Baterias AGM

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Mensagempor alexandrechora » segunda Oct 25, 2010 7:08 pm

Boas a todos, companheiro Joaquim a sua resposta têm quatro variantes base:

1-Em situação de Verão

2- Em situação de Inverno

3-Em situação de utilização das baterias durante o dia solalheiro

4- Em situação da utilização das baterias durante a noite

Ainda existem mais variantes que condicionam a sua resposta, como por exemplo, a inclinação do painel e sua orientação a sul, ou ainda o tipo de painel solar.

Qual é a resposta que quer á situação 1, 2, 3 ou 4 ou global?
Cumps
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Mensagempor bushman » segunda Oct 25, 2010 9:45 pm

lino Escreveu:Aqui mesmo pode ver a bateria que falo!
http://www.lulukabaraka.com/llistaprodu ... x?idcat=61
Já comprei algum material neste vendedor e correu tudo bem!


Boa noite,
O ano passado comprei esta bateria de 100Ah neste site.
Transacção e transporte a 100%, fiquei muito satisfeito, provavelmente em Fevereiro vou passar por lá e adquirir outra igual.
A bateria era os 160€ e o transporte para Portimão ficou em 25€.
Até ao momento é a unica bateria que tenho na celula e não me deu qualquer problema :wink:
bushman
 
Mensagens: 158
Registado: sábado jul 26, 2008 9:37 pm
Localização: Portimão-Évora

Mensagempor alexandrechora » segunda Oct 25, 2010 10:58 pm

boas bushman,
Seria interessante se pudesse dizer que mecanismos têm associados a esta bateria, como por exemplo:

Como carrega a bateria? só alternador, painel solar, ligação corrente AC 220, tente dar pormenores,mesmo aqueles que achar insignificantes.

Quantas horas de televisão, Luzes interiores, inversor 12-220v, etc. tente informar também os consumos em watts dos aparelhos ligados. Isto para podermos fazer contas e estabelecer analogias com o desempenho de outras baterias de outros sistemas.

tentaremos todos aprender com a sua expriência, e uma vez que este post estava efectivamente a falar sobre este sistema e com referencia a esta marca, faria todo o sentido se puder partilhar informação de quem já tem AGM.

Cumps
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Mensagempor lino » segunda Oct 25, 2010 11:26 pm

bushman Escreveu:
lino Escreveu:Aqui mesmo pode ver a bateria que falo!
http://www.lulukabaraka.com/llistaprodu ... x?idcat=61
Já comprei algum material neste vendedor e correu tudo bem!


Boa noite,
O ano passado comprei esta bateria de 100Ah neste site.
Transacção e transporte a 100%, fiquei muito satisfeito, provavelmente em Fevereiro vou passar por lá e adquirir outra igual.
A bateria era os 160€ e o transporte para Portimão ficou em 25€.
Até ao momento é a unica bateria que tenho na celula e não me deu qualquer problema :wink:

Muito boa essa informação!
Afinal alguem usa este tipo de bateria!
Avatar do Utilizador
lino
 
Mensagens: 145
Registado: quinta jun 25, 2009 8:25 pm
Localização: Albufeira

Mensagempor joaquim » terça Oct 26, 2010 1:13 pm

Companheiro alexandrechora:
A minha dependência da bateria é mais á noite com iluminação, tv (1 a 2 horas) carregamento de tlms, pc e outros, utlizando um conversor de 160W. Embora nunca tenha tido falta de energia queria melhorar o sistema, daí a minha questão.
obg e cumptos!
Avatar do Utilizador
joaquim
 
Mensagens: 459
Registado: quarta ago 12, 2009 3:24 pm
Localização: Abrantes/Moita

Mensagempor ZecaSantos » terça Oct 26, 2010 3:00 pm

Companheiros Boa tarde

Joaquim, eu tenho 1 painel de 100W mono, e 2 baterias de 75amp cada, uso mais ou menos o mesmo equipamento do que tu excepto a televisão que fica ligada muitas vezes 6/8 horas e continuo com folga nas baterias.

Um abraço

Saudações Autocaravanistas

Zeca Santos
ZecaSantos
 
Mensagens: 313
Registado: quarta nov 09, 2005 10:01 am
Localização: Salvaterra de Magos

Mensagempor bushman » terça Oct 26, 2010 3:31 pm

alexandrechora Escreveu:boas bushman,
Seria interessante se pudesse dizer que mecanismos têm associados a esta bateria, como por exemplo:

Como carrega a bateria? só alternador, painel solar, ligação corrente AC 220, tente dar pormenores,mesmo aqueles que achar insignificantes.

Quantas horas de televisão, Luzes interiores, inversor 12-220v, etc. tente informar também os consumos em watts dos aparelhos ligados. Isto para podermos fazer contas e estabelecer analogias com o desempenho de outras baterias de outros sistemas.

tentaremos todos aprender com a sua expriência, e uma vez que este post estava efectivamente a falar sobre este sistema e com referencia a esta marca, faria todo o sentido se puder partilhar informação de quem já tem AGM.

Cumps


Boa tarde,
Vai ser dificil dar-lhe essas informações, pois não percebo nada de Amph.
Neste momento ainda não tenho o painel nem o aerogerador instalados, como tal é carregada com o alternador e por vezes a 220v.
O lcd é a 12v(20w) directos, zon box por inversor de 100w, dvd(9w)luzes em leds, maior consumo será de um amplificador de som de 640watts que está ligado a esta bateria.
Não costumo passar muito tempo fora e o maximo foi 1 semana.
Este fim de semana fui a uma oribtt em Ourém e a usar o radio umas 4 horas, lcd/dvd 2 horas, luzes á noite, etc a bateria como é habito não se queixou :D
bushman
 
Mensagens: 158
Registado: sábado jul 26, 2008 9:37 pm
Localização: Portimão-Évora

Mensagempor alexandrechora » terça Oct 26, 2010 6:55 pm

Boas a todos;

A minha primeira resposta, vai no sentido de tentar elucidar o companheiro Joaquim sobre a questão do nº de baterias e paineis solares. Globalmente temos 4 questões base de utilização da energia relativamente ao periodo de utilização.
Na minha opinião, o ideal é encontrar entre o nº de baterias e aqui, o que interessa é o somatório de amperes acumulaveis, ou seja, posso ter 2 baterias de 50Ah ou uma de 100Ah, em termos teoricos não existe diferença uma vez que a capacidade de trabalho de duas ou uma bateria é igual. Na prática constato que existem diferenças, bom mas vamos simplificar para todos perceberem, e deixar por agora morrer este assunto.

O mesmo se passa em relação aos paineis solares, posso ter dois paineis monocristalinos de 50watts ou apenas um de 100w, teoricamente é muito semelhante entre as duas situações, mas mais uma vez existem pequenas diferenças.

O equilibrio do número de paineis solares e as baterias, como os companheiros já perceberam, o que efectivamente conta é a quantidade de watts tottal dos paineis e os amperes totais das baterias instaladas.

o raciocinio que se segue, baseia-se num dia soalheiro de Primavera com 9 horas de luz em que temos 4horas de condições perto do ideal. Assim temos e vou dar como exemplo o meu caso que tenho dois paineis monocristalinos de 85w cada, ligados em paralelo totalizando 170w de potencial de produção de corrente electrica e duas baterias normais (de carro) na célula (uma de 85Ah e outra de 95Ah, totalizando 180Ah). O que eu espero deste conjunto é ter o LCD e o Meo ligado durante 5horas durante o dia e chegar ao por do sol e ter as baterias totalmente carregadas (com entre os 13,5volts e os 14volts), isto para enfrentar o consumo da noite mais 5horas de TV e luzes, e poder fazer isto dias e dias a fio sem que as baterias percam gradualmente voltagem ao por do sol do dia seguinte. Este é o equilibrio que se deve procurar, ou seja ter a independência energética sem circular com a AC ou ligada a 220v.

Como disse em posts anteriores, existem muitas nuances e variaveis que se fossemos fazer contas e desenvolver informação, dava para escrever um capitulo de um livro, por isso tento ser o mais pragmático possivel e basear as minhas respostas em situações reais, para todos acompanharem o conhecimento.

Agora imaginem que tinha apenas um painel solar mono de 85w e as mesmas baterias, nos dois primeiros dias de utilização, talvez poderia não achar grande diferença, mas apartir do final do 3º dia verificava ao por do sol que a carga das baterias que deveria ser 13,5volts e 180Ah, na realidade a medição seria 12,3 e talvez apenas 120Ah para utilizar, atenção que este processo não tão linear assim e depende das descargas brutas e da idade e do tipo de baterias. Bom voltando ao assunto, no 4º dia de utilização das baterias, tenho duas alternativas ou corto no consumo de DC durante o dia, para chegar á noite e ter novamente a carga completa das baterias os 13,5v. Agora imaginem que o 4º dia é chuvoso, bom neste caso que pertenderiam ficar a ver televisão porque está desagradavel lá fora, só têm uma solução e poluir o ambiente e sair euros do bolso, já para não falar que os outros AC queixam-se do barulho. Muito mais poderia ser dito...

Na situação de ter dois paineis solares e apenas uma bateria, irei postar mais tarde...

Cumps a todos
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Mensagempor alexandrechora » terça Oct 26, 2010 7:32 pm

Continuação do meu post anterior...

Na situação de ter dois paineis solares e apenas uma bateria, durante o dia é identico á situação diurna com dois paineis e duas baterias, o problema surge quando existe pouco sol ficamos logo limitados e á noite a situação agravasse e tenhos logo de racionalizar energia, é aqui que as baterias AGM podem e fazem a diferença...
Nesta situação (dois paineis e uma bateria), se não tivermos a tirar amperes durante o dia, a ineficiência do sistema e a irracionalidade do sistema é enorme, porque por exemplo; os dois paineis até ao meio dia carregam a bateria e o resto das horas de sol são aproveitaveis desperdiçadas...
Nesta situação depende do regulador de carga, mas em geral a carga da bateria é muito energica e rápida e na minha opinião não abona muito em prole da longevidade da bateria.

A maior parte dos companheiros, não se apercebe do que está a perder
porque; está sempre em movimento na AC, ou apenas utiliza a AC no fim de semana tendo a semana toda em que a AC está parada para recarregar totalmente as baterias e neste caso um painel apenas chega, ou ainda os companheiros por diversos motivos não têm qualquer painel solar e neste caso, andam sempre preocupados com a carga das baterias e investem com maior regudaridade na aquisição das mesmas.
Por estes motivos e para todos terem acesso aos paineis solares é que, postei a quem quiser e têm sido a alguns companheiros a conseguir um conjunto de painel solar 85w mono e respectivo regulador por apenas 320eur.
Acreditem que o meu negócio não é vender paineis, até por que preço é de custo, o que pertendo é todos terem acesso á independencia energética e sua contribuição de poluirem o menos possivel o ambiente e por favor não ouvir motores a trabalhar á 23:30 da noite para carregar baterias.

Um abraço a todos
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Mensagempor bushman » terça Oct 26, 2010 9:18 pm

Boas,

Devido á falta de corrente á noite, optei como mencionei pelo painel e aerogerador.
Com sol, o painel carrega e se houver uma brisa o aerogerador também carrega, mas se essa brisa continuar pela noite dentro, aí nesse caso quando nascer o sol têm as baterias a ´´100%´´.
As desvantagens:
- Valor de investimento
- Possivel ruido/vibração do aerogerador.
- Controlador hibrido.

Neste momento só encontro 2 controladores hibridos, um no japão e outro nos states, ainda com o inconveniente que o dos states está limitado á fotovoltaica não ultrapassar os 100w e o preço claro :?

Mas com esta situação em principio mantinha as baterias agm carregadas.
bushman
 
Mensagens: 158
Registado: sábado jul 26, 2008 9:37 pm
Localização: Portimão-Évora

Mensagempor alexandrechora » quarta Oct 27, 2010 12:00 am

Boas

Companheiro, já lhe respondi por mp, no entanto vou tecer aqui algumas considerações generalistas sobre assunto afim de esclarecer todos os que tenham as mesmas dúvidas.

O seu raciocinio sobre o assunto é excelente, em termos de complementariedade de sistemas ou seja associar um pequeno aerogerador com painel solar é deveras interessante e ainda mais no seu caso que já tem a bateria AGM a bombar ainda mais. Mas como já foi dito por alguém neste forum e muito bem o fabricante Rutland que produz o modelo 503 e 504 mais "adequado" ás nossas necessidades, não aconselha devido a vibrações e rossonâncias potenciais. Também eu estou muito tentado a importar da UK este aerogerador, se forem ao youtube e escreverem rutland 503 ou 504, têm lá videos muito interessantes.
Eu tenho um aerogerador em casa e tenho experiência no assunto, este aerogerador é o terceiro que tenho os dois anteriores eram muito barulhentos. Este é dos mais silenciosos do mercado, ainda assim faz uma pequena ressonância que de noite por vezes incomoda e eu travo-o electronicamente.

Não necessita de um regulador hibrido para o aerogerador e para o painel solar, é melhor na minha opinião ter dois reguladores um para o aerogerador e outro para o painel, saí mais economico, muito mais e é mais eficiente.

Se ainda assim quiser montar o aerogerador, aconselho só o modelo supra mencionado, ou ainda mais leve.
Na montagem do prumo de fixação, deve incluir sinoblocos ou pelo menos anilhas de borracha entre a estrutura da AC e o prumo de montagem do aerogerador, ainda assim poderá de ter necessidade de trava-lo á noite para poder dormir.

Para todos os companheiros, os paineis solares quando estão molhados ou com uma camada fina de neve ou gelo aumentam a sua performance em 25%, desde que esteja frio mas que o céu esteja limpo. Porquê, porque a fina camada de neve ou gelo, ou agua funciona como lente e potencializa o seu desempenho, por este motivo é que os reguladores de carga que aconselho são sempre mais potentes em 25% que a produção normal dos paineis solares associados.

Cumps e disponham.... qualquer dia começo a enviar o recibo de honorários a este forum.......eheheheheh.
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Mensagempor alexandrechora » quarta Oct 27, 2010 12:40 am

Companheiro Joaquim

Esta é especialmente para si, se efectivamente os seus consumos são á noite, então aconselho um painel monocristalino entre 80 a 100w e duas baterias de 95 a 110ah, para uma situação de Primavera /Verão. No Inverno se apenas costuma passar o fim de semana na AC e durante a semana a AC está na rua sem utilizar baterias, um painel chega. Se quiser estar 6 ou 7 dias de férias de Inverno em que os percursos que faz por dia forem inferiores a 1hora de viagem, nesta situação, justifica-se o segundo painel, e este foi o motivo que montei dois paineis na minha nova AC.

No meu caso concreto, de verão eu gosto das praias isoladas/selvagens, completamente fora da civilização, são poucas mas ainda existem, sem ter preocupações se estou a ser ou não um mau exemplo por que estou praticamente sózinho ou quase. Por este motivo estou 4 ou 5 dias sem vir á civilização, mas quando venho, preciso ter capacidade de armazenagem de bens de primeira necessidade e claro que o frigorifico é limitado, então senti necessidade de comprar uma geleira electrica cujo consumo é de 65w, comecei por liga-la as baterias, mas de pois arranjei outro sistema, tenho um painel solar movel de 85w que ligo directamente á geleira e direcciono o painel com inclinação para o sol, resultado funciona de verão desde as 8 da manhâ até ás oito da noite, superou as minhas expectativas de funcionamento.

A solução para si poderá passar um pouco por aqui, um painel movel em caso de necessidade. Por vezes coloco o painel no porta bicicletas, porque tenho a parabolica do Meo, montada a trás da AC e para apanhar o satelite tenho de ter a traseira da AC virada a sul, e junto o util ao agradavel e coloco o painel movel no porta bicicletas.

Importante: para tirar o máximo partido de um painel solar é que este acompanhe o sol durante o dia sistema rotativo o que não é praticavel numa AC ou então é vira-lo a sul com uma inclinação de 30 a 34graus e neste caso já vi suportes montados em AC, de paineis solares que levantam para tirar mais cerca de 30% de rendimento do mesmo painel se este estiver na horizontal, como estão praticamente todos no tejadilho das ACs.

Cumps
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Mensagempor joaquim » quarta Oct 27, 2010 6:49 pm

Obrigado companheiro por toda esta sua disponibilidade e informação, Um dia destes vou-lhe fazer uma visita lá pela Lourinhã terra que eu conheço desde os anos 60 e onde, de vez em quando gosto de fazer uma visita embora aquilo esteja tudo mudado e alterado.
cumptos!
Avatar do Utilizador
joaquim
 
Mensagens: 459
Registado: quarta ago 12, 2009 3:24 pm
Localização: Abrantes/Moita

Mensagempor joaquim » quarta Oct 27, 2010 9:28 pm

E porque não o pessoal com uma certa e relativa proximidade, interessado em baterias AGM de 100 amp, juntar-se e encomendar baterias em conjunto, até podia ser que ficassem mais baratas, sei lá, foi uma ideia maluca que tive...
cumptos!
Avatar do Utilizador
joaquim
 
Mensagens: 459
Registado: quarta ago 12, 2009 3:24 pm
Localização: Abrantes/Moita

Mensagempor lino » quarta Oct 27, 2010 9:31 pm

A ideia não é maluca pelo contrário mas as baterias já estão a um preço bastante bom que duvido que se consiga melhor!
Por falar nisso o vendedor já as tem disponiveis!
Avatar do Utilizador
lino
 
Mensagens: 145
Registado: quinta jun 25, 2009 8:25 pm
Localização: Albufeira

AnteriorPróximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes