Projecto auto-vivenda 4x4 sustentável

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Projecto auto-vivenda 4x4 sustentável

Mensagempor Guiomar » quinta mar 30, 2017 10:20 am

Vivam!
Inscrevi-me recentemente neste fórum, pois desde há muito que desejo adquirir uma auto-vivenda, de preferência 4x4.
Da pesquisa que fiz as hipóteses que coloco neste momento são:
- Comprar auto-vivenda 4x4 usada (muito raras)
- Comprar furgão 4x4 e transformar
- Comprar furgão e transformar em auto-vivenda e colocação de transmissão 4x4.
Tenho visitado várias vendedores e tentado entender melhor a dinâmica deste mercado, soluções técnicas etc.
Também sei que é necessário entender qual o tipo de utilização que se quer. Nesse aspecto estou bastante decidido sobre o tipo de veículo que pretendo. O facto de desejar um 4x4 é devido a viver no campo. Não há um dia que não passe por caminhos de terra pouco acessíveis. Logo no meu tempo de lazer desejo o mesmo.
O espaço de uma auto-vivenda, sabendo que é mais pequeno, é o reverso da medalha para que consiga menores consumos, maior mobilidade e chegar a locais menos fáceis.

Além disso gostava de implementar soluções mais sustentáveis no que diz respeito ao aquecimento (ambiente e água) e casa de banho.
Desde há bastantes anos que faço todos os meus produtos de higiene e limpeza em casa. Sabão, que é a base de detergente da loiça e roupa. Paste de dentes, desodorizante, lixívia de cinzas, utilização de vinagre como desinfectante etc.

Gostaria assim de ver implementadas algumas soluções como:
- Aquecimento a lenha ou pellets através de pequeno cilindro de água aquecido por uma salamandra. Possibilidade de confecção de algumas refeições. Complementado por fogão a gás portátil.
https://www.tinywoodstove.com/tent-stove-inside-rv/

- Casa de banho seca. Tenho muita experiência em utilização deste tipo de equipamento. Se correctamente executada e utilizada não tem grandes incómodos em termos de odores.
http://www.builditsolar.com/Projects/Water/RVCompostToilet/RVCompostToilet.htm

- isolamento interior e exterior com poliurtano. Acredito que o isolamento exterior poderia ser muito eficaz, se bem que ainda não tenho certeza como pode aguentar o poliurtano no exterior mesmo com as aplicações de tintas recomendadas.

Se alguém tiver experiência ou comentários, agradeço desde já.
Até breve,
Guiomar
Xavier Guiomar
Guiomar
 
Mensagens: 12
Registado: sábado mar 18, 2017 8:00 am

Re: Projecto auto-vivenda 4x4 sustentável

Mensagempor Guiomar » domingo jun 23, 2019 10:24 am

Após uma longa espera, retomo este tópico. Estou em vista de adquirir um furgão Iveco Daily 4x4 de 2014.
Dimensões C5500 x L2010 x A2900mm. Dimensão da caixa de carga 2900mm.
Tenho já alguns esboços do desenho interior e algumas soluções como casas de banho secas.
Em Julho começarei a colocar fotos.

Se alguém tiver sugestões ou informações úteis desde já agradeço.
Até breve
Xavier Guiomar
Guiomar
 
Mensagens: 12
Registado: sábado mar 18, 2017 8:00 am

Re: Projecto auto-vivenda 4x4 sustentável

Mensagempor Guiomar » sábado jun 29, 2019 6:41 am

Uma vez que não consigo colocar imagens deixo um vídeo com uma carrinha exactamente igual à que comprei embora não seja a minha:
https://www.youtube.com/watch?v=sGg8FkUSz9w
Xavier Guiomar
Guiomar
 
Mensagens: 12
Registado: sábado mar 18, 2017 8:00 am

Re: Projecto auto-vivenda 4x4 sustentável

Mensagempor Guiomar » sábado fev 06, 2021 11:01 pm

Este projecto finalmente entrou em fase de execução!

O primeiro passo foi a colocação de janelas.

Optei pelas Dometic Seitz S4 de guilhotina. 
Coloquei 4 janelas todas com possibilidade de abrir: duas nas portas traseiras e duas nas portas laterais.As janelas laterais não foram muito complexas de montar.
Mas as traseiras obrigaram a "corte e costura" de chapa que já deu algumas dores de cabeça... E a máquina de soldar por perto caso tivesse de emendar a mão.

Felizmente não foi preciso e depois de 2 dias para colocar a primeira, bastou meio dia para terminar a segunda.
Utilizei a massa recomendada pela Dometic, a Sikalastomer 710, que recomendo. A massa é realmente mais macia e espero que cumpra a sua função ao longo da vida útil da carrinha.

Próximos passos: cama e cozinha. 
Já iniciei a montagem da cama. Quis colocar rebites roscados no chassis de forma a poder colocar e retirar toda a estrutura caso pretenda.Acontece que o rebitador que usei era de fraca qualidade e partiu.Estou a aguardar que chegue um novo (dos bons) para continuar com o trabalho.

Até breve!

FOTOS:
https://ibb.co/album/tzGLGn
Xavier Guiomar
Guiomar
 
Mensagens: 12
Registado: sábado mar 18, 2017 8:00 am

Re: Projecto auto-vivenda 4x4 sustentável

Mensagempor fluis » domingo fev 07, 2021 12:02 am

Boa noite,

Boa continuação, vai requerer a homologação para autocaravana (a classificação de autovivenda deixou de existir)?
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Projecto auto-vivenda 4x4 sustentável

Mensagempor Guiomar » domingo fev 07, 2021 1:27 am

fluis Escreveu:Boa noite,

Boa continuação, vai requerer a homologação para autocaravana (a classificação de autovivenda deixou de existir)?


Boa noite,
Sim, estou em vias de requerer a homologação para autocaravana.
Na data de início deste tópico, em 2017, penso que a classificação de autovivenda ainda se aplicava.
Xavier Guiomar
Guiomar
 
Mensagens: 12
Registado: sábado mar 18, 2017 8:00 am


Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes

cron