por alexandrechora » quarta nov 03, 2010 2:11 pm
Companheiro Danibeja, companheiros;
Efectivamente o sistema que têm e da forma que está pensada, justifica e valida as afirmações do seu anterior post. O facto de ter o inversor na bateria mais potente, é a melhor opção e o diodo defende a sua reserva de energia, bem pensado amigo...
No entanto, o facto de ter dois paineis ligados separadamente a cada bateria respectiva, aqui neste caso, em determinadas situações está a desperdiçar recursos. Ou seja, imagine que está a tirar amperes da bateria do inversor e não está a tirar amperes nenhuns da bateria de reserva por exemplo, para luzes, esta situação reflete-se na prática quando o painel solar da bateria pequena está sem produzir corrente, porque se não está a tirar , em principio a bateria pequena está totalmente carregada. Enquanto a bateria do inversor com este a funcionar, está a ser descarregada, e estando continuamente a ser carregada por um painel solar apenas, quando na realidade poderia a receber carga de dois paineis, uma vez que o está parado porque a sua bateria está totalmente carregada. Por este motivo é que afirmo que está a perder recursos energéticos, apenas por isso. Esta minha mania da optimização e rentabilização dos meios, não se deve só á minha formação académica, eu nasci assim.... o que é por vezes bom e mau...
Assim sugiro, o seguinte e claro apenas estou a recorrer-me do seu caso Companheiro Danibeja (espero que não se importe), para praticar pedagogia no forum.
Ligava os dois paineis em paralelo, apenas com um regulador de tensão, claro que este regulador tem de ter mais 10 a 20% da capacidade dos amperes de produção dos paineis que eu não sei qual, e depois ligar a penas o regulador à bateria do inversor. Com as duas baetrias ligadas em paralelo, mantinha o diodo mas no sentido de apenas de a bateria pequena receber carga da grande e não deixar passar corrente da pequena para a grande para ter sempre a sua reserva de energia. Neste formato não precia de nenhum switch para carregar através do alternador uma ou outra, se ligar o alternador á bateria grande a corrente é como a água, o nivel de agua é constante independetemente da forma ou capacidade do recipiente, quando o alternador carrega as duas em simultaneo apenas a mais pequena fica carregad mais rapidamente e aí sim, o switch de desligar carga pode ser importante se as baterias tiverem uma grande diferença de amperagem, e só por motivos de segurança mais nada. Mas se as baterias tiverem uma amperagem muito identica mais 10 ou menos 10amperes de diferença a carga máxima é atingida em simultaneo, sem sobrecarregar nenhuma, pelo que desliga a carga vinda do alternador.
Um abraço, peço desculpa de proceder ao comentário com base no seu caso. Se está contente e da forma que está, então não execute as palavras, apenas registe para desenvolver um raciocinio futuro.
cumps a todos
Alexandre
Há já me esquecia, por causa deste post, consigo ter baterias AGM seladas de 100ah vindas da Alemanha postas em minha casa por 160euros. Quem tiver interessado, é só dizer, a proposito ainda não testei nenhuma.
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...