Condução

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Condução

Mensagempor autoroad » quinta nov 08, 2007 2:46 pm

Gostava de saber a condução que costumam fazer pois eu curvo muito devagar e evito guinadas no volante pois a AC inclina muito uma vez que tem 3,05 de altura sera que tambem assusta os outros ou é só a mim.E as descidas eu vou sempre muito devagar nas subidas é que consigo dar os 140 km com muita facilidade .
Avatar do Utilizador
autoroad
 
Mensagens: 73
Registado: terça nov 06, 2007 2:45 pm
Localização: Caldas da Rainha

Mensagempor Mario » quinta nov 08, 2007 3:17 pm

Caro autoroad,não será dificil concluir que é um recém chegado para começar deve consultar a secção "Abc do autocaravanismo" na página inicial do portal,encontrará muitas respostas ás suas duvidas.
Curioso acho o facto de descer muito devagar claro que não especificou o tipo de descida...há descidas e descidas :!:
Subir a 140 será deveras um caso excepcional também depende da máquina que pilota ou em ultima análise da subida :!:
Apenas uma opinião se tem algum receio nas curvas perfeitamente natural se desce devagar,evite subir a 140 :!:
Uma ac com mais de 3 metros de altura a 140 pode representar algumas dificuldades em termos de estabilidade atenção aos ventos laterais :!:
Em todo o caso boas subidas :wink:
Aquele Abraço

Mário
Mario
 
Mensagens: 842
Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm
Localização: Albergaria- a -Velha

obrigado

Mensagempor autoroad » quinta nov 08, 2007 4:14 pm

quando digo descidas é na ordem dos 25% de inclinação pois antigamente devia-se descer á mesma volecidade de subida só que agora os motores são mais potentes,mas o k é certo é que as perfiladas passam por mim como se fossem ligeiros isto em curva.Embora a volecidade não seja importante para mim mas tambem não gosto de ser embaraço para o transito e já cheguei a sitios onde ate um camiao cisterna me passou e eu acho que ia no limite da minha segurança.
Avatar do Utilizador
autoroad
 
Mensagens: 73
Registado: terça nov 06, 2007 2:45 pm
Localização: Caldas da Rainha

Mensagempor Mario » quinta nov 08, 2007 5:14 pm

Não te apoquentes é normal os camiões passarem pelas Acs, tudo isso está relacionado com a potencia dos novos camiões que nos modelos mais evoluídos pode mesmo ultrapassar os 500CV!
Para além desse factor tens que ter em conta o centro de gravidade quanto mais baixo melhor!
O que se passa com o cisterna é que se rolar vazio tem um centro de gravidade muito baixo portanto curva a velocidades mais elevadas com segurança já cheio o caso muda muito de figura porque aí o centro de gravidade está muito mais elevado e a transferência de massas dita as suas leis!
Com o tempo vais perceber melhor os limites da tua Ac e não acredites nessa das perfiladas curvarem melhor no geral a diferença de altura não excede os 10cm valor perfeitamente desprezível.

Tenta quando carregas a tua Ac colocar sempre os volumes mais pesados junto ao solo deixa a prateleiras mais altas para as coisas mais ligeiras,não sei se a tua ac é nova se for usada faz um teste aos amortecedores caso estejam no limite da eficácia troca-os e vais notar um incremento assinalável na estabilidade.
Aquele Abraço

Mário
Mario
 
Mensagens: 842
Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm
Localização: Albergaria- a -Velha

Obrigado

Mensagempor autoroad » quinta nov 08, 2007 5:57 pm

A minha AC è nova e o comportamento sem vento impecavel posso dizer que fiz 14 horas de condução seguidas e não fiquei cansado enquanto num ligeiro ao fim de 7 horas tou farto , quanto ao peso nao levo muito em cima mas na garagem e ai sim talvez me levante o veiculo pois ainda tenho as ciclas penduradas atras.
Avatar do Utilizador
autoroad
 
Mensagens: 73
Registado: terça nov 06, 2007 2:45 pm
Localização: Caldas da Rainha

Mensagempor jpaulo » quinta nov 08, 2007 6:24 pm

caro companheiro,pelo que nos diz o seu problema de velocidade está relacionado com o vento, pois é natural com um veiculo de 3m de altura a uma velocidade acima dos 100km notar o efeito do vento. Apesar de novato nestas andanças aconselho a moderar a velocidade, para sua segurança não ultrapasse os 110km, com ventos modere ainda mais.Vai notar que consegue fazer a sua viagem demorando em pouco mais de tempo mas mais descontraído e com muito menos cansaço. :roll:
jpaulo
 
Mensagens: 81
Registado: domingo ago 05, 2007 10:37 pm
Localização: pedome

Mensagempor Mario » quinta nov 08, 2007 7:12 pm

O companheiro autoroad está absolutamente deslumbrado com a sua aquisição ao ponto de conseguir fazer 14 horas seguídas sem o mínimo cansaço aqui se vê o verdadeiro poder da mente :wink:

Em relação à carga a que sujeita a ac cuidado muito cuidado não ultrapasses o peso máximo admitido para te evitar desagradáveis surpresas e gastos desnecessários é que eles não perdoam e parece que o minimo são 500€ :oops: e tens que deixar lá metade das coisas :roll:
Aquele Abraço

Mário
Mario
 
Mensagens: 842
Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm
Localização: Albergaria- a -Velha

Mensagempor Foklin » sexta nov 09, 2007 10:40 am

Pode estar tambem relacionado com a distribuição do peso, verifique de que lado esta o deposito das aguas limpas e sujas se tiverem do mesmo lada da AC tente contrabalancar com peso do outro lado.

E tambem sou da opinião que em algumas situações o melhor é mesmo moderar a velocidade pois ira correr menos riscos e mais € na carteira :wink:

CUIDADO COM O VENTO! :D
RESPECT!!!
Avatar do Utilizador
Foklin
 
Mensagens: 98
Registado: quarta set 19, 2007 11:55 am
Localização: Alverca

Mensagempor EMAN » sexta nov 09, 2007 12:48 pm

Boas

Em 1º lugar, autoroad bem vindo ao fórum.

Em 2º
quando digo descidas é na ordem dos 25% de inclinação


25%? Até a pé é dificil. :D

Agora a das 14 h seguidas, será a duração total de uma etapa, com a ou as refeições, eventualmente ligeira(s), não é assim?
E mesmo assim ....
Porque 14 h seguidas? :shock: :shock:

Agora a questão da velocidade, com o "tomar o pulso" à AC, isso vai-se moldando e passamos a conduzir consoante o tipo de via em que circulamos.
Capucine ou perfilada ou mesmo integral, pois eu tenho visto muitas capucines na "bisga" a passarem por mim.
Certo é que as condições atmosféricas têm influência.
Agora que andam por aí alguns "malucos" isso andam.

Nada como adequarmos a condução/velocidade às vias e normas.
Eu posso sair atrasado de casa, mas não é no caminho que vou recuperar o dito, por questões de segurança e porque nunca se sabe se a sua recuperação poderá sair caro, já que podemos ter o azar de ser apanhados a "espicaçar" os cavalos :D .

Saudações rolantes
EMAN
Challenger

Setúbal
Avatar do Utilizador
EMAN
 
Mensagens: 547
Registado: quarta nov 09, 2005 12:32 pm
Localização: CIDADE DO RIO AZUL

Mensagempor autoroad » sexta nov 09, 2007 2:02 pm

noops emam foram 18 horas de viagem e 14 de condução e cheguei muito folgado pois a AC não cansa nada .
A Velocidade foi sempre na ordem 100 menos na A23 que vim entre 80 e noventa pois ja era muito de noite e eu achei mais prodente por causa dos viadutos.
Avatar do Utilizador
autoroad
 
Mensagens: 73
Registado: terça nov 06, 2007 2:45 pm
Localização: Caldas da Rainha


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 70 visitantes