por alexandrechora » terça Oct 26, 2010 6:55 pm
Boas a todos;
A minha primeira resposta, vai no sentido de tentar elucidar o companheiro Joaquim sobre a questão do nº de baterias e paineis solares. Globalmente temos 4 questões base de utilização da energia relativamente ao periodo de utilização.
Na minha opinião, o ideal é encontrar entre o nº de baterias e aqui, o que interessa é o somatório de amperes acumulaveis, ou seja, posso ter 2 baterias de 50Ah ou uma de 100Ah, em termos teoricos não existe diferença uma vez que a capacidade de trabalho de duas ou uma bateria é igual. Na prática constato que existem diferenças, bom mas vamos simplificar para todos perceberem, e deixar por agora morrer este assunto.
O mesmo se passa em relação aos paineis solares, posso ter dois paineis monocristalinos de 50watts ou apenas um de 100w, teoricamente é muito semelhante entre as duas situações, mas mais uma vez existem pequenas diferenças.
O equilibrio do número de paineis solares e as baterias, como os companheiros já perceberam, o que efectivamente conta é a quantidade de watts tottal dos paineis e os amperes totais das baterias instaladas.
o raciocinio que se segue, baseia-se num dia soalheiro de Primavera com 9 horas de luz em que temos 4horas de condições perto do ideal. Assim temos e vou dar como exemplo o meu caso que tenho dois paineis monocristalinos de 85w cada, ligados em paralelo totalizando 170w de potencial de produção de corrente electrica e duas baterias normais (de carro) na célula (uma de 85Ah e outra de 95Ah, totalizando 180Ah). O que eu espero deste conjunto é ter o LCD e o Meo ligado durante 5horas durante o dia e chegar ao por do sol e ter as baterias totalmente carregadas (com entre os 13,5volts e os 14volts), isto para enfrentar o consumo da noite mais 5horas de TV e luzes, e poder fazer isto dias e dias a fio sem que as baterias percam gradualmente voltagem ao por do sol do dia seguinte. Este é o equilibrio que se deve procurar, ou seja ter a independência energética sem circular com a AC ou ligada a 220v.
Como disse em posts anteriores, existem muitas nuances e variaveis que se fossemos fazer contas e desenvolver informação, dava para escrever um capitulo de um livro, por isso tento ser o mais pragmático possivel e basear as minhas respostas em situações reais, para todos acompanharem o conhecimento.
Agora imaginem que tinha apenas um painel solar mono de 85w e as mesmas baterias, nos dois primeiros dias de utilização, talvez poderia não achar grande diferença, mas apartir do final do 3º dia verificava ao por do sol que a carga das baterias que deveria ser 13,5volts e 180Ah, na realidade a medição seria 12,3 e talvez apenas 120Ah para utilizar, atenção que este processo não tão linear assim e depende das descargas brutas e da idade e do tipo de baterias. Bom voltando ao assunto, no 4º dia de utilização das baterias, tenho duas alternativas ou corto no consumo de DC durante o dia, para chegar á noite e ter novamente a carga completa das baterias os 13,5v. Agora imaginem que o 4º dia é chuvoso, bom neste caso que pertenderiam ficar a ver televisão porque está desagradavel lá fora, só têm uma solução e poluir o ambiente e sair euros do bolso, já para não falar que os outros AC queixam-se do barulho. Muito mais poderia ser dito...
Na situação de ter dois paineis solares e apenas uma bateria, irei postar mais tarde...
Cumps a todos
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...