frigorifico 220 V a accionar conversor

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Mensagempor Joel Lourenço » quarta mai 11, 2011 6:36 am

Quando o meu frigorifico avariar, certamente que vou optar por este mecanismo, mais vantajoso a todos os niveis.
E para quem já tem painel solar e um inversor, é meio caminho andado para não se deixar enganar com frigorificos a gás.

Alexandre em relação ao boiler aparecem algumas soluções na net

BOILER QUICK 40 LITROS 500W 220V - Ideal para o uso náutico
Ford
Challenger Genesis 43 2009
Joel Lourenço

Registado: segunda jul 13, 2009 3:31 pm

Mensagempor txinho » quarta mai 11, 2011 8:30 am

Bom dia a todos,

Ainda bem que começamos a ter soluções para além das rotoladas para AC, pois são bem dispendiosas :roll: . Queria só felicitar ao danibeja e a todos que desenvolveram este post pois para mim mais cedo ou mais tarde será de grande utilidade hehehehe :lol:
Saudações Rolantes
Concorde 590 XT
Imagem
Paulo Casais
Diretor de Seguros / Gestor de líquidos e derivados
Clube Autocaravanista da Abeceira
txinho

Registado: sexta mai 07, 2010 10:22 am

Mensagempor Fernando Dias Silva » quarta mai 11, 2011 12:17 pm

Boas

Sem dúvida que é uma solução que com o tempo torna-se económica, sendo que só é necessário o investimento inicial.
Quanto ao ruído que o compressor possa provocar, pode de facto ser reduzido através de processos de isolamento de ruído.
Quanto à eficiência, o frigorífico a compressor é muito melhor.

Com o tempo, cada vez mais as autocaravanas são mais autónomas e "limpas".

Continuação de bom trabalho.
Cumprimentos
Fernando Dias Silva
Ovar - Portugal
Pão de Ló de Ovar......único no mundo.
Imagem
Imagem
Fernando Dias Silva

Registado: quinta mar 06, 2008 8:25 pm

Mensagempor alexandrechora » quarta mai 11, 2011 1:25 pm

Boas a todos

Joel aquilo que o amigo afirma em relação ao boiller electrico, efectivamente eu tenho a mesma opinião, será este o caminho futuro, e também tenho andado a pré-investigar neste sentido. Mas ainda deparo-me com algumas perguntas sem respostas, o que ainda considero que seja uma solução de parcial. Ou seja, a avaliar pela potência solar que tenho e pelos amperes que armazeno, efectivamente a solução do boiler electrico é solução de verão mas não é solução de inverno, especialmente pelo aquecimento ambiental da AC.

Ainda assim considero que, para quem faz férias entre Abril e Setembro, a solução de boiler electrico é efectiva e convincente, apesar de ainda não ter testado pragmáticamente, em termos teoricos é possivel e com uma grande margem de segurança na concretização, mas não será um boiler de 40litros, será um de 10litros com um consumo de 100 a 150watts, isto para um dimensionamento de 2 baterias AGM de 100ah, dois paineis monocristalinos de 90w que iriam alimentar um frigorifico de compressor de consumo máximo de 700w por dia, um boiller de consumo 300watts por dia, contabilizando dois banhos e duas lavagens de loiça e naturalmente ainda suportando 5horas de tv diárias e luzes (leds).
Tudo isto suportado por os dois paineis, durante 6 a 8 dias continuados, com as mesmas condições solares diárias e sem considerar os amperes carregados oriundos do alternador da AC. Todos os calculos efectuados estão bastante abaixo do limiar de capacidade das baterias AGM, de forma que estas todos os dias possam atingir pelo menos 80% da sua carga máxima, e esta ultima condição é que determina a longevidade destas ou de outras baterias.

De inverno a pernoita em parque de campismo com ligação a 220v, seria quase obrigatoria de 3 em 3 dias dependendo apenas dos kms percorridos, para recarregar baterias e em caso de tempo sempre encoberto.

Esta nota, tem como base de fundamentação, parte da experiência constatada e em parte no conceito teorico do funcionamento normal dos equipamentos.

Cumps

Alexandre

De inverno
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora

Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am

Mensagempor ruca » quarta mai 11, 2011 2:21 pm

Boas tardes companheiros, só uma questão em relação ao frigorifico, não ira ter problemas com o movimento da auto-caravana curvas subidads descidas e com o facto de muitas vezes a mesma ficar bastabte inclinada? é que quando compramos ou mudamos um frigorifico de local somos informados de que temos de o deixar repousar algum tempo por causa do gás?
desculpem a pergunta mas tambem estou interessado no assunto e não tenho grandes conhecimentos do mesmo.
gratos
rui vaz
ruca
ouvir é não acreditar.... ver é duvidar... sentir é acreditar.
ruca

Registado: quinta mar 06, 2008 1:56 pm

Mensagempor VítorEsteves » quarta mai 11, 2011 5:42 pm

Caros companheiros,

Estou curioso e fascinado com a capacidade de procura de soluções com vista a melhorar a vida nas ACs evidenciada por vários companheiros do fórum e, neste caso particular do DaniBeja.

Espero que a informação que darei a seguir nunca se venha a verificar como verdadeira e que possa servir como incentivo à descoberta de maneiras de contornar os problemas que forem surgindo.
Aqui vai o conhecimento que tenho sobre o transporte de frigoríficos de compressor:

Há quase duas décadas comprei um frigorífico para casa e o funcionário que mo transportou informou-me que tinha que o deixar 2 horas em repouso, antes de o ligar.
Curioso, perguntei-lhe porquê e respondeu-me que era para que o gás dos tubos estabilizasse e continuou dizendo que o transporte de um frigorífico tem que ser feito com muito cuidado, porque:
“o motor do frigo de compressor tem no seu interior umas molas com a função de manter o motor sempre na vertical. Se no transporte acontecerem movimentos muito bruscos, podem esticar ou partir uma dessas molas e o motor fica a trabalhar desequilibrado, ocasionando batidas no seu interior quando pára ou arranca. Por isso é que alguns frigoríficos fazem barulho e estremecem quando o motor arranca ou desliga”
Blog: http://autocaroladas.blogspot.com/

Surja oportunidade e... a Duquesa II rola...
VítorEsteves

Registado: domingo fev 14, 2010 9:25 pm

Mensagempor pauloalmas » quarta mai 11, 2011 6:40 pm

Olá a todos.

Realmente nunca tinha ouvido essa explicação relativa ao transporte dos frigorificos, mas faz toda a lógica.

O meu contributo/explicação em relação ao transporte dos frigoríficos de compressor é que se o mesmo for transportado, por exemplo na horizontal, o gás espalha-se por todo o circuíto.
Mas o gás, propriamente dito, não é o problema, mas sim o óleo que ele contém e que, claro, ajuda bastante a que o compressore não gripe :D

Quando o frigorifico retorna à vertical o gás rápidamente vem para baixo, sem problema.
A questão é que o óleo,(que deverá estar na zona do compressor), devido à sua viscosidade vai demorar a escorrer pelos tubos, daí a necessidade de esperar-se algumas horas.

Quanto às caractrísticas próprias de uma AC, acho que não existe qualquer problema em uzar frigorífico de compressor ... a não ser que a AC seja aquela montada num MAN que anda a "passear" pelo deserto :D

E claro ... quando tiver a minha AC vou, assim que oportuno, mudar para um frigorífico de compressor :)
Cumprimentos
Paulo
pauloalmas

Registado: quinta dez 25, 2008 8:20 pm

Mensagempor VítorEsteves » quarta mai 11, 2011 6:47 pm

Tem razão PauloAlmas,
queria refir-me ao óleo e por lapso saiu gás.

Só pode ser o óleo, até porque um dos modos de reavivar o frio do frigorifico das nossas ACs é voltá-lo ao contrário para que o gás deixe de estar depositado na parte mais baixa das tubagens.

Obrigado pela correção.
Blog: http://autocaroladas.blogspot.com/

Surja oportunidade e... a Duquesa II rola...
VítorEsteves

Registado: domingo fev 14, 2010 9:25 pm

Mensagempor danibeja » quarta mai 11, 2011 6:58 pm

Boa tarde,

Também eu tinha essa dúvida antes de comprar o frigorífico... , mas informei-me junto de alguns reparadores de frigoríficos e as respostas foram unânimes, é que quando compramos um frigorífico, por norma tem grandes dimensões/cumprimento, logo obriga a tombar o mesmo a 90 graus do seu normal funcionamento, e quando o frigorífico ultrapassa aproximadamente os 40 graus desferra, e se o colocar a trabalhar é natural que gripe o motor...

Faz em Julho 2 anos que tenho este frigorífico, e já fiz vários milhares de quilómetros com o frigorífico a funcionar, e nunca tive problemas, mais um mito desmistificado...

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor Dias UMM4x4 » quarta mai 11, 2011 8:26 pm

Boa noite companheiros
Partilho da mesma opinião do Danibeja, caso contrário o meu já tinha entregado a alma ao criador logo após a sua montagem.

:D :D estou a ver que os mini frigorificos vão esgotar nas lojas :lol: :lol:
Dias UMM4x4

Registado: segunda jun 14, 2010 4:56 pm

Mensagempor alexandrechora » quarta mai 11, 2011 10:14 pm

Boas a todos

O meu comentário hoje é, ehhehehehehhehehehhehehehe.....

Sabem porquê; dogmas, mitos e afins sempre me estimularam o apetite... e pelos vistos existem mais uma série de companheiros aqui do forum que pensam exactamente da mesma forma..... não será verdade???

Cumps

Alexandre
alexandrechora

Mensagempor alexandrechora » sábado mai 14, 2011 9:08 am

Boas a Todos

Companheiros Danibeja e Dias, gostaria que relatassem o processo que utilizaram para fixar o frigorifico á cavidade onde está embutido.

Utilizaram suportes? compraram esses suportes? ou fizeram ?

Fizeram furos na estrutura do frigorifico? utilizaram existentes?

Gostaria que explicassem...

É com a experiência e conhecimento que melhoramos processos e eu conto com a vossa. Desde já o meu Obrigado

Dani se tiveres fotos agradecia-te, um abraço

Alexandre
alexandrechora

Mensagempor Dias UMM4x4 » segunda mai 16, 2011 9:04 am

Bom dia
Companheiro Alexandre chora, se possivel hoje de tarde apresentarei fotos do meu frigo e a forma como foi fixado, durante a hora de almoço irei tirar as fotos.

abraço
Dias UMM4x4

Mensagempor Dias UMM4x4 » segunda mai 16, 2011 2:26 pm

Boa Tarde Companheiros

Vou colocar umas fotos da aplicação do frigorifico de compressor da minha AC, ... mas como ainda não coloquei nenhuma foto da minha AC, irei colocar duas fotos, 1 só da AC e a outra da AC e da minha máquina de eleição para circulação diária de fabrico Nacional o UMM 4x4

Imagem

Imagem

A aplicação do frigo de compressor:

O conversor que alimenta o frigo de 220V, está aplicado nos arrumos perto das baterias para minimizar o ruido do dissipador de calor, este conversor tem uma particularidade importante, se o frigo se desligar por ter atingido a refrigeração programada o conversor entra em standby, o consumo de energia em standby é udentico ao de uma tv em standby, é um consumo de energia minimo.

Imagem

Aplicação de 2 tomadas de 220V, uma está ligada á corrente geral de 220V da AC e a outra tomada vem do conversor.

A primeira tomada de corrente geral de 220V é utilizada quando ligo a AC em casa ou nos parques de campismo, apenas tenho que trocar a ficha do frigo.

Imagem

Depois de retirar o frigo de absorção, coloquei na parte inferior um fundo apoiado nos suportes laterais de madeira (eram os originais que suportavam o frigo original), após esta alteração foi colocado o frigo no devido lugar.

Forma de fixação:

Na parte traseira apliquei grampos, mas poderia ter furado a travessa de metal e apertar directamente na madeira através de parafusos, os grampos foram colocados para testar, mas já lá andam á 2,5 anos :D :D :D

Imagem
Imagem
Imagem

A Fixação na parte frontal foi feita com uma chapa em L, como este frigo tem o sistema de tranda da porta por chave, aproveitei a furação do suporte de tranca, para evitar efectuar furação desnecessária, a chapa em L está aparafusada no frigo e na parte inferior do móvel.

Imagem

Este frigorifico é mais estreito e mais baixo em relação ao original, para tapar a falha lateral foi aplicada uma barra de madeira, na parte superior também foi fechada, a qual pode ser aproveitada para aplicação de uma gaveta.

Imagem

Imagem

Montagem final

Imagem

Espero ter ajudado, com as imagens, a partir do momento que montei este frigorifico nunca mais tive problemas em ter as bebidas e alimentos frescos.

Abraço
Dias UMM4x4

Mensagempor danibeja » segunda mai 16, 2011 5:23 pm

Boa tarde,

No meu caso, infelizmente o conversor não fica em stanby, e fica a consumir 1 ampere hora, daí eu ter feito aquela invenção com os dois relés, já para não falar que quando desliga fica a arrefecer...

E o companheiro Dias tem um conversor só para o frigorífico, o que eu acho um desperdício, o meu quando pretendo, ligo-o e utilizo...

Também eu, fixei no mesmo sitio que o companheiro Dias, mas coloquei dois parafusos (trifon) logo desde inicio...
Fiz uma base para assentar o frigorífico, coloquei uma barra de madeira em cima para preencher por trás das dobradiças (por ter porta reversível), com um pequeno macaco levantei o frigorífico até encostar na madeira que aparafusei em cima, e aparafusei 4 pequenas chapas em L para fixar a base.

Imagem
Imagem

Posteriormente fiz a gaveta e coloquei o preenchimento lateral, como se vê na primeira foto.

Para quem frigoríficos de 105 litros se calhar não terá que fazer tanta alteração, pois em principio consegue comprar um com as medidas iguais ao anterior, já no nosso caso, só conseguimos mesmo o de 50 litros que é ligeiramente mais pequeno que o anterior absorção de 60 litros, isto difere de AC para AC.

Grande abraço,

Danibeja

PS: Tirei a foto de propósito com a cerveja e o moscatel lá dentro, só para fazer pirraça aos companheiros que o frigorífico não refresca a tão desejada cervejinha :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

AnteriorPróximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 13 visitantes