Motor aquece

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Re: Motor aquece

Mensagempor spedy » domingo fev 24, 2013 11:00 am

Bom dia, como diz o companheiro Diabloooo06, as rachas são tramadas se andarmos depressa com elas.

Por acaso tambem já me aconteceu de andar com uma racha, não na Ac, e os sintomas eram mesmo como descritos, fumo branco inicialmente etc... mas não aquecia :oops: :oops: :oops:

Talvez o melhor fosse mesmo resolver antes que traga "males" maiores.

(bem provável que de seguida haja alguem a "pegar" no que escrevi e deturpar o contexto :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:, não é sr's Joao/Luis & cª) :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
spedy

Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm

Mensagempor F.Ramos » domingo fev 24, 2013 12:47 pm

Bom dia companheiros/as
Companheiro woodsduarte, Se o motor aquece, algo anormal se passa, isso pode ser, qualquer das várias causas que os nossos companheiros já escreveram antes, o menos provável é a cabeça rachada. O problema deve ser muito provavelmente: o liquido anti-congelante com sujidade, o termostato a dificultar a circulação da líquido, a bomba de água com pequena fuga. Esta provável "fuga" é muito difícil de detéctar, porque só verte quando o motor aquece e aumenta a pressão, mas como a água sai quente, toda a zona está quente, evapora. Não pinga no chão e ainda para ajudar não estamos a ver, porque o motor aquece enquanto já estamos a andar.
O barulho que diz ouvir "água a correr" pode, a meu ver, ser duas coisas:
1- Pode ser a tampa do vaso de expansão. Esta tampa tem duas pequenas válvulas uma deixa entrar, outra deixa sair o ar para aliviar e manter a pressão no circuito dentro dos valores de cada veiculo. Cerca de 0.8 a 1.5 bar.
2- A fuga da bomba por mim mencionada. Não deixa aumentar a pressão no circuito e por isso ferve. De recordar que a água ferve a cem graus, à pressão atmosférica e nas zonas mais quentes do motor, tem mais, e como não tem pressão ganha bolsas de vapor, depois de parar as zonas quentes ficam menos quentes, não temos pressão, não sai água e até entra ar, devido à condensação do vapor (menos velume).
Nota: o ponto 1 e 2 pode ver se depois do motor quente, os tubos da água estão duros, com pressão. Se não estão é uma das duas coisas.
Espero que resolva isso sem grandes custos.

Abraço
Fernando Ramos
F.Ramos

Registado: segunda set 05, 2011 5:07 pm

Mensagempor Luis Agostinho » segunda fev 25, 2013 12:17 pm

spedy Escreveu:Por acaso tambem já me aconteceu de andar com uma racha, não na Ac, e os sintomas eram mesmo como descritos, fumo branco inicialmente etc... mas não aquecia

Quem...?!?! tu ou a racha...?!?! :mrgreen: :mrgreen:

Claro...nem sequer consegues subir o mastro... :mrgreen: :mrgreen: vê lá o João Morgado...mesmo com ele empenado...!!! :mrgreen: :mrgreen: (diz ele!!!) :twisted: :twisted:

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm

Mensagempor spedy » segunda fev 25, 2013 12:41 pm

Luis Agostinho Escreveu: vê lá o João Morgado...mesmo com ele empenado...!!! :mrgreen: :mrgreen: :twisted: :twisted:

Um abraço,

Meu amigo, estou dispensado de ver o empeno do joao ... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
spedy

Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm

Anterior

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes