"batentes"

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

"batentes"

Mensagempor vitor » terça fev 05, 2008 11:59 pm

Já algum companheiro experimentou retirar as borrachas cónicas existentes entre as lâminas da suspensão traseira e as longarinas do chassis Ducato?
Na minha Van estes batentes parecem impedir a suspensão de ter um curso mais longo e macio.
Poderá, eventualmente, daí resultar um maior conforto atrás, sem prejudicar a segurança do carro?
Obrigado pelas vossas opiniões.
vitor
 
Mensagens: 499
Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am
Localização: viseu

Mensagempor Pluma Vermelhinho » quarta fev 06, 2008 9:10 am

Caro companheiro, alterar qualquer especificação estrutural tem que se lhe diga e essas borrachas não estarão lá por acaso. Aliás, precisamente por a borracha ser macia, não serão essas precisamente para diminuir a vibração transmitida pelas irregularidades da estrada? Ou não servirão para vedar ou protejer algo de um desgaste prematuro...? Pense nisso... :?
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho
 
Mensagens: 972
Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm
Localização: Loures

Mensagempor Mario » quarta fev 06, 2008 9:37 am

Companheiro Victor,as borrachas cónicas que referes têm 3 funções evitar quebra da mola,absorver energia cinética,protege conjunto chassis mola do efeito " coice".
conforme sabes seria problemática a condução de qualquer veiculo automóvel sem os elementos de suspensão,que para além de aumentarem consideravelmente o conforto de rolamento,são fundamentais em termos de segurança.
A mola de lâminas em conjunto com o amortecedor são das soluções mais fiáveis com um custo beneficio eficácia comprovados.
Ao retirares a borracha cónica não vais ganhar absolutamente nada em conforto,e estarás a colocar a segurança e preservação do veículo em perigo.

E isto porquê?
Porque ao aumentares o curso da mola ela irá arquear demasiado numa situação de lomba acentuada ou carga extrema e partirá .

O Efeito coice é o que acontece quando passa a elevada velocidade sobre uma irregularidade no piso a mola é projectada em direcção ao chassis com tal rapidez para além da sua capacidade de torção e excedendo esse golpe a capacidade de absorção do amortecedor,o que nos resta é a borracha que vai absorver essa energia e evitar um rude golpe que para além dos estragos no chassis coloca em risco a manutenção da trajectória do veículo.

A única forma que terá de melhorar o conforto será pela alteração do amortecedor respeitando sempre as especificações do fabricante.

Ao que sei existem também kits de suspensão pneumáticos desconheço se o custo ,beneficio, fiabilidade é compensador. :wink:
Aquele Abraço

Mário
Mario
 
Mensagens: 842
Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm
Localização: Albergaria- a -Velha

Mensagempor vitor » quarta fev 06, 2008 11:37 am

Obrigado Mário pelas tuas explicações.
Persiste contudo uma dúvida: a borracha cónica está sempre em contacto com a mola (a tara da minha van é de 2,800kg), daí eu ter deduzido que, retirando-a, poderia obter uma suspensão mais macia. É que me parece que as molas não chegam a "molejar" por estarem sempre em contacto com a borracha.
Pensei, em resultado dos esclarecimentos que aqui postaste, que poderia talvez reduzir a altura da borracha em um terço. Achas bem?
Por outro lado, há dias, seguia atrás de uma AC sobre chassis Ford e fiquei admirado com o grande curso que a sua suspensão traseira percorria. Nas Ducato parece não se notar nada disto, aparentam ir quase rígidas atrás.
Será ilusão óptica? :?:
vitor
 
Mensagens: 499
Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am
Localização: viseu

Mensagempor Nuno Pires » quarta fev 06, 2008 11:52 am

Bons dias, companheiro Victor eu sou da opinião do Mário mexer na estrutura é sempre bera e deve ser sempre bem pensado e compensado, quanto ao que fala do curso da AC da Ford que relata isso julgo ter uma explicação simples (caso esteja a por o pés diga) a Ford modelo mais antigos utiliza chassis de carga e coloca a AC “em cima” agora com modelo mais recentes já desenvolve chassis próprios dai o curso da suspensão se longo, já a Fiat tem chassis próprios, acho.
Quanto a rigidez da traseira eu na minha modesta opinião penso que resolve com a troca de amortecedores acho? Mas traseira solta para ser mais confortável só lhe trás problemas principalmente em curva, a maquina se começa a salta só para onde e quando quer.

http://nunopire.hi5.com

http://www.vivercamaroes.com/

Boa viajem e vão devagar para chegar mais cedo.

Nuno Pires
Camarões/Sintra
Imagem
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos e reconhecer que vale a pena viver.Pedras no caminho????Guardo todas, um dia vou construir um castelo...
Avatar do Utilizador
Nuno Pires
 
Mensagens: 1553
Registado: segunda set 10, 2007 11:36 am
Localização: Camarões/Sintra

Mensagempor Mario » quarta fev 06, 2008 11:57 am

Victor isto não são considerações de um perito.

Posto o teu ultimo esclarecimento parece-me que estarás a utilizar a tua ducato em "plein charge" daí o facto de a mola estar encostada ou quase ao batente de borracha.

Não afiras o curso das molas por outros veículos deves utilizar para comparação observação um do mesmo tipo.

Perante os factos parece-me que deverás reforçar as molas,atenção ao peso que transportas pelo que referes estarás no limiar do legal se é que não o terás ultrapassado!

Talvez levares a tua menina á balança não fosse má ideia :oops:
Se te restar margem de carga deves inquirir o concessionário da marca sobre a situação,ou então uma empresa especializada em molas.
Diminuir a altura do batente eu não o faria
:!:
Aquele Abraço

Mário
Mario
 
Mensagens: 842
Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm
Localização: Albergaria- a -Velha

Mensagempor Luis Agostinho » quarta fev 06, 2008 1:43 pm

Boa tarde, Vitor

Eu recordo-me de um sistema que a Knaus usa, para evitar exactamente que o batente cónico de borracha sôfra muita "pancada" ao esgotar o curso das molas de lâmina. Chamo a atenção que ao retirar esse batente as molas de lâmina correm o risco de ficarem muito na horizontal, até que partam completamente. Além disso é sempre preciso ter cuidado com mexidas nas suspensões traseiras já que isso normalmente implica alterações no repartidor de travagem. Em relação ao sistema que a Knaus usa ou usou é muito simples. Á volta desse batente de borracha colocava uma mola helicoidal, o que de certa maneira atenuava a pancada no batente cónico de borracha.
Não sei se me fiz entender.

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Mensagempor nelson » quarta fev 06, 2008 2:20 pm

boa tarde victor .
Nao sei verdadeiramente qual e o teu caso !
pois comigo pasou -se o seguinte , reparei que nao tinha grande amortisseurs atras , reparei que obatente estava muito proximo das laminas ,e os armortisseurs muitos em baixo ,pensei logo que poderia vir entao dos amortisseurs .
fui a uma garagem , que me disse era normal que nao tivesse grande conforto ,mas a culpa nao era dos amortisseurs mas das molas ,
pois fui a um especialista das mollas que as dobrou um bocado e reforcou-as com mais uma lamina .
reforcar com mais uma lamina ,nao foi grande coisa ,torna-se dura em vazia ,mas carregada esta otima mesmo nas curvas nao tem nada haver.
katamarano light 140cv
Avatar do Utilizador
nelson
 
Mensagens: 416
Registado: sexta dez 01, 2006 1:45 pm
Localização: vermoil

Mensagempor vitor » quarta fev 06, 2008 10:11 pm

Nelson, a minha van já vem equipada com mola dupla, mas mesmo assim o batente de borracha toca sempre na 1ª lâmina, o que me parece absurdo já que é suposto ser um batente e não uma "cunha". O desconforto só é sentido quando se viaja nos bancos da dinette traseira.

A748, conheço o sistema de que falas. Falei nele há tempos nos Andrades e é opinião deles que só resolve o problema de eventual excesso de peso atrás, não melhorando o conforto... :cry:

Mário, a menina já foi à balança, com o depósito de água cheio (100kg), frigorífico vazio, despensa com poucos mantimentos, gasóleo cheio. Pesava cerca de 2,800kg. Não há excesso de peso, portanto.

Já falei nisto na Fiat, mas dizem que nunca ninguém lhes pôs a questão... :roll:

Concluindo, porque o conforto em cabine é bom, parece-me que o melhor é desistir da dinette traseira (passa a cama fixa permanente), talvez colocar um banco duplo de pendura, et voilá! :idea:
vitor
 
Mensagens: 499
Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am
Localização: viseu

Mensagempor albi » quarta fev 06, 2008 11:00 pm

Vitor,
Talvez não fosse ma ideia consultares mesmo uma casa especialista em molas, pois mesmo com molas reforçadas estas podem já não ter a curvatura ideal e precisarem de um toque para ficarem mais funcionais, pois elas têm que ter folga e não estarem encostadas no batente.
Nunca te fies muito nas oficinas de marca pois eles estão é habituados a mudar óleos e filtros a carros ligeiros.

Saudações
Avatar do Utilizador
albi
 
Mensagens: 390
Registado: quinta jul 06, 2006 10:40 pm
Localização: castelo branco


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 43 visitantes