Desafio com separador de bateria

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Desafio com separador de bateria

Mensagempor goncalomata » quinta jul 11, 2019 10:21 pm

Boa noite. Tenho uma embrulhada técnica com o separador de baterias, e pensei que talvez alguém percebesse destes assuntos elétricos de fusíveis e relés. Passo a explicar:

Bateria deixou de carregar em marcha durante últimas férias, disseram-me que seria do separador de baterias. Carregava bem quando ligado à corrente do parque, por isso deixei andar até que finalmente o mês passado substituí esse tal "separador de baterias" - um relé. (nota: em frança, onde me avariou a 1a vez, queriam 120€ pelo separador!!!, depois mandei vir on-line por 3,40€ do mesmo fabricante e a mesma referência - embora a que queimou tivesse um autocolante a tapar a verdadeira marca original do fabricante).

Ficou tudo a funcionar impec, mas passados uns dias, estava eu ligado à corrente do parque, reparei que estava disparado o disjuntor junto à tomada de corrente externa, e também que estava queimado o fusível do frigorífico. Por coincidência, ou não (certamente que não), quando arranquei no dia seguinte reparei que novamente deixou de funcionar o carregamento da bateria em marcha (ou seja, muito provavelmente terá voltado a estragar-se esse relé-separador na altura em que o disjuntor disparou).

Alguém tem alguma ideia do que se poderá estar a passar? Terei algum curto-circuito no frigorífico? Mas se sim, porque é que depois de substituir o fusível e religar o disjuntor tudo funcionou bem, incluindo o frigorífico? Posso tentar dar mais informação, ou ser mais preciso se não fui claro.

Obrigado por qualquer possível ajuda.
Gonçalo
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Re: Desafio com separador de bateria

Mensagempor Nelsonsantos » quinta jul 11, 2019 10:58 pm

Olá companheiro,

Pela experiência que tenho e sempre difícil encontrar um curto circuito ( se é que é o caso) mas para começar a descartar opções eu diria.
1- se disparou ligado a corrente externa verificar o conversor de 220/12v que lhe carrega a bateria para detectar se tem avaria.
2- se tudo ficou a funcionar normalmente desligado os 220v comece por verificar as ligações 220v do frigorífico podem estar mal apertados ( atenção especial aos neutros mal apertados tanto na bateria como nós equipamentos)
3- se não detectar nada com um multímetro desligados o frigorífico e medindo entro o + e - (12v) e entre fase e neutro (220v) para tentar saber o estado da bobine do motor pode o enrolamento não estar em condições.

Com estes 3 passos já começa a excluir partes.

Espero ter ajudado.
Nelsonsantos
 
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Re: Desafio com separador de bateria

Mensagempor goncalomata » domingo jul 14, 2019 7:32 pm

Nelson, fantástico! Parece-me um diagnóstico impecável.
Uma pequena pergunta: quando diz "saber o estado da bobine do motor pode o enrolamento não estar em condições" - refere-se ao motor do frigorífico?
Muito obrigado!
Gonçalo
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Re: Desafio com separador de bateria

Mensagempor Nelsonsantos » domingo jul 14, 2019 8:43 pm

goncalomata Escreveu:Uma pequena pergunta: quando diz "saber o estado da bobine do motor pode o enrolamento não estar em condições" - refere-se ao motor do frigorífico?


Sim todos os motores eléctricos tem um enrolamento (resistência), de um modo geral que com certeza não se aplica a todos os equipamentos e não faço de todo ideia se nos 12v será igual mas, nos electrodomésticos de casa ( frigoríficos, maq. lavar, etc) se desligar a ficha da tomada e medir em continuidade entre o N e a Fase se o valor der algo inferior a 100 apesar de alguns electrodomésticos ( mais nos antigos) ainda trabalharem existe um consumo excessivo por passagem ao Neutro que faz disparar os disjuntores e aumenta significativamente o custo mensal em energia, ou no caso da caravana esgote a bateria.

Isto é claro se o mesmo principio se adaptar para correntes 12v.

Por norma numa casa de motores eléctricos pedindo para rebobinar os motores resolve a situação.

Espero ter ajudado.
Nelsonsantos
 
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Re: Desafio com separador de bateria

Mensagempor Luismbmp » quarta ago 14, 2019 9:15 pm

Boa noite, eu partiria para o negativo da bateria solto em algum ponto de terminais de negativos, basta estarem soltos, que em andamento queima fusiveis facilmente e no caso do rele de repartidor de carga a ponte dentro do rele queima.
Verifique se o negativo do relé repartidor de carga está ligado directamente na bateria e se está desapertado, no caso do cbe cbs-2 o fio azul é o que vem do borne positivo da bateria do motor, o vermelho vai para o borne positivo da bateria da celula e o preto é a massa ou o negativo

Imagem


Verifique se o negativo do relé está solto. No caso que no futuro queria proteger o rele, coloque um fusivel de 15A no fio azul.

Cumprimentos
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