Autocaranismo na SIC

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Autocaranismo na SIC

Mensagempor CampingCar Portugal » sexta ago 28, 2020 6:55 am

Bom dia,

Hoje na SIC, o nosso companheiro autocaravanismo António Resende, vai participar no programa que vai para o ar das 10 às 13. Depois de todas as reportagens tendenciosas que têm ocorrido principalmente na TVI, aqui está uma oportunidade de mudar essa imagem, se puderem não deixem de ver.
Texto retirado do facebook de Portugal - Autcaravanista Itinerante Escreveu:A SIC e as autocaravanas ( 6ª.feira - SIC das 10h às 13h. ) - Não me tendo disponibilizado para ir ao estúdio, a SIC veio ao meu encontro na passada 3ª. feira. O local por mim escolhido a Vila da Póvoa de Lanhoso na ASA. Sugeriram as 'filmagens' num espaço verde que escolhi ali bem perto. Indiquei 2 outros AC conceituados para serem convidados a ir ao 'estúdio', contudo me parece que não foram contactados ( 1 dirigente do CPA e um 'bloguista AC ). Uma hora de poses e de entrevista. Com os corte e coze, vejamos o que dali sai. 6ª.feira - SIC das 10h às 13h.. NB - As janelas abertas e a cadeira no exterior muito embora no local não venha mal ao mundo, assim surgirei a pedido da equipa.
Projecto CampingCar Portugal

http://www.campingcarportugal.com
Avatar do Utilizador
CampingCar Portugal
Projecto CCPortugal - Administração
 
Mensagens: 254
Registado: quarta dez 10, 2008 12:01 pm

Re: Autocaranismo na SIC

Mensagempor vitor » domingo ago 30, 2020 1:39 pm

Vi. Pareceu-me uma reportagem simpática
vitor
 
Mensagens: 499
Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am
Localização: viseu

Re: Autocaranismo na SIC

Mensagempor Paulo » segunda ago 31, 2020 3:03 pm

Olá Vitor, concordo. No entanto, dado o tipo programa não se poderia esperar mais, ou seja, alertar para a ligação entre o prazer/lazer e as regras que cada vez mais têm a necessidade de ser atendidas. Se assim não for, esta actividade vai perder os marinheiros de primeira visgem que estão a entrar atridos pelas facilidades.

Só mais uma questão: a tal questão do turismo barato que deixaram passar é obviamente errada. Neste tipo de programa ninguém quer incluir na conta de somar a aquisição, o que é manifestamente um erro. Sendo assim, utiizar um TESLA é muito barato, pois apenas temos que o ligar à energia dado que ele não consome combustível...
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Re: Autocaranismo na SIC

Mensagempor Salazar » terça set 01, 2020 9:13 am

Paulo, a realidade do autocaravanismo dispendioso é uma realidade reservada a poucos autocaravanistas. Atrevo-me a dizer que mais de 90% do mercado de autocaravanas é reservado à importação de" lixo" de França e Alemanha. Até o Parracho o faz. No que diz respeito a manutenções, nem vale a pena falar. Se é mais difícil fugir às manutenções mecânicas, por causa das inspeções periódicas, as da célula são inexistentes certamente em 95% das ACs que circulam cá. E o que se parte, atamanca-se com um bocado de fita, um prego ou uma corda.

O barraquismo que vê por esse país fora não é mais que um reflexo da pobreza desta gente.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Autocaranismo na SIC

Mensagempor Paulo » sexta set 11, 2020 10:55 pm

Viva, Salazar.

Compreendo a análise e até estou de acordo na generalidade. De qualquer modo há que perceber as várias vertentes da coisa. Repara: o nosso país tem sido, pelo menos há cerca de 20 anos, eleito por muitos autocaravanistas estrangeiros para a sua estadia de Outubro a Maio. Estes fazem toda a despesa associada à sua presença em Portugal. Dou apenas um exemplo simples associado a este tema, em que a comunidade autocaravnaista deverá ser superior no Inverno à local: Manta Rota.

Por outro lado, entre o tal turismo que poderá não trazer o valor da aquisição inicial, há certamente valores associados à permanência, à circulação da viatura, etc. Não digo que seja um turismo tipo galinha dos ovos de ouro, mas é certamente algo a não desconsiderar pelos municípios. Repara que nem os franceses o deitam fora. Estes conseguem muitas vezes concorrer entre eles (municípios) criando áreas com permanência ou serviços gratuítos.

Este tema tem muitas nuances...

Abraço,
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Re: Autocaranismo na SIC

Mensagempor vitor » segunda set 14, 2020 8:09 pm

Concordo contigo, Paulo.
Se é verdade que há cada vez mais restrições ao "auto-caravanismo selvagem", por outro lado também surgem, por iniciativa municipal, aqui como lá fora, cada vez mais áreas de pernoita/serviço tendencialmente gratuitas.
Os autarcas inteligentes sabem que nas vilas e aldeias, sobretudo as mais remotas, instalar um infra-estrutura destas é um chamariz para os turistas itinerantes que nelas utilizarão a restauração e o comércio local. Com um investimento mínimo - na verdade basta um esgoto, uma torneira de água potável e, eventualmente aplanar uns m 2 de terreno.
Às vezes os únicos turistas que encontras nestes sítios são auto-caravanistas já que nem sequer encontras hotéis ou campings...
vitor
 
Mensagens: 499
Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am
Localização: viseu

Re: Autocaranismo na SIC

Mensagempor Paulo » quinta nov 12, 2020 10:54 am

Boas,

Retomando este tema, e tomando a exposião do Vitor, diria que cada vez mais o autocaravanismo e o litoral, estão a distanciar-se. Esta tendência não é só portuguesa, como bem sabemos. Além disso muitas das situações que conhecemos junto ao litoral não conseguirão prevalecer no tempo, pois dado o volume de ACs que concorrem para os mesmos locais, na memsa altura, essa situação torna-se insustentável.

O interior deverá lucar nos próximos anos com o sentimento "anti-autocaravanismo" que existe nas populações do litoral. Isto se alguns decisores não deitarem tudo a perder...
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro


Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 25 visitantes