Ajuda - frigorifico a gaz

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Mensagempor Aleluia » sábado fev 23, 2008 10:34 pm

Amigo Pluma, penso ser a Repsol, que tem umas garrafas de gás de 6Kg, proprias para campismo e, não são grandes.

Saudações;
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Avatar do Utilizador
Aleluia
 
Mensagens: 1132
Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm
Localização: Faro - ALGARVE

Mensagempor njota » sábado fev 23, 2008 11:12 pm

caro companheiro pluma, reitéro as palavras do companheiro Mario ,no que diz respeito á questão da segurança bem como ao oleo que as garrafas contêm no seu interior ,e que deitadas não só podem danificar o redutor como tambem entupir o injector do qual falei no meu post anterior . quanto aos consumos , só posso falar da minha experiencia , e ai tenho que lhe dizer que com uma bilha de 3 kg ,que ainda não acabou já fiz 2 periodos de 72h ( 3dias ) na minha caravana ( fogão incluido ), no entanto utilizo uma tecnica que um companheiro me ensinou , antes de sair ligo o frigorifico a 220v durante +/- 6 horas no maximo , quando o mudo para gaz ponho no minimo , e tem resultado .
no entanto se fizer questão de meter uma bilha maior ,e dado que já disse que vem com frequencia para a zona oeste mande-me uma m.p. que talvez o possa ajudar a resolver o problema
saudações caravanistas
NJOTA
njota
 
Mensagens: 47
Registado: sábado jun 16, 2007 8:46 pm
Localização: LISABONA

Mensagempor las2855 » sábado fev 23, 2008 11:48 pm

Boas,

Ando à procura das ditas garrafas da Repsol de 6kg aqui na margem sul pois têm aprox. metade da altura das normais.
Como só tenho espaço para 1 garrafa no compartimento, assim posso empilhar duas e assim controlar o gás sem ser apanhado de surpresa trocando uma de cada vez.
A esperiência que tenho diz-me que uma garrafa de 13 dá para muito tempo. daí 6kg é muito razoável, penso eu de que... :wink:
Cordialmente,
las2855
Avatar do Utilizador
las2855
 
Mensagens: 226
Registado: quinta jan 18, 2007 10:59 pm

Mensagempor albi » domingo fev 24, 2008 12:00 am

Não esqueçam que as garrafas de 6Kg são de butano e os equipamentos das ACs gostam mais do propano.


Saudações
Avatar do Utilizador
albi
 
Mensagens: 390
Registado: quinta jul 06, 2006 10:40 pm
Localização: castelo branco

Mensagempor las2855 » domingo fev 24, 2008 12:08 am

Comentário pertinente...
Não me lembrei desse aspecto importante. :cry:
Cordialmente,
las2855
Avatar do Utilizador
las2855
 
Mensagens: 226
Registado: quinta jan 18, 2007 10:59 pm

Mensagempor Pluma Vermelhinho » domingo fev 24, 2008 1:27 am

Bom, então lá terei de ter sempre duas garrafas mais pequenas para as manter de pé. Eu vou usar pouco o gáz pro frigo mas de qualquer maneira, não quero ficar entalado... ou será enlatado? :lol:
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho
 
Mensagens: 972
Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm
Localização: Loures

Mensagempor las2855 » domingo fev 24, 2008 11:14 am

Os mais abonados instalam um depósito fixo de GPL e assim podem atestar em qualquer estação que o tenha, em qualquer país europeu, sem ter o problema de compatibilidades na ligações nem trocas temporárias de marcas.
Cordialmente,
las2855
Avatar do Utilizador
las2855
 
Mensagens: 226
Registado: quinta jan 18, 2007 10:59 pm

Mensagempor zejorge » domingo fev 24, 2008 3:28 pm

Companheiro Pluma:

A Shell tem garrafas de gás, julgo de 4 kgs, óptimas para quem tem pouco espaço.
Conheço um companheiro que as utiliza na AC, e habitualmente faz a troca nos postos de abastecimento daquela marca.

Um abraço
zejorge
 
Mensagens: 276
Registado: segunda jun 11, 2007 9:06 pm
Localização: Montalvo-Constância

Mensagempor João » domingo fev 24, 2008 7:42 pm

A garrafa de que o Zejorge fala é o cubo da shell. Agora é mais difícil encontrar porque em Portugal a Shell foi comprada pela Repsol mas encontram-se nos antigos postos Shell. Têm cerca de 6 kg e existe em butano e propano.
João
AV Citroen Jumper
João
 
Mensagens: 181
Registado: sexta nov 11, 2005 10:58 pm
Localização: Braga

Mensagempor Luis Agostinho » segunda fev 25, 2008 11:18 am

Bom dia a todos,

las2855, no teu caso talvez a melhor solução sêja uma botija de 13Kg e uma da Campingaz de 3Kg, e isto porquê...porque assim terás uma reserva de 16Kg de gaz enquanto que 2 pequenas de 6Kg da Repsol não irás além de 12Kg, além de que te permite ter propano já que as da camping gaz se não me engano também o são. Ainda porque mesmo que te acabe no estrangeiro será mais fácil encontrares campingaz do que outra marca qualquer. A única desvantagem é teres de mudar o redutor quando começares a consumir campingaz. Em relação á Repsol, enquanto te mantiveres na peninsula ibérica não terás problemas, mas atenção, já houve alguém que disse que em Espanha é problemático trocar bilhas de propano.
Em relação ao Pluma Vermelhinho :wink: ...podes estar descansado os conteúdos das latas não se deterioram...fora do frigo!!! :lol: :lol:
Ou então... :idea: ...compras uma AC maior!!!! :wink:

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Mensagempor las2855 » segunda fev 25, 2008 3:15 pm

Caro Luis,

A minha AC até veio com uma magueira de ligação a garrafas Campingaz.
Penso que o redutor é sempre o mesmo (30mbar).
É uma boa ideia. Resta saber com é de facto o tamanho da de 3kg, se é propano e ver se cabe... :wink:
Cordialmente,
las2855
Avatar do Utilizador
las2855
 
Mensagens: 226
Registado: quinta jan 18, 2007 10:59 pm

Mensagempor nelson » sexta fev 29, 2008 5:44 pm

boa tarde
aproveito aqui o topico ,para preguntar sobre o ventiladores no frigorifico .
a questao é :
-devo meter os ventiladores em cima ou em baixo ?
- o ar para dentro ou para fora ?
-a que temperatura se devem ligar ?

obrigado.
katamarano light 140cv
Avatar do Utilizador
nelson
 
Mensagens: 416
Registado: sexta dez 01, 2006 1:45 pm
Localização: vermoil

Mensagempor las2855 » sexta fev 29, 2008 6:48 pm

Caro nelson,

É suposto as ventoinhas aumentarem o caudal de circulação de ar no sentido de convecção térmica (de baixo para cima).
De preferência instalados na grelha de cima a extrairem ar (para fora).
Como comprei um produto 'acabado' já incluia um termostato e um comando para instalação no interior da AC com 3 posições: desligado, sempre a funcionar ou em função do termostato.
Quanto a temperaturas recomendadas talvez ver no manual do frigorifico.
Para situações frequentes de grande calor há quem instale um segundo par de ventiladores na grelha inferior a insuflar (para dentro).
Pode ver a minha instalação aqui:http://www.speedmedia.pt/cc
Cordialmente,
las2855
Avatar do Utilizador
las2855
 
Mensagens: 226
Registado: quinta jan 18, 2007 10:59 pm

Mensagempor zejorge » sexta fev 29, 2008 11:16 pm

Boa noite:

Para se instalarem os ventiladores com o termostato, haverá alguma empresa a fazê-lo.
O companheiro las2855 não tem por acaso o esquema da montagem?
Já seria uma boa ajuda...

Cumprimentos

José Vieira
zejorge
 
Mensagens: 276
Registado: segunda jun 11, 2007 9:06 pm
Localização: Montalvo-Constância

Mensagempor las2855 » sábado mar 01, 2008 12:31 am

Embora goste de fazer bricolages e arranjos confesso que tenho limitações em especial na área eléctrica.
No meu caso comprei um kit, na www.marcampo.pt por 40euros, relativamente simples de montar.
A palavra 'simples' é traiçoeira pois depende largamente das capacidades e vontades de cada um. :?
Envolveu extrair parcialmente o frigorifico para aceder às ligações no topo do mesmo, fixar as ventoinhas e fazer a fixação do comando e passagem de fios.
De resto qualquer concessionário sabe fazer o serviço por uns euros extras. :wink:
Cordialmente,
las2855
Avatar do Utilizador
las2855
 
Mensagens: 226
Registado: quinta jan 18, 2007 10:59 pm

AnteriorPróximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 51 visitantes