carregar a bateria da ac

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Mensagempor Pluma Vermelhinho » segunda mar 17, 2008 9:46 am

Eu como sistema de segurança tenho um botão que corta a alimentação entre o alternador e a bateria da célula. Uma solução fácil e que evita surpresas. Quando estou ligado aos 220V, tenho um botão no painel de controlo que carrega a bateria da célula.
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho
 
Mensagens: 972
Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm
Localização: Loures

Mensagempor autoroad » sexta dez 19, 2008 9:58 pm

Boa noite

Infelizmente descobri que a minha ac estando ligada á corrente não carrega a do motor pelo que irei contactar o concessionario para ver se posso arranjar maneira de carregar as duas.

obrigado pelas opinioes

autoroad
Avatar do Utilizador
autoroad
 
Mensagens: 73
Registado: terça nov 06, 2007 2:45 pm
Localização: Caldas da Rainha

Mensagempor zejorge » sexta dez 19, 2008 10:23 pm

Companheiro

Consulte o meu blog, tem lá a soluçao.

www.viajarsemdestino.blogspot.com

Cumprimentos
zejorge
 
Mensagens: 276
Registado: segunda jun 11, 2007 9:06 pm
Localização: Montalvo-Constância

Mensagempor Chip » segunda mar 23, 2009 9:10 pm

las2855 Escreveu:Boas,

Mantenho a minha AC ligada a 220v em permanencia de acordo com o conselho dado pelo meu conessionário e até agora tudo ok. :?
O pior que pode acontecer a uma bateria é uma descarga profunda acidental pois reduz consideravelmente a sua performance posterior.


boa noite

correcto e afirmativo, mas atenção que algumas não têm o sistema popup (faz com que quando está carregado baixe de intensidade) e também não é benéfico.

abraço
UM ABRAÇO
Avatar do Utilizador
Chip
 
Mensagens: 63
Registado: domingo Oct 12, 2008 9:09 pm

Re: carregar a bateria da ac

Mensagempor Passeante » quarta nov 14, 2012 4:57 pm

Se me é permitido continuar a alimentar este tópico...
Uma vez que a questão se me põe apenas agora, pergunto aqui pois é o tópico que mais se adequa ao que quero.

Instalei um painel solar recentemente, com a ajuda das dicas deste fórum, diga-se de passagem, e tenho as minhas baterias da célula bem carregadinhas, tal como queria. Agora tenho a seguinte dúvida. O controlador de carga tem uma saída extra, com um símbolo de uma lâmpada, para que lhe possa ligar qualquer aparelho que me apeteça. A saída tem uma carga igual à das baterias da célula, portanto já está "filtrada" pelo aparelho. Será que posso criar aqui um sistema de ficha de isqueiro e ligá-la com um cabo amovível ao isqueiro do carro, carregando assim a bateria do veículo?

Obrigado
Passeante
Avatar do Utilizador
Passeante
 
Mensagens: 81
Registado: quarta nov 16, 2005 11:05 pm
Localização: Azeitão

Re: carregar a bateria da ac

Mensagempor alexandrechora » quarta nov 14, 2012 8:21 pm

Boas

Companheiro Passeante

Pode fazer a ligação que indica, mas não o deve fazer.... Porquê????

Porque se por ventura der ao motor de arranque com a ligação conectada, o regulador solar sofrerá um pico de corrente e vai avariar, pelo menos esse circuito da lampada. A esse circuito chama-se de load, e o objectivo desse circuito é completamente diferente, ainda para chamar a atenção que em regra geral esse circuito só suporta os mesmos amperes que o regulador de carga admite de potência solar.... 5ah ou 10ah ou 12ah serão os valores mais usuais.

Ainda á a considerar se a tomada de isqueiro tem continuidade quando a chave de ignição está desligada....

O que pretende fazer é legitmo (carregar também a bateria do motor) e o mais sensato, mas deve e pode fazê-lo de outra forma, por exemplo passando cabos entre as duas baterias e utilizar um diodo de 40ah ou um repartidor de carga.... assim sim é permanente e não tem de andar a ligar e desligar....

Cumps
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Re: carregar a bateria da ac

Mensagempor Passeante » quarta nov 14, 2012 9:43 pm

Uma vez mais, muito obrigado pela pronta resposta.

Com a ligação que me refere não haverá incompatibilidade com a que já existe? Ou seja, com o repartidor que alimenta ora a bateria do veículo, ora a bateria da célula, a partir do alternador? Que no meu caso até acho que carrega as duas ao mesmo tempo, pois tenho um medidor de carga que me mostra as duas e a voltagem eleva-se em ambas com o motor ligado...
Avatar do Utilizador
Passeante
 
Mensagens: 81
Registado: quarta nov 16, 2005 11:05 pm
Localização: Azeitão

Re: carregar a bateria da ac

Mensagempor chicojo » quinta nov 15, 2012 10:22 am

Bom dia:a todos e mais,para que as baterias possam receber carga suficient,fornecida pelo alternador,é indespensavel que,o frigorifico não esteja
em foncionamento ,quero eu dizer ligado aos 12w,pourque este equipamento é,bastante para engulir a énergia produzida pelo alternador
voltando à questão no começo,se ligado aos 220,as duas baterias carregam:__nem todas,tudo depende qual é o /E.L.B /a centraline /penso eu que assim se chama em Portugal/?se ela transporta,para a bateria du motor:se é o caso,so receberà corrente,quando a, ou as baterias da cèlula,estejam carregadas
logicamente ,nas que são de fabrico alemã,e Adria,fzem essa função,as italianas nem todas,assim como a francêsas,têm essa carência

boas voltas e reviravoltas __________chicoJo
Avatar do Utilizador
chicojo
 
Mensagens: 134
Registado: quinta fev 02, 2012 3:36 pm
Localização: villemomble 93250france

Re: carregar a bateria da ac

Mensagempor chicojo » quinta nov 15, 2012 4:14 pm

RE/esquecimento ,de lhes dar esta informação:::de nunca fazer é, fazer trabalhar o motor;Com os 220 ligados,desligar sempre a tomada dos 220 antes por o motor a foncionar
Boa noite por ai em Portugal________________chicoJo
Avatar do Utilizador
chicojo
 
Mensagens: 134
Registado: quinta fev 02, 2012 3:36 pm
Localização: villemomble 93250france

Re: carregar a bateria da ac

Mensagempor Passeante » sexta nov 16, 2012 4:42 pm

alexandrechora Escreveu:mas deve e pode fazê-lo de outra forma, por exemplo passando cabos entre as duas baterias e utilizar um diodo de 40ah ou um repartidor de carga....


Este díodo é colocado no cabo do positivo, correto?...
Avatar do Utilizador
Passeante
 
Mensagens: 81
Registado: quarta nov 16, 2005 11:05 pm
Localização: Azeitão

Re: carregar a bateria da ac

Mensagempor alexandrechora » sexta nov 16, 2012 6:38 pm

Boas

Exactamente, de forma que a corrente passe apenas num sentido, salvaguardando sempre a carga da bateria do motor. Ainda deve ter um fusivel de 40ah junto a cada borne positivo da bateria da célula e do motor, o fio deve ter pelo menos 6mm de espessura, mas depende sempre do comprimento do fio necessário, quanto mais comprido for maior a espessura.

Cumps
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Re: carregar a bateria da ac

Mensagempor Passeante » sexta nov 16, 2012 10:57 pm

Muito obrigado. Vou ponderar esta hipótese.

Passeante.
Avatar do Utilizador
Passeante
 
Mensagens: 81
Registado: quarta nov 16, 2005 11:05 pm
Localização: Azeitão

Re: carregar a bateria da ac

Mensagempor arny » segunda nov 19, 2012 10:42 am

Bom dia, a minha KNAUS de 99 tem o carregador avariado, quando ligo aos 220v não carrega nenhuma das baterias, alguém já sofreu deste mal?
Qual será o melhor sitio para uma reparacao eletronica deste calibre?
obrigado
um abraço
arny
 
Mensagens: 48
Registado: terça ago 25, 2009 11:13 pm
Localização: São Marcos - Sintra

Re: carregar a bateria da ac

Mensagempor Luis Agostinho » segunda nov 19, 2012 11:13 am

Bom dia Arny,

A minha antiga autocaravana Bürstner padecia do mesmo mal teve de levar duas (EBOX) uma ainda dentro da garantia e outra já foi por minha conta...para cima de uma fortuna... :roll:
Há pessoas que as reparam...também pode comprar um carregadôr em paralelo e as baterias a carregarem a 220V através desse carregadôr e a 12V atravès do original...mas o problema que eu tive è que através do comando no interior da AC era incompativel com o carregadôr em paralelo...ou sêja quando chegou a altura de abrir os cordões á bolsa teve mesmo de ser, porque tive de optar pela usada pela marca da AC!!!
Esta que lhe indico abaixo seria para trabalhar em paralelo.

http://www.campilusa.pt/index.php?area= ... pos=-182px

Agora as más noticias...normalmente è uma coisa que quando avaria não há volta a dar...a reparação pode levar dias de imobilização da AC enquanto repara, porque são circuitos integrados leva o seu tempo e a compra por vezes torna-se mais razoàvel por eventualmente a resolução do problema ser mais duradouro.
Vêja no original se è um carregador de 10 ou 15 Ah, tenha cuidado para não comprar um inferior em termos de capacidade de carregamento, o que eu tinha originalmente era de 15Ah e o último que eu coloquei já era de 20Ah o que è uma vantagem por carregar mais rápidamente.

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: carregar a bateria da ac

Mensagempor arny » segunda nov 19, 2012 11:33 am

Obrigado, o que fiz para desenrascar numas férias quando descobri foi passar num continente e comprar um carregador normal de carro.
um abraço
arny
 
Mensagens: 48
Registado: terça ago 25, 2009 11:13 pm
Localização: São Marcos - Sintra

AnteriorPróximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes