Edital da Câmara de Chaves

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Edital da Câmara de Chaves

Mensagempor Decas » sábado jun 02, 2007 12:17 pm

Bom dia,

Já tinham tomado conhecimento deste Edital da Câmara de Chaves?
http://www.cm-chaves.pt/fs/Editais/2007 ... 3_2007.pdf
Decas
 
Mensagens: 140
Registado: segunda dez 05, 2005 7:29 pm

Mensagempor Teresa » sábado jun 02, 2007 12:41 pm

obrigado Decas por nos dar conhecimento do referido Edital,uma coisa é certa,pelo menos não nos proíbem de estacionar a AC por um período de 24h desde que se cumprem as alienas referidas,só gostava mesmo era de saber,como nos é possível estar dentro de uma AC a fazer as nossas refeições é claro,em pleno verão ,sem que se possa abrir uma janela :?


Saudações

Teresa
Editado pela última vez por Teresa em sábado jun 02, 2007 1:06 pm, num total de 1 vez.
Fiquem bem
Teresa

Imagem

Clube Autocaravanista da Abeceira
Directora Ciclismo
Avatar do Utilizador
Teresa
 
Mensagens: 923
Registado: segunda fev 05, 2007 3:13 pm
Localização: Albergaria-a-Velha

Edital da Câmara de Chaves

Mensagempor Decas » sábado jun 02, 2007 12:48 pm

Bom dia Teresa,

Pois é, só demonstra a " vista curta " dos legisladores, se as Acs são automóveis ligeiros mistos, especiais para a vida no seu interior, não deveriam então ter as janelas a abrir para fora,na sua concepção, pois só esse facto se confunde com a modalidade de campismo. Como tenho uma Av e tenho janelas de correr em alguns lados, já não estou a fazer campismo, e posso ter as janelas abertas :shock: . É para rir :D sem comentários. Mas se abrir a da dinette, já estou a fazer campismo :?: Vamos lá a saber o que vai na cabecinha destas pessoas.
Decas
 
Mensagens: 140
Registado: segunda dez 05, 2005 7:29 pm

Mensagempor Passeante » sábado jun 02, 2007 3:31 pm

Quer-me parecer que pelo menos estes legisladores tentaram criar uma lei que se adequa aos que não prevaricam e que permite que os autocaravanistas visitem e conheçam o concelho.

Confesso que ainda não li o documento com muita atenção, apenas lhe passei uma vista de olhos.

Quase que aposto que estes autarcas estarão dispostos a flexibilizar a situação das janelas pois não será viável alterar todas as autocaravanas.

Sinceramente gostei de ver este regulamento e o simples facto de tentarem definir conceitos me faz pensar que estarão alertados para esta nossa forma de viajar e passear, tentando, como é óbvio evitar as situações abusivas.

Esta situação é claramente oposta à vergonhosa posição do município de Mafra, em que todos são proibidos, independentemente das condições e atitudes.

Por acaso a minha autocaravana tem quase todas a janelas de correr, mas a maioria não as tem, e por isso acho que essa situação específica poderia ser alterada. O Campingcarportugal poderá, uma vez mais, ser um interlocutor válido nessa proposta/discussão. A minha proposta é que a direcção contacte a Câmara Municipal e que proponha essa alteração, por exemplo que essa abertura seja proibida apenas quando interfira com o trânsito ou com os peões no passeio...

Como já referi este meu comentário resulta de uma leitura ligeira do documento e apenas reflecte a minha opinião.

Um abraço para todos e bons passeios

Passeante

P.S. A verificar-se que este documento é deveras vantajoso para os autocaravanistas, seria uma importante vitória e um bom exemplo a apresentar a outras autarquias.
Avatar do Utilizador
Passeante
 
Mensagens: 81
Registado: quarta nov 16, 2005 11:05 pm
Localização: Azeitão

Mensagempor albi » sábado jun 02, 2007 10:30 pm

Boa Noite,
Atenção que esta situação das janelas é proibida por lei em muitos países da Europa, por isso alguns fabricantes só usam de correr.
No geral penso que este regulamento é bom para os AC, uma vez que define de facto a diferença entre autocaravanismo e campismo.

Saudações
Avatar do Utilizador
albi
 
Mensagens: 390
Registado: quinta jul 06, 2006 10:40 pm
Localização: castelo branco

Bom dia,

Mensagempor Decas » domingo jun 03, 2007 1:48 pm

Até posso concordar com o abrir das janelas, pois aberta a determinada altura poderá constituir um perigo para quem passa e provocar um acidente. Mas sendo que a maioria das Acs, têm este tipo de janelas, e a sua abertura é regulável, acho um exagero, pelo facto de estar aberta, mesmo na posição mais baixa, isto ser traduzido como fazer campismo, ou ser considerado um acampamento ocasional.
Se se optar pela abertura das janelas do top, ou clarabóia, já não é campismo? Já não é acampamento ocasional?
Decas
 
Mensagens: 140
Registado: segunda dez 05, 2005 7:29 pm

Mensagempor Passeante » domingo jun 03, 2007 9:20 pm

É como o transporte de bicicletas em cima dos carros, não ultrapassam os limites laterais, frontais e trazeiros do veículo...
Avatar do Utilizador
Passeante
 
Mensagens: 81
Registado: quarta nov 16, 2005 11:05 pm
Localização: Azeitão

Mensagempor fluis » segunda jun 04, 2007 10:19 am

Bom dia,

Este edital da Câmara Municipal, não sendo perfeito, constitui um modo inteligente de lidar com o fenómeno de autocaravanismo. Agarrando ao fim e ao cabo nas regras de ouro que se podem encontrar na Internet tanto em Portugal, como em Espanha ou em França, foi criado um regulamento que permite a quem não pretende fazer campismo na via pública, estacionar a sua AC sem problemas no município de Chaves, sem dúvida, uma situação inteligente de lidar com as situações abusivas, sem recorrer a placas de proibição, nem a limitações temporais discriminatórias.

Claro que não é perfeito, aqui neste caso, também existem reparos a fazer. Uma delas é uma questão de designação, utilizaram o termo “Autocaravanismo” para qualificar o que apelidamos de fazer campismo fora do Parque, a outra é o tempo máximo de permanência, 24 horas, será certamente curto, mas menos limitativo que as 4 horas ou 8 horas adoptadas por Mafra.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Mensagempor Mario » segunda jun 04, 2007 10:34 am

Agradecimentos ao companheiro Decas pela boa nova do regulamento relativo a Chaves,sem querer entrar em preciosismos e erudições sobre este ou aquele conceito parece-me que no geral é um doc equilibrado que permite pelo menos estabelecer regras que felizmente não passam pela proíbição pura e dura e ajudam alguns menos atentos a mudarem de hábitos.
Assim todos podemos disfrutar de uma visita á cidade sem a angustia da visão do Sr. guarda com o bloco na mão...

Aquele abraço.

Mário
Mario
 
Mensagens: 842
Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm
Localização: Albergaria- a -Velha

Mensagempor time_out » segunda jun 04, 2007 10:53 am

Bom dia

Depois de uma leitura ao documento fiquei deveras agradado com a posição dos autarcas de Chaves. Não foram para a situação mais fácil, que muitos noutras partes do nosso país tiveram, mas sim elaboraram um documento que pode, em alguns casos, permitir concentrações de AC e permite uma utilização das AC para quem quiser visitar a região.
Todos os "entraves" que o documento menciona são normais para quem quer que a utilização das AC seja equiparada a um normal veículo de passageiros.
Parabens a mais esta autarquia com visão.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Mensagempor Teresa » segunda jun 04, 2007 12:44 pm

Com esta alteração,esperamos pelo menos,que as placas que nos proibiam de estacionar no parque junto às termas,tenham sido levantadas :wink: Quanto ao teor do referido Edital ,julgo vir em encontro da maioria dos Acaravaneiros, Autocaravanismo sim, Auto-campismo Não :P


Teresa
Editado pela última vez por Teresa em segunda jun 04, 2007 3:54 pm, num total de 1 vez.
Fiquem bem
Teresa

Imagem

Clube Autocaravanista da Abeceira
Directora Ciclismo
Avatar do Utilizador
Teresa
 
Mensagens: 923
Registado: segunda fev 05, 2007 3:13 pm
Localização: Albergaria-a-Velha

Mensagempor EMAN » segunda jun 04, 2007 3:53 pm

Boas

Realmente pode-se considerar uma boa mudança na atitude existente, e se em paises chamados de "evoluidos", já existem estas autorizações, é de louvar que existam autarcas com visão e entendimento de que é regulamentando e não pura e simplesmente proibindo que se resolvem as coisas.

24 h ou 48 h intercaladas, já não é mau. O AC como turismo itinerante, não precisa de muito mais.

Para os aparcadores e outras coisas acabadas em ores, é que poderá ser pouco, mas um turista itinerante que se preze, mostrará que afinal este é que é o caminho correcto.

O artº 28 - D no seu ponto 1, está muito bem explicito e muito correcto quando diz (..........ou qualquer veículo automóvel, com intenção de permanecer no seu interior durante .......... )

Afinal ter um outro qq veiculo ligeiro, dormir lá dentro já não é incorrecto para a grande maioria dos municípios, não tem lógica, porque as AC's e AV's são um veículo automóvel.

Saudações rolantes
EMAN
Challenger

Setúbal
Avatar do Utilizador
EMAN
 
Mensagens: 547
Registado: quarta nov 09, 2005 12:32 pm
Localização: CIDADE DO RIO AZUL

Mensagempor zebravo » quarta jun 06, 2007 4:00 pm

Boas tardes
Só temos que aplaudir esta alteração ao Regulamento de Actividades Diversas (Capítulo V) que regulamenta o autocaravanismo !!!!!
Já só falta uma área de serviço.
Se todas as autarquias fizessem o mesmo...
Há um parque de estacionamento junto ao rio ao lado do hotel com WC e até tem uma bica com água termal a 40º e 24H00 chegam perfeitamente para visitar a cidade. Se abrirem um bocadinho a janela (abertura mínima) tenho a certeza que ninguém vos vai incomodar.
Saudações autocaravanistas
zebravo
 
Mensagens: 18
Registado: sexta abr 20, 2007 1:52 pm
Localização: Vale de Milhaços - Seixal

Mensagempor romão » sexta jun 08, 2007 11:33 pm

boas noites

finalmente temos um autarca com a noção exacta, em meu entender,
do que é o ACaravanismo, e legislou em conformidade, também em
meu entender. E mais importante ainda, sabe distinguir Ac de Caravana
e de tenda e sabe também distinguir estacionar de acampar. Parabens
à Autarquia de Chaves e oxolá outros aprendam a lição.

Saudações
Romão
romão
 
Mensagens: 116
Registado: sábado fev 24, 2007 10:33 pm
Localização: Torres Vedras

Mensagempor Luis Camelo » domingo jun 10, 2007 9:41 pm

Olá companheiros

No início deste fim de semana xxxl 8) , estive em Chaves e como já tinha conhecimento, do regulamento da Autarquia de Chaves, fui com atenção.
Estacionei no parque junto às Termas (+/- 4 horas), não vi sinalização que proibisse,bebi um copo de àgua nas Termas dei uma volta pela cidade almocei e fui embora. :P
Um Abraço

Porcina e Luis Camelo
Challenger G36
Avatar do Utilizador
Luis Camelo
 
Mensagens: 249
Registado: terça nov 15, 2005 11:06 pm
Localização: Leça da Palmeira

Próximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 66 visitantes