Botija de Gás sem redutor

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Mensagempor nomukaiki » sexta nov 04, 2011 5:42 am

Boa noite!
Miguel1975 Escreveu:Boa noite companheiros.
nomukaiki, sendo a minha auto-caravana a GPL de fábrica, porque razão vem equipada com botija!!!

Provavelmente pelo mesmo motivo que vou manter o sistema de botijas na minha AC após instalar o GPL: ter mais autonomia e poder usar botijas quando não conseguir abastecer GPL. Ter apenas 1 sistema é menos versátil do que ter 2.

Miguel1975 Escreveu:Uma coisa tenho a certeza antes de estalar GPL deve falar com um técnico de auto-caravanas especializado, O GPL pode danificar muitos equipamentos das nossas auto-caravanas, por ex: entupir bicos do fogão, frigorífico, mas o mais grave o do Boiller, essa foi a informação dada pelo um técnico.
Boas Viagens

Essa informação não está correcta pois o gás do GPL é o propano, tal e qual o que vem dentro das botijas. Entupir os bicos seria apenas na existência de impurezas no gás ou efeito de corrosão dos bicos, mas isso não tem nada a ver com o tipo de gás.
Importante é, tal como referi, se esses equipamentos têm os bicos dimensionados para 36mbar de propano e depois com o mesmo regulador se alimenta com butano, pois o poder calorífico deste é muito superior havendo risco de sobre-aquecimento. Fazer o inverso, ter os equipamentos para 30mbar de butano e colocar-se a essa pressão propano não causa perigo nenhum, o que poderá acontecer é o equipamento apenas trabalhar a 60% da sua capacidade.
Volto a referir, os equipamentos de gás actualmente (desde 2004) estão feitos para trabalhar a 30mbar de butano ou 36mbar de propano para obterem exactamente o mesmo calor na combustão.

RMGM Escreveu:Em relação ao gás butano e propano não se trata de os mesmos congelarem mas sim do ponto de ebolição dos mesmos (passagem do estado liquido ao estado gasoso) que no butano é aos -2º e no propano é de -42º assim como a sua capacidade de expanção que no propano é muito superior á do butano que leva a que este não se deva utilizar a uma distancia superior a 2 metros (comprimento da mangueira ) da botija com prejuizo da perda de qualidade.

Caro Rogério tem toda a razão quanto ao 'congelamento'. Temos falado em 'congelamento' mas é sem dúvida o ponto de ebulição que necessitamos, a passagem do estado líquido ao gasoso.
O butano a temperaturas inferiores a -0.5ºC não vaporiza ficando em estado líquido e o propano apenas acontece isso a -42.1ºC. Como existem algumas misturas feitas pelos fabricantes (para o gás ter cheiro e agentes anti-congelantes) pode alterar esse ponto de ebulição. O butano da BP é publicitado como tendo ebulição a partir de -2ºC. Mas deve-se ter sempre em conta que a expansão do gás provoca uma diminuição da temperatura interior na garrafa. Podem estar +5ºC de temperatura ambiente e dentro da garrafa o butano líquido estar a -3ºC e já não passa a estado gasoso.

Não percebi a questão do tamanho da mangueira de 2 metros no Propano. Nunca li nada onde o factor de distância de uma mangueira ou tubo pudesse influenciar as características de um gás.
Se dentro da mangueira tenho 36mbar de propano, é exactamente igual a 1 metro como a 1 kilómetro de distância. São 36mbar de propano em todo o espaço interior do tubo e como não tem mais nada lá dentro (nem ar nem nada solúvel com o gás), como pode alterar a qualidade do propano?
A instalação de gás, sendo de garrafa ou de depósito, é a mesma que se usa num edifício e não há limitação de distâncias.

Para que não restam dúvidas sobre as características de cada um dos combustiveis: http://en.wikipedia.org/wiki/Butane e http://en.wikipedia.org/wiki/Propane

O documento feito pela CampingCar Portugal é também extremamente completo e muito bem explicado: http://www.campingcarportugal.com/tecni ... avanas.pdf
João
nomukaiki

Registado: sexta Oct 21, 2011 1:10 am

Mensagempor Miguel1975 » sexta nov 04, 2011 12:16 pm

O documento feito pela CampingCar Portugal:
É necessário ter atenção
que o uso de GPL pode trazer alguns dissabores, se o fornecedor usar aditivos.

Companheiro se realmente o GPL fosse alternativa para as nossas auto-caravanas no que diz respeito aos aparelhos que peço-imos dentro da mesma, porque será que os novos modelos não vêem equipadas com o deposito a GPL? ou melhor com os dois sistemas?
Informe-se bem antes de aplicar o deposito GPL, posso estar errado, mas à cerca de um ano fiz alguns contactos, e fui aconselhado a não o fazer. Sei que os estrangeiros estão a optar por essa solução.
Mas de fábrica nenhuma vem com este sistema, exclusive minha que vêem equipada a GPL de fábrica.
Miguel1975

Registado: sexta fev 11, 2011 3:44 pm

Mensagempor fluis » sexta nov 04, 2011 2:24 pm

Boa tarde,

Companheiro Miguel1975, fez muito bem em lembrar esse ponto.
Gostaria contudo de aproveitar, para esclarecer melhor essa questão.
Quando esse documento foi elaborado, tentámos obter informações em concreto das principais empresas que fazem essa comercialização em Portugal (Galp, BP e Repsol), e enquanto a Galp se limitou a dizer que o GPL, cumpria as normas em vigor em Portugal, a BP e a Repsol, apesar de oficiosamente, já que em vez de responderem por escrito, pediram um contacto telefónico para responderem, garantiram-nos que o GPL por elas comercializado, é igual ao que é colocado nos depósitos de gaz, das urbanizações, das industrias, etc, já que os camiões são comuns e tanto vão aos postos de abastecimento, como encher os referidos depósitos das urbanizações, logo estão isentos de qualquer aditivo a pensar exclusivamente nos motores. O que eles nos referiram, é que havia sempre a possibilidade da existência de politicas diferentes da parte de outras companhias, e ao GPL dos postos de abastecimento, ser eventualmente adicionado algum aditivo próprio para os motores.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
fluis
Moderador

Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm

Mensagempor danibeja » sexta nov 04, 2011 5:57 pm

Boa tarde,

Tenho que meter a colherada :) :) ...

As Autocaravanas só trazem de fabrica o que interessa aos fabricantes, daí ser comum trazerem todas os mesmos equipamentos e as mesmas marcas, pois funciona como um Monopólio...

Porquê que ainda hoje mais de 95% das ACs novas, não tem painéis solares de série, ou não tem a iluminação em lâmpadas de led de série, vos garanto que não é pela diferença de preço... existem grandes interesses económicos em vender determinadas marcas que tem o Monopólio dos equipamentos para Autocaravanas e semelhantes...

Se começarem por fazer determinadas alterações, vão partir a corrente de mercado, e tudo se desmorona, até aqui se vê, que os mercados é que mandam...

Em relação ao GPL, sendo um sistema homologado para Automóveis, seria muito mais seguro que qualquer botija e qualquer secumotion...

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor nomukaiki » sexta nov 04, 2011 6:57 pm

Aproveito para indicar que já fiz a troca da botija alemã de propano 6kg por uma da repsol, tal como sugeriu o companheiro Vítor Esteves o qual agradeço novamente.
Em 5 mins, no distribuidor repsol em Palmeira, Braga, colocaram um adaptador para encaixe nas botijas repsol sem redução. Esse adaptador até tinha o encaixe de rosca igual ao que trazia a botija alemã. Foi mesmo só tirar a garrafa com a 'torneira' e colocar o adaptador e ligá-lo logo à botija.
Este adaptador também faz de válvula manual.

O gás que comprei foi o propano. A repsol usa o mesmo encaixe para butano e propano. Este encaixe é compatível com as botijas da BP mas só BP butano. Numa situação de desenrasque e no verão pode-se usar BP butano sem nenhuma alteração.

Brevemente avanço para a colocação do depósito GPL.
João
nomukaiki

Mensagempor nomukaiki » sexta nov 04, 2011 7:04 pm

Faltou só referir que apenas paguei 23,35€ que é o valor do gás.
Adaptador foi oferta e garrafa ficou em troca da de 6kg também sem custos.
João
nomukaiki

Mensagempor nomukaiki » sábado nov 05, 2011 12:13 pm

Imagem do adaptador novo.

Imagem
João
nomukaiki

Mensagempor cookie » domingo nov 06, 2011 10:32 pm

é precisamente essa saída livre que nós temos.
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Mensagempor Aleluia » terça nov 08, 2011 2:51 am

Companheiro João (nomukaiki), á já alguns meses troquei em Espanha, Ayamonte, a minha garrafa Repsol propano por uma da Galp, tambem propano, sendo o adaptador igual nas duas marcas. A unica e grande diferença, é que as botijas de gás lá são metade do preço de cá, mesmo sendo da Galp.
Saudações.
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Aleluia

Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm

Mensagempor nomukaiki » terça nov 08, 2011 7:58 am

Bom dia.
Obrigado Aleluia pela informação. Eu por acaso já tinha esses 2 objectivos: comprar em Espanha devido ao preço e usar Galp por causa do seguro gratuito (que já tenho).

Acontece que o serviço de instalação do sistema Galp aqui em Braga, é bastante burocrático (tem de se marcar consoante disponibilidade, parece muito complicado ao técnico, indicaram logo que uma AC não pode ter propano, provavelmente terá custos, etc) avancei logo para Repsol por ser tudo o oposto, super facilitado como já expliquei.
Não sabia que o encaixe era igual Repsol/BP Propano/Galp Propano, pelo menos quando eu usava botijas no apartamento (há muitos anos atrás) não era, mas fico contente por saber isso agora.
Obrigado
João
nomukaiki

Mensagempor woodsduarte » quarta nov 09, 2011 12:14 am

Peço desculpa, mas vou aproveitar o tópico para fazer uma pergunta,
A minha AC vinha sem bilha, pelo que percebi devo instalar gás propano, certo?
woodsduarte

Registado: terça set 02, 2008 9:49 pm

Mensagempor txinho » quarta nov 09, 2011 9:32 am

Bom dia,

Companheiro pelo que entendi por aqui e por um técnico que contactei aquando da instalação na minha AC, o gás propano é o mais apropriado, se verificar os post anteriores vai encontrar a resposta facilmente :wink: .
Saudações Rolantes
Concorde 590 XT
Imagem
Paulo Casais
Diretor de Seguros / Gestor de líquidos e derivados
Clube Autocaravanista da Abeceira
txinho

Registado: sexta mai 07, 2010 10:22 am

Re: Botija de Gás sem redutor

Mensagempor armg » domingo fev 03, 2013 1:21 pm

Desde que passei a usar as botijas de" Plástico " gás Repsol , por serem mais leves , começaram a surgir os problemas da fuligem a entupir chaminé , assim como avarias no frigorífico . Recorrendo várias vezes à assistência , recomendaram-me mudar para o ( Propano ) da mesma marca ? Será que alguém já passou por esta situação ? Como resolveu !...

Desde já os meus agradecimentos

Rollogarcia
armg

Registado: segunda mai 22, 2006 8:26 am

Mensagempor Aleluia » domingo fev 03, 2013 5:50 pm

Companheiro,armg.
Utilizei durante pouquíssimo tempo o gáz "butano". Passando de seguida, para o "propano". Pois todos sabemos que é um gáz mais limpo, com menos cheiros e com a vantagem de não congelar com temperaturas muito frias.
Ser de uma marca ou outra, penso ser a mesma coisa.
Inicialmente, também usei o "Repsol", passando depois para a "Galp", Pois é a marca que a bomba em Espanha tem. Não notei qualquer diferença, entre marcas.
A limpeza da chaminé, é aconselhável ser feita, todos os dois anos.
Saudações,
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Aleluia

Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm

Mensagempor armg » segunda fev 04, 2013 10:33 am

Agradeço a sua opinião Companheiro Aleluia

Quanto ao GÁS PROPANO ter as características que cita ,foi o que assistência da DOMETIC me recomendou . O estranho nesta situação é o problema da fuligem entupir a chaminé no espaço de uma semana , levando ao bloqueamento da alimentação da chama .

Com os meus cumprimentos
Rollogarcia
armg

Registado: segunda mai 22, 2006 8:26 am

AnteriorPróximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes