frigorifico 220 V a accionar conversor

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Mensagempor pipas » sexta ago 26, 2011 7:21 am

Caro Sr. Maficos,
Muito Obrigado pelas indicações dadas.
Temia chegar a esta conclusão devido ao valor muito superior dos inversores de onda pura... embora já tivesse pensado nela já que quando investiguei a possibilidade de colocar AC sempre se falou de inversor de onda pura devido à existência de elemento compressor, da mesma forma que no frigorifico.
Desta forma começa a tornar-se um investimento um pouco mais elevado do que à partida se esperava, embora seja importante dizer que a qualidade da refrigeração é substancialmente superior.
Novamente agradeço a Todos a Ajuda prestada.
Cumprimentos,
PIPAS
pipas

Registado: quinta mai 13, 2010 1:57 pm

Mensagempor danibeja » sexta ago 26, 2011 2:20 pm

Boa tarde,

Maficos: Todos os equipamentos induzidos devem funcionar com um inversor de onda pura, contrariamente aos resistivos.

Já tive diversas conversas com engenheiros e outras pessoas formadas no ramo da electronica e todos eles me disseram que a diferença da onda (pura ou modificada) pode ser prejudicial para equipamentos de origem digital, dado a sua sensibilidade, já para aparelhos induzidos informaram-me que não havia problema pois a excitação magnética mantem-se de igual forma, independentemente do tipo de onda.

Poderam estar, tal como eu, enganados, mas uma coisa é certa se o frigorifico trabalha bem e o conversor é que apita o problema não é do frigorifico.... só pode ser da falta de alimentação... ou problemas no conversor.

Sou teimoso... , e passados mais de dois anos em experiencias com o meu frigorifico de 220V, apenas tive um problema, durante este mês, foi o termostato que avariou, o motor não parava (parecia o Polo Norte dentro do frigorifico :lol: :lol: ) , mudei o termostato e ficou uma maravilha novamente.

Tenho conhecimento que mais de 10 companheiros já alteraram ou acrescentaram frigorificos a 220V nas suas ACs e todos trabalham 7 Estrelas com conversores de Onda Modificada e até com conversores do Chinês de 400W funcionam... dá que pensar... , .....

Companheiro se já comprou frigorifico e conversor, agora não desista, se precisar de ajuda mande mensagem privada que eu ajudo em tudo o que for necessário, e se eu não souber procuro solução...

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

frigorifico

Mensagempor Dias » sexta ago 26, 2011 3:09 pm

Boa tarde só para dar a minha achega um motor de um frigorifico não é mais do que um motor normal igual por exemplo ao de uma (ventoinha...) , que vai accionar um piston para comprimir o gás.... quem quiser saber mais é só fazer uma busca aqui pela net.
O que está a acontecer é que o conversor não aguenta o pico e desliga e entra em protecção não tem nada a ver com onda pura ou sinusoidal onda pura só em aparelhos electronicos muito sofisticados como fontes comutadas e só (algumas) como o companheiro (Danibeja) disse.
Por isso o companheiro peça a alguem que tenha um conversor normal de boa qualidade ,faça o teste no seu frigorifico e se trabalhar compre um igual
Dias

Registado: segunda nov 16, 2009 2:09 pm

Mensagempor alexandrechora » domingo ago 28, 2011 11:25 am

Boas a todos

Estive ausente mais 8 dias, e por isso só agora dou novamente o meu contributo.

Os companheiros Danibeja e o Dias, estão com 99% de razão, tal como tinha afirmado anteriormente neste topico, a potência e a compatibilidade do inversor deverá ser o motivo do problema do Pipas.

Na realidade a qualidade da onda do inversor tem importância, para alguns equipamentos electricos, por isso testo sempre os frigorificos que os nossos companheiros me trazem com os inversores que uso de 1000w e 1500w, e já esxistiu um frigorifico Zanussi que o inversor de 1000w não era suficiente, o companheiro teve de levar o de 1500w. Já tinha afirmado isto....

Apenas, 1% da razão que não atribuo aos referidos companheiros está directamente relacionado com a qualidade dos inversores de onda modificada, é que existem os maus, médios e bons exemplares, e este poderá ser ainda o seu problema.....

Por isso Pipas, telefone-me combinamos e vem ter comigo á Lourinhã, trás o seu frigorifico, ligamos ao meu sistema instalado na minha AC, e garanto-lhe com 99% de certeza que o seu frigorifico funciona correctamente com um inversor de onda modificada de boa qualidade.
Mais que isto não lhe posso fazer....

O meu inversor já foi testado com as seguintes marcas, Kunft, Electronia e Zanussi, de frigorificos claro. E todos funcionam na perfeição.

Cumps

Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora

Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am

Mensagempor mpardal » quinta set 01, 2011 4:16 pm

Boa tarde. Em Julho, por se ter avariado o meu frigorifico de absorção, resolvi substituir por um de compressor. Adquiri o frigorifico marca ZANUSSI com congelador interior e parte da conservação c/descongelação automática. O sistema de frio é c/ gás R600a, compressor de 69W e com um pico de arranque de 7.9A a 230V alternos o que equivale a um consumo de pico da bateria a 12V continuos de cerca de 150A. Testei com conversor de 1000W em casa do companheiro Alexandre Chora, o compressor arrancava a 1ª vez mas se provocasse uma paragem e arrancasse de seguida já não voltava a funcionar e o compressor começava a desligar pelo térmico de protecção, o pico máximo admitido pelo conversor de 1000w era de 6.9A. Testou-se então com o de 1500W e deixou de ter esse problema, o pico mantinha-se nos 7.9A o compressor desligava pelo térmico a 1ª vez mas depois arrancava normalmente sem problemas. Está a funcionar desde essa data e até agora ainda não se queixou, como tenho recolha da autocaravana o frigorifico está sempre ligado, umas vezes a 230V da rede e outras pelo conversor para ser testado. O que aqui já foi dito sobre os conversores de onda pura para circuitos de indução é real, em teoria pelo menos, se se verificar nos sites das marcas elas mesmo informam que não dão para se ligarem motores mas só para lampadas e circuitos resistivos. A experiência que tenho com este adquirido de 1500W, altera a teoria e reconheço que funciona a 100% com o compressor,sem sobreaquecimentos , sem ruidos tudo como se fosse ligado à rede. Em relação à secção dos condutores de ligação da bateria ao conversor o que eu tenho vem acompanhado c/2 condutores de ligação de 25m/m2
mpardal

Registado: domingo ago 21, 2011 5:34 pm

Mensagempor mpardal » quinta set 01, 2011 4:29 pm

Não sei se isto é mesmo assim mas fiquei sem possibilidade de terminar por isso aqui vai o resto. Referi que o gás refrigerante do aparelho que adquiri é o R600a porque é o que vem em todos os aparelhos, pelo menos das marcas que dou assistência, com classe A+. O R134a sendo também um gás ecológico funciona com pressões mais elevadas e os compressores são normalmente para aparelhos idênticos, mais potentes do que o R600a, portanto mais consumo. O frigorifico do companheiro PIPAS sendo um mini bar normalmente vem c/compressor de 60W o de 85W já dá para um frigorifico de duas portas c/1,60m de altura. A alteração que tive que fazer no móvel foi retitrar uma tira de +- 1cm em baixo e as entradas para a dobradiça superior e o fecho da porta que ficou c/o do frigorifico que havia avariado, a altura e largura são exatamente as mesmas. Cumprimentos a todos.
M.Pardal
mpardal

Registado: domingo ago 21, 2011 5:34 pm

Mensagempor Dias UMM4x4 » terça set 13, 2011 7:47 am

Bom dia companheiros
Para os interessados em substituir o seu frigorifico de absorção.

Este fim de semana vi na rádio popular uns frigorificos de 87 litros com motor de compressor e um consumo de 50W por 149.95€ de marca Eletronica, têm uma boa capacidade de armazenamento, só é pena não caber na minha AC por causa da cava de roda, se lá entrasse substituia o de 45/50L por este de 87L.

Dias
Ford Transit 1986
Dias UMM4x4

Registado: segunda jun 14, 2010 4:56 pm

Mensagempor Cristovão » sábado set 24, 2011 11:42 am

Creio que foi esse mesmo que eu comprei e posso garantir que funciona muito bem

Depois de muita pesquisa optei por efectuar uma alteração radical no que toca a frigorifico na AC.
Não pude de deixar de notar que o frigorífico tradicional (Absorção) que equipa as ACs tem um consumo despropositado de corrente 12v bem como gás e o seu rendimento deixa muito a desejar, em especial o meu que tem um congelador do tamanho de uma lata de Coca Cola.
Assim optei por comprar um frigorífico de 87 Litros (de compressor) e 220V já com congelador de jeito e com um consumo de 50W (Quando está ligado o que normalmente dura um período de 15min).
A dúvida era, depois de montado será que isto come muita energia?
Para espanto meu e depois de alguns testes notei que ao arrancar atinge um pico por segundos mas depressa estabiliza e com a placa solar a manter as baterias nuns lindos 13v, alem disso está muito tempo desligado e apenas liga quando o termóstato o assim pede.

Conclusão, após o período nocturno a bateria de 100A não chega a ter uma descarga significativa e as bebidas, sempre geladinhas para não falar no tamanho do congelador.

Devido ao tamanho ficava a dúvida, onde colocar?
Felizmente a minha princesa tem muito espaço e do armário que tinha a entrada, depressa se converteu num frigo de encastrar.

Antes era assim…

Imagem

Agora assim…

Imagem

E até nem deu muito trabalhinho, primeiro toca a forrar os painéis para não destoar…

Imagem

Imagem

depois aplicar os painéis juntamente com o frigo

Imagem

e proceder aos acabamentos

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Custo do frigorífico 114,00€ na Radio Popular

Foi feito o derradeiro teste nas ferias deste ano e ficou comprovado que funciona e recomendo. :wink: Melhor ainda ficaria se montasse uma segunda placa solar, só ainda não o fiz por que estou a pensar comprar uma AC mais recente e seria um desperdicio gastar agora dinheiro.
Imagem
Cristovão

Registado: terça dez 07, 2010 9:38 pm

Mensagempor nomukaiki » sexta nov 04, 2011 7:10 pm

Caro Danibeja,

Qual foi o tipo de relé que instalou?
O meu inversor é de 1500W e não encontrei nenhum relé que tenha uma amperagem acima de 12A o que me parece insuficiente.

Obrigado
João
nomukaiki

Registado: sexta Oct 21, 2011 1:10 am

Mensagempor danibeja » sábado nov 05, 2011 10:25 am

Bom dia,

Os reles que uso são estes : http://www.campingcarportugal.com/forum ... c&start=15

Caro companheiro, para o Conversor : 1500W / 220V = 6,82 Amperes , logo basta o relé ter 10 amperes para não haver qualquer tipo de problemas...
Quando utilizar os relés para aplicações só de 12V é assim 10Amperes * 12V = 120 Wates , logo os aparelhos ligados ao relé não convém ter mais de 100W.

Existem relés iguais ao que fotografei apropriados para 12V, também com 10 Amperes, mas por encomenda consegue relé com mais amperes.

No esquema que apresentei para o meu frigorífico, os relés são de 12V (ao contrário do fotografado), para poder ligar a bateria e termostato, que no seu caso é para poder ligar o alarme 12V, e estando o relé preparado para 10 Amperes, estes amperes são os mesmos que com 220V, e não existe problema nenhum em fazer accionar o relé com 12V, e na parte accionada colocar corrente 220V, as duas zonas dos relés são totalmente independentes.

Se tiver mais duvidas disponha...

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Anterior

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes