Convertor

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Convertor

Mensagempor autoroad » quinta nov 29, 2007 10:23 am

ola,

venho chamar a atenção para os mais distraidos como eu que não se pode ligar o conversor quando a autocaravana está ligada á corrente, agora o meu quando ligo deita fumo mas continua a carregar a bateria atraves do painel solar.Espero que esta informação seja util pois eu não sabia pois pensava que era um circuito independente.
Avatar do Utilizador
autoroad
 
Mensagens: 73
Registado: terça nov 06, 2007 2:45 pm
Localização: Caldas da Rainha

Mensagempor time_out » quinta nov 29, 2007 11:13 am

Bom dia

Habitualmente há 3 circuitos internos nas autocaravanas.
O original que alimenta toda a parte que diz respeito ao veículo em si cuja bateria é alimentada por um carregador de baterias sempre que se liga a 220 volts.
O circuito de 12 volts da celula que fornece a iluminação, as bombas de água e outros acessórios que funcionem a 12 volts. Este circuito alimenta-se normalmente a partir de uma bateria própria que é alimentada pelo mesmo carregador que a bateria principal quando ligado a 220 volts ou pelo alternador quando o carro está com o motor em marcha e ainda há a possibilidade de ser alimentada pelo painel solar.
O circuito de 220 volts que como se pode perceber apenas existe quando se está ligado à corrente externa (ou caso seja instalado um conversor de corrente com corte automático) é autonomo de toda a restante instalação de 12 volts.
A unica hipotese do seu iconversor estar a fazer fumo quando a celula está ligada a 220 volts é porque está intercalado no circuito interno de 220 volts e não possui corte automático.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Mensagempor romão » quinta nov 29, 2007 9:35 pm

Boas noites...

Creio que o problema da ligação do conversor é simples.
Eu instalei um conversor directamente ligado á bateria da célula e
não tenho qualquer problema com outras ligações.

Saudações
romão
romão
 
Mensagens: 116
Registado: sábado fev 24, 2007 10:33 pm
Localização: Torres Vedras

nao havia problemas

Mensagempor autoroad » sexta nov 30, 2007 10:20 am

boas

o Invertor funcionou bem ate eu usar com a autocarava ligada á corrente e ainda aguentou algumas vezes só que uma ves com o aspirador ligado começou a deitar fumo e agora sempre que ligo deita fumo.
Avatar do Utilizador
autoroad
 
Mensagens: 73
Registado: terça nov 06, 2007 2:45 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: nao havia problemas

Mensagempor time_out » sexta nov 30, 2007 12:38 pm

autoroad Escreveu:boas

o Invertor funcionou bem ate eu usar com a autocarava ligada à corrente e ainda aguentou algumas vezes só que uma ves com o aspirador ligado começou a deitar fumo e agora sempre que ligo deita fumo.


Boa tarde
Como tentei explicar é possivel ligar o inversor ao circuito 220V interno só que se o mesmo não for desligado quando se liga esse mesmo circuito ao exterior há 220 v a entrar pelo inversor o que o danifica.
Pode também ter acontecido que o mesmo se tenha avariado pois não é normal ele deitar fumo!
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Mensagempor Foklin » sexta nov 30, 2007 12:41 pm

Comapnheiro autoroad,

Não percebi....... se está ligado a 220 Volts porque de ligar o inversor?

No meu caso faz sentido pois tenho um inversor/carregador ligado a 2 baterias de GEL e quando quero carregar as baterias basta ligar a AC a 220 Volts e ligar o inversor que ele passa automaticamente para o modo de carregador de baterias.

No seu caso se tem a AC ligada a 220 V não necessita do inversor para nada pois ja esta a 220 V qual o objectivo de ligar o inversor?

Se quiser usar o aspirador basta ligar as tomadas de 220 V, se o seu inversor tambem é carregador de baterias so o devera ligar apos a utilização das tomadas de 220 V para ele carregar as baterias.
E companheiro onde ha fumo ha fogo MUITO CUIDADO!

Espero ter ajudado! 8)
RESPECT!!!
Avatar do Utilizador
Foklin
 
Mensagens: 98
Registado: quarta set 19, 2007 11:55 am
Localização: Alverca

caro foklin

Mensagempor autoroad » sexta nov 30, 2007 3:00 pm

è simples liguei por causa das tomadas pois o invertor tem duas tomadas coisa que não abunda na ac pois tenho as tomadas todas ocupadas e sobravam aquelas duas.
Avatar do Utilizador
autoroad
 
Mensagens: 73
Registado: terça nov 06, 2007 2:45 pm
Localização: Caldas da Rainha

Mensagempor nelson » sexta nov 30, 2007 3:13 pm

boas

o conversor pode estar ligado quando esta mesmo esteija ligado a corrente dos 220v , a unica coisa a ter atenção e nao por os dois sistemas ligados entre si.
bem eu quando em viagem levo o conversor ligado por causa do frigo , mas uma vez parado e que me ligo a rede de fora , desligo o circuito interno dos 220v ,o conversor mesmo ligado nao entra no outro sistema , tenho as pomadas marcadas no interior as de 220v a 600w e as 220v da rede.
tal como time-out afirma , instalar um interruptor manual ,ou um sistema de corte automatico .
katamarano light 140cv
Avatar do Utilizador
nelson
 
Mensagens: 416
Registado: sexta dez 01, 2006 1:45 pm
Localização: vermoil

Mensagempor Foklin » sexta nov 30, 2007 3:23 pm

Companheiro,

pode fazer o que os colegas estão a dizer ou então não ligar o inversor quando esta ligado a 220V e arranja uma tripla para as fichas 220 que a ac tem!
:wink:
RESPECT!!!
Avatar do Utilizador
Foklin
 
Mensagens: 98
Registado: quarta set 19, 2007 11:55 am
Localização: Alverca

Mensagempor Luis Agostinho » sexta nov 30, 2007 11:24 pm

Boa noite, Nelson :lol:

Acho muito bem que tenha as POMADAS marcadas :lol:...já agora são tintas, verdes ou brancas?! :wink:

Isto de viajar acompanhado e sempre a olharmos para a frente...nem imaginamos o que se passa lá trás!!! :lol: :lol:
Eu, por causa das tosses, coloco as pomadas todas cá á frente ao pé de mim...bebam água se quiserem!!! :wink:




PS: Espero que não se zangue com a brincadeira? :oops:
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Mensagempor nelson » sábado dez 01, 2007 9:20 am

bom dia a 748-2
Pelos vistos a quem apanhe bem o tempo para ler !!! :lol:
pois eu sou um dos apressados ,pedal sempe a fundo e por vezes em vez de ler, ponho-me a inventar . :idea:
erros ja e normal de os fazer !!! :wink:
ca fica "" tomadas "" :oops:


---para o nosso amigo autoroad ,perto de pombal esta uma loja a vender
um conversor de corrente ,mader plus 500w ,apenas por 40 eur,
ja que o meu de 600wme custou 130 eur.

amigo 748-2 ,fico a espera das proximas !apanhadas :P


bom fim de semana
katamarano light 140cv
Avatar do Utilizador
nelson
 
Mensagens: 416
Registado: sexta dez 01, 2006 1:45 pm
Localização: vermoil

Mensagempor jpaulo » sábado dez 01, 2007 12:56 pm

bom dia amigo nelson.
podia-me dar o contacto da loja que tem o convertor de corrente de 5oow. eu tenho um de 300w mas a televisão não funciona com ele.
jpaulo
 
Mensagens: 81
Registado: domingo ago 05, 2007 10:37 pm
Localização: pedome

Mensagempor nelson » sábado dez 01, 2007 3:24 pm

amigo jpaulo

ja esta na sua caixa de correio.
katamarano light 140cv
Avatar do Utilizador
nelson
 
Mensagens: 416
Registado: sexta dez 01, 2006 1:45 pm
Localização: vermoil


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 23 visitantes