Bolas para o porta bicicletas!

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Bolas para o porta bicicletas!

Mensagempor las2855 » sábado fev 09, 2008 2:05 am

Boa noite,

Este post nada mais é que um desabafo e espero que sirva de aviso a quem interessado.
Tenho um porta bicicletas fiamma instalado nos apoios previstos e montado pleo meu conseccionário.
Tem 4 rails para 4 bicicletas de 15kg o que dá um total de 60kg (o máximo permitido indicado nas instruções).
A verdade é que aquilo é muito frágil com 4 instaladas e passo a explicar:
Ao entrar no centro de São pedro de moel dou por mim a transpor uma das muitas lombas enormes que por lá andam e calculo que a uns 20/30km/h. Se o eixo da frente passa bem o mesmo não acontece com o trazeiro que dá um salto bem maior. O porta bicicletas pendurado lá atrás é projectado violentamente para cima e de seguida para baixo. Por essa altura os 60kg devem-se transformar num 300 ou 400 devido às violentas desacelerações a que está sujeito.
Resultado: não caiu, o que não foi mau, mas deformou-se. :evil:

Conclusão: novo suporte e vou pensar num reforço para evitar estes dissabores que infelizmente são fáceis demais de acontecer.

Digo igualmente de sempre desconfiei da robustez deste sistema principalmente com 3 ou 4 instaladas...
Cordialmente,
las2855
Avatar do Utilizador
las2855
 
Mensagens: 226
Registado: quinta jan 18, 2007 10:59 pm

Mensagempor Luis Agostinho » sábado fev 09, 2008 11:07 am

Bom dia las2855,

O problema maior não será só esse, o balanço que o porta bic. cria cada vez que vai abaixo e vem a cima...o problema maior será na deformação do painel traseiro, não te admires, se mantiveres, o porta bic. de 4, começares a teres problemas de infiltração nas junções de painéis.
Ás vezes, nem sempre, se houvesse aconselhamento da parte do vendedor, era das situações que podiam ser evitadas se fôssemos aconselhados como deve de ser.
Se não tens garagem, a solução será montares uma galeria e colocares pelo menos 2 bic. lá em cima, depois só tens de ter cuidado para não andares a fazer a "poda" ás árvores. :wink:
Outra solução que eventualmente te resolve o problema é arranjares outro tipo de porta BIC. e soldares/aparafusares directamente ao chassis, mas aí penso que será mais oneroso, não sei?.

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Mensagempor las2855 » sábado fev 09, 2008 12:45 pm

Bom dia,

De facto já tinha constactado o que acontece à parede traseira quando em andamento. É assustador pois ela deforma-se considerávelmente, mesmo sendo estes os ponto de apoio reforçados previstos pelo fabricante.
Sem dúvida que deve causar problemas de estanquecidade a médio-longo prazo. :?
Pondero passar a montar apenas 2 ou engendrar um sistema de reforço, talvez com 2 esticadores vindos da parte superior da AC...
Cordialmente,
las2855
Avatar do Utilizador
las2855
 
Mensagens: 226
Registado: quinta jan 18, 2007 10:59 pm

Mensagempor Pluma Vermelhinho » sábado fev 09, 2008 9:40 pm

Embora saia caro, outra solução poderá ser a colocação de uma bola de reoque e depois engatar uns suportes que existem próprios para o efeito. Fica caro mas é certo que fica bem feito e duradouro 8)
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho
 
Mensagens: 972
Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm
Localização: Loures

Mensagempor autoroad » segunda fev 11, 2008 9:36 am

caro amigo

Passar as lombas de S.Pedro a 20 , 30 é voar, eu tenho 4 ciclas na traseira e mudei ligeiramente a minha condução . Nas lombas de S.Pedro paro e depois Avanço bem devagar.Posso dizer que as ciclas tem na traseira da ac cerca de 4000 km como nenhum problema e já agora o teste de estaquecidade foi feito no domingo de carnaval sem nada entrar.
Nao se pode esquecer que as bicicletas têm de estar pesas em cima e am baixo de maneira a nao oscilarem.
Lembre-se que coduzir uma ac é conduzir com suavidade.

boas milhas
Avatar do Utilizador
autoroad
 
Mensagens: 73
Registado: terça nov 06, 2007 2:45 pm
Localização: Caldas da Rainha

Mensagempor las2855 » terça fev 12, 2008 12:03 am

Já fiz mais de 7000km com as 4 montadas e sem quaisquer problemas.
É óbvio que 20 ou 30km é muito para uma lomba daquele tipo.
O problema é que fui apanhado de surpresa, e diga-se que só mesmo em portugal, porque dos muitos km feitos por essa europa fora nunca me deparei com lombas com tão má visibilidade.
Bom, já sei que vou levar uma coça por não ter visto o sinal de lomba 50 metros antes, mas isso não desculpa a falta de visibilidade da própria lomba.
Aliás, nesse mesmo fsm, presenciei um outro ligeiro a ser catapultado e aterrar violentamente pelas mesmas razões. :?
Nada tenho contra as lombas-passadeiras altas, até acho que contribuem para a redução de velocidade e segurança dos peões.
Pecamos muito é pela qualidade da sinalização.
Cordialmente,
las2855
Avatar do Utilizador
las2855
 
Mensagens: 226
Registado: quinta jan 18, 2007 10:59 pm

Mensagempor autoroad » terça fev 12, 2008 10:11 am

boas,
Não estranhe caro amigo las2855 eu a primeira vez que passei lá tambem voei.
A expriencia é que nos vai ensinando.

fique bem
Avatar do Utilizador
autoroad
 
Mensagens: 73
Registado: terça nov 06, 2007 2:45 pm
Localização: Caldas da Rainha


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 22 visitantes