frigorifico 220 V a accionar conversor

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Mensagempor pauloalmas » segunda mai 16, 2011 7:09 pm

Companheiros Daniel e Dias, muito obrigado pela vossa partilha com todos nós :D

Irá ser, com certeza, uma mais valia para todos os que queiram fazer o "upgrade" do frigorifico ...

Dias, vejo que é também um apreciador de clássicos ! Parabéns pelo estado que aparentam a AC e o UMM :)
Cumprimentos
Paulo
pauloalmas

Registado: quinta dez 25, 2008 8:20 pm

Mensagempor siacaras » segunda mai 16, 2011 8:52 pm

Boas,

obrigado pela partilha, irá com certeza ser benéfica em breve :)

Nice Umm :twisted:
Saudações!

Time Machine WV LT - 1981
siacaras

Registado: quinta dez 09, 2010 4:15 pm

Mensagempor siacaras » quarta mai 25, 2011 12:59 pm

Boa tarde,

finalmente e felizmente instalei o frigorífico a compressão na minha Ac!

Posso acrescentar que trabalha muito bem, bastante silencioso, eficiente, e surpreendentemente uso o regulador a meio gás, ou seja não é necessário a potência máxima para uma boa refrigeração... o que é uma óptima notícia!

Deixo algumas fotos para quem estiver interessado em saber como foi a instalação e deixo o meu grande obrigado ao meu amigo Alexandre Chora que com disponibilidade e profissionalismo trabalhou intensamente nesta instalação deixando este "dragãozinho" feliz :D

Deixo uma pequena descrição do material usado:

- frigorífico (rádio popular)
- painel solar 90w
- bateria 95ah
- conversor 12v 230v (1000w) (já tinha instalado previamente)
- acessórios, suportes, cabos...

Let´s rock on ice baby :twisted:

1. instalação do painel solar (já tinha um, redobrei a energia)

Imagem

2. bateria 95ah

Imagem

3. suporte para fixação lateral, sem alterar o frigorífico o que é conveniente em caso de avaria

Imagem

4. suporte para fixar no chão, retirou-se o pé do frigorífico e colocou-se um parafuso.

Imagem

5. frigorífico pronto a usar

Imagem
Saudações!

siacaras

Mensagempor danibeja » quarta mai 25, 2011 11:42 pm

Boa noite,

Ficou com bom aspecto, e com tantos wats de energia solar, de certeza que nem no pico do inverno vai ter problemas... e pelo que presenciei (um exemplar de um painel do Alexandre), é muito provável que se colocar a AC de baixo de um candeeiro de iluminação pública durante a noite, que a AC fique a carregar as baterias na casa dos 2 Amp/h, que é quase o consumo do frigorífico... é uma questão de experimentar...

Coloco apenas umas perguntas: como ligou o conversor ao frigorífico?
Com ralé como eu, ou directo como o companheiro Dias UMM4x4, o seu conversor também entra em Standby?

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

conclusões finais

Mensagempor alexandrechora » quinta mai 26, 2011 8:50 am

Boas a Todos

Daniel antes de mais volto a agradecer pelo esforço e pela partilha de conhecimentos sobre esta matéria, inicias-te um processo que se materializou como a melhor solução para termos frio e gelo efectivo nas nossas ACs, agora posso afirmar com experiência adquirida que funciona a todos os niveis, isto porque fui eu que ajudei o companheiro Siacaras a implementar esta solução. O meu obrigado também é direccionado ao companheiro Dias que colaborou e partilhou esta solução com todos.

Perante a vossa experiência e conhecimento, aprofundei e investiguei um pouco mais, no sentido de dar autonomia energética ao processo com meios proprios.

Tecnicamente falando:

Tivemos a preocupação de não violar em nada o Frigorifico, para em caso de necessidade poder accionar a garantia. Assim a fixação e imobilização do frigorifico na ac, não utilizámos furos ou adaptações que não fossem as originais. O mesmo se passou com o inversor, fica em standby sem aplicarmos o teu sistema de relés que por sinal está muito bem idealizado, não o fizemos para, como já disse não perder garantia e também porque não existe necessidade, uma vez que o inversor é silencioso e as fan de arrefecimento do inversor raramente são accionadas e quando o são são por meros segundos, neste caso a grande diferença é mesmo o conforto gerado pelo funcionamento totalmente silencioso do inversor.

Estive a fazer medições de consumo do frigorifico em questão, e ele quando arranca deve chegar pelos 600w iniciais e durante 4 a 5 segundos, e digo deve chegar a 600w por que o aparelho que uso tem uma decalage de leitura, mas depois destes 4 a 5 segundos iniciais, consigo visualizar leituras de 450w, progressivamente dimimuindo até estabilizar ao fim de cerca de 1minuto de funcionamento do frigorifico nos 80watts. Esta explicação serve para aconselhar a quem quiser avançar com este processo em relação ao inversor a utilizar, não menos de 600watts nominais de potencia, para que funcione bem e sem estar no limite de capacidade do inversor de corrente, porque se estiver as fan ligam e o processo torna-se ruidosos e incomodo não pelo frigorifico mas pelo inversor, tal como o companheiro Danibeja teve de desenvolver a solução os relés não devido ao frigorifico mas devido ao ruido do inversor.

Fizemos medições de temperatura interna no frigorifico e posso adiantar que ao fim de 10 minutos de funcionamento tinhamos 8 graus negativos e no dia de montagem estava bastante calor.... e ainda por cima com a ac em estacionada com iniclinação devido á rua, o que por exemplo, um frigorifico de absorção deixa logo de fazer frio devido á inclinação do piso.

Daniel, o consumo médio observado por mim será na ordem dos 2 a 3ah, o que confirma em parte as tuas conclusões e na minha opinião é excelente.... isto quer dizer que o consumo diário do processo ficará entre os 44 a 66ah, já é significativo, mas depois o caso do companheiro Siacaras tem 285ah repartidos por 3 baterias de acido normal, e cerca 200watts de potencia solar repartidos por dois paineis monocristalinos, já tinhamos instalado o primeiro painel em Janeiro e agora instalamos o segundo.

Leituras das baterias ás 9:30 da manhã seguinte, depois de ter estado a trabalhar o frigorifico continuamente e cerca de 5 horas de TV e luzes, 13volts, como devem calcular é excelente e superou as minhas expectativas, o caricato da situação o companheiro Siacaras em seguida após as leituras das baterias abre a porta do frigorifico, retira a garrafa de água e não conseguiu beber a água que estava gelada.... são palavras dele ao telefone comigo, e estas observações foram constadas por ele.

Primeiras conclusões constatadas:

1 - O frigorifico novo de absorção custava 675eur mais montagem, todo este processo, o frigorifico novo de compressor, montagem painel solar, bateria de acido normal, tudo pronto fico abaixo dos 600 euros.
2 - O 2º painel solar instalado vai produzir energia electrica não só para o frigorifico, vai ajudar em tudo o resto também que consuma energia.
3- O mesmo acontece com a 3 bateria, atenção que estamos a falar de 3 baterias em ligação paralela e não existe mais nenhuma na AC. ou seja 3 baterias inclusive a do motor da ac. Eu sei é discutivel.... neste tipo de ac teve de ser assim, é que com 2 baterias já o era, veio assim de origem.
4- A regulação da intensidade de frio, não é pratica fica atrás do frigorifico e temos de tirar a grelha exterior para ter acesso... è mais que suficiente funcionar entre o 2 e o 3 de intensidade numa escala de 1 a 5.
5- Durante a monatgem e teste, para ouvirmos o frigorifico a trabalhar tinhamos de por o ouvido junto á grelha exterior e tinha-se de fazer silencio para ouvirmos.... Efectivamente este frigorifico é super silencioso, ficou acima das minhas melhores expectativas.

6- Por ultimo e para concluir a montagem, falta trabalho de carpintaria, para fazer a moldura de acabamento frontal. e fica 5*****.....

Companheiros isto realmente funciona, ao longo deste post tentei conter conter o meu entusiasmo, porque esta é uma solução completamente viavel que diz não ao gás.... e aos abusos....

Vou comprar uma arca congeladora deste tipo e vou montar temporariamente durante as férias de verão na minha garagem da ac, de inverno retiro e fica em casa, estou farto fa cerveja semi...fresca...ehehhehe
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora

Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am

Mensagempor danibeja » quinta mai 26, 2011 11:57 am

Boa tarde,

Como eu compreendo o seu entusiasmo...

Como sabe, eu não iniciei este processo de alteração (relés) mais cedo, também por causa da garantia dos equipamentos, mas após esses dois anos, apresentei aqui o meu trabalho final.

, progressivamente diminuindo até estabilizar ao fim de cerca de 1minuto de funcionamento do frigorífico nos 80watts.

Daniel, o consumo médio observado por mim será na ordem dos 2 a 3ah, o que confirma em parte as tuas conclusões e na minha opinião é excelente.... isto quer dizer que o consumo diário do processo ficará entre os 44 a 66ah

Em relação ao meu frigorífico, estes consumos são muito exagerados, muito mesmo, pois no meu caso (Kunft) inicia o arranque a consumir um pouco acima dos 30 amp ( +/- 360W) e após alguns segundos estabiliza nos 5/6 amp (60W/70W), mas para isso poderá haver uma explicação, como o aparelho ainda é novo, existe maior fricção dos materiais do motor do frigorífico e ele consumir mais, ou na pior das hipóteses, o compressor ser demasiado potente para o frigorífico...

Em relação à capacidade de fazer frio, no meu, o regulador do termostato é dentro do frigorífico, e por vezes tenho que colocar na temperatura mínima (1 numa escala de 7 ) pois derivado a ser muito pequeno congela e refresca demais o que lá está dentro...

Quando eu à hora de almoço verifico que as baterias estão a atingir a carga máxima, o companheiro Siacaras, deve verificar essa situação por volta das 09 da manhã :) ...
O companheiro Siacaras precisa apenas de uma hora (sim 1 hora) de sol, para recarregar o que gastou com o frigorífico durante a noite, pois tem uma potencia instalada de cerca 16 amperes hora, durante a noite o frigorífico liga menos vezes, derivado aos factores que enumerei anteriormente...

É mesmo uma excelente solução, mas ainda não perdi a ideia de adquirir um de compressor a 12Voltes, mas nada de preços especulativos... é que ainda consomem menos energia e não é necessário o conversor, que também gasta cerca de 1 amp / h...

Grande abraço,

Danibeja
( Sigmund Freud )

Daniel Beja

danibeja

Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor siacaras » quinta mai 26, 2011 5:30 pm

Olá,

sem dúvida que foi uma excelente opção visto o meu frigorífico de absorção ter dado as últimas...(em boa hora o fez)

Danibeja, está correcto quando diz que às 9h da manhã tenho a carga máxima, porque a partir daí (e com o frigorífico sempre ligado) a minha carga está sempre no auge (floating, floating, floating) :D

Alexandre, realmente tive de baixar o regulador para 2,5 sensivelmente, para conseguir beber a água como te disse, o que é bestial!

Numa escala de 1 a 5 penso que para a maioria das pessoas o nível 2, 3 é mais do que suficiente, para ter tudo fresco e ainda o congelador, passo a redundância, a congelar!
Saudações!

siacaras

Mensagempor alexandrechora » domingo mai 29, 2011 7:05 pm

Boas a Todos

Tal como anunciei anteriormente, comprei e já iniciei os testes da arca congeladora horizontal de 100litros de capacidade.

Aqui fica o link do produto: http://www.radiopopular.pt/catalogo/det ... prod=20067

Coloquei a arca na garagem da minha AC, ainda não instalei definitivamente, nem o vou fazer, só irá servir para as férias de verão, premanecendo o resto do ano em casa.

Teste inicial de desempenho e consumo da Arca

1- O teste realizado iniciou ás 9horas e terminou cerca das 20horas (11horas sem interrupção).
2- A arca continha 4 garrafas de 1,5litros de água.
3- Foi realizado monitorização de temperatura constante, em que a temperatura de floating está comprendida entre os 16,5 graus negativos e os 14 negativos. Congelação completa das garrafas foi atingida após 110minutos do inicio do teste.
4- No inicio do teste as minhas duas baterias AGM de 80ah cada, tinham uma voltagem de 14,7volts, no final do teste tinham 13,2volts. As AGM e os paineis solares brincaram com a necessidade energética.
5- O regulador computorizado indicou terem sido carregados nas baterias 21ah. Esta carga deve-se ao facto que quando iniciei o teste as baterias estão totalmente carregadas e a energia consumida esteve exclusivamente relacionada com o consumo da arca e do inversor. Porque de outra forma se o consumo fosse maior, os dois paineis monocristalinos teriam produzido entre 60 a 80ah, esta é a sua capacidade diária.
6- A arca foi testada a 50% da sua capacidade máxima de fazer frio. é mais que o suficiente.
7- O ruido emitido pela arca congeladora não é perceptivel, acredito que no silencio da noite possa identificar-se o seu funcionamento, de qualquer forma nem sequer estou preocupado com isso pelo que observei durante o teste.
8- Emissões de dioxido de carbono referentes a 11horas de funcionamento, como devem calcular ZERO.
9 - Consumo de Gás, ZERO.
10- Encargos financeiros referentes ao funcionamento, ZERO.
11- Gelo chega e sobra e dá para oferecer.
12- Custo de aquisição da Arca 179euros.
13- O calor emitido pelo funcionamento da arca é minimo, para não dizer insignificante...

Como devem calcular o entusiasmo é enorme, acabaram as cervejinhas semi-frescas....

O unico inconveniente constatado está relacionado com as dimensões da arca, é que esta arca deveria ter apenas 50litros chegava e sobrava, mas esta tem 100litros....

Cumps
alexandrechora

Mensagempor danibeja » domingo mai 29, 2011 11:23 pm

Boa noite,

Já estou a ver AC´s com grandes frigoríficos americanos e a tirar a pedrinha de gelo :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Grande abraço,

Danibeja
( Sigmund Freud )

Daniel Beja

danibeja

Mensagempor maprista » segunda mai 30, 2011 1:25 pm

Boa tarde companheiro Alexandre .Será possivel colocar um esquema de ligação com a interpolação do relais e que tipo de relais .
"RODA VIVA"
"A Liberdade de viajar e viver"
AHORN CANADA TC
http://catita-on-road-maprista.blogspot.com/[/b][/b]
Socio do CAI,CAS e CPA,ACP
maprista

Registado: segunda nov 09, 2009 2:38 pm

Mensagempor alexandrechora » segunda mai 30, 2011 6:28 pm

Boas a Todos

Companheiro Maprista, quem pode postar o esquema dos relés, é o autor do circuito, ou seja o nosso companheiro Danibeja. Foi ele que idealizou e executou, portanto o onus estará dele.

Cumps
Alexandre
alexandrechora

Mensagempor rosado » segunda mai 30, 2011 7:56 pm

Boas..

Alexandre tens de me dizer onde vais andar este Verão para por as minhas a gelarem na tua arca... ;)

abraÇOS
rosado

Registado: quarta jun 24, 2009 6:12 pm

Mensagempor maprista » terça mai 31, 2011 7:40 am

Bom dia ,por lapso solicitei ao companheiro Alexandre ,mas devia ter sido ao companheiro Danibeja,as minhas desculpas
"RODA VIVA"
"A Liberdade de viajar e viver"
AHORN CANADA TC
http://catita-on-road-maprista.blogspot.com/[/b][/b]
Socio do CAI,CAS e CPA,ACP
maprista

Registado: segunda nov 09, 2009 2:38 pm

Mensagempor danibeja » terça mai 31, 2011 6:49 pm

Boa tarde,

De esquemas e projectos percebo pouco (nada), mas...

1º Comprei dois reles de 12V e 10amp .

2º cortei os fios do termostato, tendo ligado um directo ao pólo negativo ( - ) da bateria e o outro liguei em série aos dois Reles.

3º um rele na outra parte do relé funciona como um interruptor, logo tanto se pode por corrente continua como alternada, logo num rele liguei dois fios que fiz uma puxada do botão de ligar o conversor de corrente, e no outro rele liguei um dos fios de corrente alternada do motor do frigorífico (tendo o outro sido ligado directo).

4º quando o termostato deixa passar energia (pois funciona como um interruptor à semelhança dos reles) ligam em simultâneo o conversor e o motor do frigorífico.

5º e se precisar do conversor ligo normalmente no interruptor do mesmo, não havendo o problema do frigorífico ligar pois só quando o termostato o accionar é que arranca o motor...

Se precisar de mais algum esclarecimento diga...

Grande abraço,

Danibeja
( Sigmund Freud )

Daniel Beja

danibeja

Mensagempor danibeja » terça jun 07, 2011 10:39 pm

Boa noite,

Julgo que é isto que o companheiro Maprista pedia:

Imagem

Grande abraço,

Danibeja
( Sigmund Freud )

Daniel Beja

danibeja

AnteriorPróximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 13 visitantes