas maneiras ou é indeferente?

Um Abraço
Zito
Avatar do Utilizador
Zito
 
Mensagens: 93
Registado: segunda jan 07, 2008 3:30 pm
Localização: Aveiro

Mensagempor RUYMORAIS » sábado mar 29, 2008 9:40 pm

boa noite , eu ando seriamente a pensar em instalar o sistema que sempre tive em carros de competiçao , era um sistema de tubagens com torneiras para controlo de zona de descarga do gaz (halon ) gaz esse que actualmente e proibido mas nessa altura nao , se houvesse algum azar tanto no cofre do motor ou no cockpit so se tinha de abrir a torneira correspondente a zonz do foco de incendio , claro esta que se fosse no cockpit voce nem la poderia estar , exestiam os sistemas automaticos mas como os $ eram poucos improsisavamos com as ditas torneiras de resto era tudo igual , actualmente nao sei qual o gaz que e usado como substituto do halon , so a mrinha e a força aerea ainda usam este mesmo gaz
Avatar do Utilizador
RUYMORAIS
 
Mensagens: 347
Registado: segunda mar 10, 2008 10:12 pm
Localização: amadora/moinhos da funcheira

Mensagempor Nanda » sábado mar 29, 2008 10:09 pm

Companheiro Zito, em resposta á sia questão informo que o extintor tanto poderá ser colocado na vertical, como na horizontal, não tem qualquer problema.


Companheiro Ruymorais, aproveito para lhe informar que não existe actualmente gás substituto para os kits de extinção que normalmente eram de Halon 1211.

Qualquer duvida digam


:wink:
Nanda
Nanda
 
Mensagens: 293
Registado: segunda mai 07, 2007 12:27 pm
Localização: Mafra / Sintra

Mensagempor RUYMORAIS » domingo mar 30, 2008 10:54 am

boas Nanda ,quanto ao substituto do halon1211 existe agora o FE-36 , apos conversa com antigos amigos de corridas eles me disseram que actualmente usam este gas , alem de que me deram este link onde fala do sistema usado por alguns
http://tecnisis.pt/docs/firetrace.pdf
parece ser bem adaptavel as acs ,visto que a mangueira e maleavel e nao exige grande cuidados na instalaçao
seria um sistema a montar de maneira a cobrir as zonas mais criticas das acs
Avatar do Utilizador
RUYMORAIS
 
Mensagens: 347
Registado: segunda mar 10, 2008 10:12 pm
Localização: amadora/moinhos da funcheira

Mensagempor Zito » segunda mar 31, 2008 1:17 pm

Companheira Nanda

Os meus agradecimentos pela resposta à minha dúvida.

Um abraço
Zito
Avatar do Utilizador
Zito
 
Mensagens: 93
Registado: segunda jan 07, 2008 3:30 pm
Localização: Aveiro


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 32 visitantes