Quimicos para WC

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Quimicos para WC

Mensagempor zejorge » quarta mar 05, 2008 11:10 pm

Boa noite a todos:

Gostaria de esclarecer uma dúvida que tenho, relativamente aos produtos quimicos que utilizamos nas cassetes do wc.
Penso que a esmagadora maioria utiliza o produto da marca da própria cassete, na cor azul. No entanto há também o mesmo produto na cor verde. A questão que coloco é a seguinte : estes dois produtos são biodegradáveis? - Poderão ser despejados em fossas cépticas compactas?
Tentei reunir informação sobre isto mas não consegui, aguardando neste momento a resposta a um mail enviado para a fábrica do produto.
Será que alguém me pode esclarecer ??

Antecipadamente grato

Zejorge
zejorge
 
Mensagens: 276
Registado: segunda jun 11, 2007 9:06 pm
Localização: Montalvo-Constância

Mensagempor las2855 » quarta mar 05, 2008 11:39 pm

Caro Zejorge,

Os produtos que mencionam têm justamente esse problema.
Não devem ser despejados em fossas cépticas pois destroem a flora bacteriana que é necessária para a decomposição da matéria.
Infelizmente são produtos eficazes mas poluentes, basta ver as indicações na embalagem, que deve ser vertido apenas para os locais previstos para o efeito.
Cordialmente,
las2855
Avatar do Utilizador
las2855
 
Mensagens: 226
Registado: quinta jan 18, 2007 10:59 pm

Mensagempor seco » terça mar 11, 2008 6:43 pm

Caros amigos

Vou tentar dar uma resposta em função do questionado mas também tentando diferenciar a forma como o coloca.
Na verdade temos duas questões distintas:
• Ser biodegradável
• Poder ser colocado em fossas sépticas
Não posso obviamente falar pelo produto referido, mas falarei por um idêntico, que conheço por razões profissionais, e que é usado inclusive em WC móveis.

Em relação à biodegradabilidade refiro que os tensioactivos usados são biodegradáveis e o produto final também. Isto porque os desinfectantes usados são consumidos pela matéria orgânica na sua função de eliminação de odores (i.e. impedindo a degradação e decomposição) e portanto o produto no estado de “usado” é considerado biodegradável. Contudo no estado puro deve ser evitado o seu derrame no solo ou em cursos de água ou esgotos.

Agora em relação ao despejar a cassete numa fossa séptica (compacta ou não) devo esclarecer que haverá sempre algum impacto negativo. Contudo, a quantidade de desinfectantes que ainda estão activos é pequena (se respeitarmos as doses recomendadas pelo fabricante) e desta forma a sua acção sobre os micro organismos responsáveis pela degradação da matéria orgânica irá ser reduzida. Logicamente que uma carga excessiva poderá paralisar temporariamente o funcionamento da fossa.
Mas não esqueçamos que estamos a dar carga orgânica e microbiana em permanência e portanto a recuperação é muito rápida e quase nunca sentida.
Mais grave é o envio para o esgoto de doses, por vezes importantes de desinfectante como o hipoclorito (lixívia), ou de produtos alcalinos (soda ou potassa) ou ainda de ácidos (clorídrico ou muriático). As variações de pH são fatais.

Resta uma outra via que é a biológica em que se usa uma formulação biologica, líquida, constituída por uma mistura sinergística de cinco estirpes de Bacillus, seleccionados pela sua capacidade de controlo de odores e de redução/digestão de matérias orgânicas.
São bactérias especialmente seleccionadas que controlam os odores provenientes dos dejectos, através de um processo de competição com as bactérias que naturalmente os provocam.
A sua utilização faz-se de forma idêntica aos químicos.
A sua difusão começa a ser cada vez maior
Espero não ter sido demasiado técnico nem ter usado uma linguagem demasiado hermética
seco
 
Mensagens: 589
Registado: segunda nov 28, 2005 7:15 pm

Mensagempor zejorge » terça mar 11, 2008 9:56 pm

Companheiro Seco:

Quero agradecer-lhe, a forma como me elucidou relativamente à questão que coloquei, pois assim sentir-me-ei mais à vontade, para pôr em marcha um projecto, que de alguma forma exigirá a instalação de uma fossa séptica compacta, receptora de despejos de wc quimicos.
Espero poder dar mais noticias sobre este projecto dentro de pouco tempo.

Cumprimentos

Zejorge
zejorge
 
Mensagens: 276
Registado: segunda jun 11, 2007 9:06 pm
Localização: Montalvo-Constância


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 74 visitantes