Estacionado ou Acampado.

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Estacionado ou Acampado.

Mensagempor Bogart » terça jun 20, 2017 3:56 pm

Olá a todos. Estou mesmo, mesmo, mesmo na eminência de comprar uma AC. Porque me apetece ter a liberdade de passear pelo nosso país e poder estar perto daquilo que gosto. Em suma, acho que vou ser feliz ao levar uma casa ás costas.

Mas tenho uma dúvida. Pois leio aqui muito de pernoitarem em parques de campismo. A minha pergunta vai no sentido de perceber se posso parar em qualquer lado. Já percebi que não dá para abrir os toldos nem estabilizar a AC. Mas não entendo a questão relativa às janelas. Não dá para abrir as janelas? De que tipo de janelas estão a falar? Janelas de correr? Abertas para cima? Ok. Relativo a estar no centro de uma cidade. Mas e por exemplo junto a uma praia? A um lago? A uma paisagem deslumbrante. Posso parar e dormir aí?

Ajudem aqui o nabo a perceber esta questão. Porque não quero ter o sonho de liberdade e depois bater de frente com a realidade é ter de estar em parques de campismo a toda a hora.

Abraços a todos

PS. Estou de olho numa Capucino com bastante espaço. :)
Bogart
 
Mensagens: 3
Registado: segunda jun 19, 2017 5:11 pm

Re: Estacionado ou Acampado.

Mensagempor fluis » terça jun 20, 2017 4:52 pm

Boa tarde,

Esta questão já foi falada bastante por aqui, tendo o tema sido quase esgotado. Por isso é natural, que não obtenha muitas respostas.

Os vários planos de ordenamento da orla costeira, referem a proibição de estacionamento das autocaravanas durante o período nocturno, nos parques de estacionamento das praias, nas falésias, etc. Nas zonas de grande pressão turística (costa alentejana, costa algarvia, etc.) é de esperar a que a fiscalização aperte e possa ser multado ou convidado a sair.
Regra geral, na maior parte dos locais, pode estacionar em locais em que uma camioneta de carga de igual tamanho à autocaravana o possa fazer.

A questão das janelas, tem a ver com as janelas basculantes, e com a convenção de que a autocarvana estacionada, não deve ocupar mais do que se o seu perímetro (incluiu toldos abertos, cadeiras, janelas basculantes). Claro que aqui nas janelas, tem de entrar o bom-senso, imagine que a ac está paralela ao passeio e que abre a a janela basculante ficando a ocupar uma parte do passeio, isso pode ser o suficiente para causar um incidente com os peões que passam, o mesmo se passa com o degrau aberto. Já se for um local com espaço em que o facto da janela basculante aberta não constitua embaraço nem para peões nem para os restantes veículos, que não esteja por exemplo a invadir o lugar de estacionamento do lado, não me choca que esteja aberta.

Em relação aos locais assinalados com proibição de estacionamento de autocaravanas, apesar de se poder questionar a legalidade/constitucionalidade dos mesmos, será prudente não usar, a não ser que esteja disposto a levar a questão para tribunal no caso de ser multado. Mas isto também só acontece, nos locais de maior pressão turística (por exemplo junto às praias do algarve de verão), em todos os outros locais, não é expectável que encontre quaisquer restrições.
Agora, se quiser fazer uns grelhados e comer na mesa exterior, então deverá utilizar o parque de campismo.

Dê uma vista de olhos, noutros tópicos, onde o assunto já foi debatido para ficar com mais algumas ideias, tem por exemplo este tópico onde é falado as restrições implementadas pela C.M.Silves:
viewtopic.php?f=12&t=8336
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Estacionado ou Acampado.

Mensagempor Bogart » terça jun 20, 2017 6:08 pm

Caro Fluis,

Obrigado pela sua resposta. Andei a vasculhar o fórum e não encontrei a informação que procurava. Vi esse tópico de Silves e fiquei com a impressão que só se falou dessa caso. De qualquer das maneiras todos temos de ter bom senso. Mas a minha dúvida (por ser nabo e inexperiente) era com o facto de poder dormir dentro da AC em qualquer lugar, desde que convenientemente estacionado.

Portanto isto de andar de AC tem as suas limitações em relação aos sítios para parar e dormir. Quais as regras de ouro a cumprir?
Bogart
 
Mensagens: 3
Registado: segunda jun 19, 2017 5:11 pm

Re: Estacionado ou Acampado.

Mensagempor Salazar » terça jun 20, 2017 6:50 pm

http://www.campingcarportugal.com/regrasOuro

No fundo, com bom senso tudo se faz.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Estacionado ou Acampado.

Mensagempor jgomes » quarta jun 21, 2017 7:49 pm

Boa tarde.
Não sei onde mora e quais os seu locais de eleição por onde goste de passear. Francamente, eu, prefiro o interior. Nada de confusões. Litoral, depois de passar a «invasão» do verão. Dúvidas, segurança, grelhados, toldo aberto e refeição no interior, acredite ou não, vou para uma aldeia. Chego sempre um pouco mais cedo, vou ao café ou à mercearia, dou-me ao conhecimento, faço algumas perguntas que vem logo a seguir uma boa conversa, e, até hoje, houve sempre alguém a dispor de um bocado de terreno, souto ou pinhal com sombras, a dar autorização para fazer isso tudo. Até hoje nunca tive problemas com ninguém, antes pelo contrário. Mas, está claro, cada um é como é e ninguém é obrigado ser igual. Quando estaciono em locais públicos, aí sim, cumpro com a legislação.
Cumprimentos.
jgomes
 
Mensagens: 263
Registado: terça mai 22, 2007 10:37 am
Localização: Jou - Murça


Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes