Legislação/código da estrada

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Legislação/código da estrada

Mensagempor LudwigZizu » quinta jun 01, 2017 11:25 pm

Boa noite,

gostaria de saber qual a legislação e em que código da estrada que posso basear para ter 10 dias de férias numa autocaravana.

Obrigado
LudwigZizu
 
Mensagens: 4
Registado: quinta jun 01, 2017 11:33 am

Re: Legislação/código da estrada

Mensagempor jgomes » sexta jun 02, 2017 10:07 am

Bom dia.
Se quiser ter alguma opinião ou esclarecimento sobre a sua questão terá que ser mais explícito sobre o que pretende.
Não conheço Código algum que proíba o passar 10 dias de férias em autocaravana, nem passar mais dias na ac.
O Código da Estrada diz respeito à circulação, condução e estacionamento de viaturas, entre outros;
O Código Penal Português, Código Processo Penal e Código Civil, estes então, se não praticar qualquer crime na autocaravana, nem sequer querem saber dela para alguma coisa.
Cumprimentos
jgomes
 
Mensagens: 263
Registado: terça mai 22, 2007 10:37 am
Localização: Jou - Murça

Re: Legislação/código da estrada

Mensagempor fluis » sexta jun 02, 2017 3:47 pm

Boa tarde,

Basicamente deve cumprir o código da estrada. Há situações que dependem do tipo de autocaravana.
Por exemplo se é pesada, não pode entrar em sítios que estejam depois do sinal de proibido a veículos com mais de 3.5 T. Depois há os sinais de limitação de largura e altura, os quais devem ser respeitados, caso contrario pode ter uma surpresa desagradável.

Tenha contudo alguma cautela com os sinais de proibição a veículos com mais 3.5 t, pois por vezes indicam zonas mais estreitas e apertada, apesar de a sua autocaravana ser da classe ligeira, se for de grandes dimensões, pode ter depois dificuldades de manobra, quando não se conhece a zona em causa por vezes é melhor não arriscar.

De resto é usar um pouco um bom senso, tentar não estacionar a ocupar 2 lugares, quando existe marcação etc.

Apesar de poder ser considerado ilegal, os sinais de proibição de autocaravanas, se não quiser se meter numa trabalheira de tribunais caso seja multado, evite estacionar em zonas em que estejam esses sinais. Basicamente existem mais no litoral de verão, em zonas de maior afluência turística, já que em zonas mais interiores regra geral não irá experimentar qualquer problemas.

Por último se for à B.D. do campingcarportugal (http://www.campingcarportugal.com/areasServico), encontrará muitos locais de estacionamento onde não deverá ter qualquer problema.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Legislação/código da estrada

Mensagempor darkbbboy » quarta ago 16, 2017 5:59 pm

fluis Escreveu:Boa tarde,

Basicamente deve cumprir o código da estrada. Há situações que dependem do tipo de autocaravana.
Por exemplo se é pesada, não pode entrar em sítios que estejam depois do sinal de proibido a veículos com mais de 3.5 T. Depois há os sinais de limitação de largura e altura, os quais devem ser respeitados, caso contrario pode ter uma surpresa desagradável.

Tenha contudo alguma cautela com os sinais de proibição a veículos com mais 3.5 t, pois por vezes indicam zonas mais estreitas e apertada, apesar de a sua autocaravana ser da classe ligeira, se for de grandes dimensões, pode ter depois dificuldades de manobra, quando não se conhece a zona em causa por vezes é melhor não arriscar.

De resto é usar um pouco um bom senso, tentar não estacionar a ocupar 2 lugares, quando existe marcação etc.

Apesar de poder ser considerado ilegal, os sinais de proibição de autocaravanas, se não quiser se meter numa trabalheira de tribunais caso seja multado, evite estacionar em zonas em que estejam esses sinais. Basicamente existem mais no litoral de verão, em zonas de maior afluência turística, já que em zonas mais interiores regra geral não irá experimentar qualquer problemas.

Por último se for à B.D. do campingcarportugal (http://www.campingcarportugal.com/areasServico), encontrará muitos locais de estacionamento onde não deverá ter qualquer problema.


Boa tarde,

Antes de mais peço desculpa estar a meter-me aqui mas achei melhor perguntar aqui já que o senhor fala nisto do que estar a criar mais um tópico, se virem que não é o mais correto peçam-me para mudar de sitio ou se tiverem como o fazer agradeço que mudem isto de sitio.

A minha questão é mesmo essa, quando existe sinais mesmo que na altura que tirei carta não ter visto esses sinais com uma autocaravana desenhada podem-me multar mesmo?
Porque senão estou em erro um veiculo pode estacionar num estacionamento e ficar por lá 72horas senão estou em erro.
Já li coisas em que diziam que não podiam multar e outras em que podiam multar... E fiquei na mesma.

Cumprimentos.
darkbbboy
 
Mensagens: 34
Registado: sexta ago 04, 2017 2:38 pm

Re: Legislação/código da estrada

Mensagempor fluis » quinta ago 17, 2017 8:49 am

Bom dia,

A questão é complexa de responder.
Se quiser estar 100% descansado, evite os locais onde estão esses sinais, porque podem ser ilegais ou inconstitucionais, mas a policia pode entender fazê-los cumprir. Existem inclusivé relatos até em revistas franceses de autocaravanistas estrangeiros multados no Algarve.
Por muita razão que assista, que a autocaravana esteja só estacionado e não acampado (infelizmente pelo que tenho visto por aí este verão a excepção é os que se comportam bem e sendo bem mais os que fazem do estacionamento um acampamento), depois para resolver a questão só estando disposto a avançar para uma batalha nos tribunais, batalha essa que não é garantido que consiga vencer.

Já foi bem debatida neste fórum a questão das multas neste tópico:
viewtopic.php?f=12&t=3512

Caso não queira ler o tópico todo, pode ler este post desse mesmo tópico, que relata que um de nós foi precisamente autuado num desses estacionamentos com placas de legalidade duvidosa, o que fez, e o que resultou depois:
viewtopic.php?p=22906#p22906
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Legislação/código da estrada

Mensagempor darkbbboy » quinta ago 17, 2017 5:58 pm

Boa tarde,

Antes de mais muito obrigado pela sua mensagem.
Estou a entender o melhor é se vir o sinal não parar e seguir para outro sitio caso não saiba de outro local onde poderei parar. Apesar de os sinais poderem não ser propriamente legais o melhor é não facilitar.
Olhe o senhor sabe-me dizer que em qualquer estacionamento mesmo que não tenha essas placas é seguro parar caso se aviste o mar ou se esteja perto dele ou da areia?
E sabe se é habitual existirem paragens stop e que meçam o peso das autocaravanas?

Mais uma vez muito obrigado,

Cumprimentos.
darkbbboy
 
Mensagens: 34
Registado: sexta ago 04, 2017 2:38 pm

Re: Legislação/código da estrada

Mensagempor fluis » sexta ago 18, 2017 9:44 am

Bom dia,

Tudo depende do local do tamanho do parque, dos locais, etc. Os POOC, também escritos limitações ao estacionamento nocturno das ac's, portanto tudo tem ser visto caso a caso, e acima de tudo deve imperar o bom senso, o bom comportamento e a discrição.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Legislação/código da estrada

Mensagempor darkbbboy » sexta ago 18, 2017 10:19 am

Bom dia,

Obrigado pela sua resposta, é que em relação aos tais POOC não sei se o melhor será fazer uma vista de olhos prévia ou se nas praias habitualmente tem isso, pois o meu objectivo é como vocês aqui dizem estacionar e não acampar e se para ser considerado estacionar tiver de ter as cortinas fechadas tenho, nem que esteja a fazer uma comidita ou assim. Já pensei em se vir a autoridade local perguntar se poderei estar lá parado, certamente que não levam a mal e me informam sem para isso ter de me autuar caso não esteja num local correto.

Cumprimentos.
darkbbboy
 
Mensagens: 34
Registado: sexta ago 04, 2017 2:38 pm


Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes

cron